terça-feira, 8 de abril de 2008

Acontecimentos (uns mais recentes que outros...)

- Em primeiro lugar, queria felicitar o colega João Erse, antigo praticante de rugby e já há alguns anos árbitro na mesma modalidade, que se estreou a apitar um jogo da primeira divisão nacional (Divisão de Honra) no fim-de-semana de 30/31 de Março, entre o Direito e o Cascais, em Monsanto (vitória dos 'advogados' por 39-29). Aproveito para deixar aqui um grande abraço e os meus parabéns ao João e uma foto dele no encontro.

- O regulamento de avaliação da FDL mudou a 1 de Abril e eu acho que todos os alunos deviam dar uma olhadela no mesmo e dar a sua opinião sobre um sistema que não só mudou como, para muitos, mudou para pior. Vejam, digam de vossa justiça, eu vou ler com mais calma (pela 2ª vez, que só o li na diagonal) o documento e irei dar a minha opinião sobre o assunto em breve. Mas pelo menos um novo "esboço" dos vários métodos de avaliação contínua tem que ser feito. Ficam aqui os links para o novo Regulamento de Avaliação, para o Mapa de Exames/Frequências e para o documento de Esclarecimento sobre esta época (que a CD da Faculdade colocou na net). Caso sejam alunos da FDL, sff, dêem-se ao trabalho, consultem os documentos, é de assuntos que dizem respeito a todos nós.

- Um colega "anónimo" deixou na minha caixa de comments um apelo no mínimo original, incitando á revolta dos alunos, apelando a uma nova mobilização, em prol da nossa casa e do nosso curso.
Eu acho isto um pouco ridículo, porque toda a gente sabia que isto ía acabar assim, que todos estes esforços íam, no que diz respeito ás questões principais, dar poucos resultados! Continuamos um pouco confusos e "de molho" (qual bacalhau), enquanto, na realidade, a maioria das queixas que tínhamos (e que antes da 'revolta' deste ano os alunos já tinham apresentado quando se fechou a faculdade) continuam sem obter resposta, prevendo-se (e aqui espero que esteja enganado) que nesta época de exame, os problemas subsistam e se repitam. Vou deixar aqui o texto, para que o leiam e tirem as vossas conclusões.

Querem culpar alguém caso este Regulamento e esta época de exames não seja aquilo que, em sonhos, pensavamos que íamos ter? A culpa é toda nossa. Não por sermos melhores ou piores pessoas (estou certo que não é esse o caso), mas porque, em recentes eleições, acreditamos (melhor dizendo, acreditaram) por certo que a Lista A ou a Lista S eram a resposta aos problemas que só o Conselho Directivo (quando lhe der 'veneta') pode resolver. Isso, ou então não votaram (ou votaram Marretas ou em branco). Foi o que eu fiz.
Disse o que achava sobre as últimas eleições aqui no blog neste post de Março deste ano e sobre aquilo a que o comentário do "colega" se refere neste post, que data de Novembro de 2007. A minha opinião sobre esses assuntos está bem clara nesses posts. Fica aqui então o supra mencionado 'comment'. Boa semana a todos.


"Lembram-se do alvoroço que se formou na FDL no 1º semestre?
Sim, esse mesmo! A faculdade coberta de negro, os placares cobertos de mensagens que transmitiam a indignação e a revolta da grande AAFDL perante o anterior regulamento de avaliação. Muitos parabéns! Depois de uma RGA extraordinária conseguiram ver diferidos os vossos pedidos... mas pergunto-me:

E AGORA? AGORA QUE TEMOS UM REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO BEM MAIS PENOSO QUE O ANTERIOR, DEPARO-ME COM TODOS VÓS NUMA ATARAXIA SEM IGUAL?
Já viram certamente as datas das “frequências/exames”. EXAMES intervalados por um dia? Com direito a aulas e tudo! Ora que bonito, já vi muito na FDL mas agora posso afirmar que já não me falta ver nada!
3 meses de exames escritos e orais. E aulas? Não? Ah claro, há que contar com as aulas em véspera de exames! Os anfiteatros vão estar a abarrotar.
É de salientar que qualquer aluno tem UMA oportunidade para tentar fazer qualquer uma das cadeiras. Um deslize no exame e acabou! E se vais com 11 de avaliação continua? Exame escrito? Qual quê, dá muito trabalho a corrigir e os alunos ainda podem interpor um recurso!
O que nós queremos é orais! Assim não há recursos e os alunos não se queixam porque o professor regente demorou 2 semanas para rever uma prova…

AAFDL,
Tenham vergonha! Agora sim chamem a comunicação social, ameacem fechar a faculdade, venham as RGA’s extraordinárias, mexam-se! Isto é absolutamente inadmissível. Agarrem a Academia!!!! Demonstrem que não votaram em vós em vão!
Pede-se o favor de reenviar o texto via e-mail ou como vos parecer melhor!
Despeço-me cordialmente,
Um aluno da Academia."

17 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bernardo Rosmaninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Li o teu post e já vi os links.
Concordo em quase tudo contigo. Gostei de ver um post crítico sobre a FDL e a AAFDL sem que tivesse que haver insulto as pessoas ou as listas.
Parabéns pelo blogue. Só conhecia o João Erse de vista mas parabéns para ele também.
No que diz respeito ao tema principal do teu artigo, quero saber o que achas disto tudo e esse esboço sobre os métodos de avaliação que prometes colocar aqui.
Cumprimentos

Anónimo disse...

"Eu acho isto ridículo, primeiro, porque não se trata (óbvio) de um colega da lista A, segundo, porque toda a gente sabia que isto ía acabar assim, que esta "revolta" e este "espírito" todo íam, no que diz respeito ás questões principais, dar em absolutamente nada!"

Para começar, nunca foi dito que eu era apoiante da Lista A (nem o contrário).
Segundo, a quê o Bernardo se refere quando diz que "toda a gente sabia que isto ía acabar assim, que esta "revolta" e este "espírito" todo íam, no que diz respeito ás questões principais, dar em absolutamente nada!" ?
Frequêntou a FDL no 1º semestre? Tem a certeza? Antes de conotar as opiniões dos outros como ridiculas deverá situar-se cronologica e historicamente acerca dos factos relevantes.

Ora no 1º Semestre, a AAFDL fez jus à sua posição e bateu o pé, mobilizou a maior parte dos estudantes, cobriu a Academia de negro, incitou as pessoas à revolta, ameaçou chamar a comunicação social, convocou RGA's extraordinárias...

A AAFDL mexeu-se a viu assim ALTERADO o regulamento de avaliação com que mais tarde o Bernardo fez os seus exames (chegou a fazê-los presumo, não notou qualquer diferença em relação ao anterior regulamento de avaliação?)!

É da opinião, portanto, de que o esforço da AAFDL foi em vão? Que para nada serviu?

Eu só penso que se foi feito o que foi enumerado acima em relação a um regulamento de avaliação que seria mais "favorável" para os alunos, não dá para compreender a ataraxia da AAFDL quando confrontada com este regulamento de avaliação vergonhoso!

Por último gostava de referir que isto não é um ataque a Lista A nem à AAFDL, condidere-o mais como um apelo. Porque se todos tiverem a sua opinião NADA se fará, nada mudará. Não sei quanto a si, mas a maior parte das pessoas quer acabar o curso o mais rapidamente possível. Com exames intervalados por um dia, em tempo de aulas, sem exames escritos, para mim será, certamente, difícil. Quanto a si já não sei...

Despeço-me cordialmente,
Um aluno da Academia

Bernardo Rosmaninho disse...

Exmo. Aluno da Academia,


Em primeiro lugar,

"Frequentou a FDL no 1º semestre? Tem a certeza? Antes de conotar as opiniões dos outros como ridiculas deverá situar-se cronologica e historicamente acerca dos factos relevantes."

Sim, frequentei. Sim, tenho a certeza. Disse que achava a atitude um pouco ridícula (não a sua opinião) porque não compreendo o anonimato e a escolha (cuidadosa) de apenas alguns blogues/sites para divulgar um apelo que se pretende (pretende?) sério?


"É da opinião, portanto, de que o esforço da AAFDL foi em vão? Que para nada serviu?"

O esforço da associação foi muito bonito e meritório mas continuamos a ter problemas com os exames, com a correcção, classificação e (possivel) recurso nestes, com o comportamento dos professores, com os métodos de avaliação, com o número de alunos nas subturmas (espere até ao proximo semestre para me dar razão), entre outras coisas.

Resolveram-se algumas coisas, e estamos a caminho de uma realidade melhor para os alunos, mas numa prespectiva geral, olhe para o parágrafo anterior. Subsitem imensos problemas.

Bernardo Rosmaninho disse...

Continuando...


"Eu só penso que se foi feito o que foi enumerado acima em relação a um regulamento de avaliação que seria mais "favorável" para os alunos, não dá para compreender a ataraxia da AAFDL quando confrontada com este regulamento de avaliação vergonhoso!"

"Mau" timing do CD com o novo RdA (pós-eleitoral). Não sei o que está a AAFDL a fazer agora. Presumo que alguma coisa, é caso para esperar para ver...


"Por último gostava de referir que isto não é um ataque a Lista A nem à AAFDL, condidere-o mais como um apelo."

Não só tive em conta aquilo que disse como alterei o post nesse sentido. Agora não esteja a espera que alguém leve a sério (é suposto?) algo que, a meu ver, merecia um tratamento e uma abordagem mais abrangente que as caixas de 'comments' de alguns sites, e menos anónimo.

Bernardo Rosmaninho disse...

"Porque se todos tiverem a sua opinião NADA se fará, nada mudará."

Não sei como é consigo mas a mim parece-me que esclareci bastante bem quando é que eu acho que estas situações se vão resolver - independentemente da vontade das sucessivas AE's.

E em relação á minha opinião sobre estes assuntos, reservo-me o direito de a fornecer mais tarde, quando souber mais sobre o assunto e quando tiver visto alguma reacção por parte da AAFDL (já tive indicações de isso vai suceder).

Novamente, não vejo a necessidade de repetir que tinha deixado isso bem esclarecido, mas pronto, fica feito. Se todos tivessem a mesma opinião que eu já há muito que a faculdade estava fechada. Obrigado pelos seus comentários.

Anónimo disse...

“para divulgar um apelo que se pretende (pretende?) sério?”

Explique-me lá o que é que o caríssimo encontra no comentário para não se dar conta da seriedade que lhe tentei incutir?

“Resolveram-se algumas coisas, e estamos a caminho de uma realidade melhor para os alunos, mas numa prespectiva geral, olhe para o parágrafo anterior. Subsitem imensos problemas.”

Resolveram-se algumas coisas, é verdade! Não poderia concordar mais com o caro colega, por isso mesmo fiz questão de o frisar. Agora como é que o Bernardo afirma que estamos a caminho de uma realidade melhor para os alunos? Já leu realmente o regulamento de avaliação? Haverá realmente uma luz ao fundo do túnel? Diga-me lá em quê que se baseia?

1. Desaparecem as frequências;
2. Passa a haver um (único) exame escrito que a substitui;
3. se tem menos de 8 na única prova que pode realizar por cadeira fica com a cadeira atrasada;
4. se vai com um 11 de avaliação continua vai directamente a oral (quase que é preferível ir a método b a tudo);
5. os exames são realizados durante época de aulas;
6. Se vai a método b e se tirar um 12 no exame escrito tem que ir a exame oral;
7. No dia 15 Maio já acabaram os exames escritos, o que significa que há menos aulas este ano lectivo e a matéria que será avaliada será a mesma;
8. …

“"Mau" timing do CD com o novo RdA (pós-eleitoral). Não sei o que está a AAFDL a fazer agora. Presumo que alguma coisa, é caso para esperar para ver...”

Mas o Bernardo será tão ingénuo ao ponto de utilizar um pretexto de um mero esclarecimento da AAFDL acerca do novo RdA, para justificar o que? Que a AAFDL se está a mexer? Considera que o que a Academia mais necessita é de sessões e de CD’s de esclarecimento do novo RdA? Se considerou que eram estas iniciativas a que me referia, devo-me ter expressado mal e o Bernardo entendeu mal.

“Agora não esteja a espera que alguém leve a sério (é suposto?) algo que, a meu ver, merecia um tratamento e uma abordagem mais abrangente que as caixas de 'comments' de alguns sites, e menos anónimo”

Porque é que não haveria de ser levado a sério? O Bernardo escreve com uma soberba imensa que chega a ser engraçado. A que é que se refere quando afirma que o texto merecia um tratamento e uma abordagem mais abrangente que as caixas de 'comments' de alguns sites? Tem algum conselho para me dar?

Anónimo disse...

"E em relação á minha opinião sobre estes assuntos, reservo-me o direito de a fornecer mais tarde, quando souber mais sobre o assunto e quando tiver visto alguma reacção por parte da AAFDL (já tive indicações de isso vai suceder). "

Mais uma vez, péssimo timing. Os exames começam daqui a menos de um mês. As contestações deveriam ter começado no dia em que foi aprovado o novo RdA e não semanas mais tarde!

A sua posição, Bernardo, deixe-me que lhe diga, que é um pouco ambígua. Por um lado caracteriza o meu discurso como ridículo e depois afirma que por sua vontade a faculdade já estava fechada há muito tempo. Não compreendo se não compreendeu que a minha opinião nesse ponto é semelhante à sua...

Anónimo disse...

*Mas o Bernardo será tão ingénuo ao ponto de utilizar um pretexto de um mero esclarecimento da AAFDL acerca do novo RdA, para justificar o que? Que a AAFDL se está a mexer? Considera que o que a Academia mais necessita é de sessões e de esclarecimento do novo RdA e de notas explicativas do CD? Se considerou que eram estas iniciativas a que me referia, devo-me ter expressado mal e o Bernardo entendeu mal.

Perdoe-me mas ao colar o texto enganei-me na construção frásica do parágrafo, o respectivo parg acima não faz sentido.

Bernardo Rosmaninho disse...

"Mais uma vez, péssimo timing. Os exames começam daqui a menos de um mês. As contestações deveriam ter começado no dia em que foi aprovado o novo RdA e não semanas mais tarde!"

Concordo consigo. Não considero o seu discurso ridículo, nem acho desprovido de sentido ou razão. Apenas comentei a forma do mesmo e a maneira como este passou "para a rua". Longe de mim achar que um aluno (ou mais) não tem o direito de reivindicar da AAFDL uma reacção mais enérgica contra aquilo que consideram ser um atentado contra os seus direitos (independentemente de ser esse o caso aqui ou não) como estudantes daquela casa. Bem pelo contrário.

Bernardo Rosmaninho disse...

Em relação aos esclarecimentos provavelmente entendi-o mal mas até ver o que resulta desta época de exames, não sei como ficam as coisas para os alunos e não quero, por isso mesmo, alongar-me muito mais em termos de fazer grandes considerações sobre a associação ou sobre o actual estado de sítio. Até porque, no post original, os links que apontava como referências da minha opinião sobre estes assuntos já eram sobejamente críticos.

Bernardo Rosmaninho disse...

Compreendo que considere a minha opinião e posição ambíguas. Tem razão.

Calculo que o mesmo suceda com muito boa gente que já esteve ou está na associação, ou nos órgãos, ou simplesmente tem um mínimo de interesse pelos problemas da academia. A única diferença que eu apresento em relação aos supra citados é a minha intenção de me manter de fora dessas coagitações e o tratamento e atitude que eu apresento no relacionamento com as pessoas.

Não tenho interesse em comprometer-me em projectos em que não acredito ou em situações com as quais não concordo só para perder o meu tempo, gastar a minha vontade e paciência, para no fim me sentir defraudado ou limitado, nos objectivos ou naquilo que posso fazer, suplantado por pessoas a quem não reconheço qualidades ou méritos para estarem numa posição que lhes permite fazer, de facto, algo, ajudar os alunos, quando é claro que não é esse o seu principal interesse.

Gostei de "trabalhar" na AAFDL no último mandato R, aprendi muito sobre aquele meio (talvez demasiado), e paguei muito caro ter continuado envolvido naquilo. Perdi bons amigos aquando da cisão A-S, bons amigos, boas pessoas, de quem sinto a falta e que mudaram muito com tudo isto...
A associação, regra geral, teve piores mandatos depois da Lista R, com algumas áreas a serem excepção a esta regra.

Toda esta situação merecia já se ter fechado a faculdade? SIM. Mas era logo no ínicio, não é agora...

Anónimo disse...

Granda João Erse. Parabéns, pá!

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro colega Anónimo dou valor ao que dizes e até concordo nalguns pontos (publiquei no meu blog o teu comentário), contudo julgo que o anonimato não resolve nada. Temos que assumir uma postura de frontalidade e honestidade ao dar a nossa opinião; é a minha sincera e modesta opinião.

Grande Bernas continua com o excelente trabalho que tens feito a nível de acompanhamento de competições desportivas. Aguardo com ansiedade o Euro2008 e os Jogos Olímpicos, espero que dês informações sobre estas duas competições :)

Por fim, uma palavra de amizade e um grande abraço para o João Erse, meu ex-colega associativo.

Cumprimentos

Bernardo Rosmaninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosmaninho disse...

Grande Vasco, obrigado (mais uma vez) pela tua visita e comentário.
Não sei se vou acompanhar ao detalhe essas provas, mas devo fazer um post sobre os JO de Pequim antes da competição começar, tal como tenho que acabar a rubrica da "Introdução ao Rugby". Mas conta com informações, ou pelo menos com bons posts (espero eu) da minha parte.

Cumprimentos.

Bernas Rosmaninho