sexta-feira, 7 de março de 2008

Sobre o próximo acto eleitoral... uma republicação.

O seguinte texto é retirado de um post meu neste site que data de 13 de Dezembro de 2007. Aquilo que nele é dito representa a minha opinião (com as devidas reservas) sobre um dos muitos temas nele discorridos: o futuro da AAFDL.

(Consultem o post original aqui)

Assim sendo, voltei hoje a dar destaque a este tema sem que por causa disso não deixe de acrescentar um dado que, a meu ver, é muito importante (mas não sei se decisivo ou capaz de alterar o curso daquilo que, em Dezembro, eu achava que ía acontecer agora): aparenta que me enganei, já que existe alternativa e oposição.

Concluindo, deixo-vos aqui com o texto prometido, fazendo votos para que agora que estamos em vésperas de mais um acto eleitoral (que inevitavelmente também irá ser histórico... são sempre todos), este sirva para abrir os olhos a muito boa gente, em qualquer um dos sentidos.

Bom fim-de-semana a todos.

"- Com estes resultados (I.E. os resultados das eleições para a AAUL, ver post original neste link) que podem ser consultados no site da Lista A, ficámos também a saber qual vai ser o próximo presidente da AAFDL, que, perante os desde já previsíveis resultados, mais valia ser cooptado, qual Dias da Cunha (outro Sportingista), na Presidência da Direcção.

Não é de desprezar o trabalho renovador desta direcção em termos de imagem, instalações e (aparentemente) departamentos (longe vão os tempos em que se conseguia renovar um mandato só com festas, não É?), mas a verdade é que, a meu ver, o seu maior feito no actual ano lectivo é ter conseguido "unificar" progressivamente os alunos 'associativos' em torno da AAFDL (e quem diz AAFDL, diz, nas entrelinhas, Lista A).

O capital de talento e de capacidade dentro desta é, cada vez mais, assombroso. Vejo lá muito boa gente, que se dedica e trabalha pelos alunos (acho eu), com inteligência, com obra feita.

Mas também vejo o oposto, uma verdadeira "arrumação" em termos humanos, como nunca vi em outros anos, algo que, sinceramente, ficou muito bem feito e não é nada positivo. As pessoas vão sendo processadas na hierarquia de uma forma simplesmente fantástica, dando assim resposta a todos aqueles que se perguntavam se era possível "empregar" tanta gente, a originária e, inevitavelmente, aqueles que fossem, mais tarde, entrando. A resposta a esta questão não pode deixar de ser positiva.

Lentamente, um por um, elementos "independentes" ou de antigas listas vão sendo absorvidos (com ou sem um cargo) pela estrutura que manda nos destinos da Academia. Mudam os tempos, mudam as caras, só não mudam (ou vão mudando muito lentamente) os "notáveis" que, nos bastidores, coordenam as coisas.

O Manuel Carvalho (parabéns para ele) será (ou muito me engano) o próximo Presidente da Direcção da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Depois dele, virá, ou muito me engano mesmo (novamente...), o colega João Correia.

Está tudo mais ou menos enquadrado para que assim seja, e quando assim é, deve-se congratular as pessoas e constatar o facto, por mais triste que a meus olhos ele seja, não tanto por causa das pessoas, mas por não existir alternativa, ou esta já se encontrar 'arrumada'."

2 comentários:

Anónimo disse...

Novo post ou republicado a verdade é que independentemente das tuas reservas o teu post tem toda a razão naquilo que diz. Fizeste bem em omitir na republicação a parte da AAUL.
Um beijinho e porta-te bem

Anónimo disse...

Fui acompanhando a discussão deste tema no site do Vasco e do Marcio e li os textos deles e os comments, incluindo os teus.

Queria só dizer-te que acho que tens toda a razão e que gostei deste texto e daquilo que li teu nos outros artigos (supra citados).

Um abraço e continua a postar (aqui e no Linhas de Passe)