quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Announcements

Com frequências, jantares de turma, jantares com os profs (entretanto cancelados), mais frequências, TAC's, pseudo-TAC's (como é que eu ia adivinhar que é preciso selo na receita?), consultas médicas, reuniões e afins, como vou eu arranjando tempo para postar? Não sei... No entanto, deixo aqui algumas novidades/notícias/resultados:

- Na sequência de mais uma vitória histórica (e não é que são sempre históricas?) nas eleições da AAUL, congratula-se os colegas da FDL eleitos, em especial o colega Paulo Pinheiro, fazendo votos para que possam dar bom rumo a este novo órgão Associativo, beneficiando os alunos da UL com isso.


- A propósito da AAUL, decidi colocar aqui uma opinião (transcrita do blog/site desta AA) de um colega de Medicina sobre a mesma, que muito sinceramente, me deu que pensar...

"Boa dia, o meu nome é Márcio Mestre, aluno 4049 da Faculdade de Medicina de Lisboa, 2º ano.

Na minha opinião a AAUL não passa de um organismo criado para dar cargos e visibilidade académica a pessoas que ou não conseguiram ter o papel relevante que queriam nas próprias faculdades ou na AUL. Ver que na AAUL há um número relevante de pessoas comuns à comissão dinamizadora, comissão eleitoral e lista única (talvez daí o U) candidata e "eleita" para direcção geral é algo de ridículo.

E o programa da Lista U, nomeadamente no que toca ao Desporto (área que tenho real conhecimento de causa) é no mínimo curioso. Proporem um "campeonato inter faculdades da UL (...) em estreita colaboração com o GDUL." é algo que me surpreende. Primeiro porque não referem qual o desporto a ser praticado nesse "campeonato". Depois porque se for futsal, já existe há anos (!), tanto que a AEFML venceu este ano as duas finais (masc. e fem.) e Letras (Geografia) já tem várias vitórias. "Colarem-se" a algo que o GDUL (organismo pelo qual tenho o maior respeito e admiração pela relação e trabalho que têm com as AA/AE's da UL) faz e muito bem só demonstra o tipo de inovação que parecem/pretendem ser capazes. Isto tudo sem referir que já há campeonatos Inter-Faculdades e Universidades de Lisboa das mais variadas modalidades (futebol, futsal, voleibol, basquetebol, andebol, rugby) a serem realizados pela ADESL, campeonatos esses que terminam com muita dificuldade devido à sobrecarga de jogos e indisponibilidade dos alunos. Pergunto-me: para que serve e que tipo de adesão terá um virtual campeonato da modalidade mistério "criado" pela AAUL?

A vossa eleição com 4% de 20 000 a votar em vós é uma clara demonstração da "legitimidade" desta AAUL para representar os alunos da UL. E se tivessem 0,5% dos votos? Seguia jogo? Uma feira de vaidades é o que me parece. As supostas vantagens da criação da AAUL espero sentado para as ver.

Ressalvo que podem ter muito boas intenções com isto tudo, mas a forma como o fizeram não me deixa acreditar que o vosso interesse seja só o bem da UL.
Faço parte da direcção cessante da AEFML e não vou tentar continuar o trabalho desenvolvido numa das listas por opção minha, apesar dos insistentes pedidos de quem criou a lista e dos meus colegas, antes que algum iluminado ache que a minha opinião sobre a AAUL tem alguma coisa a ver com inveja ou frustração.
Por isso quero deixar claro que não estou a representar uma posição oficial da AEFML em relação à AUL, só a minha opinião como aluno da FML e da UL, embora fique contente por ainda haver duas AE's que não se juntaram a vós.

O número de comments neste blog talvez represente o quanto vale e está bem divulgado ou então da censura deste "organismo". Talvez esteja a dar-vos importância demais.

Cordialmente, Márcio Mestre."


- Com estes resultados que podem ser consultados aqui (o "aqui" é o site da Lista A), ficámos também a saber qual vai ser o próximo presidente da AAFDL, que, perante os desde já previsíveis resultados, mais valia ser cooptado, qual Dias da Cunha (outro Sportingista), na Presidência da Direcção.

Não é de desprezar o trabalho renovador desta direcção em termos de imagem, instalações e (aparentemente) departamentos (longe vão os tempos em que se conseguia renovar um mandato só com festas, não É?), mas a verdade é que, a meu ver, o seu maior feito no actual ano lectivo é ter conseguido "unificar" progressivamente os alunos 'associativos' em torno da AAFDL (e quem diz AAFDL, diz, nas entrelinhas, Lista A).

O capital de talento e de capacidade dentro desta é, cada vez mais, assombroso. Vejo lá muito boa gente, que se dedica e trabalha pelos alunos (acho eu), com inteligência, com obra feita. Mas também vejo o oposto, uma verdadeira "arrumação" em termos humanos, como nunca vi em outros anos, algo que, sinceramente, ficou muito bem feito. Os indivíduos vão sendo processados na hierarquia de uma forma simplesmente fantástica, dando assim resposta a todos aqueles que se perguntavam se era possível "empregar" tanta gente, a originária e, inevitavelmente, aqueles que fossem, mais tarde, entrando. É.

Lentamente, um por um, elementos "independentes" ou de antigas listas vão sendo absorvidos (com ou sem um cargo) pela estrutura que manda nos destinos da Academia. Mudam os tempos, mudam as caras, só não mudam (ou vão mudando muito lentamente) os "notáveis" que, nos bastidores, coordenam as coisas.


O Manuel Carvalho (parabéns para ele) será o próximo Presidente da Direcção da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Depois dele, virá, ou muito me engano, o colega João Correia. Está tudo mais ou menos enquadrado que assim seja, e quando assim é, deve-se congratular (novamente) as pessoas e constatar o facto, por mais triste que a meus olhos ele seja, não por causa das pessoas, mas por não existir alternativa.

Se eu fosse mauzinho (ou tivesse uma grande memória) colocaria aqui um 'scoreboard' dizendo: João Correia 2 - João Gomes 0, com os respectivos 'golos' ou 'pontos' em parêntesis (vitória da Lista A; vice-presidência). Não sou mauzinho, mas acho imensa piada passar para aqui um tópico que deu origem a tantas e tantas conversas de café...

- Noutro plano, menos político-associativo e mais desportivo, a equipa de futsal da nossa Faculdade venceu, por 10-0 a equipa da FCSH a contar para a segunda jornada da 2ª Divisão do Campeonato Universitário. A equipa está inserida no Grupo A juntamente com o ISPA, a FCSH, a FCUL, a Agronomia e o ISCSEM. De seguida farei uma breve apresentação do escalão secundário do CUL (Campeonato Universitário de Lisboa) e darei a conhecer a estrutura, os resultados e os grupos desta competição.


Existem 3 grupos nesta divisão que apuram quatro equipas para uma fase final. Os semi-finalistas (os três primeiros e o melhor segundo classificado) defrontam-se numa eliminatória a duas mãos e disputam não só o acesso á final mas também a subida (que a final concede) á primeira divisão.

Grupo A
1 - AEISAgronomia
2 - AEISCSEM
3 - AEISPA
4 - AEFCSH
5 - AAFDireito
6 - AEFCiências

Grupo B
1 - AEFPCE
2 - AEFArquitectura
3 - AEISEL - B
4 - AEFEconomia
5 - Enaval
6 - AEFBArtes

Grupo C
1 - AEFPCE
2 - AEFArquitectura
3 - AEISEL - B
4 - AEFEconomia
5 - Enaval
6 - AEFBArtes

A equipa, até agora, fez os seguintes jogos do calendário:
Direito 3 - ISPA 0 (O ISPA perdeu por falta de comparência)
Direito 10 - FCSH 0 (golos de: Pauleta [4], Domingos [3], Tomás [2] e Esquilo)

E ainda as restantes jornadas pela frente:
3ª jornada: Direito vs FCUL (3ªf - 18/12)
4ª jornada: Direito vs Agronomia (Março)
5ª jornada: Direito vs ISCsEM (Abril)

Mando-lhes, como sempre, o meu abraço de boa sorte e os votos das maiores felicidades, acrescentando, para os mais interessados, o link do site desta (também presente na 'sidebar' do Blog do Bernas) para que o visitem.

- Para concluir gostava apenas de informar que, num futuro próximo, farei também uma curta apresentação do campeonato da equipa feminina de volleyball da nossa faculdade e que, o mais rapidamente possível, porei aqui fotos dos equipamentos e equipas destas duas modalidades (com algum interesse e prioridade especial para o futsal, que já foi alvo de mais posts).

As minhas rubricas não estão paradas e quero avisar que vêm aí mais posts para a Leitura Digestiva e a segunda parte da I. ao Rugby. As Sondagens do Bernas só voltam em Janeiro, depois do Ano Novo e da tradicional pausa do blogue para as festividades (Natal e seguintes).

5 comentários:

Márcio disse...

GRANDE BERNA:em relação á AAUL,parece-me que a opinião do colega de medicina é um pouco exagerada.A AAUL é uma estrutura nova(ou recente) e está ainda "verde".É preciso um processo contínuo de divulgação junto da comunidade discente da UnIversidade mas penso que a sua utilidade é extrema,para melhorar a oferta cultural e desportiva ao nível da universidade(apesar das falhas a nível desportivo referidas supra).Também para ter mais força enquanto universidade no diálogo com governo,ministro etc...É preciso ter cultura de universidade e não só de faculdade e a AAUL pode ter aqui papel importante.
Quanto á questão FDL/AAFDL, que venham as melhores pessoas,propostas p defender e representar os alunos!Não excluo nem julgo ninguém á partida mas,pessoalmente,espero ver oposição e debate de ideias:a qualidade da democracia exige-o;)
Aquele abraço!

Bernardo Rosmaninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosmaninho disse...

Grande Márcio, no que toca á AAUL, vou esperar para ver, mas em relação á AAFDL digo-te desde já que em princípio não vais ter nem oposição nem debate de ideias.

O próximo acto eleitoral vai ser, ou muito me engano, mais um momento histórico de reeleição solitária. Com uma máquina bem oleada e uma Tertúlia conivente, não vejo oposição á vista nem clima para outras propostas ou debate de ideias.

Esperemos que esteja enganado, já que acredito que ainda pode ser feito muito pelos alunos e pela Associação Académica na nossa Faculdade.

Um abraço e votos de felicidade, em especial para o teu blog - www.oratopariuumamontanha.blogspot.com - que está bem porreiro.

Anónimo disse...

Right on, Bernas! Tens toda a razão! Continua com isso e obrigado por postares as cenas de futsal!

Anónimo disse...

Para quando as cenas de Volley?? Um abraço. Bom blogue, continua jovem.