segunda-feira, 5 de novembro de 2007

5 de Novembro de 2007, RGA Extraordinária, Faculdade de Direito de Lisboa.


Colegas da FDL,

Venho aqui pedir á associação académica, na pessoa que lhe aprouver indicar, que esclareça aos alunos porque fomos convocados a esta reunião com expressões tão vagas como paz podre e guerra aberta no corpo docente que, tal como aquela referente aos poderes instalados, são de impossível descodificação e entendimento.

Pretende a associação convencer os alunos (e em especial os do 1º ano) de que todos estes problemas que aponta (e muito bem) decorrem da aplicação do processo de Bolonha ou do trabalho do actual Concelho Directivo?

Sobretudo quando já tivemos várias manifestações e já se encerrou a faculdade, sendo que, pese embora a importância destes eventos, anos volvidos, estamos aqui, noutra RGA extraordinária, para debater muitos dos mesmos problemas.

É lamentável que as queixas pedagógicas tenham sido liminarmente rejeitadas, tal como é vergonhoso que os nossos direitos nos sejam escamoteados durante todo o ano lectivo, mas não é igualmente verdade que esta situação é uma realidade habitual há já vários anos?

Em suma, porque é que só agora é feito todo este aparato, quando a bem ou a mal (na maioria dos casos, infelizmente, a mal) o ano já começou e vamos a meio do semestre? Não devia esta RGA ter sido marcada bem mais cedo?

Todos sabemos que estes problemas não decorrem da aplicação do processo de Bolonha e do actual regulamento de avaliação (que, recordo, representantes dos alunos e da actual associação, discutiram, votaram e aprovaram), mas sim do funcionamento da faculdade e da actuação do corpo docente, que sempre foi este!

Se outrora fomos a maior e melhor faculdade de direito do país, não vejo nada que nos impeça de lutar de novo por isso, como aluno, apoiarei sempre a contestação, mas não o farei nunca sem um fim e objectivos bem definidos, ou para servir agendas de terceiros.

Espero que nesta RGA estas questões possam ser respondidas,

Bernardo Rosmaninho.

2 comentários:

André disse...

;)

Anónimo disse...

Grande Bernas, tens toda a razão. Mas algo tem que ser feito rapaz, não podes ficar a espera que fiquem todos parados so pk a altura não é a melhor. Ou a correcta. Força nisso! a ver se te respondem a este post e ao outro. [ ]