quarta-feira, 4 de junho de 2008

À direita nada de novo (rescaldo das 'directas').

Quando escrevi o título deste post pensei não numa possível comparação entre a antiga e a nova liderança do partido social democrata, porque estamos perante um dado (e indivíduos) novos. Referia-me sim à mais que provável, agora consumada, vitória da candidata Manuela Ferreira Leite nas eleições directas que decorreram hoje.

Recordo que, num post de quinta-feira, 8 de Maio de 2008, abordei as eleições e os problemas que envolvem o principal partido da oposição. Podem consulta-lo aqui. Entretanto, a minha opinião não mudou muito. Creio que o maior problema dos sociais democratas ainda está por resolver e que esta eleição, embora positiva, abre apenas uma possibilidade e não é, por si só, uma certeza de que algo de melhor virá do grande partido centro-direita nacional.

Vejo que, nas análises feitas depois deste acto, a palavra mais repetida é "união". Será que chegou a altura do partido se unir, de se sacrificarem as facções e os interesses pessoais em favor de um objectivo comum? Será que, sendo essa a maior necessidade do partido, é agora que o PSD vai mudar? O futuro nos dará a resposta a esta e outras questões... Até lá, ficam aqui os resultados do recente acto eleitoral.



Partido Social Democrata - Eleições Directas 2008

77,109 eleitores - 45,745 votantes
59,3% participação - 40,7% abstenção

Brancos e Nulos - 0,7%

Manuela Ferreira Leite - 37,9%
Pedro Passos Coelho - 31,1%
Pedro Santana Lopes - 29,6%
Patinha Antão - 0,7%

Sem comentários: