quinta-feira, 27 de abril de 2006

Um dia triste... este que passou.

Carcavelos, 27 de Abril de 2006


Cálculo que, até hoje, nunca acreditei que as pessoas pudessem, sem qualquer motivo, atacar outras da forma como testemunhei.

Sempre acreditei que, dentro das mil e uma maneiras que temos de expressar as nossas opiniões, existissem linhas que não fossem ultrapassadas... a bem da educação, a bem do civismo e dos valores em que a maioria de nós foi educada.

Enganei-me.

Um colaborador do blog Boca no Trombone (com-a-boca-no-trombone.blogspot.com), criou uma identidade (falsa) igual á minha, retirou a minha fotografia do Hi5, adicionou-me á lista de colaboradores do mesmo (por via da identidade acima referida) e começou a efectuar posts assinando com o meu nome.

Eu tentei, na medida do possível, resolver esta situação, não só por a considerar inaceitável, mas também por não poder permitir que a mesma se prolongasse.

Fica aqui, a resposta que coloquei nos vários posts que, alegadamente (e falsamente, é claro), eu criei naquele blog.

Eu sei, não serve de muito, e não sei o que se sucederá no futuro... mas não posso aceitar isto sem dizer nada, sem fazer nada... mesmo que não compreenda as motivações de quem me ataca, mesmo que não perceba o objectivo de quem me ofende... tenho que me defender, tenho que tentar, com os meios que disponho, repor um pouco da verdade.

Quanto ao direito que cada um tem de escrever aquilo que pensa e bem lhe apetece, sou, de facto, obrigado a respeita-lo, mas não posso aceitar que o meu nome seja utilizado como veículo de opiniões que não são a minha e que se use o mesmo sem o meu consentimento, sem que seja eu a fonte dessas mensagens e opiniões e arcando eu com as consequências daquilo que é escrito.


"26.04.06

Gostaria apenas de deixar aqui muito claro duas coisas:

- Como é óbvio, NÃO SOU EU (Bernardo Rosmaninho) o autor do post que se encontra neste blog, nem fui convidado para integrar a lista de colaboradores do mesmo.

- Existem linhas (não só no que diz respeito á educação mas também no que concerne ao comportamento) que não devem ser cruzadas. Eu não compreendo a motivação e o interesse em terem (os colaboradores do blog) feito isto, mas pretendo falar com eles e garantir que o meu nome é rapidamente dissociado desta palhaçada.

Lamento por quaisquer confusões que daqui advenham mas não sou responsável pelos comentários que são feitos por outros, neste blog, em meu nome.


Bernardo Manuel Carmona Rosmaninho."


Obrigado a todos aqueles (e são muitos os que o fizeram) que se mostraram solidários com esta situação.

Espero que me deixem em paz, pois apenas pretendo um pouco de tranquilidade, e não andei a "semear ventos" que fossem a causa de agora estar a "colher tempestades".


Um abraço,

Bernardo Rosmaninho.

segunda-feira, 24 de abril de 2006

Estado de Espírito

Pois é...

As vezes, por motivos que nos escapam, deixamo-nos levar por este frenesim de comentários, de ataques (e defesas)... e esquecemos que mais importante que discussões sem sentido, são as pessoas de quem gostamos... pessoas que verdadeiramente merecem a nossa atenção.

Não sei se para voltar um pouco ás origens, se para dar azo a um hábito meu, se por apenas querer passar para algum local aquilo que me vai na cabeça (e no coração), o que interessa é que queria que soubesses... queria deixar aqui isto.

E assim aqui deixo, embora por motivos diferentes do que da 1ª vez (saudades), outro texto, outra música, esta pertença dos Clã, que retirei para o papel e que agora passo para aqui.


Problema de Expressão

Só para dizer que te Amo,
Nem sempre encontro o melhor termo,
Nem sempre escolho o melhor modo.

Devia ser como no cinema,
A língua inglesa fica sempre bem,
E nunca atraiçoa ninguém.

O teu mundo está tão perto do meu,
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.

Só para dizer que te Amo,
Não sei porquê este embaraço,
Que mais parece que só te estimo.

E até no momento em que digo que não quero,
E o que sinto por ti são coisas confusas,
E até parece que estou a mentir,
As palavras custam a sair,
Não digo o que estou a sentir,
Digo o contrário do que estou a sentir.

O teu mundo está tão perto do meu,
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.

E é tão difícil dizer amor,
É bem melhor dize-lo a cantar,
Por isso esta noite, fiz esta canção,
Para resolver o meu problema de expressão,
Para ficar mais perto, bem mais de perto,
Ficar mais perto, bem mais de perto.


Bernas (24 de Abril de 2006).

sábado, 22 de abril de 2006

Má educação

Bem, depois do meu post anterior... pensei que seria inconcebível algo de pior envolvendo a minha pessoa... enganei-me.

Afinal de contas neste mundo, é mesmo possível encontrarmos um local onde exista má língua a 100%, aonde se crie um espaço destinado apenas a criticar...

sem qualquer intenção positiva...

sem qualquer justificação minimamente racional...

sem educação ou respeito pelas pessoas.


Novamente, vejo-me forçado a responder a um post... e tal como fiz da 1ª vez, deixo aqui a minha resposta... e indico, para que possam saber ao que respondo, o nome do site e o autor do texto.

Tenho que aceitar a opinião de todos... mas não aceito a mentira e o insulto provenientes do anonimato, neste caso, do blog Boca no Trombone (com-a-boca-no-trombone.blogspot.com) no texto "O Rosa afinal até é uma cor bonita!", da autoria de mais um desconhecido, o sparafucile.

Aqui fica então a minha resposta:


"Devo lamentar um pouco o conteúdo deste post, mas pronto, que fazer.

É tão fácil cair na má educação, é incrivelmente fácil dizer estupidez e conjuga-la com um pouco mais de má educação.

Mesmo assim:

- Lamento informar o "sparafucile" que não sou membro da JS... nem perfilo por nenhum dos partidos da política portuguesa.

- Não sou filiado em nenhuma juventude ou partido político.

- Quanto ás minhas conversas e aos meus amigos: não te dizem respeito... e mesmo que do teu teclado só emanassem mentiras (porque, neste caso, somente emanam), continuarias a não ter direito a saber o quer que fosse da minha vida.


Questiono-me sobre quem és e sobre quais são as tuas motivações...

* Se és anafado (lol)?

* Ou simplesmente cobarde?


Não sei o que te deu para simplesmente escreveres isto, mas sinceramente não me importo muito.

Que queres que te diga... é patético.


Bernardo Rosmaninho


PS: Espero o dia em que ganhes um pouco de coragem e venhas confrontar-me cara a cara... tenhas um pouco de honestidade e de educação.

Até lá, pelos vistos sabes como encontrar-me.

PS2: Lamento que se ache piada a algo que se baseia em mentiras e num desejo de pura e simplesmente insultar, mas n quero condicionar a opinião dos outros, como o autor deste texto claramente pretende.

Não tenho qualquer desejo secreto ou ambição hierárquica que motive as minhas acções e não gosto de ter que ler este tipo de textos.

Por educação e maneira de ser, respondo-lhe, mais nada, pois não acalento esperanças de vingança ou quaisquer sentimentos desse género."


Moral da História: O anonimato acaba, para estas pessoas, por compensar.

É mais fácil vivermos num mundo onde, num local, somos acérrimos críticos e paladinos da má educação e depois, em outro, na "vida real" (i.e., para o caso em questão, na Faculdade), somos totalmente diferentes.

segunda-feira, 10 de abril de 2006

É o que dá criticarem "certos colaboradores da AAFDL"...

Este post surge na sequência de um texto que encontrei num blog relacionado com a nossa FDL (www.blogdalegalidade.blogspot.com).

O texto, que vos convido a ler, intitulado "Última Revelação.." e assinado pela southern girl, convenceu-me a deixar lá a minha resposta ao mesmo, e pretendo transcrevê-la para aqui, para informar as que pessoas que me visitam que nem mesmo aqui, na "blog'lândia", se pode difamar e dizer o que se quer e bem apetece, sem qualquer fundamento.

Assim, tal como encerrei a minha resposta, torno a afirmar que se "textos decentes é um mínimo"... "Crítica decente também.".


08 - 04 - 2006

"Gostaria que a autora do post informasse como chegou à conclusão de que a "a aafdl pediu para ser retirado o símbolo da associação académica, por ter vergonha do texto" (o que é mentira), sobretudo tratando-se de cartazes (os 2 A0 e os 10 A3 da equipa de rugby) onde nunca foi pretendida a presença do símbolo da mesma, tendo esse facto sido considerado um erro e existindo cartazes do Dep. Desporto (16 A3) a anunciar o acontecimento, cartazes esses que foram afixados ao mesmo tempo que os acima referidos.

Gostaria ainda de salientar o facto de não ser muito correcto criticar "certos colaboradores da AAFDL" quando escrevemos sobre a capa do anonimato e, pior ainda, quando o texto da equipa de rugby não foi da responsabilidade de nenhum colaborador e foi incorrectamente (i.e. recheado de erros e omissões!) transcrito para o post.

Os colaboradores da associação não carneiros ou bode expiatório para quem não gosta da maneira como as coisas são geridas na mesma.

Para quem possui essa opinião existe sempre uma opção: apresentar uma alternativa em vez de começar por criticar quem trabalha (e muito, acreditem) para o bem dos outros.

A crítica, tal como a responsabilidade nestas coisas, deve seguir o caminho da hierarquia estabelecida e, a ser feita, começar por quem de facto gere a AAFDL, não por quem apenas trabalha em prol da mesma.

Este post, apesar do respeito devido à opinião de cada um, peca por apresentar erros que só podem resultar de má (ou insuficiente) informação (pois não creio que resultem de má fé) e demonstra uma enorme falta de respeito pela equipa de rugby (da qual sou membro), pelos colaboradores da AAFDL (sou um deles) e pela instituição em si (AAFDL) porque aposta na crítica fácil, infundada, sem qualquer conhecimento de causa (aparente) e rematando com um condescendente "Uma coincidência: a equipa perdeu. Uma ressalva: A equipa de rugby da fdl conseguiu atingir o 3º lugar no campeonato universitário, e por isso merecem os nossos parabéns. Mas por favor...textos decentes é um mínimo.".

Crítica decente também,
Bernardo Rosmaninho.


PS: Desejo sinceramente as maiores felicidades à autora do post e a todo este blog, que pela primeira vez visito.

PS2: Uma coincidência: apesar de reconhecer que estes não foram um meio de promoção mais apropriado, devo informar que vários dos cartazes foram levados para casa por raparigas da nossa faculdade.
Uma ressalva: A equipa de rugby da AAFDL não merece o tratamento aqui visto, não só pelo trabalho em causa, mas pelos resultados obtidos (9 vitórias em 11 jogos) e pelo que conseguiu alcançar com tão pouco (mas muito bom) apoio que teve por parte dos mais diversos elementos desta academia.

Obrigado, de qualquer forma, pelo mesmo."

sexta-feira, 7 de abril de 2006

Rugby: 3ºs no Camp. Univ. de Lisboa!



Retirei o texto deste post do blog do meu amigo e companheiro João Gomes.
(www.emnomedaliberdade.blogspot.com)

"Parabéns Rugby/Sevens da AAFDL

Parabéns pelo terceiro lugar no Campeonato de Rugby de Sevens Universitário de Lisboa, organizado pela ADESL. Bateram-se de forma heroíca e continuam a representar a força da nossa gloriosa FDL."

Muito obrigado a todos aqueles que nos foram ver jogar... obrigado pela vossa presença e pelo apoio, uma palavra que, para nós jogadores, tantas vezes nos parece desprovida de sentido em virtude de ser fácil esquecer a nossa equipa, a nossa modalidade, as nossas vitórias (só foram 9 em 11 jogos!) e o trabalho que o Gue e o Fred, nossos treinadores (e amigos) tiveram e que, até ao fim da época, ainda vão ter.

Venha agora daí a Taça Universitária... e desta vez com camisolas, esperamos...