sábado, 10 de novembro de 2007

Avisos á navegação... e não só.

Depois do outro aviso á navegação, neste post vou deixar várias notícias, separadas, conforme o tema


Sobre o blogue:

Dou as boas-vindas ao blogue do colega André Couto (a quem mando um abraço e que deve, por esta altura, ainda andar a perguntar-se porque raio fui eu perguntar-lhe o quer que fosse acerca do funcionamento de RGAs - tema muito interessante, diga-se de passagem - quando depois não fui á mesma... lamento, mas da próxima vez que for assaltado peço ao carteirista para não fugir com o meu guito e carteira ;) já que tenho planos), o Combater a Sombra.

- Dei uns 'toques' no blogue, introduzindo a Subscrição do Bernas (ie. em vez de virem ao blogue, recebem os posts via e-mail... algo que eu gostava que todos os blogues tivessem porque não tenho tempo para visitar tudo sempre e gosto de ir acompanhando os diferentes posts... não precisam de deixar de vir ao blogue por causa disso!), reorganizando a barra lateral e, como diz o parágrafo anterior, acrescentando mais um site, o 16º, á lista em questão.



Sobre o Rugby Nacional:

- Ainda estou a compilar dados para, daqui a uns tempos - ie. antes do natal - avançar com uma rubrica, ou até mesmo com um site independente do servidor (blogger), reunindo assim (nesta última hipótese - não farei tudo isso numa rubrica!), num espaço fora da FPR.pt, os resultados, informações e destaques do rugby nacional e internacional, promovendo-o na comunidade do rugby e na comunicação social em geral. Caso não avance com este projecto megalómano, farei uma rubrica, mais pequena, menos abrangente, sobre o assunto.

- Os Sub-19 ficaram em quarto lugar no Europeu de Rugby da Categoria (nada mau...), tendo perdido nas meias-finais para a Roménia e no jogo do 3º e 4º lugares, para a Russia. Fica aqui o quadro completo de resultados.

- Em Coimbra, no Dia Nacional do Rugby (este ano adiado de 5 de Out. para 1 de Nov. por causa do mundial) foi enorme a festividade - palestras, convívio de equipas nos escalões mais novos, Torneio Nacional de Clubes Emergentes, entrega de prémios referente á época passada, e as supertaças - ver resumo do dia, que teve dois pontos altos: a Supertaça Feminina, ganha pelo Benfica, e a Supertaça Masculina, que a Agronomia venceu. Ficam aqui os links para os eventos, para os jogos, umas fotos e o programa completo.

- O jogo com a Geórgia para o 6 Nações de 2006-2008 que deveria ter sido hoje foi adiado devido á falta de condições de segurança no país (ver mais aqui). Deixo, no entanto, aqui a notícia de que a Rússia bateu, em Bucareste, a Roménia, por 22-12, e o quadro de classificações e jogos.


Sobre o Surf:

- Como já tinha dito num post anterior, conto ter aqui alguém para escrever um texto mais profundo sobre a modalidade. Em ano de entrada, pela primeira vez, de um 'Tuga' no WCT, a elite mundial do surf, o Tiago Pires ('Saca'), espero conseguir colocar aqui algo sobre a prova, o CT' e o QS', as ondas, os top-surfers, os rookies, enfim, sobre a realidade deste mundo que não me é muito familiar mas que vou acompanhando.

- Na sequência daquilo que foi dito anteriormente, destaco o facto de a disputa para o ceptro de este ano (que já se encontrava resumida a Mick Fanning, Taj Burrow e Kelly Slater) ter sido vencida pelo primeiro, que venceu a etapa do Brasil, em Imituba. Vejam o site que a Rip Curl fez para comemorar o evento.



(Ainda) Sobre a FDL (a foto foi gentilmente 'abifanada' - espero que ele não se incomode - do blogue de um colega da faculdade, o Sempre Dia, do João Correia):

No outro dia, uma amiga minha (que prezo e adoro imenso) surpreendeu-me ao contar, em conversa, que tinha sentido, acerca da RGA e do colaborar no "forrar" da faculdade de preto, a enorme união e espírito dos alunos em torno deste momento difícil que a casa atravessa.

Eu não sou nenhum fundamentalista, portanto fiquei sem compreender como é que uma pessoa podia sentir estas coisas acerca de um movimento que, a meu ver, nasce tardíssimo e a más horas; não tem fins que eu veja balizados (e com isto não me refiro ao caderno reivindicativo que, quer se goste, quer não, é algo de positivo e importante) e serve os interesses não sei de quem (não só porque a enooooooooorme maioria dos problemas não tem um pêssego a ver com Bolonha - já existem há, pelo menos, meia década, mas também porque já se fez isto, já se fizeram outras coisas, e a verdade é que, a médio e longo prazo, os resultados são nulos).

Ou se calhar sei, porque, no curto prazo, existindo efeitos, beneficiam que é eleito (no caso, reeleito) e sai vitorioso destas coisas 'históricas' (quando as mesmas não beneficiam os alunos no médio e longo prazo), a Associação.


Não sou um eterno crítico, sou um céptico á espera de ser convencido e que gostava saber mais (reconheço que não sei o suficiente) sobre este assunto. Um beijo para a Tatiana, e um bom resto de fim-de-semana para todos.

6 comentários:

Rita Paias disse...

Serei eu que estou a imaginar? Ou há pessoas que estão mais preocupadas com o facto das eleições serem dentro de meses que a própria associação?
Desculpa-me a frase feita mas o trabalho é feito em prole dos alunos e não de interesses pessoais. As medidas podem ter vindo tarde mas eram necessárias. Ou gostavas que a FDL continuasse tal como está. Podem ser reivindicações antigas mas têm que ser refeitas e repetidas até alguém nos ouvir.
Por isso deixo aqui um apelo (sei que não assististe à RGA, mas deves saber que estes assusntos surgem sempre). Deixem as listas e as lavagens de roupa suja para outras alturas. Eu apoio a minha lista, tu a tua...enfim cada um apoia aquela com que se identifica mais. No entanto, antes de sermos membros de qualquer lista, somos estudantes da FDL, e é como tal que devemos agir, devemos unir-nos e combater a crise que a nossa academia atravessa.
Quanto à opinião da Tatiana (aproveito para lhe deixar aqui um beijo) só tenho que concordar uma vez que é este o espírito que interessa e que realmente se sentiu durante esta semana.
Por isso não o deixemos morrer por causa de opiniões diferentes, sigamos em frente e não nos esquecemos que acima de tudo estão os interesses do estudantes e da nossa academia!

Bernardo Rosmaninho disse...

Rita,

Eu não sei se há pessoas que estão mais preocupadas com as eleições do que com as reivindicações necessárias porque não apoio (nem faço parte de) nenhuma lista.

Quanto a afirmares que o trabalho é feito em prol dos alunos e não de interesses pessoais, eu acho isso muito correcto, mas creio que a frase carece de um 'maioritariamente' a seguir ao "trabalho é".

Ninguém quer que a FDL fique como está. Eu não quero, pelo menos.

Mas á medida que os anos vão passando e ao observar e participar em acções de contestação (a mais importante delas foi, acho eu, o fechar da fac. durante a direcção do Bruno Cabral - ie. 2004-2005), vou vendo como são poucos os ganhos a médio/ longo prazo para os alunos.

E agora, tal como na altura, voltamos a ter muitos problemas semelhantes, a única diferença está nas pessoas, no 'timing' (que não compreendi ainda) e nos fins (que acredito que irei, mais tarde ou mais cedo, compreender).

Reduzir tudo isto a lavagem de roupa suja (que é algo que abomino e que muita gente acaba por fazer) é nojento e não é o que se pretende.

Não se trata de uma questão da lista X, Y ou Z (até porque, de momento, só há uma lista na nossa faculdade), mas sim de um problema de todos os alunos. Espero que desta vez as coisas dêem frutos e resultados que perdurem para além do ano lectivo corrente.

Até lá (e, numa nota mais pessoal, até que me expliquem o que são os poderes instalados), fica aqui o meu agradecimento pelo teu comentário, a minha resposta e o meu voto para que, agora ou no futuro, as questões que levanto com o post sejam respondidas. Aqui ou em qualquer outro local.

Cumprimentos.

PS: Não sei que lista apoias mas presumo que, pelo teor do teu comentário, seja a Lista A. Corrige-me caso esteja errado.

PS2: Eu, como provavelmente a maioria dos colegas da faculdade, não ocupando qualquer posição na associação ou num órgão da faculdade neste ano, não me encontro filiado em nenhuma lista. Foi com prazer que apoiei a candidatura do André Couto no ano passado mas isso foi nesse ano e creio eu, já acabou.

Tibério Dinis disse...

Ainda RGA.lol.
É importante não esqueçer que é começam as movimentações para as eleições, isto é um facto assente.
Quanto á RGA abandonei-a, roupa suja lavo-a em casa. Mas estive em todas as medidas de protesto e continuarei a ser corpo presente.

Bom blog, passarei por cá!

PS. Descobri o Rugby este ano, é um desporto fantástico. Tenho pena não ter "corpo" para praticar, proponho posts sobre as regras de jogo, há muita gente interessada (como eu) e não conheçe as regras.

Bernardo Rosmaninho disse...

Tibério Dinis,

Obrigado pelo teu comentário.
Vou aproveitar a tua sugestão e o meu próximo post vai ser, em honra da mesma, exactamente isso.

Um 101 do Rugby com umas regras básicas da modalidade. Uma introdução ao mesmo, que ficará na barra lateral do blogue (junto ás rubricas) para que os visitantes a possam ler.

Continua com o teu blog, é o único pedido que um visitante assíduo pode fazer. Isso, e oferecer-me, caso queiras, para publicitar o teu blog na meu. Obrigado pela visita.

Bernardo Rosmaninho.

Anónimo disse...

Olá, Bernardo. Cabe-me responder ao que escreveste acerca da minha opinião sobre o espírito académico. Aliás, fico surpreendida que tenhas expressado a tua opinião no blog... seria muito mais produtiva uma dialética sobre o assunto na altura em que falei contigo sobre isto. Quando dizes que não és fundamentalista e que esse facto te impede de entender a minha opinião, espero que não queiras com isso dizer que toda a gente que partilha da minha opinião o é. Passo a explicar porque é que eu acho que as RGA e a colaboração entre alunos simbolizam o espírito académico. Em primeiro lugar, qualquer aluno que compareça a uma RGA mostra preocupação com o que se passa na faculdade. Se lá se lava roupa suja, meu amigo, isso fica para quem a decidiu lavar. Não me parece que o facto de haver esse tipo de lavagens, deva denegrir uma RGA inteira, porque há propostas construtivas. Mas só repara nisso quem lá está... Em segundo lugar, uma RGA é um símbolo de democracia, em que qualquer aluno pode expor um problema. Parece-te isto errado? A mim, nao. Se a possibilidade de intervenção de cada um é usada para fins do tipo "água fria na ribeira", já não é um problema, nem das RGA, nem de qualquer aluno que decida lavar a roupa em casa. Em terceiro lugar, havia que implantar as medidas aprovadas. Nada de estranho... Forrar a faculdade de negro, era necessário e tinha de ser feito após a RGA. Quem lá ficou até às 5 da manhã, ficou por amor à camisola... duvido que se esteja a defender interesses transviados no acto de forrar a faculdade de negro. Estava-se a cumprir uma medida aprovada pelos presentes. Sim, porque isto não é só ir, levantar o rabinho da cadeira quando é preciso, de acordo com o sentido do voto... é preciso fazer... é preciso quem faça... e entre quem lá fica a fazer, existe união, entre-ajuda, que ultrapassa em muito a lavagem de roupa suja, que parece ser o tema dominante. Sabes bem que, em RGA, isso é o pão nosso de cada dia. Quanto ao facto de achares o "movimento tardio", espanta-me não teres notado que tudo foi feito tarde. A adaptação a Bolonha, toda a preparação foi tardia... mas as movimentações, não necessariamente os movimentos, existem há muito. Ninguém tem o dom de prever o futuro e, certamente, apesar de toda a gente saber que Bolonha iria gerar dificuldades, não se adivinharia exactamente como iria começar o ano lectivo. Certo é que o caderno reivindicativo foi atendido... mas parece-me que terá sido atendido graças às movimentações dos estudantes em torno desse objectivo... estranho que tal conquista só te mereça o adjectivo "tardia". Espanta-me, também, que digas que não vês fins balizados e depois venhas dizer que não te referes ao caderno reivindicativo. Pois bem, os fins estão lá e esses servem os interesses dos alunos... se querias outros, é mesmo para isso que as RGA servem, para que cada aluno contribua com a sua opinião acerca dos interesses em causa... estiveste lá? Se não, não me parece que a crítica que fazes seja legítima... Sabes que ao dizer-te tudo isto, estou a considerar apenas e só a tua admiração pela minha opinião acerca do espírito académico. Quanto àquilo que nos une enquanto amigos, não creio que o seu lugar seja um blog ou sequer o espaço cibernético. Uma conversa com um café na frente e algo que comer (para ti, requisito essencial) será o melhor... :)

Bernardo Rosmaninho disse...

Tatiana, tentei na altura discorrer sobre o assunto mas não tinha (nem tive entretanto) disponibilidade em termos de tempo para o fazer.

O facto de não ser um tipo de natureza fundamentalista - ie apenas tentado a ver um dos lados de toda e qualquer questão - deixou-me sem compreender a tua opinião e, no geral, todo este processo reinvidacativo que decorre na FDL, porque tentei ver outro lado, outros argumentos para além daqueles que eu, sozinho, transcrevia para o post em causa.

Esse texto, pese embora o seu tom 'light', surge como consequência desse esforço de raciocínio.

Até aqui, creio que todos os pontos por ti focados, á excepção daquele que motivou a interrogação inicial, se encontram esclarecidos. Quando li o teu comentário hoje, já compreendia, fruto da intervenção de colegas do pedagógico e directivo (em especial do Paulo Pinheiro), tanto o 'timing' da intervenção, como o porquê da RGA e de tudo isto.

A segunda RGA, que forneceu esclarecimentos e em que se apresentaram resultados do C.R. demonstrou que todo este momento teve resultados visíveis, quer os problemas resolvidos fossem consequência ou não da implementação do processo de bolonha.

Restava-me apenas compreender o porquê deste 'espírito' que, apesar de existir, eu não sentia (nem sinto). Fico feliz por ver algo a ser feito e até compreendo o porquê de tudo isto... apenas vejo agora que a minha reacção é fruto de estar do lado de fora dos eventos (algo estranho para mim) e de não querer ser apenas mais um aluno desinteressado e inactivo.

Quanto aos fins eu não lamento o trabalho (pouco ou muito) da Associação. Nem mesmo tendo uma opinião diferente da deles em relação ao meios.

Lamento a pouca intervenção dos alunos (incluindo eu) no moldar deste processo, deste regulamento, desta situação. Não culpo outros pela 'cama' em que todos nos deitamos, culpo-me a mim e a todos aqueles que (como eu) podiam ter feito algo para que as coisas não fossem iguais, para que este regulamento de avaliação não fosse a desgraça que é, em suma, para que o dia-a-dia e condições da nossa faculdade fossem outros.

É por saber que posso e valho bem mais que isto que me revolto, não por causa de um caderno reinvindicativo, ou por causa de qualquer movimentação associativa. A "vergonha" que 'vejo' não é causada por ver a realidade académica no estado em que está, ou, pior ainda, por conseguir (ou não) imputar culpas á AAFDL no assunto. Apenas por saber que, enquanto aluno, podia e devia ter feito mais para que isto assim não fosse. Tenho essa capacidade. Tivemos oportunidade para fazer isso.

Em relação a outros que possam sentir o mesmo ou que nem se apercebam disso mas que podiam ter feito algo, não posso nem tenciono falar por eles.

A nossa conversa, fica para outro espaço, assim que tivermos tempo. Será, de facto, melhor que assim seja. Beijo.