segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resultados das eleições (autárquicas e legislativas) e algumas considerações...

Os resultados das Eleições Autárquicas
(Carreguem na imagem para a verem em tamanho real)


E numa nota mais interessante, os resultados das Eleições Legislativas
(Carreguem na imagem para a verem em tamanho real)



Algumas reflexões/considerações sobre este período (duplamente) eleitoral
(a primeira é a minha favorita):


"Meet the new boss, same as the old boss..."
* Peter Townshend, The Who (desfrutar aqui)

"Toda gente gosta do Marcelo mas ninguém vota nele. É uma maravilha em muitas coisas mas não arrisca isto (unindo o polegar com o indicador) se a coisa não estiver segura. O PSD está tudo menos seguro. Os militantes sabem isso. Ele sabe isso."
* Afonso Azevedo Neves (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/)

"O Bloco de Esquerda, na ânsia de mostrar que tem gente em todo o lado, candidatou à presidência (repito, presidência!) da Câmara de Oliveira de Azeméis Cláudia Ribeiro, uma menina com apenas 18 anos. A motivação, o programa e o objectivo bloquista podem ser resumidos na entrevista que a Cláudia dá ao jornal I, na edição de hoje:
P - Quando começou o interesse pela política?
R - No 11º ano, através do meu gosto pela História, sobretudo do séc. XIX. Isso levou-me a interessar-me mais pela política e identifiquei-me com a ideologia do Bloco
P - Como surgiu o convite para o cargo?
R - Os líderes distritais do Bloco gostaram das minhas prestações nos eventos do partido e acharam que tinha capacidade para encabeçar a lista. Fiquei surpreendida, mas aceitei.
Ou seja, na ideologia do Bloco de Esquerda, basta alguém participar "em eventos" para se descobrir que tem capacidades para ser presidente de uma câmara. Mas reconheça-se a perspicácia da Cláudia: estudou o séc XIX, identificou-se logo com o Bloco. "
* Emídio Fernando (http://correiopreto.blogspot.com/)

"Marco António Costa quer libertar o PSD do Prof. Cavaco Silva e libertar o Prof. Cavaco Silva do PSD. Quem nos libertará de Marco António Costa?"
* João Vacas (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/)

01. Os portugueses elegeram os seus 43800 autarcas.
02. O CDS pode ter mais uma grande vitória. Aquele partido, oiça, está de todo.
03. Elisa Ferreira terá de optar pela gamela de Bruxelas.
04. Santana Lopes está sempre a entrar e a sair da sede, criando um atrito que, pelo menos, mantém os seus apoiantes inertes.
05. O vaivém Santana Lopes continua a deambular por Lisboa. Está à espera do resultado de mais freguesias, como se não soubesse que perdeu a câmara no dia em que Pacheco Pereira “lá” o apoiou.
06. Felgueiras, a independente, perdeu Felgueiras, a cidade.
07. A vitória de Luís Filipe Menezes é gigante. Com efeito, o cavalheiro nasceu para autarca. O que lhe passou pela cabeça para querer liderar aquele partido bipolar?
08. Em Sintra, Seara ganhou outra vez. Posto que a sua adversária era Ana Gomes, ainda bem! Mas só por isso.
09. Quando intervala uma televisão, intervalam duas ou três. Neste país de cartéis, ter uma estação ou tréis é a mesma coisa, pô.
10. Elisa Ferreira dizia ontem e anteontem que sabia que ia ganhar. Disse há pouco que sabia que ia perder. A matemática dos resultados não permite poesia.
11. Rui Rio agradeceu ao PSD e ao CDS ao mesmo tempo. Acabou por compor um medley junto dos seus apoiantes: CSD, CSD, CSD.
12. Louçã está a falar. Não gosto de dramas, mudem para a sede do CDS, por favor.
13. O longo discurso de Rio permitiu a Santana ir vinte vezes ao escritório.
14. Os militantes esperam muitas horas para ouvir os seus candidatos. Quando os seus candidatos começam a falar, os militantes começam a gritar.
15. Bem sei que os oeirenses gostam de Isaltino, mas, pelo sim pelo não, é bom que se habituem ao seu número dois.
16. Na Madeira… parece que ganhou o PSD.
17. O supersticioso Santana continua a andar de um lado para o outro e a verdade é que já conseguiu, de alguma forma, influenciar o resultado.
18. Santana Lopes ainda vai ponderar se fica como vereador. Mas será que nunca tinha pensado naquele que seria o resultado mais provável da sua candidatura a Lisboa?
19. Agora que já está tudo eleito, será que já se pode formar Governo?
20. Mais uma ou duas freguesias por apurar em Lisboa e Marcelo adormecia em directo na RTP, acabando assim com a lenda de que dorme quatro horas por noite.
* José Costa e Silva (http://www.lobidocha.com/)

"O grande derrotado de ontem foi o Bloco de Esquerda. Derrota importante também para o PCP que perde algumas câmaras municipais, entre elas Beja. O resultado do CDS não aquece nem arrefece. O PSD vence mais câmaras municipais, mas perde parte importante da vantagem que tinha em relação ao PS. PSD que, acrescente-se, perde Leiria e Lisboa, duas derrotas complicadas de digerir a nível interno. O PS é o partido mais votado e, na minha opinião, o vencedor. Vencedor relativo, bem entendido, em parte devido ao facto de ter superado as expectativas. Arrumado o ciclo eleitoral, resta agora tirar as lições e as consequências."
* Paulo Gorjão (http://www.gorjao.eu/)

"Marcelo Rebelo de Sousa apelou hoje à unidade no PSD. O último apelo à unidade que ouvi, repetido vezes sem conta, ocorreu nas eleições directas em 2008. O autor? Manuela Ferreira Leite. Porém, uma vez eleita, os apelos à unidade evaporaram-se. A retórica deu lugar aos factos, por sinal em sentido contrário. O ponto alto ocorreu durante a elaboração das listas de candidatos a deputados ao Parlamento, cujo traço mais marcante foi a exclusão de Pedro Passos Coelho, Miguel Relvas, entre outros, num processo marcadamente sectário e cujo rescaldo vai agora começar.
Muito claramente, Rebelo de Sousa reivindica para si a capacidade de federar e unir o maior número de militantes do PSD. O argumento vale o que vale. Afinal, as suas inúmeras inimizades internas são conhecidas.
Moral da história? Para variar, desta vez talvez fosse mais interessante falar menos de unidade antes e durante as directas, e agir muito mais nesse sentido, uma vez eleito o novo presidente do PSD."
* Paulo Gorjão (http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/)

"Estes resultados tranquilizam-me. O Bloco de Esquerda pode ter recebido muitos votos de protesto nas legislativas mas poucas pessoas os querem a tratar dos assuntos do seu quintal. A não ser é claro quando há rodeos."
* Raquel Vaz Pinto (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/)

1. Fátima Felgueiras não é eterna;
2. O Bloco tem uma presidente de câmara que apoia as touradas;
3. O PS cresceu;
4. O PSD perdeu muito por causa das lutas internas (vide Figueira da Foz e Leiria);
5. O CDS e a CDU estabilizaram;
6. Daqui a 4 anos é que vai ser.
* Vítor Cunha (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/)

Sem comentários: