sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eleições Legislativas 2009: Antevisão e Programas Eleitorais

A dois dias das eleições legislativas de onde sairá o XVIII Governo Constitucional deixo aqui, perante a curiosidade que me levou, mais do que a ouvir os "sound bites" que os jornais e telejornais divulgam, a procurar o programa dos 14 partidos e/ou coligações que, no círculo eleitoral a que pertenço (Lisboa), possuem candidaturas aceites, os links para os supra citados documentos (vejam o site do CNE - Comissão Nacional de Eleições - para mais informações e resultados - um excelente espaço).
Não que a maioria das pessoas (que vai votar) não tenha já decidido o seu sentido de voto. Creio todavia, ser importante, numa sociedade onde somos levados a consumir, a cada campanha eleitoral que passa, menos informação e mais propaganda, lermos aquilo que cada partido tem para dizer, para propor, no que ao período de 2009-2013 diz respeito, mesmo estando consciente que estas propostas e programas são tudo menos vinculativas (vide XVII G.C. - P.M. José Sócrates).
Abaixo encontram, ordenados por ordem alfabética (das siglas) os 14 partidos e/ou coligações que no dia 27 de Setembro vão a votos no círculo eleitoral de Lisboa, sendo que carregando nos links encontrarão os programas já mencionados.
Numa campanha onde se ouviu falar de muita "asfixia" e da "outra senhora" e cujo ponto alto (infelizmente, num tom sério, ainda bem, para quem gosta de humor, como é o caso deste autor) foi o "esmiuçar" feito pelos Gato Fedorento aos candidatos a Primeiro-Ministro e demais políticos das principais forças partidárias, resta-nos esperar por uma maioria relativa, independentemente do partido vencedor, por poucas ou nenhumas surpresas, e saudar a novidade que foram os Movimentos (MEP e MMS), tendo conseguido estes, com maior ou menor sucesso e meios, passar a sua mensagem para o grande público.
Em suma, num sufrágio que era importante, preferências aparte, ver concorrido (a abstenção e os indecisos terão um papel importante a dizer nas contas finais), tenho muita curiosidade em ver como votarão os professores e demais membros do sector da educação na função pública, um grupo bem grande, que todos os partidos, sem excepção (ok, talvez o PS seja a excepção neste caso) tentaram conquistar e chamar para o seu lado, aproveitando o descontentamento que as políticas do (ainda) actual Governo no sector criou.

Sem comentários: