sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Comments Olímpicos

Queria, antes de passar a coisas mais recentes ou simplesmente de seguir em frente, pegar num tema que ocupou muitas linhas durante este verão e que se tornou motivo recorrente para comentários, artigos de opinião, entrevistas, programas de televisão, entre outros...

Falo dos JO de Pequim e da participação portuguesa nos mesmos. A fim de deixar aqui a minha opinião sobre o tema e para relembrar um ou dois textos que apreciei sobre o assunto ficam para este post transcritos os meus 'comments' sobre o assunto bem como os 'links' para os artigos acima mencionados.


OS TEXTOS:

Jogos Olímpicos 2008 - XVIII: Últimas considerações

Jogos Olímpicos 2008 - XVIII: Últimas considerações (2)

Jogos Olímpicos, Rússia vs Geórgia e a reacção dos americanos


OS COMMENTS:

- A propósito do financiamento do Estado aos Atletas e Programa Olímpico do COP e respectivas declarações (durante os JO's) e participação:

"É ridículo achar que é o sector privado que tem que apoiar os atletas olímpicos. É correcto e um bom princípio que o erário público suporte e apoie os atletas que figuram ou possuem marcas que lhes permitem aceder aos jogos olímpicos.

A Vela não recebe menos que as restantes federações. Os atletas que assumem posições de relevo nas competições europeias ou mundiais (prestações que os possam levar a participar nos JO seguintes) são inscritos no PREPOL, o programa de preparação para os jogos olímpicos do COP.

Caso consigam cativar apoios de empresas ou outros particulares, melhor para eles mas, regra geral, os atletas são, maioritariamente, trabalhadores-atletas, que recebem + ou - entre 500 (escalão mais baixo) a 1250 euros (escalão mais alto) por mês nos anos que antecedem os jogos olímpicos.

Existem excepções, como o Nélson ou a Vanessa, que são atletas de alta competição, pagos pelos clubes, patrocinadores e que só fazem aquilo.
Creio que o Gustavo Lima recebe entre 1000 a 1250 euros (mais sponsors) por mês para se dedicar em exclusivo á vela e preparar os jogos olímpicos. É muito?

Comparando com Presidentes de Juntas Metropolitanas, Assessores de Câmaras Municipais e Administradores de Empresas ("escolhidos" por favor ao (s) partido (s) ou ao governo), que fazem bem menos ou nada, que não merecem um euro dos meus impostos, que recebem tanto ou mais que os supra citados e a quem eu (também) pago o ordenado, as regalias e as reformas, até acho que É MUITO POUCO.

Casos como o do Sérgio Paulinho, o do Marco Fortes e o da Jessica Augusto são casos que, a acontecer, se resolvem como uma repreensão e mandando-os ter a boca bem calada e concentrados onde interessa.

Exemplos como os da escória acima referida que parasita os quadros do Estado, que infesta e consome os nossos recursos e impostos é que deviam ser alvo de crítica e de uma boa e valente purga.

Para mim, é motivo de vergonha e embaraço que se possa considerar os 14 milhões de euros gastos, em 4 anos, repito, em quatro anos! (3,5 por ano), nos atletas olímpicos, é muito.•
Os atletas portugueses têm é que aprender que primeiro apresentam-se resultados, depois é que se apresentam queixas. Nunca o contrário, como estamos fartos de ver..."

PS: Perdoem-me o uso de algumas expressões mas não me agrada que o povo português, na sua maioria contente em não ter que se mexer muito ou obter um pouco de cultura desportiva, possa criticar impunemente os 5% da sua população que praticam desporto e que, não sendo perfeitos, trabalham e muito para competir contra outros atletas - os olímpicos de topo das outras nações, e sim aqui estão só os melhores - que são pagos e apoiados muito bem para fazerem exactamente o mesmo.



- Sobre a participação da Naide Gomes e sobre a reacção dos portugueses a alguns maus resultados dos nossos atletas olímpicos:

"Só com 3 saltos de qualificação, numa pista onde nunca tinham treinado sequer e que, como já vimos pelos resultados no atletismo, não é apenas rápida, é muito rápida, não desculpa, mas pode acontecer a todos. E não a faz passar de "bestial" para "besta". São coisas que acontecem a todos e das quais se podem dar, exemplos e exemplos, nestes jogos olímpicos.

(re) Vejam a prova de triatlo masculina, e vejam o que sucedeu ao líder do ranking mundial, campeão do mundo, campeão da europa e recordista de vitórias nas provas da taça do mundo, um espanhol. Eu leio os jornais espanhóis e os sites/blogues de desporto espanhol mais visitados e não vi nenhum post a criticar o homem e ele teve declarações tão estranhas como as que qualquer atleta (como a Naide), a quem as contas saem totalmente furadas, tem.

Se calhar somos nós, que somos um povo diferente dos demais habitantes da europa e do mundo, e que estamos habituados a exigir palavras e justificações de quem trabalha com pouco e obtem muito (quer lhe corra bem ou mal a prova/evento/campeonato) mas que exigimos poucas justificações e provas de quem tem tudo na mão (vulgo, o Estado) e nos governa (e aos nossos impostos)."

Sem comentários: