terça-feira, 22 de abril de 2008

Descubra as diferenças

O mundo dos blogues já deixou há muito de ser apenas um pequeno aglomerado de espaços pessoais de interesse variável, tendo evoluído para aquilo que hoje aparenta ser uma verdadeira comunidade heterogénea de sites, alguns inclusive com uma índole bem mais séria do que seria de prever. O blogue (ou blog) é hoje utilizado como ferramenta de comunicação não só pelo comum (e anónimo) cidadão, mas também por instituições, movimentos, associações desportivas (ou de outra índole) e individualidades dos mais diversos quadrantes. O aumento do número de 'bloggers' (e respectivos sites) foi tão grande que se criaram prémios para os "melhores" blogues (pelo menos cá em Portugal) categorizando-os e estabelecendo critérios que justifiquem a sua selecção (e posterior classificação) final.

Em suma, o blog é hoje uma ferramenta de comunicação muito forte, com enorme visibilidade e impacto, que permite uma transposição (para a internet) de actividades que ainda são vistas, pela maioria dos seus membros, como tudo menos pertença deste mundo. Refiro-me, neste caso, á política, e em especial, á política portuguesa. São poucos os políticos nacionais que escrevem num espaço (pessoal ou em conjugação com outros) sobre este tema. Do 31 da Armada ao Causa Nossa, passando pelo Insurgente e pelo Blasfémias e acabando no inevitável Abrupto a verdade é que, não obstante o dado (estatístico) presente na frase anterior, estes são apenas alguns (de muitos) espaços existentes em que se discute o assunto.

Virando as atenções para o (novo) blog que justificou o título deste post, queria deixar aqui uma sugestão de visita que já foi amplamente publicitada e divulgada na internet: o Câmara de Comuns.

Este sítio, que ainda não tem um mês de vida, congrega várias personalidades da política nacional que (e é aqui que entra a "novidade"), pertencem (ou nutrem simpatia) por partidos da 'direita' e da 'esquerda'. Não sei se este é o primeiro caso do género (acho que não), porém creio ser sempre de saudar o facto de existir um projecto de discussão que envolva elementos de mais do que um campo (e partido) político. Numa nota muito especial, aproveito para deixar aqui um forte abraço ao meu colega (da Faculdade de Direito de Lisboa) João Gomes, que integra o grupo de autores do Câmara de Comuns. Espero que o jovem socialista (mas que designação tão distante e invulgar... não me apeteceu escrever apenas "João") tenha sucesso nesta nova iniciativa.

Porém, tendo em conta a forma como ele a descreveu no seu blogue (o Aquela Opinião), sinto-me tentado a levantar a questão: Será o Câmara de Comuns um espaço novo, "que vai revolucionar o debate político na blogosfera" ou estamos apenas perante mais um site do género, e assim, mesmo tendo em conta as características deste e dos seus membros, temos que concluir que se trata de mais um grupo de individualidades que decidiram concentrar-se e publicar alguns textos num só local? Creio tratar-se da primeiro caso, mas levanto as minhas reservas quanto ao potencial do projecto. Espero, como acontece muitas vezes, estar enganado.

Até que a resposta a esta questão seja apurada, deixo-vos com dois links para locais que, depois de visitar, passei a achar que deviam ser classificados como "visita obrigatória". O primeiro é o Janela Indiscreta, o blogue do programa da Antena 1 com o mesmo nome (da autoria de Pedro Rolo Duarte), que fala de (quase) tudo (ie. que vai da bimby aos piercings, passando pela omnipresente política), fazendo sempre um apanhado fenomenal de várias opiniões vindas directamente da blogosfera. O segundo é o Lobi, um blog que passei, por todos os motivos (e ainda mais alguns) a considerar fundamental para a manutenção da minha sanidade mental. Por entre a seriedade e o humor, posso sem vergonha afirmar que nunca tinha rido tanto ao ler um site que não encontrei de propósito. Espero que tenham todos uma boa semana.

Sem comentários: