segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Inglaterra 6 - África do Sul 15 (último Post do Mundial)

John Smit, o capitão Sul-Africano, ergue a Taça.

Chega ao fim, com este post, esta rúbrica que tanto trabalho (e prazer) me deu fazer. Foi bom poder ter acompanhado o Campeonato do Mundo de Rugby, mesmo não tendo SportTV em casa. Para tal fim, tenho que agradecer a todos aqueles que me aturaram ou proporcionaram um local para ver os jogos, durante este mês e meio.

Irónicamente, só vou ter TV em casa no dia 5 de Novembro, bem depois do fim da competição. Pensar que tive 3 meses em espera para uma instalação...

Colin Montgomery, o chutador e 'full-back' dos Boks, que obteve 96% de eficácia ao pé.

Foram muitos jogos, naquele que foi o melhor RWC que eu já vi. Foi tudo bem organizado, não houve um único caso de doping (nem uma mijinha positiva), de arbitragem, sendo que, da outro lado, houve uma verdadeira festa, um enorme respeito entre as equipas e uma sincera celebração, maior para nós, portugueses, porque deixámos a nossa "pequena" marca no meio de nações profissionais, sensibilizando o mundo da 'oval' não só para a nossa realidade, mas também para as nossas qualidades, a nossa garra e determinação, que contagiou muitas equipas e que surpreendeu outras tantas, deixando-nos, em suma, bem vistos.

Mathew Tait, um dos imensos 'miúdos' da Inglaterra, 'vira' o centro-prodígio da nação campeã, Francois Steyn, numa placagem fantástica.

Este foi o último mundial em que amadores e profissionais competiram juntos. A decisão, da IRB, é a mais acertada, e vai obrigar-nos a um esforço suplementar se quisermos voltar a participar no certame. Fica, no entanto, para a memória, a forma como as equipas nos trataram, o respeito que foi concedido ao conjunto português e aquele jogo de futebol com os All Blacks, pouco depois de termos perdido com eles na modalidade de 15.

Para os mais interessados pela estatística, salta á vista o facto de o rugby ter conseguido organizar aquele que se afirma cada vez mais como o terceiro maior evento desportivo no planeta. Os outros dados, respeitante a espectadores, audiências de TV e net, receitas, isso deixo eu para outras pessoas, porque ainda resta apresentar, antes do fim, o relato da final.

Sébastien Chabal - The Barbarian Gentleman - numa demonstração enorme de fair-play.

Ficha do Jogo: aqui.
Match Stats: aqui.
Análise do Jogo: aqui.


A Argentina, equipa-revelação, 3ª classificada.

Ficam aqui as imagens e um último testemunho desta monumental ocasião. No futuro, novas rúbricas sobre o rugby (nacional) surgirão, divulgando-o. Por agora me despeço deste tema, agradecendo a todos os visitantes.


O Stade de France "aprumado" para o derradeiro jogo.

CARREGUEM NAS IMAGENS PARA VEREM EM TAMANHO REAL!

1 comentário:

Anónimo disse...

grande bernas! foi um espaço porreiro, o do raguebi. dava para ir consultando os resultados. ainda bem que te divertiste.

continua com o blog. os posts estavam bem fixes. um abraço.