domingo, 10 de junho de 2007

Europeu de Sevens Feminino - Resumo


"A selecção Feminina participou no Campeonato da Europa de Sevens, Grupo A, que se realizou no passado fim de semana em Lunel, França, e obteve uma classificação final abaixo das expectativas criadas. A nossa selecção ficou na 10ª posição, que corresponde ao último lugar do grupo. Este grupo tem garantido, para a próxima época, o apuramento para o mundial de 2009, a disputar no Dubai.

Tendo sido reconhecido pelos técnicos nacionais que as nossas jogadoras tinham evoluído, em relação à época passada, principalmente a nível do passe e da condição física, verificou-se uma ascensão brutal de todas as equipas/Nações envolvidas… O que nos faz pensar sobre o futuro do rugby feminino e sobre o que fazer para podermos representar dignamente o nosso país no apuramento para o Mundial.

Perdemos o primeiro jogo contra Gales, campeã em título, por uns expressivos 32-0 (equipa que viria a ficar na 4ª posição) sendo que o segundo jogo foi com a equipa espanhola, que viria a ser reconhecida a melhor equipa do torneio. Neste jogo, apesar da boa atitude das nossas meninas, não evitámos uma derrota por 19-0 (Espanha que perderia no último minuto de jogo com a Inglaterra e que ganhou a Gales para o apuraramento do 3º classificado). Uma nova derrota, desta feita frente à equipa da Irlanda, por 31-0, encerrou aquele que foi o último jogo do dia, sem que a equipa portuguesa tenha marcado qualquer ensaio.

Muitas falhas ao nível da placagem e de alguma ingenuidade misturada com falta de humildade, que mostram bem a falta de contactos a nível internacional e de cultura de jogo fizeram com que a nossa selecção nunca conseguisse implementar o seu jogo ao longo deste campeonato, tendo muitas dificuldades no contacto e em manter um ritmo de jogo constante.

O último jogo do grupo, frente a Itália, dava-nos esperança de repetir o feito da época passada (8º lugar fruto da vitória no grupo que apurou a equipa para a poule de decisão entre o 5º e 8º classificados). Foi um jogo equilibrado, que terminou em empate, embora tivéssemos hipóteses de nos últimos momentos do jogo converter um ensaio marcado entre os postes. Reconhecidamente não merecíamos repetir tal feito, face ao valor demonstrado pelo adversário no decorrer da prova. Teríamos disputado do 5º ao 8º lugar sem o merecermos…

Já bastante derrotadas psicologicamente, as nossas forças foram afectadas e permitimos que a Rússia, no jogo para decidir o 9º e 10º lugar, nos ganhasse por 26-7, tendo sido superior durante todo o jogo."

Fonte: www.fpr.pt

Classificação final:
1º França
2º Inglaterra
3º Espanha
4º Gales
5º Irlanda
6º Itália
7º Holanda
8º Suécia
9º Rússia
10º PORTUGAL

Sem comentários: