quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Das Listas...

16 de Novembro de 2006

Talvez por ter a noção que o momento de cacique, de tensão e de campanha eleitoral não vai parar amanhã só porque faço anos (mas era giro que acontecesse :p) gostava de deixar aqui algo que me ocorreu acerca do assunto acima mencionado.

Como é do conhecimento público, sou membro da Lista S e apoio-a incondicionalmente.

* Não porque esta me tenha oferecido algum "tacho" fantástico.

* Não porque esta me tenha garantido algo que outra lista não me pudesse oferecer.

* Não porque veja nela alguma sede de poder ou alguma juventude/partidarismo barato.

* Não porque veja nela uma base para bloggers semi-anónimos e blogues difamatórios.

Mas sim por outros motivos...

Não esqueço e lamento muito a forma como a Lista R acabou.
(Esforçei-me, e não foi pouco!, em prol da lista e de um projecto em que acreditava.)

Fui uma das muitas pessoas que não gostou de como acabou aquela reunião, mas apoiei conscientemente (e apoiaria de novo caso isso se repetisse) a Inês Ramalho e votei nela.

Faço actualmente parte de um projecto que acho que tem futuro e condições para andar, sendo que vejo uma equipa jovem e ambiciosa mas consciente de que a AAFDL e os Órgãos são candidaturas que requerem responsabilidade, que existem pessoas (já para não falar numa Academia inteira) que dependem destes e das decisões que se tomam em sede dos mesmos.

Perguntam-se se tenho algo contra as pessoas das outras listas, se faço caçique desmedido e sem princípios e/ou se difamo as pessoas que não são da minha lista apenas para obter mais alguma ficha de lista ou para garantir mais um voto?

Não sou ingénuo, sei que isso se faz e fará, mas não me compadeço dessas tácticas e não patrocino esse tipo de atitudes, mesmo podendo isso ter consequências negativas em termos de votos.

Qualquer pessoa que me conheça minimamente sabe que não sou assim, que não é por observar uma determinada realidade (mesmo que esta me magoe, e ninguem gosta de aturar "Bocas nos Trombones" ou "Abortos") que vou fazer o mesmo, sendo que inclusivé admito que muitas das críticas que faço, em discussões e conversas, visam a minha própria lista e os seus membros, não por desgostar deles ou por querer que as pessoas votem noutros, mas sim porque acho que se pode melhorar sempre, não só as atitudes, mas também as ideias e o projecto.

Tenho pessoas que são minhas amigas e de quem gosto muito que não são da minha lista, pessoas pelas quais tenho imensa estima e respeito e não sou capaz de me pôr a dizer mal destas ou de outras só para obter mais um voto.

Não o fiz nem farei, sendo que, por exemplo, preferi abdicar de atirar com propaganda eleitoral ou com fichas de lista para a cara dos meus colegas de sub-turma (e amigos), pois quero que estes votem conscientemente, que tenham uma noção, caso queiram, de qual é o projecto que defendo e que façam uma escolha esclarecida.

Isto não significa que outros não tomem as atitudes acima referidas para com eles, significa que eles, pese embora estar apenas a dar um exemplo, são meus amigos, e que não quero que, qual maioria dos alunos desta faculadade, sejam "encarneirados" em direcção a uma lista a, s ou outra qualquer.

* Estou nesta lista porque acredito na nossa candidatura, acredito que esta é a melhor lista e que pode (e deve) ser eleita aquilo a que se candidata.

* Estou nesta lista porque, reconhecendo que ela não é perfeita e que as pessoas que a compõem não são perfeitas, vejo nela um bom futuro para a nossa Academia.

* Estou nesta lista porque prefiro uma lista que faça as coisas, para o bem e para o mal, as claras, do que o oposto.

* Estou nesta lista porque sou parte criativa de um projecto para o qual contribuo, que se quer forte e que gostaria de poder transpor para a realidade académica.

* Estou nesta lista, não por favor, não porque concorde cegamente com tudo aquilo que ela é ou com todos aqueles que a compõem, mas porque acredito que ela é uma boa lista, dotada de um bom projecto (que quero que os meus colegas da FDL conheçam e que está em constante crescimento e mutação) e preenchida com boas pessoas, com valores mais (e menos) experientes, com pessoas que querem trabalhar, acima de tudo, para o bem de todos.

Assim sendo, em dia de anos, abordo este assunto que há muito queria focar e faço votos para que todos venham conheçer o projecto e as caras, venham assistir a reuniões, façam sugestões e tão ou mais importante, críticas, em suma, conheçam a Lista S (da qual sou um dos fundadores), pois acredito que somos abertos a um aperfeiçoamento constante (e a todos aqueles que queiram participar) e temos ideias e vontade, não andando a reboque e dispensando a crítica ou a cópia a outros.

Espero que todos tenham um óptimo dia e uma boa Gala, caso decidam ir a esta, sendo que não voltarei a focar o assunto, fazendo votos para que, por um dia que seja, as coisas na nossa faculdade, corram simplesmente, de forma normal.

Um abraço e cumprimentos a todos.

Bernardo Rosmaninho.

8 comentários:

Anónimo disse...

Rapaz, antes de um E e de um I, o C não necessita (e não neçessita) de cedilha (e não çedilha). Não custa assim tanto...

*

Bernardo Rosmaninho disse...

Sendo que não és a I.R. creio que não posso dizer-te o que é que ela voltaria a fazer ou não.
Mas posso dizer-te que a situação actual não resulta do facto de ela se ter candidatado (e ter ganho), porque, que eu saiba, não havia nada que impedisse isso.

Esta situação resulta sim, e digo isto estritamente a nível de listas, da demissão do Pedro da Lista R e subsequente acordo que "enterrou" a mesma!

Não sei se existiria outra solução possível para aquilo que aconteceu, eu acredito que sim, mas digo-te uma coisa: quando na Iuris Grafia, aconteceu, em termos de votos (e de "modus operandi"), o mesmo, tendo sido os alunos do actual 2º e 3º ano os prejudicados, não houve problemas... Estava tudo ok.

E vinte pessoas que queriam ajudar, que achavam que tinham mérito e capacidades para fazer algo de positivo numa revista foram, basicamente, enganadas, porque desde ex-presidentes, até a outros colegas mais velhos, decidiram votar em bloco numa só pessoa.

Mas depois nós é que fomos lá por cacique, por "intenções políticas", mas, estranhamente, votámos todos em pessoas diferentes, naquilo a que se nalguns sítios (mas não na FDL!) designa de consciência.

Se calhar foi por causa disso que perdemos, e se calhar foi por isso que fomos, na altura, preteridos, para pessoas que até já tinham acabado o curso.

E isto foi bem antes do fim da Lista R. E talvez por causa disto tudo que acabei de te dizer, não sei se houve aí uma "facada", mas creio que quem tem que se pronunciar acerca do assunto é a Inês e não as outras pessoas, eu inclusivé.

Ps. O erro foi corrigido.

Anónimo disse...

Oh bernardo, não te faças de parvo, que é coisa que não és...

Sabes muito bem (aliás, toda a gnte sabe) que o Gomes e o Couto cagaram na Ines Ramalho quando algumas pessoas disseram k n integrariam a lista S por causa da atiude dela nessa dita reunião...

Se não o sabes, das duas uma: ou andas mesmo muitooooo distraído ou então mentes.

Bernardo Rosmaninho disse...

Claro que não sou parvo, e mentir não é meu "modus operandi", portanto apenas te posso responder que não sabia pessoas tinham dito que não integravam a lista S por eese motivo.

Quanto à I.Ramalho, creio que sobre esse assunto eu gostava de falar com ela, mas sinceramente ainda não o consegui fazer...

Não sei se eles cagaram (espero e acho que não) nela, e não vou conjecturar sobre como é que as cenas se passaram porque mais tarde ou mais cedo, teria que argumentar sobre coisas que não sei.

Tenho a Inês em boa conta (sempre tive) e preferia ouvir a opinião dela primeiro, antes de fazer a minha, mas sempre agi sobre a impressão de que ela não se tinha querido meter nas cenas este ano.

Aquilo que tu me propões é basicamente o seguinte: ou alinhas na minha/nossa (sendo o nossa uma merda mt indefinida) opinião ou então és um mentiroso! Quer dizer, alto aí, não vá alguem achar outra coisa...

Não. Eu não digo que no futuro não te possa até a conceder razão e a partilhar dessa opinião, mas digo-te que, de momento, não o faço, sobretudo (e digo isto pk me dou bem com a I.R.) porque ainda não ouvi a opinião dela.

Depois disso... logo se vê.

Anónimo disse...

Então vai lá perguntar à I.Ramalho acerca desta questão, e terás a tua resposta.

Eu já a tenho. E não a ouvi de boatos, ouvi-a da boca dela.

Portanto, quando voltares a responder, e caso a resposta seja no sentido de ela não ter qualquer atrito com os teus dois colegas, só pode ter acontecido o seguinte:

-naõ falaste com a I.Ramalho e inventaste uma respota;
-Ouviste a resposta dela, coincidente com aquilo que escrevi aqui, mas mentes para salvaguardar a tua 1ª posição, defensora dos teus dois colegas;
-I.Ramalho mudou de opinião.

Bernardo Rosmaninho disse...

Assim farei.

Anónimo disse...

Continuas sem publicar os meus comments não é bernardo? Terás surpresas nos próximos dias.

Depois não venhas chorar como das outras vezes.

Bernardo Rosmaninho disse...

Caro anonymous,

Embora me pareça uma inútil perda de tempo estar a responder a alguem que não reconheço, que não me dá qualquer provas da sua credibilidade, em suma, a um anónimo, vejo compelido a faze-lo.

Obviamente, não recebi mais comments a não ser aquele que vês postado, portanto, mentes ou estás enganado.

Quanto a surpresas, já fiquei vacinado com o Boca, e o Aborto nem me chegou a atingir (até pk não tinha net nessa altura), e mesmo tendo ambos os blogues objectivos claros e definidos, creio estarem a perder assunto com um tema já de si gasto (as eleições e as listas) e, no meu caso, a darem tiros no pé, uma vez que não sou candidato a nada, portanto não me sinto comprometido por insultos pessoais, difamações ou coisas do género que possam surgir.

Lamento que te divirtas, tu (ou quaisquer pessoas que se metam nisso) com esses blogues pois já devias ter terminado o curso, mas pronto, isso são considerações minhas, cada um faz o que quer, e se tu queres colocar comments num post que já nem aparece na frontpage do blog, estás no teu direito.

Quanto à única coisa que, em consciência, acho que te devo responder (ou informar), os teus (e meus) comentários por causa da IR, ainda não falei com ela (ou com ninguém, já agora) sobre o assunto, isto porque nem sequer estive cá em Lisboa até ontem.

Tem uma boa semana,

Bernardo Rosmaninho

Ps. "Depois não venhas chorar como das outras vezes." LoL Achei deveras cómica esta frase... o sonho é uma coisa realmente bonita.