sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

The Oscars are here! Or not....

Depois de uma cerimónia interessante (mais por causa dos prémios a entregar à TV do que ao Cinema) dos Globos de Ouro (ver aqui os vencedores da 66ª edição), em que não vi muitas surpresas visto que "Slumdog Millionaire" limpou a casa no 'grande ecrã' (com raras excepções, "Wall-E" e Heath Ledger, etc..), deixando essa tarefa para "John Adams" e "30 Rock" no que à TV diz respeito, foram finalmente anunciados os nomeados para os Oscares e eis que dou por mim a pensar no reduzido interesse (comparando com os anos anteriores) que a lista produz nas pessoas (ver vídeo abaixo com os nomeados).


- Consequência da crise e da menor actividade no ramo? Não me parece.

- Filmes piores ou menos interessantes? Talvez, mas aqui estamos a falar de algo demasiado subjectivo (gostos de cada pessoa) para poder ser considerado motivo suficiente para aquilo que é um comportamento/opinião do colectivo.


Creio que simplesmente este é um ano em que as pessoas foram menos ao cinema e/ou tiveram menos interesse nos filmes nomeados (alguns deles ainda nem estrearam cá em Portugal, para não variar muito). Assim, sem entrar na esfera das preferências individuais quanto ao género de filme, é possível que se compreenda porque é que eu, tal como muitas pessoas, não me sinto particularmente interessado na 81ª cerimónia da Academia.

Veremos se isso é apenas uma consequência da crise (eu hoje estou numa de culpar a crise por tudo...) e do excesso de trabalho ou se ao longo de 2009 alguns destes filmes me conseguem cativar.

Para já, fica aqui o link para a lista completa dos nomeados e fica aqui (também) uma primeira ressalva, para o facto do "Dark Knight" ter recebido todas as nomeações previstas (6 nomeações: Fotografia, Heath Ledger, Som [duas nomeações], Caracterização e Efeitos Especiais) menos aquela que me parece a mais óbvia e que é a principal razão (entre a crítica) para o enorme sucesso do filme (sem contar com o Heath Ledger): o brutal (aqui também se pode ler fantástico ou soberbo) argumento deste.

Sem comentários: