sábado, 10 de janeiro de 2009

Bernas Preview of 2009 (Gaming Edition): Os jogos "must buy" deste ano.

"Must buy" nº01: Football Manager 2009

O simulador da minha vida (outrora conhecido como Championship Manager) que eu compro religiosamente todos os anos desde 1993 (optei pelo Football Manager aquando da cisão Eidos - Sports Interactive) e que promete (mas não sei se cumpre) melhorar aquilo que foi um brutal Football Manager 2008.

Ainda não pude (porque estou em contenção financeira) mas irei adquirir isto, nem que seja porque agora tenho 4Gb de memória RAM e poderei, quando tiver em férias (e tiver tempo e paciência), jogar a "preciosidade", levando o Glorioso (de novo) ao topo da hierarquia mundial... "futebolísticamente falando", é claro.

É estranho para um indivíduo que já não joga quase nada e que sinceramente não tem muito tempo disponível para se por à frente do computador a jogar vir para aqui escrever um post sobre dois artigos bem caros que pretende comprar. Porém, num mundo em constante mudança, existem algumas coisas que, garantidamente, nunca mudam. Com o mesmo nome ou com outra designação, eu acredito que o CM (agora FM) é, no campo dos jogos, e depois de tantas partidas de Elifoot, de Sensible Soccer e de Itália 90, numa altura em que isto era apenas uma miragem de uns verdadeiros "nerds da bola", algo que durará para sempre.


"Must buy" nº02: Empire - Total War

Desde que comecei a jogar computador que procurei por um jogo que misturasse as características do Civilization (Sid Meier, MicroProse, 1991) com as do Centurion: Defender of Rome (Kellyn Beck, Eletronic Arts, 1990), algo que, para quem não conhece os dois jogos, pode ser compreendido visitando os links.
Demorei 14 anos (apesar de entretanto foram feitos jogos que quase estavam lá, jogos muito bons mesmo como Age of Empires, ou mesmo o Shogun e o Medieval, os dois primeiros "Total Wars" da Creative Assembly) mas valeu a pena esperar, porque quando Rome - Total War (Creative Assembly, 2004) saiu eu fui, finalmente, um sujeito feliz, no que a esta "busca" diz respeito.
Desde então, o pessoal da Creative Assembly não tem falhado, e depois de RTW, vieram os excelentes Barbarian Invasion e Alexander (expansões), e um verdadeiramente revolucionário Medieval II - Total War (que também tem a sua expansão, de nome Kingdoms), que não adquiri, mas joguei até à exaustão e pelo qual agradeci muito (ao Pedro Maria Rosmaninho), porque, como o adjectivo indica, estava mesmo muito bom.
Está prevista para Março de 2009 a saída deste "monstruoso" jogo (ver trailer acima), que inova bem mais que os seus antecessores (todos juntos) e que promete ser algo de absolutamente espectacular, acrescentando algo ao género e oferecendo aos muitos "fieis", um bom motivo para largarem uns cobres. Para mim, a compra do ano (mesmo admitindo que não terei tempo para desfrutar dela).

Sem comentários: