sexta-feira, 11 de julho de 2008

Hannover 7's 08 (europeu de rugby de 7)

É uma vergonha que a Federação Portuguesa de Rugby, numa variante da modalidade onde fomos pentacampeões europeus (em 6 edições da prova) só hoje tenha algo no seu site sobre a mesma, sem qualquer destaque especial, sem que esteja assegurada a transmissão transmissiva de um estilo de torneio que é, por norma, extremamente curto (2, 3 dias) e extremamente vivo e interessante, tanto para os (muitos) espectadores, como para aqueles que assistem via TV.
Não se fez publicidade, o jornais só hoje (ou ontem) disseram qual era a equipa convocada, ninguém sabe nada sobre o assunto e o torneio começa AMANHÃ! Não é daqui a um mês ou uma semana, é amanhã, terminando no domingo. Publicidade de uma variante onde, de facto, somos mesmo muito bons, atraindo assim as pessoas a virem assistir e jogar rugby? Zero! Assim é dificil, mesmo para uma federação que, na minha opinião, tem feito um trabalho muito bom a todos os níveis, contribuir para o alargar da base de adeptos e praticantes da modalidade.
Deixo aqui algumas informações sobre a Fase Final do Europeu de Rugby de 7 de 2008, que vai decorrer em Hannover, na Alemanha, neste fim-de-semana, o link para o site (muito bom) da organização, os convocados, a qualificação e o calendário, bem como o local onde se vão realizar todos os jogos. Os meus parabéns à Federação Alemã de Rugby, que vai ter os Séniores de XV no 6 Nações B no próximo torneio, pela organização.

Os campeões anteriores:
2002 - Portugal
2003 - Portugal
2004 - Portugal
2005 - Portugal
2006 - Portugal
2007 - Russia

Os nossos convocados:
01 - Adérito Esteves (GD Direito)
02 - David Mateus (Belenenses)
03 - Gonçalo Foro (CDUL)
04 - Vasco Uva (Montpellier)
05 - Pedro Silva (Belenenses)
06 - Pedro Leal (GD Direito)
07 - António Pinto (Cascais)
08 - Diogo Mateus (Belenenses)
09 - Diogo Coelho (Agronomia)
10 - Pedro Cabral (CDUL)
11 - Sebastião Cunha (Belenenses)
12 - António Aguilar (GD Direito)
Treinador - Tomaz Morais

Os jogos de Portugal (ver aqui qualificação):
12/07/2008 (Sábado)
(12H20) PORTUGAL vs ROMÉNIA
(14H50) PORTUGAL vs ESPANHA
(16H40) PORTUGAL vs ALEMANHA
(19H50) PORTUGAL vs RÚSSIA
13/07/2008 (Domingo)
(10H50) PORTUGAL vs GEÓRGIA

Os grupos:
G1 - Portugal, Espanha, Rússia, Alemanha, Roménia e Geórgia
G2 - País de Gales, Irlanda, Itália, Bélgica, Polónia e Ucrânia

Favoritos (para além de Portugal) eu diría que são a Irlanda, o País de Gales, a Itália e a Rússia. Capazes de fazer uma surpresa são a Alemanha, a Ucrânia, a Geórgia e a Roménia. Não prevejo grandes feitos de Bélgica e Polónia, mas espero estar enganado! Vejam no site do Torneio o separador da qualificação para verem como cada selecção se qualificou.

Eu vou colocar aqui um post só com o calendário e vou actualizando os dados no fim de cada dia. Caso tenha fotos, colocarei também aqui. Visitem o site, vale a pena. Recordo que as selecções que passam ás meias-finais (1º e 2º de cada grupo) apuram-se automáticamente para o Mundial de Sevens no Dubai em 2009. O 5º classificado final do torneio também é apurado para o mundial. Merecia mais divulgação, esta equipa (muito boa) e esta prova, que queremos ganhar!

7 comentários:

bryan disse...

http://lobosportugalrugby.blogspot.com
todas as informaçaos do hannover sevens neste blog

Bernardo Rosmaninho disse...

Bryan, merci de votre visite à O Blog do Bernas.

Je connaissais déjà votre site et je pense que vous faites un travaille magnifique avec elle. Merci.

Vous pouvez aller au site Web du concours pour vérifier les résultats et les statistiques. L'organisation de la Coupe d'Europe ont fait un excellent site.

www.hannover-sevens.de

PS: Continua com o site! Está fantástico! Fazes algo excelente! Como adepto, obrigado!

Bernardo Rosmaninho disse...

Não esqueçam que em Hannover a hora é CEST (Central European Summer Time) - ie GMT/+2 (no inverno e primavera) e GMT/+1 (no verão e outono) - portanto os jogos realizam-se (para quem mora em Portugal) uma hora mais cedo do que o publicitado no site. No post anterior esqueci-me de actualizar as horas... daí a explicação.

Anónimo disse...

Na TV

http://www3.ndr.de/ndrtv_pages_special/0,3144,SPM2376,00.html?view=&medium=4&date=2008-07-13

Anónimo disse...

...Publicidade de uma variante onde, de facto, somos mesmo muito bons, atraindo assim as pessoas a virem assistir e jogar rugby? Zero! ... de facto isso entristece-me. Passo o tempo a dizer que assim não vamos longe. Sou mulher e adoro a modalidade, se não andasse sempre a bisbilhotar tudo o que são blogs não era de certeza pelo site da FPR que saberia algo. Acho que se devia fazer mais... levar os jogares e treinador a darem mais entrevistas...mais visibilidade na televisão... alguma coisa tem de mudar. SOMOS CAMPEÕES DA EUROPA EM 7'S! Os lobos estão a caminho do Dubai, e até Março tem de se conseguir mais por esta modalidade. Se todos tentarmos acho que estamos no bom caminho...
Sandra

Anónimo disse...

ONDE E QUE SE PODE VER OS JOGOS DE PORTUGAL DA FASE FINAL DO EUROPEU DE SEVENS?

Bernardo Rosmaninho disse...

Esta foi uma cobertura pessoal que fiz para O Blog do Bernas no ano passado.

Este ano, no RugbyPortugal.com duvido que exista o mesmo tipo de cobertura.

A culpa não é dos adeptos portugueses ou de quem, interessado em ver ou saber mais sobre a prova, não quer divulga-la.

A organização do evento, este ano, ao contrário do que sucedeu no ano passado, nem sequer se deu ao trabalho de fazer o 'live ticker' que permitia aos adeptos que não foram a Hannover (leia-se quase todos) saber quem marca os ensaios apresentando apenas os resultados dos jogos, no site alemão Total Rugby, que tomou de assalto a cobertura do evento, focando-se nas selecções (leia-se selecção masculina) alemãs e deixando o resto ao abandono.

Veja os resultados no:

www.rugbyportugal.com