terça-feira, 27 de maio de 2008

Stanley Cup Final 2008 - Game 1

Poucos sabem, mas o meu ecletismo também se extende á NHL. Tive a sorte de poder acompanhar este ano, entre outros desportos norte-americanos, o hóquei no gelo, uma modalidade que (infelizmente) tem muito mais espetáculo e interesse (á volta dela) que o 'nosso' hóquei em patins.
Assim, tal como em muitas outras actividades que são oriundas daquele continente, o espectador, muito por força de uma capacidade extraordinária de captivar e promover o produto em causa que os norte-americanos possuem, dá por si a acompanhar não só o percurso da equipa que aprecia mais (no meu caso, os Detroid Red Wings) mas também o resto do campeonato todo.

Uma época na NHL (onde jogam 30 equipas - "franchises" associadas de forma não permanente a uma cidade) possui duas fases, que proporcionam (no máximo), a cada equipa finalista da Stanley Cup, 110 jogos:

- a fase regular com 82 jornadas, onde os conjuntos da liga (divididos em 2 conferências e [posteriormente] sub-divididos em 6 divisões) jogam por um lugar nos playoffs e pela Presidents Trophy (atribuida á melhor equipa da liga nesta fase);

- e a fase final ou 'playoffs', onde 8 equipas de cada conferência jogam, em séries de 7 encontros, por um lugar, primeiro, nas finais de conferência, e depois, na grande final, a do campeonato, que lhes dá a hipótese de lutar pela conquista da Stanley Cup do respectivo ano. O vencedor deste troféu é o campeão da NHL dessa época.

Calendário completo da Stanley Cup Final 2008:

J1: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/24) 0 - 4
J2: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/26)
J3: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/28)
J4: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (sáb/31)
J5: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/02)
J6: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/04)
J7: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/07)



Fica aqui o resumo do primeiro encontro da Stanley Cup Final de 2008 que podem acompanhar aqui, no Blog do Bernas. Espero que se divirtam e que sigam os links para conhecerem mais sobre esta modalidade e sobre estas equipas. Boa semana.

Sem comentários: