sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Competição do mês: CAN 2008 (Gana)

NOTA PRÉVIA: Neste artigo, como em muitos outros deste blogue que têm imagens e videos, pede-se a todos os visitantes para terem alguma paciência (por causa do 'loading' dos conteúdos) e para carregarem nas imagens para as verem no tamanho real (já que estas podem não ser sempre perceptíveis e estão no post por algum motivo). Este deve ser o artigo mais extenso de sempre do Blog do Bernas, portanto, desde já agradeço a vossa paciência e deixo aqui o meu obrigado pela visita.

De dois em dois anos, os melhores jogadores do continente africano, para grande desespero de muitos 'colossos' europeus, competem pelas suas selecções naquela que é a principal prova de nações no continente: a CAN.

Uma competição que passa despercebida para a maioria das pessoas (lembro-me de um grande amigo meu que é a verdadeira excepção a esta regra, um verdadeiro expert neste assunto), a AFC - African Cup of Nations ou CAN, como lhe chamamos, é não só um certame vivo e intenso, com jogos muito disputados e que valem a pena ser vistos mas também uma 'montra' para futuras 'estrelas' e o palco de despiques fantásticos.

Assim sendo, decidi deixar aqui uma barrigada de informações, imagens, videos e de links sobre o torneio que, como podem observar pelo título do post, está a decorrer no Gana. Uma especial referência e menção deve ser feita ao canal de televisão Eurosport, que é o único que faz uma cobertura abrangente e completa da prova (ver aqui).

Veremos então se o vencedor sai do lote dos candidatos mais cotados para a conquista do trofeu (o Egipto [actual detentor do título], o Gana e a Costa do Marfim), se vai ser uma das equipas tradicionalmente mais fortes (Nigéria ou Camarões) ou se teremos uma surpresa (Senegal, Tunisia ou Marrocos, por exemplo) no campeão desta edição. No dia 10 de Fevereiro, na final que será jogada no Ohene Djan Stadium, em Acra, saberemos qual é essa equipa.

Entretanto, aponto o Grupo D (da grande Angola) como o grupo a observar. Com tudo empatado e quatro equipas muito fortes, quero ver quem é que se vai qualificar para a fase seguinte...

PS: Estranho que este post tenha surgido (decidi escrever isto tudo) depois de ler uma notícia avançada pelo jornal Record, que vinculava o internacional luso-congolês Makulula (que até tem um site próprio - ver aqui - mas em Espanhol...) com uma possível transferência para o Benfica. É mesmo estranho como estas coisas acontecem.


Para concluir, e porque decidi separar os conteúdos, ficaram para o fim os três videos que escolhi, de entre todos os jogos que já se realizaram, com alguns momentos bem espetaculares. Em baixo temos uma breve descrição de cada um deles.

O 1º video mostra o golão de Muntari que deu a vitória ao Gana por 2-1 no jogo inaugural, contra a Guiné-Conacri.

O 2º video é o resumo do grande jogo entre as equipas do Egipto e dos Camarões, que acabou com a vitória dos primeiros, por 4-2.

O 3º video refere-se ao golo solitário de Kalou, que valou os 3 pontos no desafio da Costa do Marfim contra a Nigéria.

Sem comentários: