sexta-feira, 22 de junho de 2007

Não volto a fazer um destes... (bacalhau com natas)


E porque é que isto não volta a ser feito?

Porque a batata palha (que eu não usei... segui a receita tradicional) é algo que ajuda imenso na confecção do prato, porque não volto a ter tanta sorte ao fazer um prato destes (das outras tentativas – mesmo aquelas que envolviam batata palha – ou usei nata a mais, ou cebola a menos, ou deixei a temperatura demasiado elevada – e os pratos, embora positivos, não atingiram o nível que se queria), mas sobretudo, porque não volto, nem quero voltar a dar-me ao trabalho, de descascar, cortar em palitos, fritar, e depois misturar com o bacalhau (entretanto refogado), 15 batatas médias!

Pondo por agora de parte a divisão, a nível da doutrina, entre o uso da batata palha e o da batata convencional, são muitos os elementos que podem falhar no caso deste prato. De salientar os mais importantes: o queimar do fundo devido ao cozinhar com a temperatura no máximo, o excesso (ou uso apenas) de sal e o excesso de natas ou a insuficiência destas. Evitar estes é apenas parte do trabalho, o resto está relacionado com a preparação do mesmo, e é, salvo a problemática das batatas, relativamente fácil... caso tenham paciência, muita paciência.

Em suma, posso afirmar que, tendo em conta o resultado (isto ficou perfeito!) e a ocasião, não posso dizer que me arrependi, antes pelo contrário, e até deixo a receita por aqui, pois pode ser que alguém, que tenha mais jeito (e coragem) que eu, aceite o desafio.

Bacalhau com natas (4 pessoas)

- 1 kg de bacalhau (demolhado)
- 4 cebolas (não muito grandes)
- 4 pacotes de natas (200ml)
- 16 batatas (médias)
- Margarina ou Azeite (q.b.)
- Sal (q.b.)


Preparação

Coze-se o bacalhau enquanto se descasca as batatas e prepara o refogado (azeite ou margarina e as cebolas). Posteriormente desfia-se o bacalhau, adicionando este ao refogado, que entretanto se preparou.
Enquanto o refogado, já acrescido do bacalhau, fica ao lume, fritam-se, separadamente, as batatas, acrescentando-lhes, caso se queira, o sal.
Por fim, mistura-se o refogado com o bacalhau, as batatas e as natas, colocando tudo num prato para ir ao forno, durante 30 a 45 minutos, dependendo da potência do mesmo, visto que se deve colocar esta ao nível médio, para evitar estragar o prato.

Sem comentários: