domingo, 27 de maio de 2007

Playing and Developing Rugby

Testes de Verão (preparação para o mundial)

NOTA: Estes torneios constituiem o cerne daquilo que são os jogos internacionais de rugby. Já se jogavam antes de existir um Campeonato do Mundo, antes do 5 Nações, do Tri-Nations, antes até dos Lions (congregação dos melhores jogadores e técnicos da Grã-Bretanha e Irlanda que, de quatro em quatro anos, desde os primórdios da modalidade, são escolhidos e viajam em digressão por uma das seguintes três nações do hemisfério sul - Austrália, Nova Zelândia e Africa do Sul). Ocorrem no Verão e no Inverno, posto que, se no "nosso" Verão, são as equipas do hemisfério norte a fazer a digressão, no "nosso" Inverno, as equipas do hemisfério sul (Af.Sul., Austrália, N.Z., Argentina, Uruguai, Samoa, Tonga, Fidji e Pacific Nations [congregação dos melhores jogadores das Fidji, Tonga e Samoa], etc..) deslocam-se até à Europa para jogarem os famosos "test matches".

Spain 26 vs Barbarians 58

Australia 29 vs Wales 23 (teste 1/2)
South Africa 58 vs England 10 (teste 1/2)
Argentina 22 vs Ireland 20 (teste 1/2)

Uruguay vs Italy (2/junho)
Argentina vs Italy (9/junho)

New Zealand vs France (2/junho)

Argentina vs Ireland (teste 2/2)*
Australia vs Wales (teste 2/2)*
South Africa vs England (teste 2/2)*

*todos os jogos assinalados vão decorrer a 2 de Junho



Torneios de Verão (preparação para o mundial)

NOTA: Estes torneios foram criados para proporcionar um conjunto de jogos competitivos ás nações emergentes do rugby mundial - USA, Canadá, Tonga, Samoa, Fidji, Japão, Uruguai, Chile, Portugal, Russia, Namíbia, Roménia e Geórgia - numa altura em que as potências da modalidade fazem testes entre si (Inglaterra, Itália, França, Argentina, Gales, Escócia, Irlanda, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia). Os três torneios que abaixo se apresentam envolvem também equipas mais novas ou menos rodadas (as chamadas "equipas B") das grandes nações do rugby mundial.

IRB Pacific Nations Cup - Samoa, Fidji, Tonga, Austrália (B), N.Z. (Júniores) e Japão.

IRB Nations Cup - Portugal, Argentina (B), Itália (B), Russia, Namibia, Roménia, Chile, Uruguai, Af.Sul. (Júniores) e Geórgia.*

Barclays Churchill Cup - Inglaterra (Saxons), Irlanda (B), Canadá, USA, Nova Zelândia (Maoris) e Escócia (B).

*[os participantes são estes mas vão alterando anualmente conforme a disponibilidade das equipas - neste caso todas menos as B's]


Assim, em vez de vos deixar apenas aqui resultados ou crónicas de vários jogos, decidi ser mais sensato deixar os links para os sites das competições, que, caso queiram, podem visitar, sendo que, no que diz respeito aos testes, o melhor site, aquele que eu visito e recomendo (a quem perguntar), é o Planet Rugby.

Sem comentários: