terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Uma boa decisão e um exemplo a seguir...


O futebol, como modalidade popular e fantástica que é, sempre teve capacidade para cativar pessoas e meios, especialmente os económicos, que transformaram e dinamizaram a modalidade até ao ponto em que ela se encontra actualmente, uma indústria milionária e poderosa.

Infelizmente, para nós, adeptos, o dinheiro e os meios económicos foram (em alguns casos) subvertendo a lógica e o comportamento dos clubes, alterando estes as suas prioridades, e subsitituindo, por vezes, a preocupação com os seus adeptos por uma necessidade cada vez maior de fazer dinheiro.

E assim, lentamente, vão desaparecendo do mapa os jogos à tarde, os bilhetes a preços acessíveis (ie "razoaveis"), entre outras coisas... O futebol, vai-se tornando cada vez mais dependente das receitas televisivas, dos preços exorbitantes das entradas, do 'sponsoring' e do merchandising, cada vez mais caro para o apoiante.

Perante este cenário, é de aplaudir a decisão da FIGC em suspender o futebol em itália, depois dos graves incidentes de sexta-feira, que sucederam durante o encontro entre o Catania e o Palermo e dos quais resultaram vários feridos e um morto (um agente policial).

O exemplo a seguir é o italiano, sendo que esta tomada de posição foi reforçada por esta notícia, que li no site da Bola. A confirmar-se, é um gesto de grande coragem e demonstra uma preocupação por um espetáculo que deve ser preservados, mas, mais importante, pelos adeptos, sem os quais, o espetáculo não existiría.


"Itália: Estádios fora das normas ficam sem público
Os estádios italianos cujas instalações não estejam em conformidade com a lei não poderão acolher público durante os jogos, anunciou esta segunda-feira membro do Governo daquele país."

(para verem a notícia completa carreguem aqui)

2 comentários:

Anónimo disse...

É pena que seja necessário, morrer gente, para que se tomem as decisões sérias e inevitáveis. Tnato em Itália como no resto do mundo...

Bernardo Rosmaninho disse...

Tens toda a razão. Infelizmente, e consequência disso muitos dos jogos deste fim-de-semana do campeonato em questão serão jogados à porta fechada.

É uma pena que o adepto comum, que não tem nada a ver com estas coisas, e que os clubes, que dependem, e muito, das receitas dos jogos (tv e bilheteiras), tenham que sofrer com esta medida.

Mas como muito bem dizes, são decisões séria e inevitáveis, as que foram tomadas. E não podia ser de outra maneira.

Obrigado pelo teu comment. Bom fim-de-semana.