segunda-feira, 10 de julho de 2006

Os exames e as propinas...

Carcavelos, Julho de 2006,

Dois temas que normalmente não seriam discutidos juntos, os exames e as propinas são assuntos que têm tendência a criar problemas aos alunos da FDL.


Este ano, os problemas surgiram de forma conjugada porque o CD da nossa Faculdade decidiu, por meio de um comunicado, informar que iria impedir os alunos que não pagassem as propinas em atraso de praticar "qualquer acto académico, nomeadamente endereçar requerimentos e prestar provas de exame, escritas ou orais".

Esta decisão motivou uma "enchente" de alunos que, alarmados com a proximidade dos seus exames orais, queriam pagar tudo e mais qualquer coisa, propinas inclusive.

Não creio que me caiba a mim criticar ou elogiar a decisão do Conselho Directivo, e até compreendo a necessidade em ver resolvida a questão dos alunos com propinas em atraso, porém, questiono-me se será este o meio correcto para equilibrar (suster?) as contas da Faculdade?

O problema encontra-se no facto de não conseguir deixar de sentir que, de cada vez que a situação piora a nível financeiro, as soluções são sempre as mesmas: subir as propinas (quando se pode...) e ver que mais podem os alunos pagar.

Não que não seja obrigação dos alunos pagar as propinas todas a tempo e horas (eu já paguei), porque é, mas será que não existem outros meios de sanar as contas da Faculdade?

Ou este é o único meio possível de sustentar as mesmas?

Bernardo Rosmaninho.

PS: Como também estou em orais, e um pouco de sorte faz sempre falta, faço votos para que os exames dos meus amigos (e colegas) da FDL, em especial, os da minha turma, a A2, corram bem.

Sem comentários: