Assisti, como muito português que tem paciência para aguentar os comentadores da TVI e para estar acordado às horas da transmissão em directo, à cerimónia dos Oscares. Não fiquei desiludido, já que as mudanças no formato foram, regra geral, para melhor.
Foi interessante ganhar vontade para ir ver alguns filmes, como o 'Doubt' e o 'The Wrestler', bem como o 'The Reader'. Por outro lado 'Milk' e 'Benjamin Button' não me dizem muito, pese embora o facto de, aparentemente, Sean Pean ter encontrado a "fórmula" para obter a tão cobiçada estatueta dourada (foi a segunda que conquistou).
Já dizia o Ben Stiller no 'Tropic Thunder', "in Hollywood you never go full retarded"... E talvez tenha sido esse o 'pecado' de Mickey Rourke, um (grande) actor que, quase de certeza absoluta, teve aqui a sua última hipótese de ganhar um prémio de alguma importância.
Numa cerimónia que pouco surpreendeu, dando sequência à tendência que os BAFTA e os Globos de Ouro já tinham estabelecido, Heath Ledger mereceu, mesmo que a título póstumo, a vitória na sua categoria, tal como Winslet e Wall-E.
O facto de 'Slumdog Millionaire' ter ganho tantos Oscares é algo com o qual eu discordo, mais porque não creio que o filme valha assim tanto do que por ter alguma crítica em especial a fazer a este... Achei ridículo o 'Iron Man' ou o 'Dark Knight' não terem arrecadado a estatueta para os melhores efeitos visuais e ainda estou para compreender como é que a Penélope Cruz ganhou o Oscar dela, mas, tal como em tudo na vida, até nos Oscares os votos não são o que aparentam e a maquina que funciona à volta dos membros da Académica, em termos de publicidade e de lobbying é tudo menos ineficaz... Algo que pode explicar algumas surpresas... como a omissão "Clint Eastwood".
E agora? Agora para o público português que não quiser 'retirar' da internet os filmes, teremos que esperar um pouco para ver alguns filmes estrearem nas salas nacionais. No que diz respeito aos títulos que ainda vão estrear neste ano de 2009 eu deixo aqui alguns (por ordem cronológica de estreia em Portugal) que, apesar de serem mais 'blockbusters' que grandes películas dramáticas, são filmes a observar (por mim, que isto dos gostos é altamente subjectivo):
- Já Estrearam: Valkyrie e Defiance
- 08-05-09 - Star Trek
Não sou, nem de perto nem de longe, um Trekkie. Mas tenho lido imenso sobre este filme, e tendo em conta a fórmula que tanto tem rendido à indústria do cinema (fazer um reboot a títulos já muitas vezes vistos no cinema, dando-lhes um ar mais sério e com bons argumentos), algo que o 007 e o Batman (agora o Star Trek), fizeram com imenso sucesso, tenciono ir ver este filme e conhecer uma parte do mundo ST que me ilude e escapa por completo.
- 14-05-09 - Angels and Deamons
Pondo de parte as polémicas com a Igreja ou a oposição que os dois livros, convertidos para filme, tiveram por parte da Igreja Católica e de sectores da sociedade mais conservadores, creio que aqui terei um filme capaz de me 'entreter' na pior das hipóteses...
- 09-07-09 - 2012
O trabalho de Roland Emmerich é o principal motivo que me leva a colocar aqui um filme que tanto pode dar em 'banhada' como pode ser algo giro de ver. Sinceramente não sei o que pensar dos filmes do realizador alemão, (continuo a tentar arranjar um leitor blu-ray onde consiga ver a versão do director do Tróia, que tem mais meia hora de filme e que promete melhorar aquilo que, historicamente falando, é um 'tiro nos pés' de todo o tamanho).
- 27-07-09 - Harry Potter and the Half Blood Prince
Chamem-me as vezes que quiserem de criança ou acusem-me de estar a promover um filme de miúdos. Eu não me importo nada. O número de vezes que já li a colecção Harry Potter (em inglês e em português) é demasiado grande para eu me importar com a qualidade dos filmes. Gosto de ver a adaptação, e espero não ficar desiludido. Se isso acontecer, também não perco muito. No caso de o filme estar giro, tenho sempre um bom programa para fazer com o meu mano mais novo.
E pronto, está tudo. Existem outros filmes (mais apelativos) que poderia ter mencionado mas, num ano em que não tenho tido tempo para ir ao cinema, eu não estou com muita vontade para suportar mais drama do que aquele que a 'vida real' já proporciona. Se existe algum ano em que não tenho grande vontade de ir ao cinema e de andar a ver filmes mais pesados, é este ano de 2009. Talvez por causa disso tenha colocado aqui títulos mais 'leves', com menos conteúdo e profundidade, mas que me permitam distrair-me e tirar a cabeça de preocupações durante uma hora e meia.
Sem comentários:
Enviar um comentário