sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eleições Legislativas 2009: Antevisão e Programas Eleitorais

A dois dias das eleições legislativas de onde sairá o XVIII Governo Constitucional deixo aqui, perante a curiosidade que me levou, mais do que a ouvir os "sound bites" que os jornais e telejornais divulgam, a procurar o programa dos 14 partidos e/ou coligações que, no círculo eleitoral a que pertenço (Lisboa), possuem candidaturas aceites, os links para os supra citados documentos (vejam o site do CNE - Comissão Nacional de Eleições - para mais informações e resultados - um excelente espaço).
Não que a maioria das pessoas (que vai votar) não tenha já decidido o seu sentido de voto. Creio todavia, ser importante, numa sociedade onde somos levados a consumir, a cada campanha eleitoral que passa, menos informação e mais propaganda, lermos aquilo que cada partido tem para dizer, para propor, no que ao período de 2009-2013 diz respeito, mesmo estando consciente que estas propostas e programas são tudo menos vinculativas (vide XVII G.C. - P.M. José Sócrates).
Abaixo encontram, ordenados por ordem alfabética (das siglas) os 14 partidos e/ou coligações que no dia 27 de Setembro vão a votos no círculo eleitoral de Lisboa, sendo que carregando nos links encontrarão os programas já mencionados.
Numa campanha onde se ouviu falar de muita "asfixia" e da "outra senhora" e cujo ponto alto (infelizmente, num tom sério, ainda bem, para quem gosta de humor, como é o caso deste autor) foi o "esmiuçar" feito pelos Gato Fedorento aos candidatos a Primeiro-Ministro e demais políticos das principais forças partidárias, resta-nos esperar por uma maioria relativa, independentemente do partido vencedor, por poucas ou nenhumas surpresas, e saudar a novidade que foram os Movimentos (MEP e MMS), tendo conseguido estes, com maior ou menor sucesso e meios, passar a sua mensagem para o grande público.
Em suma, num sufrágio que era importante, preferências aparte, ver concorrido (a abstenção e os indecisos terão um papel importante a dizer nas contas finais), tenho muita curiosidade em ver como votarão os professores e demais membros do sector da educação na função pública, um grupo bem grande, que todos os partidos, sem excepção (ok, talvez o PS seja a excepção neste caso) tentaram conquistar e chamar para o seu lado, aproveitando o descontentamento que as políticas do (ainda) actual Governo no sector criou.

sábado, 12 de setembro de 2009

MJ no 'Hall of Fame' da NBA



'His Royal Airness', o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos, Michael Jordan, foi ontem admitido no 'Hall of Fame' da National Basketball Association, a conhecidíssima NBA, o principal campeonato desta modalidade a nível mundial, que 'Air Jordan' venceu por seis vezes com os Chicago Bulls (1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998).

Vale a pena recordar um pouco da carreira deste fantástico jogador que, não fossem duas paragens voluntárias na prática do jogo, podia ainda ter ganho mais títulos com os 'Bulls', detendo no entanto um currículo e uma lista de recordes absolutamente impressionante e que será, durante muito tempo, difícil de quebrar.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

De regresso... as duas imagens mais giras da 'silly season' futebolística.

Agora começa o ano a sério. Aqui no Blog do Bernas vale a pena aproveitar para desejar a todos um grande 2009/2010, no que concerne aos projectos de cada um, quer estes sejam de índole pessoal, familiar, desportiva ou profissional.

(Não têm com sabor a Choco?)

Estas duas imagens foram retiradas do blogue Bola na Rede (link aqui) e eu achei-as simplesmente hilariantes, clubite aparte. Vale a pena rir um pouco com a criatividade que abunda na net...

(Próxima contratação: Iván de la Peña)

Um abraço a todos,

Bernardo Rosmaninho