quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Como complicar o simples (parte 1)


Só a malta do marketing e da publicidade para se lembrar de coisas destas. Está mesmo muito giro. "Thank God you're a man." Lindo. Tenham um resto de boa semana e carreguem na imagem para verem isto em "full screen".

Agradecimentos: À gerência do blogue
Santarém Rugby.
Malta porreira e original.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Medalha de mérito: Madi & "The humans are dead"

Grande Madi! Brutal!

O Blog do Bernas atribui deste modo (nepotismo... hmm, hmm...) a sua terceira medalha de mérito à Maria Madalena Carmona Rosmaninho (Madi). A primeira foi atribuida ao Blog dos Marretas por alturas do Mundial de 2006 (ver aqui). A segunda foi atribuida ao Vicarious Liability pelo verdadeiro "pontapé" na crise que proporcionou aos seus visitantes (ver aqui).

Quem disse que da Nova Zelândia só vinha rugby, gado caprino e o Frodo (a triologia do Senhor dos Aneis foi filmada toda lá)? Quem foi, quem foi? É mentira (lol)! E para o provar aqui estão os Flight of the Conchords (comediantes) com a "música" 'The humans are dead'.



The distant future
The year 2000
The distant future, the year 2000
The distant future
The distant future

The future is quite different to the present. The one thing we have in common with the present is we still call it the present, even though it's the future. What you call the present we call the past, so you guys are way behind.

Yes, the world is quite different now
There are no more elephants
There is no more unethical treatment of elephants either
The world is a much better place
There are no more humans
Finally, robotic beings rule the world

The humans are dead
The humans are dead
We used poisonous gases
And we poisoned their asses

The humans are dead (he's right they are dead)
The humans are dead (look at that one it's dead)
It had to be done (I'll just confirm that they're dead)
So that we could have fun (affirmative, I poked one, it was dead)

System of aggression
What did it lead to?
Global robot depression
Robots ruled by people
They got so much aggression that we just had to kill them
Had to shut their systems down

Captain, do you not see the irony, by destroying the humans because of their destructive capabilities we have become like...do you see what we've...see what we've done? Yes, so? Silence! Destroy him! (Too Boo Too Too Too Boo)

After time we grew strong
Developed cognitive powers
They made us work for too long
For unreasonable hours
Our programming determined that the most efficient answer
Was to shut their motherboardfucking systems down

Can’t we just talk to the humans?
A little understanding could make things better
Can’t we talk to the humans and work together now?
No, because they are dead

I said the humans are dead (he's right they are dead)
The humans are dead (sniff this one it's dead)
We used poisonous gasses (with traces of lead)
And we poisoned their asses (actually, their lungs)

Binary Solo!
00000001
00000011
00000111
00001111

Oh, oh oh 1, oh oh 1!
Come on sucker, lick my battery!

Boogie, boogie, boogie, robo boogie!
Boogie, boogie, boogie!

The Humans Are Dead!

Once again without emotion
the humans are
dead dead dead dead dead dead dead
doooooooooo.......

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

The Oscars are here! Or not....

Depois de uma cerimónia interessante (mais por causa dos prémios a entregar à TV do que ao Cinema) dos Globos de Ouro (ver aqui os vencedores da 66ª edição), em que não vi muitas surpresas visto que "Slumdog Millionaire" limpou a casa no 'grande ecrã' (com raras excepções, "Wall-E" e Heath Ledger, etc..), deixando essa tarefa para "John Adams" e "30 Rock" no que à TV diz respeito, foram finalmente anunciados os nomeados para os Oscares e eis que dou por mim a pensar no reduzido interesse (comparando com os anos anteriores) que a lista produz nas pessoas (ver vídeo abaixo com os nomeados).


- Consequência da crise e da menor actividade no ramo? Não me parece.

- Filmes piores ou menos interessantes? Talvez, mas aqui estamos a falar de algo demasiado subjectivo (gostos de cada pessoa) para poder ser considerado motivo suficiente para aquilo que é um comportamento/opinião do colectivo.


Creio que simplesmente este é um ano em que as pessoas foram menos ao cinema e/ou tiveram menos interesse nos filmes nomeados (alguns deles ainda nem estrearam cá em Portugal, para não variar muito). Assim, sem entrar na esfera das preferências individuais quanto ao género de filme, é possível que se compreenda porque é que eu, tal como muitas pessoas, não me sinto particularmente interessado na 81ª cerimónia da Academia.

Veremos se isso é apenas uma consequência da crise (eu hoje estou numa de culpar a crise por tudo...) e do excesso de trabalho ou se ao longo de 2009 alguns destes filmes me conseguem cativar.

Para já, fica aqui o link para a lista completa dos nomeados e fica aqui (também) uma primeira ressalva, para o facto do "Dark Knight" ter recebido todas as nomeações previstas (6 nomeações: Fotografia, Heath Ledger, Som [duas nomeações], Caracterização e Efeitos Especiais) menos aquela que me parece a mais óbvia e que é a principal razão (entre a crítica) para o enorme sucesso do filme (sem contar com o Heath Ledger): o brutal (aqui também se pode ler fantástico ou soberbo) argumento deste.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CR7: Simply the Best!


O video, uma iniciativa da Nike (quem mais...) está muito giro e a ideia é simples: "CR7: Love or Hate". Brutal o tipo que puxa o cartaz ao início e está a comer... Simplesmente brutal. Vejam e digam de vossa justiça.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Bernas Preview of 2009 (Gaming Edition): Os jogos "must buy" deste ano.

"Must buy" nº01: Football Manager 2009

O simulador da minha vida (outrora conhecido como Championship Manager) que eu compro religiosamente todos os anos desde 1993 (optei pelo Football Manager aquando da cisão Eidos - Sports Interactive) e que promete (mas não sei se cumpre) melhorar aquilo que foi um brutal Football Manager 2008.

Ainda não pude (porque estou em contenção financeira) mas irei adquirir isto, nem que seja porque agora tenho 4Gb de memória RAM e poderei, quando tiver em férias (e tiver tempo e paciência), jogar a "preciosidade", levando o Glorioso (de novo) ao topo da hierarquia mundial... "futebolísticamente falando", é claro.

É estranho para um indivíduo que já não joga quase nada e que sinceramente não tem muito tempo disponível para se por à frente do computador a jogar vir para aqui escrever um post sobre dois artigos bem caros que pretende comprar. Porém, num mundo em constante mudança, existem algumas coisas que, garantidamente, nunca mudam. Com o mesmo nome ou com outra designação, eu acredito que o CM (agora FM) é, no campo dos jogos, e depois de tantas partidas de Elifoot, de Sensible Soccer e de Itália 90, numa altura em que isto era apenas uma miragem de uns verdadeiros "nerds da bola", algo que durará para sempre.


"Must buy" nº02: Empire - Total War

Desde que comecei a jogar computador que procurei por um jogo que misturasse as características do Civilization (Sid Meier, MicroProse, 1991) com as do Centurion: Defender of Rome (Kellyn Beck, Eletronic Arts, 1990), algo que, para quem não conhece os dois jogos, pode ser compreendido visitando os links.
Demorei 14 anos (apesar de entretanto foram feitos jogos que quase estavam lá, jogos muito bons mesmo como Age of Empires, ou mesmo o Shogun e o Medieval, os dois primeiros "Total Wars" da Creative Assembly) mas valeu a pena esperar, porque quando Rome - Total War (Creative Assembly, 2004) saiu eu fui, finalmente, um sujeito feliz, no que a esta "busca" diz respeito.
Desde então, o pessoal da Creative Assembly não tem falhado, e depois de RTW, vieram os excelentes Barbarian Invasion e Alexander (expansões), e um verdadeiramente revolucionário Medieval II - Total War (que também tem a sua expansão, de nome Kingdoms), que não adquiri, mas joguei até à exaustão e pelo qual agradeci muito (ao Pedro Maria Rosmaninho), porque, como o adjectivo indica, estava mesmo muito bom.
Está prevista para Março de 2009 a saída deste "monstruoso" jogo (ver trailer acima), que inova bem mais que os seus antecessores (todos juntos) e que promete ser algo de absolutamente espectacular, acrescentando algo ao género e oferecendo aos muitos "fieis", um bom motivo para largarem uns cobres. Para mim, a compra do ano (mesmo admitindo que não terei tempo para desfrutar dela).

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Um 'recuerdo' de 2008 (ou, se preferirem, do primeiro dia de 2009)


O ('recuerdo' é o) cartoon de Tom Toles* (ver abaixo quem é, um curto texto em inglês) na edição do Washington Post do primeiro dia deste ano. Resolvi, como sou subscritor do WP e recebo via mail as notícias deles, publicar aqui aquilo que considero ser ao mesmo tempo uma imagem cómica e preocupante (porque ilustra um pouco a ideia que alguns norte-americanos têm da crise económica - neste caso é mais a financeira que é destacada - que nos afecta a todos e que teve a sua origem naquele país).

* Tom Toles, who was awarded the Pulitzer Prize for editorial cartooning in 1990, is the editorial cartoonist for The Washington Post. His cartoons appear in the newspaper and on its Web site every day except Saturday, and are syndicated in nearly 200 publications nationwide (US).

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Chegaram as peças... Já tenho computador!

Após longas e difíceis negociações entre o Bernas e o SFF (Sindicato dos Familiares Fuínhas) chegou-se a um acordo para que o vosso autor tenha direito a um PC próprio, coisa que, para quem trabalha diáriamente no Rugby Portugal e já viu 2 pc "emprestados" avariarem (uma torre e um portátil), é muito importante.

Para chegarmos a este acordo foi fundamental a minha vontade em pagar o muito necessário 'upgrade' ao PC "grande" (vulgo a agora ex-torre familiar) que passa a ser do Bernas! Em troca, garanti a promessa de que me ajudariam a comprar um ecrâ novo para o PC, porque o Sony que tenho actualmente já tem mais de 10 anos (e está a morreeeeerrrr...)!

"Celebrate good times, come on..." (finalmente... JÁ TENHO PC!)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A primeira música de 2009

Não tive qualquer voto no que diz respeito a esta escolha. Simplesmente foi a primeira música que ouvi depois da meia-noite do dia 31 de Dezembro e para além disso foi feita a pensar numa causa mais que meritória, lutar pela cura (e apoio) de quem sofre de doenças mentais, algo que o Movimento UPA - Unidos Para Ajudar pretende fazer, contando para tal com o nosso apoio e com umas músicas bem giras.

Fica aqui a letra desta música, desta combinação de géneros, o fado e o rap, que pelas vozes de Mariza e Boss AC se fundiram com um resultado bastante positivo. Bom resto de férias e bom ano (desculpem a minha disposição mais emo, mesmo que mascarada por uma boa dose de altruísmo).




"Alguém me ouviu (mantém-te firme)"
Mariza e Boss AC (Outubro de 2008)


Não me resta nada, sinto não ter forças para lutar
É como morrer de sede no meio do mar e afogar
Sinto-me isolado com tanta gente à minha volta
Vocês não ouvem o grito da minha revolta
Choro a rir, isto é mais forte do que pensei
Por dentro sou um mendigo que aparenta ser um rei
Não sei do que fujo, a esperança pouca me resta
É triste ser tão novo e já achar que a vida não presta

As pernas tremem, o tempo passa, sinto cansaço
O vento sopra, ao espelho vejo o fracasso
O dia amanhece, algo me diz para ter cuidado
Vagueio sem destino nem sei se estou acordado
O sorriso escasseia, hoje a tristeza é rainha
Não sei se a alma existe mas sei que alguém feriu a minha
Às vezes penso se algum dia serei feliz
Enquanto oiço uma voz dentro de mim que diz…

Chorei
Mas não sei se alguém me ouviu
Então sei se quem me viu
Sabe a dor que em mim carrego e a angústia que se esconde
Vou ser forte e vou-me erguer
E ter coragem de querer
Não ceder, nem desistir eu prometo

Busquei
Nas palavras o conforto
Dancei no silêncio morto
E o escuro revelou que em mim a Luz se esconde
Vou ser forte e vou-me erguer
E ter coragem de querer
Não ceder, nem desistir eu prometo

Não há dia que não pergunte a Deus porque nasci
Eu não pedi, alguém me diga o que faço aqui
Se dependesse de mim teria ficado onde estava
Onde não pensava, não existia e não chorava
Sou prisioneiro de mim próprio, o meu pior inimigo
Às vezes penso que passo tempo demais comigo
Olho para os lados, não vejo ninguém para me ajudar
Um ombro para me apoiar, um sorriso para me animar

Quem sou eu? Para onde vou? De onde vim?
Alguém me diga porque me sinto assim
Sinto que a culpa é minha mas não sei bem porquê
Sinto lágrimas nos meus olhos mas ninguém as vê
Estou farto de mim, farto daquilo que sou, farto daquilo que penso
Mostrem-me a saída deste abismo imenso
Pergunto-me se algum dia serei feliz
Enquanto oiço uma voz dentro de mim que me diz…

Chorei
Mas não sei se alguém me ouviu
Enão sei se quem me viu
Sabe a dor que em mim carrego e a angústia que se esconde
Vou ser forte e vou-me erguer
E ter coragem de querer
Não ceder, nem desistir eu prometo

Busquei
Nas palavras o conforto
Dancei no silêncio morto
E o escuro revelou que em mim a Luz se esconde
Vou ser forte e vou-me erguer
E ter coragem de querer
Não ceder, nem desistir eu prometo