quinta-feira, 24 de julho de 2008

Férias (o Blog do Bernas volta na última semana de Agosto)

(foto acima: évora - foto abaixo: lagoa de santo andré)
Bem, vou de férias e encerro até ao fim de Agosto o blogue. Obrigado aos visitantes do site pela vossa presença e ocasional comment. Convido-vos a fazerem um bom 'scroll down' e a lerem os meus posts mais recentes ou a pesquisarem pelos mais antigos. Em todo o caso deixei (propositadamente) muito conteúdo por postar que, num futuro próximo, vai aparecer aqui no Blog do Bernas. Espero que se encontrem todos bem. Boas férias e um abraço.

"There will be sports"

Agora que (finalmente) vou de férias e que encerro até Setembro o Blog do Bernas deixo aqui algumas sugestões para os fanáticos do desporto se entreterem durante o verão. Aparte o pequeno promenor de ter "roubado" o título do post ao filme do Daniel Day-Lewis ("There will be blood") deixo aqui algumas sugestões para quem quiser acompanhar a 70ª Volta a Portugal, os Jogos Olímpicos e, a decorrer agora, o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins. Até já, boas férias e um abraço.

Podem acompanhar o Europeu de Hóquei em Patins 2008, que está a decorrer em Oviedo, Espanha, no site da organização (aqui). O campeonato já vai nos quartos de final e Portugal não ganha a prova desde 1998, quando em Paços de Ferreira, Portugal bateu a Espanha na sua última final vitoriosa.

Embora nem todos apreciem passar umas horas durante dez dias a acompanhar o esforço e o espetáculo da Volta a Portugal em Bicicleta, eu sou daqueles que não só adora o desporto, como segue religiosamente a subida anual à Torre e ao Alto da Senhora da Graça. Para esta prova ficam aqui dois links: o do site da organização (aqui) e o do site SuperCiclismo, uma espécie de biblia da modalidade, que terá, de certeza, um bom acompanhamento das incidências (aqui).

Os Jogos Olímpicos são, desde sempre, algo que captiva a atenção de milhões e milhões à volta do mundo. Em cada edição dos Jogos, de quatro em quatro anos, representantes de mais de 150 países competem para serem os melhores na sua modalidade, dando corpo ao lema 'Citius, Altius, Fortius' (que significa 'O Mais Rápido, O Mais Alto, O Mais Forte') que preside as provas. A representação portuguesa, nestes jogos a maior de sempre, deixa-nos sempre à espera das tão ambicionadas medalhas e, se possível, de ouvirmos o nosso hino nesta celebração global do desporto. Após muita procura, deixo aqui o link para a cobertura do site do Jornal Record, que é aquela que apresenta a maior diversidade e profundidade na abordagem a esta edição (aqui).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Maratona de Cinema com o Zézé...

Lá fui ao cinema com o Zé ver uns filmes ao OeirasParque, coisa que não fazia há imenso tempo. Aparte do facto de não comermos grande coisa antes, durante e depois do filme (não havia muita fome e o puto agora usa aparelho portanto não me ía por a morfar pipocas sem que ele pudesse também comer) ficam aqui os "trailers" para quatro filmes. Dois deles eu vi com o Zé (o 'Narnia: Prince Caspian' que está muito melhor que o primeiro da série; e o 'Kung-Fu Panda', que está absolutamente brutal!). Um quero ir ver (o novo 'Batman', porque quero saber como se safou o Heath Ledger num papel que o Jack Nicholson tinha feito com um sucesso monstruoso) e já estreou e outro que ainda está a ser feito mas que promete fazer rir muito boa gente (o 'Ice Age 3'). Fiquem bem e bons filmes.

'Chronicles of Narnia: Prince Caspian'


'Kung-Fu Panda'


'Batman - The Dark Knight'


'Ice Age 3'

sábado, 19 de julho de 2008

"Isto é tudo uma cabala!" Yeah right...

Valentim Loureiro foi condenado a 3 anos e 2 meses de prisão por abuso de poder e prevaricação. E mesmo assim foi só com pena suspensa. Ninguém disputou a veracidade das escutas, apenas se estas deviam ou não ser admitidas no julgamento.
E mesmo assim se mantém o "Major" á frente da Câmara de Gondomar (e anunciou recandidatura), da Mesa da AG da Liga de Clubes, do Metro do Porto, entre outros cargos, dos quais não abdica nem se demite.
Qual Pinto da Costa, mas sem um Futebol Clube do Porto que o ampare, sem uma cadeira fixa à qual se possa agarrar. É uma pena a leviandade com que estas personalidades abundam e circulam na nossa realidade, sem que algo se faça contra isso.

domingo, 13 de julho de 2008

Europeu de Sevens 2008 (dia 2/2) ANEXO

Final Cup Results

Final Plate Results

Final Bowl Results

Final Team Ranking (1st place to 5th place are qualified for Sevens Rugby World Cup 2009 in Dubai):
01. Portugal (Cup winner)
02. Wales
03. Georgia
04. Ireland
05. Italy (Plate winner)
06. Spain
07. Germany
08. Ukraine
09. Russia (Bowl winner)
10. Romania
11. Poland
12. Belgium

Player Ranking (Points):
01. Pedro Leal (Por) - 74 pts
02. Merab Kvirikashvili (Geo) - 52 pts
03. Martin Roberts (Wal) - 45 pts
04. Ian Keatley (Ire) - 38 pts
05. Mustafa Güngör (Ger) - 36 pts

Player Ranking (Tries):
01. Oleg Kvasnitsa (Ukr) - 7 tries
02. Pedro Leal (Por) - 6 tries
03. Merab Kvirikashvili (Geo) - 6 tries
04. Juan Cano (Spa) - 6 tries
05. Martin Roberts (Wal) - 5 tries

Europeu de Sevens 2008 (dia 2/2)

Neste segundo dia vamos mostrar-vos os últimos jogos de grupos, as finais e o ranking final, bem como os quadros classificativos, estatísticas e (finalmente) algumas fotos! Já agora, PORTUGAL GANHOU! E É O "NOVO" CAMPEÃO EUROPEU! Se o texto com que iniciei o acompanhar deste evento (ver: aqui) fazia sentido na altura, agora ainda mais sentido faz, por força do resultado que (novamente) a selecção portuguesa de sevens obteve em Hannover.

Foi uma vergonha a falta de divulgação que este torneio teve e a inexistência de cobertura televisiva para uma prova tão curta e tão interessante. Como é que alguém quer que esta modalidade (rugby) seja considerada a sério se a principal confederação europeia não consegue ver as suas provas transmitidas pelo principal veículo de comunicação das últimas décadas! É que nem na web existia algo disponível para os adeptos verem! Como querem levar a sério a pretensão de ver os Sevens aceites como modalidade olímpica quando não se consegue divulgar minimamente a prova mais importante (a nível europeu) desta variante do rugby?!

Ficam mal nesta "pintura" a FIRA-AER, que organiza estas series e que já tinha a obrigação (há alguns anos) de começar a ver a TV! como meio primordial para promover o rugby europeu; fica mal aqui a televisão estatal (e privada) portuguesa que desde o Torneio do Vale do Tejo até ao Torneio inter-escolas de Laranjinha de Serpa, quase tudo transmite, e que não ponderou (ainda) a possibilidade de conceder aos Sevens algum tempo que não seja num horário recondido da RTP 2 (quando já o devia ter feito no Mundial de XV); e a Federação Portuguesa, a FPR, que não fez absolutamente nada em termos de divulgação e que já tem seis títulos europeus para mostrar (em 7 edições da prova), um argumento na minha opinião forte e em comparação com o nosso palmarés no rugby de xv e algo que já devia ter sido usado para convencer um dos muitos media a dar uma cobertura "especial" a este evento de dois dias que tão bons resultados nos dá regularmente.

Última Jornada da Fase de Grupos

Grupo 2 - Wales-Belgium: 33-12 (19-0)
(1aP)
(Wal) Martin Roberts (convertido)
(Wal) Alec Jenkins (n/convertido)
(Wal) Richie Pugh (convertido)
(2aP)
(Bel) Viktor Bouteiller (convertido)
(Wal) Martin Roberts (convertido)
(Bel) Johann Bombaerts (n/convertido)
(Wal) Andrew Powell (convertido)

Grupo 1 - Portugal-Georgia: 26-10 (19-0)
(1aP)
(Por) Sebastião Cunha (convertido)
(Por) David Mateus (n/convertido)
(Por) Pedro Leal (convertido)
(2aP)
(Geo) Merab Kvirikashvili (n/convertido)
(Por) Pedro Leal (convertido)
(Geo) Alexander Nizharadze (n/convertido)

Grupo 2 - Italy-Ukraine: 31-15 (12-10)
(1aP)
(Ukr) Jaba Malaguradze (n/convertido)
(Ukr) Dmytro Kirsanov (n/convertido)
(Ita) Benjamin Tomaghelli (convertido)
(Ita) Roberto Mariani (n/convertido)
(2aP)
(Ukr) Jaba Malaguradze (n/convertido)
(Ita) Marko Stanojevic (convertido)
(Ita) Kristopher Burton (convertido)
(Ita) Simone Favoro (n/convertido)

Grupo 1 - Russia-Germany: 21-24 (14-05)
(1aP)
(Ger) Christopher Weselek (n/convertido)
(Rus) Andrey Kuzin (convertido)
(Rus) Evgeny Matveev (convertido)
(2aP)
(Rus) Igor Galinovsky (convertido)
(Ger) Alexander Pipa (n/convertido)
(Ger) Alexander Pipa (convertido)
(Ger) Güngör (convertido)

Grupo 2 - Ireland-Poland: 17-7 (12-0)
(1aP)
(Ire) Ian Keatley (n/convertido)
(Ire) Seamus Mallon (convertido)
(2aP)
(Pol) Maciej Maciejewski (convertido)
(Ire) Andrew Maxwell (n/convertido)

Grupo 1 - Spain-Romania: 14-0 (7-0)
(1aP)
(Spa) Javier Canosa (convertido)
(2aP)
(Spa) Pablo Feijoo (convertido)

Grupo 1 - Classificação Final

Grupo 2 - Classificação Final

sábado, 12 de julho de 2008

Europeu de Sevens 2008 (dia 1/2) ANEXO

Grupo 1 - Classificação


Grupo 2 - Classificação

Europeu de Sevens 2008 (dia 1/2)

Nota prévia: Como prometi, ficam aqui os resultados do 1º dia e uma imagem com as classificações. Deixo aqui também o calendário para amanhã. Não esquecer que em Hannover a hora é CEST (Central European Summer Time) - ie GMT/+2 (no inverno e primavera) e GMT/+1 (no verão e outono) - portanto os jogos realizam-se (para quem mora em Portugal) uma hora mais cedo do que o publicitado no site. No meu post anterior esqueci-me de actualizar as horas... daí a explicação. Queria destacar o brilhante trabalho da organização, que apenas falta ser complementado com umas fotos. Tudo o resto está excelente.

No que diz respeito á prestação nacional, a palavra de ordem é "demolidora". Excepto no jogo com a Alemanha, em que a equipa da casa (grande surpresa e protagonista do melhor jogo do dia, com grande reviravolta, contra a Espanha) nos deu mais dificuldades, foi uma autêntica limpeza. Brutal a forma como os actuais campeões europeus (Russia) foram "despachados" com 45 pontos. Um verdadeiro cabaz. Agora venha daí a Geórgia e o primeiro lugar no grupo.

Sigam o LINK para o calendário de amanhã que, por uma questão de dimensão do post, não coloco aqui. Pior jogo: o primeiro de todos (Russia-Geórgia). Boas surpresas: Alemanha e Ucrânia. Voltem cá, para o resumo do último dia da prova. Até lá, ficam aqui os resumos dos jogos e o quadro classificativo (que ponho num post anexo).

Grupo 2 - Wales-Italy: 33-12 (12-05)
(1aP)
(Wal) Andrew Powell (convertido)
(Wal) James Merriman (n/convertido)
(Ita) Benjamin Tomaghelli (n/convertido)
(2aP)
(Wal) Andrew Powell (convertido)
(Ita) Michele Sepe (convertido)
(Wal) Jonathan Edwards (convertido)
(Wal) Gareth Chapman (convertido)

Grupo 1 - Portugal-Russia: 45-5 (26-0)
(1aP)
(Por) Vasco Uva (n/convertido)
(Por) David Mateus (n/convertido)
(Por) Pedro Cabral (convertido)
(Por) Diogo Mateus (convertido)
(2aP)
(Por) David Mateus (convertido)
(Rus) Alexander Shakirov (n/convertido)
(Por) Gonçalo Foro (convertido)
(Por) (ensaio - falta jogador) (n/convertido)

Grupo 2 - Ireland-Belgium: 31-0 (21-0)
(1aP)
(Ire) Richard Briggs (convertido)
(Ire) Andrew Maxwell (convertido)
(2aP)
(Ire) Andrew Maxwell (convertido)
(Ire) Richard Briggs (n/convertido)
(Ire) Christopher Henry (convertido)

Grupo 1 - Spain-Georgia: 5-28 (5-7)
(1aP)
(Geo) Alexander Todua (convertido)
(Spa) Juan Cano (n/convertido)
(2aP)
(Geo) Giorgi Chkhaidze (convertido)
(Geo) Simon Masuradze (convertido)
(Geo) Simon Masuradze (convertido)

Grupo 2 - Ukraine-Poland: 21-14 (?)
(Pol) Donald Gargasson (convertido)
(Pol) Rafal Janeczko (convertido)
(Ukr) Ponomarenko (convertido)
(Ukr) Oleksandr Lyubiy (convertido)
(Ukr) Ponomarenko (convertido)

Grupo 1 - Germany-Romania: 17-12 (12-7)
(1aP)
(Rom) Daniel Nainer (convertido)
(Ger) Christopher Weselek (n/convertido)
(Ger) Tim Kasten (convertido)
(2aP)
(Rom) Madalin Lemnaru (n/convertido)
(Ger) Markus Walger (n/convertido)

Grupo 2 - Ireland-Italy: 17-12 (7-5)
(1aP)
(Ire) Brian Tuohy (convertido)
(Ita) Tomas Pucciariello (n/convertido)
(2aP)
(Ita) Alessandro Onori (convertido)
(Ire) Darren Cave (n/convertido)
(Ire) Darren Cave (n/convertido)

Grupo 1 - Spain-Russia: 7-29 (7-10)
(1aP)
(Rus) Andrey Kuzin (n/convertido)
(Spa) Juan Cano (convertido)
(Rus) Andrey Garbuzov (n/convertido)
(2aP)
(Rus) Evgeny Matveev (n/convertido)
(Rus) Viktor Gresev (convertido)
(Rus) Alexander Shakirov (convertido)

Grupo 2 - Wales-Ukraine: 21-17 (?)
(1aP)
(Wal) Martin Roberts (convertido)
(Wal) Jonathan Edwards (convertido)
(Ukr) Jaba Malaguradze (n/convertido)
(Ukr) Ruslan Tserkovniy (n/convertido)
(Ukr) Giorgi Todradze (convertido)
(Wal) Gareth Chapman (convertido)

Grupo 1 - Portugal-Germany: 14-12 (7-5)
(1aP)
(Ger) Güngör (n/convertido)
(Por) Pedro Silva (convertido)
(2aP)
(Ger) Weselek (convertido)
(Por) Pedro Cabral (convertido)

Grupo 2 - Poland-Belgium: 21-19 (14-12)
(1aP)
(Pol) Mariusz Motyl (convertido)
(Bel) David Nemsadze (n/convertido)
(Bel) Kevin Williams (convertido)
(Pol) Artur Maros (convertido)
(2aP)
(Pol) Mariusz Motyl (convertido)
(Bel) Kevin Williams (convertido)

Grupo 1 - Romania-Georgia: 0-12 (0-0)
(2aP)
(Geo) Merab Kvirikashvili (convertido)
(Geo) Merab Kvirikashvili (n/convertido)

Grupo 2 - Wales-Ireland: 26-14 (14-12)
(1aP)
(Wal) James Lewis (convertido)
(Ire) Andrew Maxwell (convertido)
(Wal) Andrew Powell (n/convertido)
(Ire) James Coughlan (convertido)
(2aP)
(Wal) Ian Keatley (convertido)

Grupo 1 - Portugal-Spain: 28-5 (14-5)
(1aP)
(Por) Pedro Cabral (convertido)
(Spa) Rafael Camacho (n/convertido)
(Por) Pedro Silva (convertido)
(2aP)
(Por) Pedro Leal (convertido)
(Por) Diogo Coelho (convertido)

Grupo 2 - Italy-Poland: 40-0 (19-0)
(1aP)
(Ita) Antonio Mannato (n/convertido)
(Ita) Alvaro Lopez Gonzalez (convertido)
(Ita) Marko Stanojevic (convertido)
(2aP)
(Ita) Marko Stanojevic (convertido)
(Ita) Simone Favoro (convertido)
(Ita) Simone Gentile (convertido)

Grupo 1 - Russia-Romania: 19-19 (7-19)
(1aP)
(Rom) Viorel Lucaci (convertido)
(Rom) Madalin Lemnaru (n/convertido)
(Rus) Sergey Trishin (convertido)
(Rom) Viorel Lucaci (convertido)
(2aP)
(Rus) Alexander Gvozdovskiy (convertido)
(Rus) Igor Galinovsky (convertido)

Grupo 2 - Ukraine-Belgium: 22-12 (15-0)
(1aP)
(Ukr) Ruslan Tserkovnuu (n/convertido)
(Ukr) Oleg Kvasnitsa (n/convertido)
(Ukr) Oleg Kvasnitsa (n/convertido)
(2aP)
(Bel) Kevin Williams (n/convertido)
(Ukr) Sergey Tserkovnyy (convertido)
(Bel) Jéremie Maes (convertido)

Grupo 1 - Germany-Georgia: 0-26 (0-14)
(1aP)
(Geo) Bidzina Samkharadze (convertido)
(Geo) Merab Kvirikashvili (convertido)
(2aP)
(Geo) Giorgi Chkaidze (n/convertido)
(Geo) Alexander Todua (convertido)

Grupo 2 - Wales-Poland: 38-7 (12-7)
(1aP)
(Wal) Rhodri McAtee (n/convertido)
(Pol) David Banaszek (convertido)
(Wal) Martin Roberts (convertido)
(2aP)
(Wal) James Lewis (convertido)
(Wal) Rhodri McAtee (n/convertido)
(Wal) James Lewis (convertido)
(Wal) Martin Roberts (convertido)

Grupo 1 - Portugal-Romania: 38-0 (14-0)
(1aP)
(Por) Pedro Cabral (convertido)
(Por) Vasco Uva (convertido)
(2aP)
(Por) David Mateus (convertido)
(Por) Diogo Mateus (n/convertido)
(Por) Antonio Aguilar (convertido)
(Por) Sebastião Cunha (n/convertido)

Grupo 2 - Ireland-Ukraine: 26-7 (14-7)
(1aP)
(Ire) Kieran Campbell (convertido)
(Ukr) Oleg Kvasnitsa (n/convertido)
(Ire) Ian Keatley (convertido)
(2aP)
(Ire) Andrew Maxwell (n/convertido)
(Ire) Seamus Mallon (convertido)

Grupo 1 - Spain-Germany: 26-22 (0-17)
(1aP)
(Ger) Mathieu Franke (n/convertido)
(Ger) Mustafa Güngör (convertido)
(Ger) Mathieu Franke (n/convertido)
(2aP)
(Spa) Pablo Feijoo (convertido)
(Ger) Mustafa Güngör (n/convertido)
(Spa) (ensaio - falta jogador) (n/convertido)
(Spa) (ensaio - falta jogador) (convertido)
(Spa) Pablo Feijoo (convertido)

Grupo 2 - Italy-Belgium: 17-10 (5-5)
(1aP)
(Ita) Michele Sepe (n/convertido)
(Bel) Mathieu Verschelden (n/convertido)
(2aP)
(Ita) Alessandro Onori (n/convertido)
(Bel) Simon Marote (n/convertido)
(Ita) Marko Stanojevic (convertido)

Grupo 1 - Russia-Georgia: 0-5 (0-0)
(2aP)
(Geo) Merab Kvirikashvili (n/convertido)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Hannover 7's 08 (europeu de rugby de 7)

É uma vergonha que a Federação Portuguesa de Rugby, numa variante da modalidade onde fomos pentacampeões europeus (em 6 edições da prova) só hoje tenha algo no seu site sobre a mesma, sem qualquer destaque especial, sem que esteja assegurada a transmissão transmissiva de um estilo de torneio que é, por norma, extremamente curto (2, 3 dias) e extremamente vivo e interessante, tanto para os (muitos) espectadores, como para aqueles que assistem via TV.
Não se fez publicidade, o jornais só hoje (ou ontem) disseram qual era a equipa convocada, ninguém sabe nada sobre o assunto e o torneio começa AMANHÃ! Não é daqui a um mês ou uma semana, é amanhã, terminando no domingo. Publicidade de uma variante onde, de facto, somos mesmo muito bons, atraindo assim as pessoas a virem assistir e jogar rugby? Zero! Assim é dificil, mesmo para uma federação que, na minha opinião, tem feito um trabalho muito bom a todos os níveis, contribuir para o alargar da base de adeptos e praticantes da modalidade.
Deixo aqui algumas informações sobre a Fase Final do Europeu de Rugby de 7 de 2008, que vai decorrer em Hannover, na Alemanha, neste fim-de-semana, o link para o site (muito bom) da organização, os convocados, a qualificação e o calendário, bem como o local onde se vão realizar todos os jogos. Os meus parabéns à Federação Alemã de Rugby, que vai ter os Séniores de XV no 6 Nações B no próximo torneio, pela organização.

Os campeões anteriores:
2002 - Portugal
2003 - Portugal
2004 - Portugal
2005 - Portugal
2006 - Portugal
2007 - Russia

Os nossos convocados:
01 - Adérito Esteves (GD Direito)
02 - David Mateus (Belenenses)
03 - Gonçalo Foro (CDUL)
04 - Vasco Uva (Montpellier)
05 - Pedro Silva (Belenenses)
06 - Pedro Leal (GD Direito)
07 - António Pinto (Cascais)
08 - Diogo Mateus (Belenenses)
09 - Diogo Coelho (Agronomia)
10 - Pedro Cabral (CDUL)
11 - Sebastião Cunha (Belenenses)
12 - António Aguilar (GD Direito)
Treinador - Tomaz Morais

Os jogos de Portugal (ver aqui qualificação):
12/07/2008 (Sábado)
(12H20) PORTUGAL vs ROMÉNIA
(14H50) PORTUGAL vs ESPANHA
(16H40) PORTUGAL vs ALEMANHA
(19H50) PORTUGAL vs RÚSSIA
13/07/2008 (Domingo)
(10H50) PORTUGAL vs GEÓRGIA

Os grupos:
G1 - Portugal, Espanha, Rússia, Alemanha, Roménia e Geórgia
G2 - País de Gales, Irlanda, Itália, Bélgica, Polónia e Ucrânia

Favoritos (para além de Portugal) eu diría que são a Irlanda, o País de Gales, a Itália e a Rússia. Capazes de fazer uma surpresa são a Alemanha, a Ucrânia, a Geórgia e a Roménia. Não prevejo grandes feitos de Bélgica e Polónia, mas espero estar enganado! Vejam no site do Torneio o separador da qualificação para verem como cada selecção se qualificou.

Eu vou colocar aqui um post só com o calendário e vou actualizando os dados no fim de cada dia. Caso tenha fotos, colocarei também aqui. Visitem o site, vale a pena. Recordo que as selecções que passam ás meias-finais (1º e 2º de cada grupo) apuram-se automáticamente para o Mundial de Sevens no Dubai em 2009. O 5º classificado final do torneio também é apurado para o mundial. Merecia mais divulgação, esta equipa (muito boa) e esta prova, que queremos ganhar!

"As andanças do futebol Lusitano" - A tua novela de verão! (Director's Cut)

No Linhas de Passe... e mais não digo.

domingo, 6 de julho de 2008

Post nº 500 - (Pré) Aviso de férias (do Blog do Bernas, não minhas) e actualizações.

Depois de ameaçar que o faria, começo a preparar as coisas para colocar o meu blog de férias. Fazer uma pausa de um mês, mês e meio, para descansar um pouco dos posts é algo que me parece bem. Antes disso, porém, ficam aqui algumas novidades em relação ao 'layout' e conteúdos do site.

Mudei as cores e reduzi drasticamente o número de links nas 'sidebars' e de posts na página inicial (tentar diminuir o "massacre" no 'scroll down'). A principal mudança em termos de conteúdo foi feita nos "sites recomendados", onde se procedeu a uma autêntica revolução.

Visitem os sites "novos"e não deixem de dar uma olhadela nos "resistentes" da lista. É uma boa sugestão que aqui faço e que estendo a apenas uma competição, a começar (e acabar) em Agosto, e que não vou acompanhar aqui, mesmo que prometa fazer um post sobre o assunto antes da cerimónia de abertura. Falo, obviamente, dos Jogos Olímpicos de Pequim (que o jornal Record acompanha de forma brutal, dando especial importância à participação portuguesa, no seu website - sigam o link que forneci).

- o Delícias e Companhia - um site de culinária que para além de uma lista brutal de outros sites do resto apresenta umas receitas muito interesantes;
- a Janela Indiscreta - o site do autor do programa de rádio com o mesmo nome na Antena 1;
- o Lóbi - um dos meus sites favoritos que não tem um tema específico mas que conta com muito humor e política;
- o O Requerimento É Idiota - um blog que divagueia entre a crítica e o humor sendo muito bom em ambos;
- o Sinédrio-FDL - que ainda estou para ver se é uma "Agremiação Triangular Secreta da Faculdade de Direito de Lisboa" e um "Movimento regenerador da Tertulia Libertas" ou se não passa de mais um site que sazonalmente expõe a sua visão dos problemas e realidade da Faculdade de Direito de Lisboa;
- e o Verbum pro Verbo - o blog da Persona Naturale que me 'escapou' durante muito tempo porque estava sempre a perder o endereço dele e que não só achei interessante em termos de posts mas também em termos de links já que vale muito a pena ver a 'rede' de sites da autora.


Daqui para a frente os posts serão menores (em quantidade), uma atitude em tudo extensível ao Linhas de Passe, onde apenas tenho uma sondagem (melhor golo do Euro2008) e um post (o terceiro post - e último - da minha série referente à história do Liverpool FC) para colocar antes de ir também "de férias". Ficam assim parados, em termos de posts meus, estes dois sites, até dia 1 de Setembro. Falta pouco para que assim seja, mas as "férias" (do blog) aproximam-se...

"Basic Guide to Rugby" - Introdução ao Rugby, 2ª Parte

Este é um guia básico para o primeiro contacto com o Rugby e encerra a minha rubrica "Introdução ao Rugby" que estava, há muito tempo, para ser concluída com a sua segunda parte. Aqui abordarei a constituição de uma equipa de rugby, as principais situações de jogo, algumas regras fundamentais e aspectos importantes do equipamento de jogo.
Este é apenas um guia muito básico, uma introdução a uma modalidade. O resto da aprendizagem é feita nos treinos e deve ser complementada com os conhecimentos dos treinadores e com a documentação apropriada. Em todo o caso, estes textos e o material táctico são adaptados do blogue Rugbygues que fornece uma visão inicial dos fundamentos mais rudimentares do jogo. Fica aqui o meu agradecimento aos autores do mesmo.


Uma Equipa de Rugby
Os avançados: Nº1 ao Nº8
Os médios: Nº9 e Nº10

Os 3/4s: Nº11 ao Nº15

Nº 01 - Pilar
Nº 02 - Talonador
Nº 03 - Pilar
Nº 04 - 2ª linha
Nº 05 - 2ª linha
Nº 06 - Asa
Nº 07 - Asa
Nº 08 - Número 8
Nº 09 - Médio de formação
Nº 10 - Médio de abertura
Nº 11 - Ponta
Nº 12 - 1º centro
Nº 13 - 2º centro
Nº 14 - Ponta
Nº 15 - Defesa


O Campo de Jogo

Pontuação durante o Jogo

No rugby, os pontos conquistam-se da seguinte forma:
a) - Ensaio - 5 pontos
b) - Pontapé de conversão (após ensaio) - 2 pontos
c) - Pontapé de penalidade - 3 pontos
d) - Pontapé de ressalto (“drop”) - 3 pontos


Acessórios para a prática da modalidade

1. O Capacete

O capacete já é utilizado por muitos jogadores, principalmente pelos avançados. Agora até o Peter Cech usa um capacete de rugby, prova da sua utilidade e da protecção que concede ao utilizador.
2. Protector da boca

A protecção para a boca é um acessório de utilização obrigatória, sendo recomendada em todos os escalões. O rugby é um desporto de contacto e por isso mesmo deve ser praticado tendo em atenção a segurança de todos os seus intervenientes.
3. A Bola

A bola possui vários tamanhos conforme o escalão dos jogadores. Os séniores, juniores, juvenis e iniciados jogam com a bola tamanho 5, que é a maior. Os infantis e benjamins jogam com a bola tamanho 4 e os bambis jogam com bola tamanho 3, a mais pequena daquelas utilizadas em competição.

Situações específicas – Faltas e Sinalética do árbitro

Ponto assente, no rugby o passe apenas pode ser feito para trás e toda a conduta anti-desportiva e violência não são permitidas. Para além destas duas indicações essenciais, devo acrescentar que, quando placado, um jogador tem sempre que libertar a bola e que não é permitida a placagem a jogadores enquanto estão a receber a bola no ar ou a jogadores que não têm bola. Estas e outras situações são abordadas nos diagramas seguintes.

1. Avant ou “Forward pass”

Normalmente o “avant” é assinalado quando um jogador, que transporta a bola, a lança ou passa para diante. Também há toque para diante (ie avant) quando a bola segue em direcção à linha de bola morta adversária (ie em frente), após um jogador ter perdido a sua posse, ou após um jogador ter impulsionado ou batido com a mão ou braço, ou após ela ter batido na mão ou braço de um jogador e ter tocado o solo ou outro jogador antes de voltar a ser controlada por este.
Excepção a esta regra é o jogo ao pé, que pode ser feito em qualquer direcção.
2. Placagem alta ou "Gravata"

A placagem alta é uma placagem feita acima dos ombros, é uma falta grave e perigosa.
O castigo para a placagem alta é, uma penalidade a favor da equipa do jogador que sofreu a placagem e eventualmente um cartão amarelo para o jogador que placou. Os jogadores que vêem o cartão amarelo têm de sair do campo e não jogam durante 10 minutos.


Situações específicas – Individuais e Colectivas

1. Formação ordenada – Mellée ou Scrum

Uma formação ordenada (Scrum ou Mellée) só pode ter lugar no terreno de jogo, é constituída por oito jogadores de cada equipa ligados entre si, agrupados em três filas por equipa.
As primeiras filas («1ªs linhas») de cada equipa encaixam uma na outra de modo a que as cabeças dos jogadores estejam colocadas alternadamente.
Esta forma de encaixe cria um túnel, através do qual será lançada a bola pelo médio de formação, a fim de permitir aos talonadores, a disputa pela sua posse, jogando a bola com o pé.
2. Alinhamento ou Touche

Ocorre um alinhamento de cada vez que a bola sai por uma das duas linhas laterais.
A finalidade do alinhamento é a de recomeçar o jogo de uma forma rápida, segura e justa, com a bola a ser lançada para o meio das duas filas de jogadores após a sua saída.
Estes, por meio de combinações e movimentações organizam-se, tentando ganhar a posse da bola que é inserida na touche pelo talonador.
3. Reagrupamento – Maul

Há um maul quando o portador da bola em contacto com um companheiro de equipa é segurado por um adversário, de pé e no terreno de jogo.
O maul pode envolver um número ilimitado de jogadores de cada equipa e pode ter várias fases, posto que a bola vai sendo reciclada, ou seja, que um jogador sai do maul inicial com a bola e outro maul se inicia. Esta agrupamento não é estático e nunca pode a bola, nele, ficar presa, quando este não se encontrar em movimento.
É proibido fazer oposição pelos lados de um maul ou tentar derrubar o mesmo por via de uma placagem a um dos oponentes envolvidos. Este deve ser parado e aí terá que findar, sendo a bola liberta. A placagem de um jogador num maul ou a tentativa de o derrubar constitui penalidade e acarreta como consequência o cartão amarelo para o jogador (jogadores) em questão. O cartão amarelo obriga a 10 minutos de suspensão. Um segundo amarelo representa a expulsão do jogo e o respectivo cartão vermelho.
4. Formação espontanea ou Ruck

Um ruck ocorre quando, após uma placagem, há disputa pela posse da bola e envolve sempre um ou mais jogadores de cada equipa (de pé) e em contacto físico sobre ela.
Os jogadores que se encontram no chão não podem reter ou disputar a bola, sendo que se um jogador se encontrar no chão do lado oposto aquele correspondente ao da sua equipa e estiver envolvido no ruck, cometerá uma falta pois estará em fora-de-jogo.
Não existe qualquer limite de jogadores envolvidos num ruck, desde que nunca entrem nele pelos lados e contando que a bola, assim que possível, é tornada jogavel.
5. Hand Off

No hand off, o portador da bola afasta o seu adversário com a mão aberta, visando com isso impedir uma placagem e progredir no terreno.
Nos escalões de bambis, benjamins e infantis o hand off não é permitido sendo que também não é permitido o hand off com o punho fechado, aplicando-se esta última observação a todos os escalões.
6. Up and Under

É um pontapé alto e curto, a ideia é que o chutador consiga recuperar a bola mais à frente sendo que, para esse fim, quanto mais tempo a bola estiver no ar maiores são as probabilidades do chutador a conseguir recuperar.
Os companheiros de equipa que estejam à frente do chutador têm de recuar para trás do chutador, isto porque se não o fizerem ficam em fora de jogo.

Notas finais

1. Sobre a Linha de bola morta

Marca o fim da área de ensaio. Se a equipa que ataca fizer sair a bola pela linha de bola morta, a equipa que defende beneficia de um pontapé de 22.
Se for a equipa que defende a fazer sair a bola pela linha de bola morta, a equipa que defende ataca beneficia de uma mellée a cinco metros da linha de ensaio.
2. Sobre o sistema de pontos aplicado em Portugal

Actualmente estão previstos dois sistemas de pontuação para as competições nacionais:

Um, aquele que se usa nos campeonatos de séniores, juniores, juvenis e iniciados. Este sistema possui pontos de bónus, que são atribuídos por 4 ensaios ou mais obtidos num encontro (qualquer uma das duas equipas pode receber este ponto) e/ou, no caso da equipa derrotada, por ter perdido por uma diferença de 7 pontos ou inferior:
a) – por vitória – 4 pontos
b) – por empate – 2 pontos
c) – por derrota – 0 pontos
d) – por 4 ensaios (ou +) marcados – 1 ponto
e) – por perder por uma diferença inferior ou = a 7 pontos – 1 ponto

E outro, sem pontos de bónus, sistema que se utiliza nas restantes competições:
a) – por vitória – 3 pontos
b) – por empate – 2 pontos
c) – por derrota – 1 ponto
d) – falta de comparência – 0 pontos