segunda-feira, 30 de junho de 2008

Resumos do Euro2008 - Linhas de Passe

O Europeu já acabou, mas fica aqui a referência que importa fazer para um trabalho muito interessante que se desenvolveu no Linhas de Passe no sentido de acompanhar todo a competição. Convido-vos a visita-lo e deixo aqui um quadro que também podem encontrar no site e que foi acompanhado os últimos jogos da prova, actualizando-se á medida que estes se desenrolavam. Fiquem bem e carreguem nas imagens para as verem no seu tamanho real (em especial o quadro).

quinta-feira, 26 de junho de 2008

SLB, FCP e a LdC: a tua novela de verão!


A Sport TV tem o Euro 2008, a TVI tem os Morangos, e eu achei que o Blog do Bernas também tinha direito a ter a sua novela de verão! Assim sendo, decidi compilar num post todas as incidências deste fantástico "ménage" a quatro (no mínimo) que foi realizado por causa de uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Aqui está, imparcial (hum, hum...), com muitas referências e cronologicamente correcta, toda a história...

9/Maio - O CD da Liga Portuguesa de Futebol Profissional confirmou a suspensão de dois anos para Pinto da Costa no âmbito do processo Apito Final. O FC Porto, por seu turno, foi punido com a perda de 6 pontos. Pinto da Costa recorre, salvaguardando a honra do clube, que aceita a decisão, já que "assim em vez de 20 ou 21 fica apenas com 14 ou 15 pontos de avanço".

15/Maio - Por entre uma cilada no Dragão com os jornalistas a serem agredidos por elementos de uma claque (10/Maio), a Federação Portuguesa de Futebol começa a "lavar as mãos" do processo, incluindo o Porto na lista de clubes que participam nas provas europeias em 2008/2009, dando claramente a entender que a UEFA é que vai decidir a questão da Champions.

29/Maio - Entra em cena William Gaillard, director de comunicação da UEFA. Primeiro para "informar" que a eventual exclusão do FC Porto da próxima LC era "uma opção em aberto" (16/Maio), depois para definir a data em que o Comité de Controlo e Disciplina iria deliberar e tomar uma decisão sobre a participação do Porto na Liga dos Campeões de 2008/2009. Em causa estava a possibilidade do tricampeão ser impedido de participar na prova.

31/Maio - José Guilherme Aguiar, vereador da CM de Gaia, ex-VP do FCP (até 1995) e ex-Director da LPFP (até 2002) surge em defesa da causa portista, apontando o caso da Juventus como exemplo. Para este jurista o "requisito da temporalidade dos factos, não das decisões" deve ser o factor determinante na resolução deste caso. Faltando apenas alguns dias para a decisão ser conhecida, vinham a público notícias sobre a intenção do clube de mover processos no Tribunal Administrativo, caso fosse condenado, contra a Liga e a Federação (1/Junho).

4/Junho - O prometido é devido e a FPF enviou a lista de clubes portugueses que iriam participar nas provas europeias com o Porto à cabeça (3/Junho), reiterando não só a sua vontade de passar a "batata quente" para a organização europeia mas também a sua opinião, se bem que tácita, de que o campeão preenchia todos os requisitos para participar nas provas da UEFA. Esta, no entanto, por via da sua Comissão de Controlo e Disciplina suspendia o clube, por um ano, das suas provas. A UEFA, em comunicado, explicava tudo (4/Junho) mas para já "recurso" era a palavra de ordem no reino do dragão.

4/Junho (2) - A defesa portista nesta primeira instância apostava em dois factos que não foram tidos em conta pela UEFA: as semelhanças entre o "Apito Final" português e o "CalcioCaos" italiano e o facto de o Porto considerar que, apesar de não ter recorrido da sentença que lhes tinha retirado 6 pontos do campeonato, um possível deferimento do recurso da suspensão de Pinto da Costa poderia levar a que todas as decisões fossem revistas e, eventualmente, revertidas.

4/Junho (3) - A esta estratégia juntava-se a FPF, que exigia "equidade" face ao caso italiano e que se mostrava surpreendida, segundo o seu presidente, Gilberto Madail com esta decisão inicial. Curiosamente, foi o assessor do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol João Leal que, ao afirmar, em fax para a UEFA, que a sentença da Liga em relação ao Porto tinha sido aceite não tendo, por isso, recurso possível, tinha aberto a porta a uma rejeição de (grande) parte da defesa portista.

5/Junho - Segundo o jurista Luís Filipe Carvalho, antigo membro do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, uma possível absolvição de Pinto de Costa determinada pelo CJ da FPF "não resultaria automaticamente numa despenalização do FC Porto, mas abria portas para uma revisão de sentença", algo que a própria UEFA (uma situação levantada também por este jurista) poderia nem sequer levar em conta dado que a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da "Champions" não exige condenação formal a nível interno e fala apenas em envolvimento. O requisito (aqui em causa) para a participação nas provas organizadas pela entidade é o de que um clube "não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a viciar ou influenciar o resultado de um jogo, a nível nacional ou internacional", algo que a condenação do FCP, até ao momento, provava.

13/Junho - Com o recurso a ser decidido numa sexta-feira 13 jogava contra o Porto o facto de o CD da FPF não ter conseguido analisar a tempo o recurso de PC (9/Junho) e a seu favor a presença, em Nyon, de João Leal, o assessor da FPF que tinha sido criticado publicamente por Pinto da Costa. Este "perito técnico" vinha sustentar a teoria, favorável à defesa dos tricampeões, de que o castigo por tentativa de corrupção aplicado ao FC Porto ainda não transitou em julgado, por causa do recurso acima referido.

13/Junho (2) - Com o Benfica e o Vitória de Guimarães também presentes, como partes interessadas, a Comissão de Apelo da UEFA anulou a decisão que tinha sido anunciada em 1.ª instância a 4 de Junho, enviando o processo de volta para a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA, algo que agradou a benfiquistas (13/Junho), interessados em fazer valer a sua opinião junto do CCD e apostando no facto de que tanto o site do FC Porto como o da Liga apresentam as tabelas relativas à classificação do último campeonato com a subtracção de 6 pontos (14/Junho), algo que confirma que a decisão da CD transitou em julgado.

16/Junho - A organização que "manda" no futebol europeu revela que o CCD não irá analisar o caso do FCP antes do inicio da prova (LdC 08/09), integrando-o, por isso, na mesma. Esta decisão é motivada pelo facto do CD da FPF não ter ainda analisado o recurso de PC, algo que demonstra que a teoria que vingou em sede da UEFA foi a "exposta" por João Leal, procedendo-se a uma junção, nem que se considere somente causal, do recurso do líder dos dragões e posterior decisão da entidade europeia sobre o caso do clube (FCP) e da sua capacidade para participar nas competições por esta organizada.

16/Junho (2) - Quem reagiu mal a esta notícia foi o Benfica que não só prometeu recorrer aos tribunais (16/Junho) como responsabilizou João Leal pela alteração de rumo que este processo teve, avançando com um processo de queixa-crime contra o membro da Federação por considerar que este prestou falsas declarações com o intuito de confundir e induzir em erro os membros do Comité de Apelo da UEFA, contribuindo assim para uma decisão motivada não só por incorrecções técnico-jurídicas mas também pelo facto de João Leal ter confessado a sua ignorância em relação à matéria de facto sobre a qual ia depor, ou seja, a transição em julgado da anterior decisão da CD da Liga em punir o FC Porto com seis pontos.

17/Junho - O Porto recebe a notícia de que, em princípio, estará imune de uma posterior decisão negativa sobre PC, não podendo a sua participação nas provas europeias em 2009/2010 estar afectada, visto que as suas infracções são consideradas pela Comissão de Apelo como de âmbito disciplinar e não administrativo (como o Comissão de Controlo e Disciplina considerava), não estando por isso sujeitas a uma aplicação do principio da retroactividade.

20/Junho - A FPF clama por neutralidade em todo este processo, secundada pelo "nosso conhecido" William Gaillard (18/Junho), o director de comunicação da UEFA. Fica assim, para já, esta saga do futebol nacional.

Não percam os próximos episódios... (para não colocar aqui um "porque nós também não" ou um "Quid Iuris?") e fiquem bem.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Stan Winston, 1946-2008

Morreu no passado dia 15 um dos mais conceituados responsáveis por efeitos especiais que a indústria do cinema alguma vez conheceu: Stanley Winston. Não sendo um realizador ou um produtor, é compreensível que este nome não diga algo à maioria do público do grande ecrã, todavia, o seu trabalho ao longo das últimas três décadas com realizadores como James Cameron, Steven Spielberg, Tim Burton e John McTiernan concentrou-se, na maioria dos casos, em filmes comerciais extremamente rentáveis e premiados.
1982: Oscar Nomination For Best Makeup: Heartbeeps
1987: Won Oscar For Best Visual Effects: Aliens
1988: Oscar Nomination For Best Visual Effects: Predator
1991: Oscar Nomination For Best Makeup: Edward Scissorhands
1992: Won Oscar For Best Visual Effects: Terminator 2: Judgment Day
1992: Won Oscar For Best Makeup: Terminator 2: Judgment Day
1993: Oscar Nomination For Best Makeup: Batman Returns
1994: Won Oscar For Best Visual Effects: Jurassic Park
1998: Oscar Nomination For Best Visual Effects: The Lost World: Jurassic Park
2002: Oscar Nomination For Best Visual Effects: A.I.

Tal como os filmes em que trabalhou, a carreira deste norte-americano foi marcada pelo sucesso, sendo prova disso, por exemplo, a quantidade de nomeações e prémios que recebeu. Deixo aqui alguns dos filmes em que Stanley Winston esteve envolvido bem como a lista de honras que a academia lhe concedeu em trinta e muitos anos de serviço á 7ª arte.
(1981) Heartbeeps
(1982) The Thing
(1983) Friday the 13th Part III
(1984) The Terminator
(1986) Aliens
(1987) The Monster Squad
(1987) Predator
(1988) Pumpkinhead
(1989) Leviathan
(1990) Edward Scissorhands
(1990) Predator 2
(1990) The Flash (TV series)
(1991) Terminator 2: Judgment Day
(1992) Batman Returns
(1993) Jurassic Park
(1994) Interview with the Vampire
(1995) Congo
(1996) The Island of Doctor Moreau
(1996) T2 3-D: Battle Across Time
(1997) Ghosts
(1997) The Lost World: Jurassic Park
(1998) Small Soldiers
(1998) Titanic
(1999) Lake Placid
(1999) End of Days
(2001) Pearl Harbor
(2001) A.I.
(2001) Jurassic Park III
(2002) Darkness Falls
(2003) Big Fish
(2003) Terminator 3: Rise of the Machines
(2003) Wrong Turn
(2005) Constantine
(2008) Iron Man

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Análise da 2ª e 3ª jornadas do Euro2008: no Linhas de Passe.

Podem ver as análises aqui (a referente à 2ª jornada) e aqui (a referente à 3ª jornada) do Europeu da Áustria e Suíça, feitas por mim no Linhas de Passe. Estes 3 textos, o quadro (que se vai actualizando automáticamente) - colocado no "Linhas" hoje - da fase final do Europeu e a sondagem para o melhor golo da primeira fase do Euro2008 (que depois terá o golo vencedor envolvido noutra sondagem, esta para o melhor golo da prova) concluem a minha contribuição para o site neste tema. Fiquem bem.

terça-feira, 17 de junho de 2008

JRWC: Wales2008 & JRWT: Chile2008

Onde dantes tinhamos um Campeonato do Mundo de Rugby para os S19 e para os S21 (escalões que agora já não existem: juniores são os sub-20, juvenis os sub-18 e daí em diante) temos agora um IRB Junior Rugby World Championship para as 16 melhores equipas de S20 e uma IRB Junior Rugby World Trophy para as 8 melhores nações não qualificadas em S20. Estas são as edições inaugurais das respectivas provas e estão a decorrer no País de Gales e no Chile, respectivamente.
A Taça de 2008 (fotos) já acabou e foi vencida pelo Uruguai, que ganhou ao Chile na final por 20-8. O terceiro lugar foi conquistado pela Geórgia que venceu por 34-10 a Roménia e assim alcançou o seu lugar no pódio final. Podem aceder aos relatórios do jogo carregando nos links.
O Campeonato de 2008 (fotos) está neste momento nos quartos-de-final sendo que vos sugiro uma visita ao site da competição (aqui) e a sintonia do canal Eurosport 2, que acompanha todos jogos da competição. Favoritos (os do costume): Nova Zelândia e África do Sul.
Para verem fotos das duas provas basta carregarem nos links junto às provas. É uma sugestão que vos deixo aqui e que espero que aproveitem, caso vos interesse. Tenham uma boa semana. Fiquem bem.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

K7's do Bernas - Volume 4

Quarto volume, mantive o tom internacional, mas voltei um pouco atrás no tempo. Queria deixar aqui uma música do Mike Rutherford, fundador dos Genesis e dos Mike + The Mechanics, dois conjuntos que eu aprecio imenso.

"The living years" (1988) foi o único "#1 hit" desta banda, apesar de terem tido canções que, até mais do que esta, ficaram na memória de muitos. Todavia, porque vos queria desejar um bom fim-de-semana, porque vale sempre a pena recordar o quão curto é o nosso tempo e o quão importante é fazermos um bom uso dele, deixo-vos aqui com esta canção. Espero que gostem e que estejam bem. Um abraço a todos.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Com o Blog do Bernas "de férias", visitem o Linhas de Passe!


Eu disse que poderia postar mas que até dia 1 de Agosto daria umas "férias" ao meu blogue. Entretanto, como é óbvio, não deixo de vos sugerir que visitem o LINHAS DE PASSE onde o Europeu de Futebol vai sendo comentado.
Para já, está lá a análise da primeira jornada da fase de grupos, que eu postei (e que podem ler aqui), mas conto em breve que votações e novos posts apareçam no site em questão.
Obrigado pela vossa visita. Fiquem bem.

sábado, 7 de junho de 2008

Road to Euro 2008

Com o inicio do Europeu de Futebol à porta deixo aqui uma sugestão de leitura, directamente do Linhas de Passe: a rubrica "Road to Euro 2008", para a qual escrevi o meu artigo, sobre a Holanda, antevendo a participação dela e comentando a sua convocatória.


Fica aqui um outro aviso, este relacionado com o funcionamento do blogue durante o Europeu da Áustria e da Suíça. Com as orais e o campeonato, eu acho que esta é a melhor altura para fazer uma curta paragem nos posts até dia 1 de Agosto.

Isto não significa que não coloque aqui posts entretanto, significa apenas que, até lá, para além dos Widgets que deixo aqui (quadro que se auto-actualizam) da nossa selecção com notícias e outras coisas, sugiro-vos que leiam os posts, visitem os sites recomendados, etc... Fiquem bem, tenham umas "boas férias". O Blog do Bernas voltará em breve. Até Agosto.

Stanley Cup Final 2008 - Game 6

Calendário completo da Stanley Cup Final 2008:

J1: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/24) 0 - 4
J2: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/26) 0 - 3
J3: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/28) 2 - 3
J4: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (sáb/31) 2 - 1
J5: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/02) 4 - 3 (ap)
J6: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/04) 3 - 2

Bem, após vários posts sobre o assunto, escrevo o meu último texto sobre esta série de seis jogos que me diverti imenso a acompanhar. Não que não tenha tido alguma dificuldade em conhecer a modalidade a fundo e ultrapassar alguma da pena que sinto por não ver o hóquei em patins (desporto que adoro) no mesmo patamar mediático e desportivo que o hóquei no gelo. Não obstante, agrada-me deixar aqui os anteriores vencedores da Stanley Cup e anunciar que os Detroid Red Wings, contra aquilo que eu esperava ser uma nova derrota e um grande 'final game 7' na Joe Louis Arena, em Detroid, foram ao Mellon Arena, em Pittsburgh, vencer os Penguins por 3-2.
O capitão Nicklas Lidstrom tornou-se o primeiro capitão europeu a levantar a taça mais antiga do continente e Henrik Zetterberg, como melhor jogador dos playoffs, recebeu o troféu Conn Smythe, um dos milhões de prémios que a NHL atribui a cada ano por milhões de motivos diferentes. Deixo-vos com a lista dos vencedores da taça desde que esta se consolidou no seu actual formato (1927), e uma outra lista com o número de vitórias que cada cidade venceu. Recordo que Montreal, por exemplo, a cidade com mais taças no seu nome, já foi "casa" de equipas com vários nomes. Fica aqui também um link para a ficha de jogo e muitas fotos.
Vencedores da Stanley Cup entre 1927 e 2008 (houve anos em que a final não se realizou por vários motivos - por exemplo, em 2005, a final não se realizou por causa do "lockout"):

2008 Detroit Red Wings
2007 Anaheim Ducks
2006 Carolina Hurricanes
2004 Tampa Bay Lightning
2003 New Jersey Devils
2002 Detroit Red Wings
2001 Colorado Avalanche
2000 New Jersey Devils
1999 Dallas Stars
1998 Detroit Red Wings
1997 Detroit Red Wings
1996 Colorado Avalanche
1995 New Jersey Devils
1994 New York Rangers
1993 Montreal Canadiens
1992 Pittsburgh Penguins
1991 Pittsburgh Penguins
1990 Edmonton Oilers
1989 Calgary Flames
1988 Edmonton Oilers
1987 Edmonton Oilers
1986 Montreal Canadiens
1985 Edmonton Oilers
1984 Edmonton Oilers
1983 New York Islanders
1982 New York Islanders
1981 New York Islanders
1980 New York Islanders
1979 Montreal Canadiens
1978 Montreal Canadiens
1977 Montreal Canadiens
1976 Montreal Canadiens
1975 Philadelphia Flyers
1974 Philadelphia Flyers
1973 Montreal Canadiens
1972 Boston Bruins
1971 Montreal Canadiens
1970 Boston Bruins
1969 Montreal Canadiens
1968 Montreal Canadiens
1967 Toronto Maple Leafs
1966 Montreal Canadiens
1965 Montreal Canadiens
1964 Toronto Maple Leafs
1963 Toronto Maple Leafs
1962 Toronto Maple Leafs
1961 Chicago Blackhawks
1960 Montreal Canadiens
1959 Montreal Canadiens
1958 Montreal Canadiens
1957 Montreal Canadiens
1956 Montreal Canadiens
1955 Detroit Red Wings
1954 Detroit Red Wings
1953 Montreal Canadiens
1952 Detroit Red Wings
1951 Toronto Maple Leafs
1950 Detroit Red Wings
1949 Toronto Maple Leafs
1948 Toronto Maple Leafs
1947 Toronto Maple Leafs
1946 Montreal Canadiens
1945 Toronto Maple Leafs
1944 Montreal Canadiens
1943 Detroit Red Wings
1942 Toronto Maple Leafs
1941 Boston Bruins
1940 New York Rangers
1939 Boston Bruins
1938 Chicago Blackhawks
1937 Detroit Red Wings
1936 Detroit Red Wings
1935 Montreal Maroons
1934 Chicago Black Hawks
1933 New York Rangers
1932 Toronto Maple Leafs
1931 Montreal Canadiens
1930 Montreal Canadiens
1929 Boston Bruins
1928 New York Rangers
1927 Ottawa Senators
Número de vitórias por cidade e último ano em que a respectiva conquistou o troféu (recordo que uma cidade pode albergar, ao longo do tempo, equipas com nomes diferentes):

23 (1993) Montreal Canadiens
11 (2008) Detroit Red Wings
11 (1967) Toronto Maple Leafs
08 (1994) New York Rangers
05 (1972) Boston Bruins
05 (1990) Edmonton Oilers
03 (2003) New Jersey Devils
03 (1961) Chicago Black Hawks
02 (2001) Colorado Avalanche
02 (1975) Philadelphia Flyers
02 (1992) Pittsburgh Penguins
01 (1989) Calgary Flames
01 (2007) Anaheim Ducks
01 (2006) Carolina Hurricanes
01 (2004) Tampa Bay Lightning
01 (1999) Dallas Stars
01 (1927) Ottawa Senators
PS: As fotos são, salvo as mais óbvias, dos dois guarda-redes, os melhores da Liga (o meu favorito é o guarda-redes suplente dos Red Wings, Dominic Hasek) que preconizaram um duelo fantástico nesta final: o "veterano" Osgood (Detroid) que nesta última imagem vemos a salvar uma jogada em cima da linha de golo quando faltavam 3 segundos para o encontro terminar; e o "rookie" Marc-André Fleury (Pittsburgh), que foi (para mim) a revelação do campeonato e ajudou uma equipa jovem a chegar a uma final muito merecida, protagonizando nesta um despique muito especial com uma dupla de 'goalies' de Detroid fantástica.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Final 'recap' - Primárias Democratas (USA 2008)

Acabaram ontem as primárias democráticas norte-americanas. Com o nomeado republicano há muito escolhido (John McCain), ficou ontem decidida a corrida á outra nomeação existente. Resta agora recapitular os últimos resultados e (tentar) antecipar aquilo que serão as futuras equipas candidatas á presidência, que só serão definitivas depois das convenções democrata e republicana.

Chega assim ao fim a corrida mais renhida de sempre por uma nomeação partidária - ganha pelo senador do Illinois, Barack Obama. Depois do meu último post sobre o assunto, que podem ler aqui, onde compilei aquilo que tinha sido feito e as primárias que faltavam realizar, bem como o actual número de delegados que cada candidato tinha, até então, angariado, venho agora colocar aqui, em jeito de conclusão, o resto do percurso feito, os resultados, os nomeados com que cada candidato acabou e a minha opinião sobre o futuro das (agora) duas candidaturas.

Ficam então aqui os resultados das primárias realizadas desde 4 de Março, o quadro "final" dos delegados e aquilo que falta "percorrer" até ao dia das eleições, a 4 de Novembro deste ano:

(ver legenda abaixo)

Pledged delegates:Won by candidates in primaries and caucuses that pledge to support their candidates at the national conventions.
Superdelegates: Democratic officeholders and party officials guaranteed national convention seats that can support the candidate of their choice.
Unpledged RNC delegates: Republican party officials guaranteed national convention seats that can support the candidate of their choice.

4 de Março
Texas, Ohio, Rhode Island (HC)
Vermont (BO)

8 de Março
Wyoming (BO)

11 de Março
Mississípi (BO)

22 de Abril
Pensilvânia (HC)

6 de Maio
Indiana (HC)
Carolina do Norte (BO)

13 de Maio
West Virgínia (HC)

20 de Maio
Kentucky (HC)
Oregon (BO)

3 de Junho
Montana (BO)
Dakota do Sul (HC)

25-28 de Agosto - Convenção Nacional Democrata
1-4 de Setembro - Convenção Nacional Republicana

4 de Novembro de 2008 - Eleição Presidencial

Com a comunicação social a reportar a insistência de Hillary Clinton em chegar á Casa Branca, agora pela porta pequena (a Vice-Presidência) - intenção que é reforçada pelo facto desta não ter ainda assumido a derrota na corrida, no campo democrata levantam-se duas grandes questões:

- Será que Obama pode ignorar o número de delegados que a sua adversária obteve (recordo que a senadora perdeu a corrida por menos de 130 delegados e que ainda existem 150 super-delegados que não manifestaram apoio a nenhum dos candidatos) e arriscar-se a dividir um partido que quer evitar, a todo o custo, aquilo que designa de uma "terceira candidatura de G.W.Bush"?

- E assim sendo, irá ele unificar a metade do partido que, até aqui, não o apoiava, convidando Hillary Clinton para formar com ele o tão anunciado "dream ticket" que, por ora, é posto em causa por opiniões discordantes, que apontam mais para John Edwards ou para outro VP possível, como personalidade que acompanhe Obama na sua candidatura á Casa Branca?

Após tantos meses de debates, de votações, de sondagens e de montes e montes de artigos de opinião, chego a duas conclusões no que diz respeito aos democratas que talvez possam contribuir para antever aquilo que será o futuro da candidatura Obama.
- A primeira é que o "furacão Obama", este fenómeno que venceu a corrida, não cresceu e sobreviveu graças aos apoios políticos, os "endorsements", mesmo que tenha beneficiado disso e que, por isso, não deve agora ceder na sua mensagem de mudança e "oferecer" a uma personalidade, por maior que seja o seu apoio, a vice-presidência, como consequência desse facto.
- A segunda conclusão a que chego é que este argumento acima apresentado, apesar de forte, não é aplicável no caso da senadora de Nova Iorque. Porquê? Porque Barack Obama não condiciona (tanto) a sua mensagem ao restabelecer a união no seu partido e porque não se pode dar ao luxo de sacrificar quase 50% do eleitorado democrata e negar á senadora Clinton aquilo que o seu resultado, que já vimos qual foi, lhe concede (por assim dizer), sobretudo quando tudo aponta para que uma candidatura (junta) destes dois é quase imbatível.

Os próximos dias darão resposta a estas perguntas, mesmo que não forneçam a resposta para outra, que diz mais respeito aos republicanos, sobre quem será o 'parceiro' de John McCain na sua candidatura, dado que ainda não foi divulgado. Por mim, já que não verei Hillary Clinton candidata ao cargo de Presidente, acho que seria fantástico ver uma dupla histórica, o 'dream ticket' a candidatar-se. Podem contar com O Blog do Bernas para acompanhar este processo, comentando estas (e outras) incidências até ao fim da corrida, a 4 de Novembro de 2008.

PS: Desculpem-me o facto de se tratar de um post muito longo, mas este 'recap' tinha que ser feito antes de colocar aqui um artigo mais curto, com mais opinião.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

À direita nada de novo (rescaldo das 'directas').

Quando escrevi o título deste post pensei não numa possível comparação entre a antiga e a nova liderança do partido social democrata, porque estamos perante um dado (e indivíduos) novos. Referia-me sim à mais que provável, agora consumada, vitória da candidata Manuela Ferreira Leite nas eleições directas que decorreram hoje.

Recordo que, num post de quinta-feira, 8 de Maio de 2008, abordei as eleições e os problemas que envolvem o principal partido da oposição. Podem consulta-lo aqui. Entretanto, a minha opinião não mudou muito. Creio que o maior problema dos sociais democratas ainda está por resolver e que esta eleição, embora positiva, abre apenas uma possibilidade e não é, por si só, uma certeza de que algo de melhor virá do grande partido centro-direita nacional.

Vejo que, nas análises feitas depois deste acto, a palavra mais repetida é "união". Será que chegou a altura do partido se unir, de se sacrificarem as facções e os interesses pessoais em favor de um objectivo comum? Será que, sendo essa a maior necessidade do partido, é agora que o PSD vai mudar? O futuro nos dará a resposta a esta e outras questões... Até lá, ficam aqui os resultados do recente acto eleitoral.



Partido Social Democrata - Eleições Directas 2008

77,109 eleitores - 45,745 votantes
59,3% participação - 40,7% abstenção

Brancos e Nulos - 0,7%

Manuela Ferreira Leite - 37,9%
Pedro Passos Coelho - 31,1%
Pedro Santana Lopes - 29,6%
Patinha Antão - 0,7%

Stanley Cup Final 2008 - Game 5


Depois da vitória dos Detroid Red Wings no jogo 4, era normal que este resumo, do quinto jogo da Stanley Cup Final de 2008 que podem acompanhar aqui, no Blog do Bernas, fosse apenas uma formalidade, um constatar da óbvia e justificada celebração de uma equipa que dominou a liga deste ano e que fechava assim as contas de uma final que, salvo um jogo, tinha controlado. Não foi o que sucedeu.
A um primeiro período apático, que Pittsburgh aproveitou para obter uma vantagem de dois golos, sucederam-se três golos dos 'Red Wings' que, aparentemente, acabavam com o jogo e consolidavam uma enorme reviravolta. No entanto, a 43 segundos do fim do terceiro e último período a defesa de Detroid teve uma desatenção que lhe custou a Stanley Cup. Os Penguins levavam o encontro para prolongamento. Ao terceiro prolongamento (são vinte minutos, cada um, de morte súbita), quando já se antecipavam os penalties, Sykora marcou o golo da vitória e levou a decisão da série para Pittsburgh, para um 6º jogo que se disputa hoje, quarta-feira.
Espero que tenham acompanhado até aqui esta final e que os links e imagens que fui deixando tenham sido uteis. Concluo este post com o tradicional quadro, onde podem ver os relatórios dos jogos disputados e o calendário dos encontros que restam disputar. Tenham um resto de uma boa semana.



Calendário completo da Stanley Cup Final 2008:

J1: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/24) 0 - 4
J2: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/26) 0 - 3
J3: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/28) 2 - 3
J4: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (sáb/31) 2 - 1
J5: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/02) 4 - 3 (ap)
J6: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/04)
J7: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/07)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Dois eventos muito bem organizados!

Se, neste site ou em outros locais, criticamos, no geral, quando as coisas não correm de forma positiva na nossa realidade, no nosso trabalho ou nas actividades onde empenhamos tempo e/ou interesse, também temos, nem que seja apenas aqui, o dever de elogiar as pessoas ou entidades que organizam e/ou contribuem para que as coisas boas sejam feitas.

Depois de uma introdução tão abstracta queria salientar aquilo que considero terem sido dois enormes sucessos da AAFDL nesta quinzena que terminou hoje: a Maratona de Futsal e a Festa da Cerveja. E quando digo AAFDL digo todos aqueles que contribuiram para que estes dois eventos se realizassem e que os dinamizaram, elevando a qualidade deles acima da média e tornando-os, a meu ver, em algo memorável.


As actividades de futsal organizadas pela associação sempre tiveram uma enorme lacuna no campo logísitico que os colaboradores e vogais desta íam tentando, com mais ou menos sucesso, remendar. Quando, no dia da maratona deste ano, me informaram da possibilidade de esta não se realizar, eu não encarei esse facto como uma anormalidade, tendo em conta o estado do campo de jogos da faculdade e a necessidade premente que é a sua expansão, reparação e, numa última análise (e resumo), reabilitação. Compreendi que não era possível realizar-se a prova.

Momentos depois informaram-me que o Vogal do Dep. Desporto (o Albuquerque) tinha movido a competição para o campo 3 do Estádio Universitário. Foi uma decisão excelente que nos proporcionou a todos uma grande tarde e noite e que, apesar da distância para o ambiente e festa que envolviam a zona da faculdade, nos compensava com todas as condições necessárias e com uma boa organização, elementos fundamentais para a realização do torneio que foi, em todos os aspectos, um sucesso.


A Festa da Cerveja foi muito boa por vários motivos, dos quais vou destacar alguns, como o facto de existir mais espaço para as pessoas do que em anos anteriores, o excelente trabalho das pessoas que estavam nas diversas "banquinhas", o cuidado empregue nos promenores da organização, enfim, um conjunto de aspectos que, noutros anos, tinham sido menos observados ou nem sequer contemplados. Em todo o caso, ficam aqui as meus cumprimentos para os acima visados. Foi uma noite dos diabos!

Stanley Cup Final 2008 - Games 3 and 4


Depois das duas vitórias dos Detroid Red Wings, queria deixar aqui os resumos do terceiro e quarto jogos da Stanley Cup Final de 2008 que podem acompanhar aqui, no Blog do Bernas. Espero que se divirtam e que sigam os links para conhecerem mais sobre esta modalidade e sobre estas equipas. Assim, neste terceiro post deixo aqui uma imagem com o quadro dos 'playoffs' deste ano, para dar a conhecer o percurso dos dois finalistas.
Com a vitória dos Pittsburgh Penguins no terceiro jogo a eliminatória equilibrou-se (o guarda redes Osgood ainda não tinha sofrido nenhum golo nesta série) mas os 'Red Wings' voltaram a desiquilibrar as contas ao vencer, de forma muito merecida, em Pittsburgh, onde a equipa da casa ainda não tinha perdido na edição deste ano dos 'playoffs'. Desejo-vos uma boa semana.





Calendário completo da Stanley Cup Final 2008:

J1: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/24) 0 - 4
J2: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/26) 0 - 3
J3: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/28) 2 - 3
J4: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (sáb/31) 2 - 1
J5: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (seg/02)
J6: Detroid Red Wings @ Pittsburgh Penguins (qua/04)
J7: Pittsburgh Penguins @ Detroid Red Wings (sáb/07)