sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A importância de um Derby


"As grandes equipas não surgem nos pequenos jogos, contra emblemas pequenos ou médios, surgem nos grandes desafios, naqueles dias imemoriais em que nos juntamos todos contra uma só força, igual ou maior que a nossa, convictos de que, acima de tudo, vamos vencer."

Este é apenas um extracto o meu segundo post no Linhas de Passe, intitulado "A importância de um Derby". Queria convidar-vos a todos a lerem-no. Fiquem bem e tenham um bom fim-de-semana.

Bom Dia

(carreguem na imagem para verem no tamanho real)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Oscar night - recap

Depois do meu post inicial sobre a edição deste ano dos Oscares, que podem ler aqui, quis deixar aqui a lista dos principais vencedores (a lista completa pode ser consultada neste link) e uma referência para um artigo do DN que, como de costume, fez um bom apanhado do espetáculo.


Foi uma boa noite para os actores europeus com os vencedores a serem quase todos os mesmos que a academia inglesa tinha escolhido nos BAFTA's, salvo algumas (pontuais) excepções (exemplo: Óscar para o Melhor Argumento Original - Diablo Cody, Juno). Um 80º aniversário demasiado previsivel, que premiou os irmãos Cohen (e o filme "No Country for Old Men") no (grande) confronto com Paul Thomas Anderson (e o filme "There Will be Blood"), uma noite que valeu (no meu entender) mais pelas piadas do Jon Stewart do que pelos prémios em si. Uma cerimónia muito calminha, muito morna, com demasiadas paragens e intervalos (durou 4 horas e 15 minutos), que mesmo assim valeu a pena assistir, no dia seguinte, depois de gravada, porque sinceramente, sem um botão de "fast-forward", acho que nem tinha tentado ver o programa.


Performance by an actor in a leading role
Daniel Day-Lewis in "There Will Be Blood"

Performance by an actor in a supporting role
Javier Bardem in "No Country for Old Men"

Performance by an actress in a leading role
Marion Cotillard in "La Vie en Rose"

Performance by an actress in a supporting role
Tilda Swinton in "Michael Clayton"

Best animated feature film of the year
"Ratatouille", Brad Bird (Walt Disney)

Achievement in directing
"No Country for Old Men", Joel Coen and Ethan Coen

Best documentary feature
"Taxi to the Dark Side", Alex Gibney and Eva Orner

Best foreign language film of the year
"The Counterfeiters", Austria

Best motion picture of the year
"No Country for Old Men", Joel Coen and Ethan Coen

sábado, 23 de fevereiro de 2008

(ACTUALIZADO a 26/2) "6 Nações, 3ª Jornada" e "Portugal 6 - Geórgia 11"

Vim só aqui deixar o resultado. Bom resto de fim-de-semana.


Esta actualização visa colocar aqui os resultados da 3ª jornada do 6 Nações e, visto que me foi pedido via comment, a tabela classificativa do 6 Nações B. Fiquem bem.
Wales 47-8 Italy (Millennium Stadium, Cardiff)
Ireland 34-13 Scotland (Croke Park, Dublin)
France 13-24 England (Stade de France, Paris)

Finalmente vou receber o Diploma de Treinador de Rugby!

Uns bons meses depois, quando ainda também tenho que receber os equipamentos do Curso de Treinadores de Rugby - Nível 1, que frequentei e completei com sucesso no ano passado. Será amanhã, no sábado (que recebo tudo), antes do Portugal - Geórgia, para o 6 Nações B, durante o primeiro encontro da APTR (Associação Portuguesa dos Treinadores de Rugby), agora reactivada.
Num pequeno aparte, não percebo porque é que logo no ano em que eu finalmente consegui ter a SPORT TV em minha casa, os tipos publicitam mas não transmitem (nem com o atraso do costume) os jogos do 6 Nações!? Não preferem mudar o nome para Soccer TV? Eu também gosto de ver 7's, o Campeonato Nacional, a Selecção, a NBA, o Triatlo, o Volley e o Hóquei. Mas o 6 Nações!? Não me tirem o 6 Nações! Quer dizer, eu não tenho SKY SPORTS, mas pelo caminho, estou a ver que é preciso arranjar essa antena...
Até porque este fim-de-semana é o França - Inglaterra... E o País de Gales - Itália, e o Irlanda - Escócia. Caso alguém vá ver os jogos e tenha como, não hesitem, contactem-me!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Change you can Xerox

"If your candidacy is going to be about words then they should be your own words, (...)Lifting whole passages from someone else's speeches is not change you can believe in, it's change you can Xerox."

As aparências iludem, e se o "efeito Obama" continua a dar resultados, vencendo dentro e fora dos Estados Unidos, a verdade é que a afirmação da Senadora Clinton não é desprovida de sentido, correndo os EUA cada vez mais o risco de assumirem uma escolha apenas por aquilo que ela aparenta ser, uma mudança.

"palavra de solidariedade"

Conceito giro, o apresentado pelo Bar Velho.
Pena que não resulte com as propinas... leiam sobre o assunto aqui.

"Tu tambien quieres ganar a Getafe?" Junta-te ao Bernas!

- Tivemos para cair nos 16-avos de final da Taça UEFA, um pouco para o decadente, mas olha, cá estamos (quem já viu o Halmstads a eliminar o SLB e o Viking FK a eliminar o SCP já viu tudo...).

- O Braga caiu mesmo, provando que mudar de discurso e atitude só resulta para um treinador quando NÃO se perdeu por 3-0 a primeira mão e se acha que o Klasnic não sabe jogar á bola!

- Quem se safou bem foi o Sporting, que deve ter impedido os jogadores (Tíui e companhia) de comer chocolates durante o pré-jogo, impedindo assim aquilo que sucedeu em tudo quanto foi jogos do leão em terras helvéticas, a derrota.

Concluindo, ficam aqui os resultados da
1ª mão dos 8-avos de final da Champions League, e o quadro da próxima eliminatória da UEFA (com um link aqui para os resultados dos 16-avos de final).

Celtic vs Barcelona (2-3)
Lyon vs Manchester United (1-1)
Fenerbahçe vs Sevilha (3-2)
Arsenal vs AC Milan (0-0)
Schalke 04 vs FC Porto (1-0)
AS Roma vs Real Madrid (2-1)
Liverpool vs Inter de Milão (2-0)
Olympiakos vs Chelsea (0-0)

Anderlecht vs Bayern Munich
Glasgow Rangers vs Werder Bremen
Bolton Wanderers vs Sporting Clube de Portugal
Bayer Leverkusen vs Hamburger SV
Getafe vs SL Benfica
Fiorentina vs Everton FC
Tottenham Hotspur vs PSV Eindhoven
Marseille vs FC Zenit

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A CAN e o futuro... 2008/2010

Hoje é dia de LINHAS DE PASSE! O texto sobre a CAN está finalmente feito e publicado! Convido-vos a todos (pela enésima vez... desculpem, eu sei que insisto) a visitar o site. Leiam os posts, comentem, já sabem... Agora, apenas forneci mais um motivo. Fiquem bem. Bom dia!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Momentos de uma inundação...



Fotos tiradas do meu prédio, em Carcavelos, por um telemóvel.
Carreguem nas imagens para verem em tamanho real.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Weekend Report

Portugal vs República Checa

1ª parte: 13 - 3
2ª parte: 29 - 3
Resultado Final: 46 - 3


XV de Portugal:
1 Rodrigo Aguiar (17 Bernardo Duarte, 63')
2 João Correia (C)
3 Diogo Fialho (16 Gustavo Duarte, 41')
4 Juan Severino (18 Sebastião Cunha, 48')
5 Gonçalo Uva
6 Vasco Uva
7 João Uva
8 Tiago Girão (19 António Duarte, 70')
9 José Pinto (20 Lourenço Kadosh, 71')
10 Duarte Cardoso Pinto (22 Vasco Gaspar, 65')
11 Adérito Esteves (21 Francisco Mira, 72')
12 Diogo Mateus
13 David Mateus
14 Gonçalo Foro
15 Pedro Cabral


Ensaios:
João Uva (3' e 45')
Pedro Cabral (48')
Gonçalo Foro (65')
David Mateus (67')

Conversões:
Pedro Cabral (3', 45', 48', 65' e 67')

Penalidades:
Pedro Cabral (39', 40' e 53')

Para ver 'Stats' do Jogo: aqui


PS: O post sobre prometido sobre o CAN - Gana 2008 para o Linhas de Passe está um pouco atrasado, consequência de um fim-de-semana passado fora e de algum cansaço.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A CAN e o futuro... 2008/2010

Chegou ao fim a Taça das Nações Africanas. Aqui no Blog do Bernas acompanhou-se a competição, fizeram-se sondagens, postou-se (e muito) e foi-se actualizando um já famoso quadro com os resultados da fase final da prova. Ele volta a figurar aqui, pela última vez, sem que, por isso, seja feita uma reflexão minha aos últimos dois jogos e a esta edição do torneio.

Esse texto, guardo-o para este DOMINGO á noite, no site Linhas de Passe, onde me irei estrear com este tema. Convido-vos a todos, desde já, a visitarem o blogue e a comentarem este e os outros post que (já) lá figuram.

Com grande pena minha, resta apenas "informar" que o Egipto revalidou o título conquistado no Cairo em 2006, vencendo õs Camarões na final por 1-0 (Aboutrika), ficando o Gana com o terceiro lugar, cortesia de uma vitória por 4-2 (Agogo, Dramani, Muntari e Abeyie; Sanogo [2]) contra a Costa do Marfim. Vejam os videos e os jogadores escolhidos para figurarem na equipa da CAN, segundo a Organização e a Eurosport.

Eurosport (4-4-2):
01 (CAM) Kameni
02 (CAM) Geremi
03 (C.M) A.Boka
04 (NIG) J.Yobo
05 (EGI) H.Said
06 (GAN) Essien
07 (ANG) Kalanga
08 (CAM) A.Song
09 (ANG) Manucho
10 (EGI) Zaki
11 (EGI) Aboutrika

Organização (via Record): GUARDA-REDES: Essam El Hadary (Egipto); DEFESAS: Geremi Njitap (Camarões), Wael Gomaa (Egipto), Michael Essien (Gana) e Sulley Muntari (Gana); MÉDIOS: Yaya Touré (Costa Marfim), Alexandre Song (Camarões) e Hosny Abd Rabou (Egipto); AVANÇADOS: Mohamed Abou Treika (Egipto), Amr Zaky (Egipto) e Manucho (Angola)


Gana vs Costa do Marfim (3º/4º Lugar)


Egipto vs Camarões (Final)

6 Nations - Rescaldo da 2ª Jornada

Após mais um fim-de-semana de jogos, confirma-se a tendência vitoriosa do País de Gales, liderado por Warren Gatland (ex-Wasps) e da França, liderada por Mark Lièvremont (ex-França Sub21), que venceram os seus jogos.
No que toca ás outras equipas, a Inglaterra, vice-campeã mundial, conseguiu a sua primeira vitória no torneio contra uma Itália que apesar de voltar a sair derrotada, deu imensa luta num jogo que podia muito bem ter tido um desfecho diferente e a Escócia continua a não vencer, numa campanha até aqui marcada por lesões e por muitas dificuldades, mas fez uma partida positiva, dominando os "red dragons" em muitos momentos.
Resta observar a Irlanda, que voltou a dar "sinais de vida" neste encontro mas sem que isso significasse (outra) uma vitória contra uma França intratável que, perante o seu público, venceu e convenceu. Em suma, ficam aqui os resultados deste fim-de-semana bem como os links para os 'reports' dos jogos e respectiva classificação geral.



Itália 19 - Inglaterra 23

Itália: 15 David Bortolussi (3+3+3+3+2), 14 Kaine Robertson, 13 Gonzalo Canale, 12 Mirco Bergamasco, 11 Ezio Galon, 10 Andrea Masi, 9 Pietro Travagli, 8 Sergio Parisse (c), 7 Mauro Bergamasco, 6 Josh Sole, 5 Carlo Antonio Del Fava, 4 Santiago Dellape, 3 Martin Castrogiovanni, 2 Leonardo Ghiraldini, 1 Andrea Lo Cicero.

Suplentes: 16 Carlo Festuccia, 17 Salvatore Perugini, 18 Carlos Nieto, 19 Alessandro Zanni, 20 Simon Picone (5), 21 Andrea Marcato, 22 Alberto Sgarbi.

Inglaterra: 15 Iain Balshaw, 14 Paul Sackey (5), 13 Jamie Noon, 12 Toby Flood (5), 11 Lesley Vainikolo, 10 Jonny Wilkinson (3+3+3+2+2), 9 Andy Gomarsall, 8 Nick Easter, 7 Michael Lipman, 6 James Haskell, 5 Steve Borthwick (c), 4 Simon Shaw, 3 Matt Stevens, 2 Mark Regan, 1 Tim Payne.

Suplentes: 16 Lee Mears, 17 Jason Hobson, 18 Ben Kay, 19 Luke Narraway, 20 Richard Wigglesworth, 21 Danny Cipriani, 22 Mathew Tait.



França 26 - Irlanda 21

França: 15 Cédric Heymans (5), 14 Aurélien Rougerie, 13 David Marty, 12 Damien Traille, 11 Vincent Clerc (5+5+5), 10 David Skrela, 9 Jean-Baptiste Elissalde (2+2+2), 8 Julien Bonnaire, 7 Thierry Dusautoir, 6 Fulgence Ouedraogo, 5 Lionel Nallet, 4 Arnaud Méla, 3 Lionel Faure, 2 Dimitri Szarzewski, 1 Nicolas Mas.

Suplentes: 16 William Servat, 17 Julien Brugnaut, 18 Loïc Jacquet, 19 Louis Picamoles, 20 Morgan Parra, 21 François Trinh-Duc, 22 Anthony Floch.

Irlanda: 15 Girvan Dempsey, 14 Geordan Murphy, 13 Brian O'Driscoll, 12 Andrew Trimble, 11 Rob Kearney, 10 Ronan O'Gara (3+3+3+2), 9 Eoin Reddan, 8 Jamie Heaslip, 7 David Wallace (5), 6 Denis Leamy, 5 Malcolm O'Kelly, 4 Donncha O'Callaghan, 3 John Hayes, 2 Bernard Jackman, 1 Marcus Horan.

Suplentes: 16 Rory Best, 17 Tony Buckley, 18 Mick O'Driscoll, 19 Simon Easterby, 20 Peter Stringer, 21 Paddy Wallace, 22 Shane Horgan.



País de Gales 30 - Escócia 15

País de Gales: 15 Lee Byrne, 14 Jamie Roberts, 13 Tom Shanklin, 12 Gavin Henson, 11 Shane Williams (5+5), 10 James Hook (5+2+2+3), 9 Mike Phillips, 8 Ryan Jones (c). 7 Martyn Williams, 6 Jonathan Thomas, 5 Ian Evans, 4 Ian Gough, 3 Adam Jones, 2 Huw Bennett, 1 Duncan Jones.

Suplentes: 16 Matthew Rees, 17 Gethin Jenkins, 18 Deiniol Jones, 19 Gareth Delve, 20 Dwayne Peel, 21 Stephen Jones (2+3+3), 22 Sonny Parker.

Escócia: 15 Chris Paterson (3+3+3+3+3), 14 Nikki Walker, 13 Nick De Luca, 12 Andrew Henderson, 11 Simon Webster, 10 Dan Parks, 9 Mike Blair, 7 John Barclay, 8 Kelly Brown, 6 Jason White (c), 5 Jim Hamilton, 4 Nathan Hines, 3 Euan Murray, 2 Ross Ford, 1 Allan Jacobsen.

Suplentes: 16 Fergus Thomson, 17 Gavin Kerr, 18 Scott MacLeod, 19 Allister Hogg, 20 Chris Cusiter, 21 Graeme Morrison, 22 Hugo Southwell.


Deixo aqui, como um bónus para os leitores mais corajosos (que chegarem até aqui...), os links para os videos que resumem os jogos da 1ª jornada.

IRELAND 16 - ITALY 11
SCOTLAND 6 - FRANCE 27
ENGLAND 19 - WALES 26

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Final Update

Os updates nesta semana foram feitos no O BLOG DO BERNAS (como podem ver...) e no FUTSAL FDL (que aconselho vivamente a visitarem).

A grande e última novidade da semana vai para o inicio do LINHAS DE PASSE, um novo site onde vou escrever e que também tive a trabalhar.

Visitem os sites, digam de vossa justiça, comentem. Porei aqui mais notícias sobre eles...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

American Update

Depois da CAN, passamos para os Supers: o Bowl e o Tuesday.

No Super Bowl XLII, a 42ª edição da final do campeonato norte-americano de football (NFL), os NY Giants, comandados pelo quarter-back Eli Manning (nome verdadeiramente nova-iorquino), deram cabo da "perfect season" (18W-0L até então) dos New England Patriots, a equipa de Tom Brady, o namorado da conhecida (ía meter "nossa" mas também quem é que não sabe quem ela é?) super-modelo Gisele Bündchen, vencendo o jogo por 17-14.

O verdadeiro upset, bem ao gosto americano, ocorreu em Phoenix, Arizona, quando no último 'quarter' da partida, a trinta segundos do fim, os Giants roubaram a liderança no encontro aos Patriots através de um 'touchdown' fenomenal.

Termino a minha análise deste tema com um video, que vale a pena ver, com os 'highlights' da partida.



Passando então para a apreciação da muito apetecida e disputada "Super Tuesday", destacam-se, desde já, as vitórias de Obama e Clinton - as do primeiro pela quantidade (13), as da segunda pela qualidade (os dois super-estados em questão: NY e CAL e todos os outros estados-chave) - e a quase definição (digo quase porque só Mitt Romney saiu de cena) do candidato republicano, John McCain (é quase uma certeza 100% a nomeação).

Na senda desta ideia inicial sou apoiado pela análise do jornalista da SIC, Luís Costa Ribas (que vi em directo e que faço questão de passar para aqui porque achei mesmo muito boa) e pelo texto do jornalista Manuel Queiroz no DN de ontem, intitulado "O SABOR DO MASSACHUSETTS", para o qual deixo aqui o link.


Se a questão fica mais ou menos definida para os membros do partido republicano, no campo dos democratas a coisa só se decidirá no fim de Março, quando as primárias e os 'caucases' estiverem quase todos feitos.

Paradigmático desta terça-feira é, no entanto, o exemplo que sai do Estado do Massachusetts, onde Barack Obama tinha o apoio dos Kennedys, de John Kerry e da omnipresente Oprah e levou uma descomunal "coça" de Hillary Clinton. Chamo a este caso "a hipocrisia do candidato" ou, se preferirem tudo bem explicadinho, a incoerência do discurso e postura deste perante o contraste provocado pelo apoio de tantos pesos-pesados que, afinal de contas, são tão ou mais parte do sistema e da maquina partidária democrática quanto o são os Clinton.

Para terminar, queria fazer uma referência a um texto do Prof. Pedro Lomba, também para o DN, que, entre outras coisas, alerta para um perigo: em política nos USA, um congresso nacional democrata dividido significa vitória republicana nas eleições.

É muito bonito quando existe concorrência, competência e candidatos dentro do partido mas se não houver uma decisão "a sério" até a data do congresso temo pelo candidato deste partido, porque a reacção do eleitorado bem pode ser votar em McCain e "dar-lhe" a Presidência. Não seria a primeira vez...

PS: Querem saber mais sobre a campanha e acompanhar tudo minuto-a-minuto. Vão ao site da CNN, em especial aqui.

CAN Update


- Por uma questão de precedência, abordo primeiro a CAN. Aconteceu tudo ao contrário do que eu esperava.

Achava que os Camarões, uma equipa que marca e sofre muitos golos, quando encontrassem uma defesa mais aguerrida (coisa que depois daquele 4-2 do Egipto ainda não tinha acontecido) e coesa, iriam perder. O Gana, a jogar em casa e com um excelente 'score' até aí, parecia-me o finalista ideal. Acabaram por perder por 1-0, resultado (a derrota) que, em jogos entre equipas 'grandes' é sempre possível.


Por outro lado, vi o Egipto a 'safar-se' contra uma Angola que a certa altura já não tinha 'pernas' para continuar e, apesar de ter ali o campeão em título e uma equipa fortíssima, não acreditei que isso fosse suficiente para parar o 'momento' que a Costa do Marfim tinha vindo a criar, com uma sequência de jogos absolutamente irrepreensível. O resultado final do encontro (4-1 favoráveis á selecção dos 'faraós') prova que, tal como na outra semi-final, os encontros entre os melhores são sempre imprevisíveis.



Assim sendo, teremos um Camarões - Egipto na final e um Gana - Costa do Marfim no jogo do 3º e 4º lugar. Espero que os Camarões vençam, não por um motivo qualquer de índole mais lógica, mas simplesmente porque não gosto do Egipto. Se calhar estes últimos merecem mais o título (se é que isso existe - eu acho que não - mérito na discussão de uma final) mas seria giro ver os 'leões indomáveis' a limparem a taça.

Vejam aqui, graças á Ghana2008TV, os resumos das duas meias finais, sendo que no inicio do post encontram um quadro completo com os resultados da fase final (têm que carregar na imagem para a verem no seu tamanho real).

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Aviso

Tenho tido alguns problemas com a net e o com o meu tempo (falta dele).

Assim que puder (amanhã, portanto) venho cá actualizar as coisas sobre CAN e sobre a "Super Tuesday" (fazer um rescaldo). Até lá obrigado a todos pelos comments que tem colocado e pelas vossas visitas (só agora respondi a todos).

Tive que renovar o "layout" do blogue, embora ainda não tenha mudado muitas coisas mas vou faze-lo (e acrescentar mais coisas) amanhã. Caso queiram, digam-me o que acham do "novo" visual.

Visitem também o FUTSAL FDL, que tive a renovar hoje e digam de vossa justiça. Dei uma ajuda ao grande João Tudela, que assim vê o site da equipa "quitado" e com os meus votos de que continue activo por muito muito tempo.

Um abraço a todos. Bernardo Rosmaninho.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

CAN and Sondagem do Bernas: Results



Na CAN, tudo "normal", com a passagem dos principais favoritos ás meias-finais da competição.

De ressalvar, apenas na Sondagem do Bernas, que aponta a Costa do Marfim como principal candidato a vencer a taça, atribuindo as mesmas possibilidades aos (agora) semi-finalistas e abrindo uma excepção para Angola, selecção surpresa desta CAN, organizadora da prova em 2010, que teve uma boa prestação e o apoio (acho eu) de muita gente em Portugal.

Obrigado a todos aqueles que participaram na sondagem, pela vossa visita e voto. Consultem os quadros de resultados neste post, carregando nas imagens para ver em tamanho original.

Gosto muito de você, leozinho...


Quando julgamos que Assim não vai lá... surge sempre algo ou alguem capaz de nos animar. Vejam o fim do video, está magnífico!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Em véspera da "Super Tuesday", um 'preview' sobre a corrida ás nomeações para a eleição presidencial norte-americana de 2008.

Nos Estados Unidos, o processo para se chegar a Presidente começa pela nomeação partidária. Este post é uma pequena revisão daquilo que ocorreu e uma antevisão da "super terça-feira", um dia que para muitos vai ser decisivo para as aspirações dos candidatos.

A nomeação partidária é aceite no congresso nacional de cada partido e é apurada através de sucessivos 'caucus' (votações) que ocorrem nos diferentes estados, sendo que os 'caucus' não atribuem todos o mesmo número de delegados ao vencedor nem têm o mesmo processo de atribuição de delegados - proporcional ou maioritária - conforme estes são distribuidos em função do número de votos obtido ou caso sejam todos entregues ao candidato mais votado.

Assim, os vários candidatos republicanos e democratas procuram conquistar os delegados do seu partido nos sucessivos 'caucuses' que determinam, quando são somados todos os estados, quem são os candidatos (democrata e republicano) á Presidência dos Estados Unidos da América.

Nesta corrida inicial são vários os factores que contam (e muito) para o sucesso de um candidato: o dinheiro angariado, os apoios que se consegue obter junto de figuras proeminentes da sociedade (um bom exemplo disso é o apoio dos Kennedys a Obama), as sondagens, os debates, as primeiras votações e, acima de tudo, o "momentum" que se consegue criar á volta do candidato e da sua campanha.

O jornal New York Times, que já declarou a sua "preferência" por Barack Obama, numa atitude que é normal e comum nos meios de comunicação social e de opinião dos USA, tem aqui duas previews da ST que vale a pena mencionar e recomendar:

- Democratic Preview

- Republican Preview

Neste momento, na vespera do muito ansiado "Super Tuesday", onde a maioria dos estados norte-americanos vai ter o seu 'caucus' as sondagens apontam para um equilibrio, nos democratas, entre o Senador do Illinois, Barack Obama e a Senadora de Nova Iorque, Hillary Clinton e alguma vantagem, entre os republicanos, para o Senador do Arizona, John McCain.

No que a textos diz respeito, faço hoje um retorno ao tema do "ticket" democrata que, depois do artigo do Causa Nossa, Clinton-Obama: o meu "dream ticket", encontro no Diário de Notícias, sob o título de Há "ticket" no ar?.

Este é um tema que tem sido alvo de inumeros textos por parte da imprensa internacional, especulando-se, por isso, sobre o que irá suceder depois desta terça-feira e sobre a forma como os resultados podem afectar a corrida para a Casa Branca, sobretudo no campo dos democratas, que se encontra mais equilibrado e tem, para a maioria das pessoas, os dois melhores candidatos.


Por fim, farei uma menção para as desistências de Rudy Giuliani (R) e John Edwards (D), que devem ser encaradas de formas diferentes, já que o primeiro tinha, no início da corrida, larga vantagem entre as preferências dos republicanos, vantagem que foi desperdiçada ao abordar de forma leviana os primeiros 'caucus' e a campanha (tornando-se num case study para os proximos anos de como desperdiçar uma candidatura e uma liderança precoce, convertendo-as num desastre político e eleitoral), distinguindo-se por isso do democrata que, perante a falta de apoios e as dificuldades pessoais (e não só) de uma candidatura que tanto eleitores como media querem ver a dois, desiste do seu sonho de chegar á nomeação uns dias antes da data que constituia a sua última esperança como candidato, o dia de amanhã.

Enquanto a saída de cena do "Mayor da América" veio fortalecer muito a candidatura de John McCain (que posteriormente ele e o Governador da Califórnia - Arnold Schwarzenegger - entre outros, declararam apoiar), a verdade é que enquanto John Edwards não se declarar a favor de um dos dois candidatos democratas, a sua decisão de abandonar a corrida presidencial pouco afecta o campo do partido que, depois de dois mandatos republicanos (com George Bush como Presidente) pretende ver um dos seus membros a morar na Casa Branca.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Rescaldo das 6 Nações (A e B)

No final da primeira jornada da edição deste ano do 6 Nações pudemos confirmar em dois jogos a superioridade da França (renovada e rejuvenescida frente uma Escócia demasiado fraca) e da Irlanda (que teve muita dificuldade em bater a Itália mas que apresentou lampejos da magia que a caracterizava em anos recentes) e a monumental surpresa do País de Gales (que venceu a Inglaterra na sua casa - algo que não acontecia desde 1988 - com uma grande recuperação protagonizada toda na segunda parte do jogo.

Ficam aqui os "reports" dos jogos com links e o calendário da próxima jornada.


IRELAND 16 - ITALY 11

Ireland: 15 Girvan Dempsey (5), 14 Andrew Trimble, Brian O'Driscoll, 12 Gordon D'Arcy, 11 Geordan Murphy, 10 Ronan O'Gara (2+3+3+3), 9 Eoin Reddan, 8 Denis Leamy, 7 David Wallace, 6 Simon Easterby, 5 Malcolm O'Kelly, 4 Donncha O'Callaghan, 3 John Hayes, 2 Rory Best, 1 Marcus Horan

Suplentes: 16 Bernard Jackman, 17 Tony Buckley, 18 Mick O'Driscoll, 19 Jamie Heaslip, 20 Peter Stringer, 21 Paddy Wallace, 22 Rob Kearney

Italy: 15 David Bortolussi (3+3), 14 Kaine Robertson, 13 Gonzalo Canale, 12 Mirco Bergamasco, 11 Pablo Canavosio, 10 Andrea Masi, 9 Pietro Travagli, 8 Sergio Parisse (5) (c), 7 Mauro Bergamasco, 6 Josh Sole, 5 Carlo Antonio Del Fava, 4 Santiago Dellapé, 3 Martin Castrogiovanni, 2 Leonardo Ghiraldini, 1 Andrea Lo Cicero

Suplentes: 16 Carlo Festuccia, 17 Salvatore Perugini, 18 Carlos Nieto, 19 Tommaso Reato, 20 Alessandro Zanni, 21 Andrea Marcato, 22 Ezio Galon


SCOTLAND 6 - FRANCE 27

Scotland: 15 Rory Lamont, 14 Nikki Walker, 13 Nick De Luca, 12 Andrew Henderson, 11 Simon Webster, 10 Dan Parks (3+3), 9 Mike Blair, 8 Dave Callam, 7 John Barclay, 6 Jason White (c), 5 Jim Hamilton, 4 Nathan Hines, 3 Euan Murray, 2 Ross Ford, 1 Allan Jacobsen.

Suplentes: 16 Fergus Thomson, 17 Gavin Kerr, 18 Scott MacLeod, 19 Kelly Brown, 20 Chris Cusiter, 21 Chris Paterson, 22 Hugo Southwell.

France: 15 Cédric Heymans, 14 Julien Malzieu (5), 13 David Marty, 12 Damien Traille (3+3), 11 Vincent Clerc (5+5), 10 François Trinh-Duc, 9 Jean-Baptiste Elissalde (2+2), 8 Elvis Vermeulen, 7 Thierry Dusautoir, 6 Fulgence Ouedraogo, 5 Loïc Jacquet, 4 Lionel Nallet (c), 3 Julien Brugnaut, 2 William Servat, 1 Lionel Faure.

Suplentes: 16 Nicolas Mas, 17 Dimitri Szarzewski, 18 Arnaud Mela, 19 Julien Bonnaire, 20 Morgan Parra, 21 David Skrela (2), 22 Aurélien Rougerie.


ENGLAND 19 - WALES 26

England: 15 Iain Balshaw, 14 Paul Sackey, 13 Mike Tindall, 12 Toby Flood (5), 11 David Strettle, 10 Jonny Wilkinson (2+3+3+3+3), 9 Andy Gomarsall, 8 Luke Narraway, 7 Lewis Moody, 6 James Haskell, 5 Steve Borthwick, 4 Simon Shaw, 3 Phil Vickery (c), 2 Mark Regan, 1 Andrew Sheridan.

Suplentes: 16 Lee Mears, 17 Matt Stevens, 18 Ben Kay, 19 Tom Rees, 20 Richard Wigglesworth, 21 Danny Cipriani, 22 Lesley Vainikolo.

Wales: 15 Lee Byrne (5), 14 Shane Williams, 13 Sonny Parker, 12 Gavin Henson, 11 Mark Jones, 10 James Hook (2+2+3+3+3+3), 9 Mike Phillips (5), 8 Ryan Jones (c), 7 Martyn Williams, 6 Jonathan Thomas, 5 Ian Gough, 4 Alun Wyn-Jones, 3 Duncan Jones, 2 Huw Bennett, 1 Adam Jones.

Suplentes: 16 Matthew Rees, 17 Gethin Jenkins, 18 Ian Evans, 19 Alix Popham, 20 Gareth Cooper, 21 Stephen Jones, 22 Tom Shanklin.


Calendário da 2ª jornada:

Sábado, 9 de Fevereiro
País de Gales - Escócia, Millennium Stadium (Cardiff), 14:00
França - Irlanda, Stade de France (Paris), 16:00

Domingo, 10 de Fevereiro
Itália - Inglaterra, Stadio Flaminio (Roma), 14:30


Neste fim-de-semana, Portugal deslocou-se a Tiblissi para jogar com a Geórgia um encontro do 6 Nações B que já havia sido adiado duas vezes, por motivos de calendário e de índole política. Desfalcada da maioria dos seus melhores jogadores e recheada de jovens promessas, o quinze das quinas não conseguiu evitar a derrota com os "lelos" por 31-3.

Fica aqui também o "report" desse jogo, com direito a links e ao resto do calendário dos Lobos.

GEÓRGIA 31 - PORTUGAL 3

Portugal: 15 Vasco Gaspar, 14 Gonçalo Foro, 13 Hugo Melo, 12 Francisco Mira, 11 Adérito Esteves, 10 Pedro Cabral (3), 9 Francisco Pinto Magalhães, 8 Tiago Girão, 7 António Duarte, 6 Sebastião Cunha, 5 Juan Severino, 4 Eduardo Acosta, 3 Juan Murré, 2 João Correia (c), 1 Rodrigo Aguiar.

Suplentes: 16 Diogo Fialho, 17 Bernardo Duarte, 18 Gustavo Duarte, 19 Manuel Sommer Ribeiro, 20 Francisco Fragateiro, 21 Lourenço Kadosh, 22 Diogo Miranda.


Tabela c/classificações: AER-FIRA


Reports: ABola.pt, Record.pt e DN.pt


Próximos jogos de Portugal no 6 Nações B:

16 de Fevereiro
PORTUGAL - República Checa

23 de Fevereiro
PORTUGAL - Geórgia

1 de Março
Rússia - PORTUGAL

8 de Março
Roménia - PORTUGAL

10 de Maio
Espanha - PORTUGAL

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Assim não vai lá...

A foto diz tudo, não são precisas legendas ou explicações.
Benfica 0 - Nacional da Madeira 0