domingo, 25 de novembro de 2007

Europeu 2007 e actualizações...

Houve um motivo muito válido para eu não ter feito posts sobre o Europeu. Vi os jogos, vi o melhor golo da minha vida em futsal (aquela bicicleta do Ricardinho nas meias contra a Espanha) mas também vi o excelente trabalho dos rapazes do FUTSAL FDL que, para todos os momentos da fase final, fizeram artigos de boa qualidade.


Quem diz rapazes diz João Tudela, o homem que merece ser elogiado por ter proporcionado (a quem teve possibilidade de ir ver... quem não pôde têm aqui o link, façam 'scroll down' e leiam) a alguns cibernautas que não acompanhavam a competição a 100% e/ou que queriam ler qualquer coisa sobre o assunto (eu acuso-me como um deles) uma opinião e informações sobre o campeonato a tempo e horas e de forma simples e fácil de ler.


Assim sendo, fica aqui a nota para duas novas entradas nas listas do costume, o Blog "In Concreto" do colega Tibério Dinis e o site da Equipa de Futsal Masculino da FDL, o "Futsal FDL". Dois sites que já estavam para ser acrescentados á algum tempo e que agora engrossam o 'sidebar' deste espaço.


De lamentar, mas necessária, face á proliferação sem sentido prático e objectivo de blogs sobre o rugby nacional que apenas queixam e lamentam, que não apresentam projecto e sequência que contribua de forma positiva para a modalidade, a saída do Zé do Melão da minha lista de Blogues Recomendados.

É necessário um espaço na net de qualidade para o rugby nacional. Algo separado do chavão individualista (e muitas vezes exacerbadamente crítico) dos blogues. Um site do género do Futsal Portugal. Uma referência para o desenvolver da modalidade e necessária promoção. Em suma, algo de jeito. Quando isso existir, pela minha mão ou de outros, estará aqui o link. Até lá fica apenas, mesmo sendo manifestamente insuficiente, o site da Federação Portuguesa de Rugby.



Tenham uma boa semana, fica aqui o meu abraço para todos (especialmente para os supra citados). Deixo-vos com o video do jogo entre Portugal e Espanha que inclui o golo a que me referi inicialmente. Não preciso de dizer mais nada.

PS1: Ah, por acaso preciso, mas isto é mais uma 'private joke': "Super Yumster! Yum Yum..."
PS2: Caso alguém também esteja UM POUCO farto de TGDC por favor assine em baixo.

PS3: "Não tentem fazer isto em casa!" LoL... Vejam o video, vão perceber... :D

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Elizabeth - The Golden Age



O filme está simplesmente soberbo. Apesar das imprecisões históricas (imensas), das diferenças (propositadamente levadas ao extremo) entre as duas nações e do esquecimento a que são votadas várias personalidades como Sir Francis Drake. Está muito bom, com uma enorme banda sonora e excelentes representações de Geoffrey Rush e Cate Blanchett.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Duas notícias: uma positiva a outra surreal. Para futebolista famoso ler.

Afinal sempre houve uma nação do norte que aproveitou o campeonato do mundo para se organizar internamente: a Inglaterra. Publico hoje uma notícia (já antiga) que fala sobre o acordo que marca o fim do diferendo entre clubes, jogadores e federação que minava o jogo inglês desde que a "Selecção da Rosa" conquistou o Mundial de 2003, na Austrália. Este acordo cria as bases para a preparação do próximo mundial e deixou, aparentemente, todos os intervenientes felizes.

Faltando apenas decidir em que competição vão jogar os "Pumas", espero que no Tri-Nations (a bem da sensatez e do desenvolvimento do rugby argentino - que se encontra, no momento, demasiado fixado nos campeonatos francês e inglês para uma nação do hemisfério sul), fica aqui, no parágrafo que se segue, uma história que vale a pena ser contada.


Jerry Collins, o poderoso asa All Black, saidinho do RWC, decidiu (e porque não) perguntar ao treinador de uma equipa secundária das divisões regionais de Inglaterra se por acaso não poderia jogar uma partida pela equipa B' deles.

Quando li isto pensei que fosse a gozar, mas depois vi a fonte e disse para mim mesmo que o "Telegraph" era um jornal sério e por isso não faria destas coisas sem um motivo.

Verdade seja dita, este senhor é uma pessoa fantástica, um verdadeiro campeão, sem tiques de vedetismo ou manias de estrela, um tipo humilde que, ao contrário do que sucederia com muitos jogadores, achou que seria uma honra para ele poder jogar ali por um jogo, com aqueles tipos, naquele clube, e não o contrário.

Para ilustrar este sentimento, chegou ao cúmulo de lhes pedir para poder usar as meias deles no jogo dos Barbarians (a selecção mundial que tem como tradição manter uma parte do equipamento dos seus convocados em aberto, as meias, jogando estes com as mesmas que usam no clube onde alinham) quando apenas jogou na equipa B' deles e por uma partida. É algo fantástico, que merece ser publicitado.

Assim sendo, vai ficar aqui o artigo original e a referência (link) para a segunda notícia (aqui).


Back Row: All Black Jerry Collins lines up with the Barnstaple XV

The amateurs of Newton Abbot's second XV had the shock of their lives when they turned up for a game and discovered that the All Blacks' Jerry Collins was playing for the opposition.

The 6ft 3in, 17-stone flanker - nicknamed 'The Terminator' for his ferocious tackling - turned out for rival Devon side Barnstaple against a stunned group of butchers, builders and bricklayers from Newton Abbot.

Collins, the hard man of the New Zealand back row and the proud owner of the biggest biceps in their squad, ran in a storming try and made three try-saving tackles during his 55 minutes on the pitch, helping Barnstaple to a 21-7 away victory in the Devon Merit Table fixture.

The Samoan-born Collins, 26, took part in the match after bumping into Barnstaple's head coach, Kevin Squire, while on holiday in Devon.

Squire was enjoying a meal in a restaurant when he spotted the All Black. "I did a double-take when I saw who it was and knew I had to introduce myself," he said.

"He was very polite and unassuming. We talked for several minutes and I mentioned the club and invited him to come down and watch a game, but of course never expected him to turn up. He did though and even coached a session with the under-14 side, who were completely awe-struck.

"I told him we had a match coming up and he was welcome to join us, but again I was gobsmacked when he showed up to catch the bus with the rest of the players.

"It was very surreal for the lads as they are all amateurs - most of them are builders, bricklayers, plumbers and so on. He had even been to a sports store to buy a pair of boots."

Squire said his new recruit dropped down a gear to fit in with the standard of the game. "Jerry didn't play up his superstar status but was really one of the lads," he said.

"He didn't crunch into them like he could have done – they would have gone flying. He adapted his level of play to suit the game like a proper gentleman.

"It was a wonderful experience for all the players to play alongside such a big name in international rugby, even for the guys in the other team."

Newton Abbot coach Phil Burford said his side were "quite taken aback" when Barnstaple showed up with Collins in tow. "I think the second-team lads were pinching themselves after playing with such an icon," he said.

"After the match he was inundated with fans asking for pictures and autographs and he was happy to do it. He was a true professional."

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Frase do Dia

"Pareces um Kosovar!"

(isto é o que acontece quando perdemos um dia em espera num centro de saúde e tentamos melhorar a coisa indo ao barbeiro... reacções positivas... hehe ;) só mesmo eu...)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Informação

Em honra do vigésimo terceiro aniversário de certo e determinado indivíduo que escreve neste blog (eu), informa-se que a produção de posts encontra-se interrompida até segunda-feira, dia 19 de Novembro. Até lá, e visto que o dia em questão é hoje, 16 de Novembro, cumprimentos a todos e bom fim-de-semana.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Na segunda-feira...


Porque amanhã (e durante o fim-de-semana) estarei ocupado com outra coisa, segunda contem com mais um post sobre o Europeu de Futsal. Até lá deixo aqui os links para os inúmeros artigos (dois, lol) que eu já postei recentemente sobre o assunto. O Portugal - Itália abre a competição e vai ser um bom indicador de como correrá tudo no que concerne ás aspirações do 5 das quinas. Um jogo para se ver na SIC, posto que o resto da competição passa na Eurosport.

Link 1 - Europeu de Futsal: Portugal 2007 - aqui

Link 2 - Convocados de Orlando Duarte - aqui

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

"Rugby 101" - Introdução ao Rugby, 1ª Parte



Nesta primeira parte da minha Introdução ao Rugby, um espaço criado por sugestão de um distinto visitante do blog, Tibério Dinis, coloquei aqui a componente audiovisual desta 'cadeira' que ocupará dois posts e que visa aproximar as pessoas dos fundamentos mais básicos da modalidade. Daqui a pouco tempo postarei também a componente escrita do espaço, a segunda parte, que irá repetir muitas das informações e acrescentar outras novas.

Divulgar, esclarecendo dúvidas e apresentando as informações de forma segura e correcta é o meu objectivo, mesmo que a abordagem, como irão ver (se ainda não repararam), seja um pouco ortodoxa. Recordo que isto é apenas uma introdução, não um compêndio sobre a modalidade, algo que é bem menos captivante e mais impreceptível para o visitante comum, pois requer conhecimentos prévios que as pessoas podem não possuir.

Assim sendo, fica aqui um video, extremamente completo, da EA Sports, um 'tutorial' ao desporto do rugby, que embora seja dirigido á edição de 2005 do jogo desta marca, não é um guia para a prática do mesmo mas sim uma breve apresentação de uma modalidade, onde são focadas todas as principais componentes desta. A ver e rever.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

sábado, 10 de novembro de 2007

Avisos á navegação... e não só.

Depois do outro aviso á navegação, neste post vou deixar várias notícias, separadas, conforme o tema


Sobre o blogue:

Dou as boas-vindas ao blogue do colega André Couto (a quem mando um abraço e que deve, por esta altura, ainda andar a perguntar-se porque raio fui eu perguntar-lhe o quer que fosse acerca do funcionamento de RGAs - tema muito interessante, diga-se de passagem - quando depois não fui á mesma... lamento, mas da próxima vez que for assaltado peço ao carteirista para não fugir com o meu guito e carteira ;) já que tenho planos), o Combater a Sombra.

- Dei uns 'toques' no blogue, introduzindo a Subscrição do Bernas (ie. em vez de virem ao blogue, recebem os posts via e-mail... algo que eu gostava que todos os blogues tivessem porque não tenho tempo para visitar tudo sempre e gosto de ir acompanhando os diferentes posts... não precisam de deixar de vir ao blogue por causa disso!), reorganizando a barra lateral e, como diz o parágrafo anterior, acrescentando mais um site, o 16º, á lista em questão.



Sobre o Rugby Nacional:

- Ainda estou a compilar dados para, daqui a uns tempos - ie. antes do natal - avançar com uma rubrica, ou até mesmo com um site independente do servidor (blogger), reunindo assim (nesta última hipótese - não farei tudo isso numa rubrica!), num espaço fora da FPR.pt, os resultados, informações e destaques do rugby nacional e internacional, promovendo-o na comunidade do rugby e na comunicação social em geral. Caso não avance com este projecto megalómano, farei uma rubrica, mais pequena, menos abrangente, sobre o assunto.

- Os Sub-19 ficaram em quarto lugar no Europeu de Rugby da Categoria (nada mau...), tendo perdido nas meias-finais para a Roménia e no jogo do 3º e 4º lugares, para a Russia. Fica aqui o quadro completo de resultados.

- Em Coimbra, no Dia Nacional do Rugby (este ano adiado de 5 de Out. para 1 de Nov. por causa do mundial) foi enorme a festividade - palestras, convívio de equipas nos escalões mais novos, Torneio Nacional de Clubes Emergentes, entrega de prémios referente á época passada, e as supertaças - ver resumo do dia, que teve dois pontos altos: a Supertaça Feminina, ganha pelo Benfica, e a Supertaça Masculina, que a Agronomia venceu. Ficam aqui os links para os eventos, para os jogos, umas fotos e o programa completo.

- O jogo com a Geórgia para o 6 Nações de 2006-2008 que deveria ter sido hoje foi adiado devido á falta de condições de segurança no país (ver mais aqui). Deixo, no entanto, aqui a notícia de que a Rússia bateu, em Bucareste, a Roménia, por 22-12, e o quadro de classificações e jogos.


Sobre o Surf:

- Como já tinha dito num post anterior, conto ter aqui alguém para escrever um texto mais profundo sobre a modalidade. Em ano de entrada, pela primeira vez, de um 'Tuga' no WCT, a elite mundial do surf, o Tiago Pires ('Saca'), espero conseguir colocar aqui algo sobre a prova, o CT' e o QS', as ondas, os top-surfers, os rookies, enfim, sobre a realidade deste mundo que não me é muito familiar mas que vou acompanhando.

- Na sequência daquilo que foi dito anteriormente, destaco o facto de a disputa para o ceptro de este ano (que já se encontrava resumida a Mick Fanning, Taj Burrow e Kelly Slater) ter sido vencida pelo primeiro, que venceu a etapa do Brasil, em Imituba. Vejam o site que a Rip Curl fez para comemorar o evento.



(Ainda) Sobre a FDL (a foto foi gentilmente 'abifanada' - espero que ele não se incomode - do blogue de um colega da faculdade, o Sempre Dia, do João Correia):

No outro dia, uma amiga minha (que prezo e adoro imenso) surpreendeu-me ao contar, em conversa, que tinha sentido, acerca da RGA e do colaborar no "forrar" da faculdade de preto, a enorme união e espírito dos alunos em torno deste momento difícil que a casa atravessa.

Eu não sou nenhum fundamentalista, portanto fiquei sem compreender como é que uma pessoa podia sentir estas coisas acerca de um movimento que, a meu ver, nasce tardíssimo e a más horas; não tem fins que eu veja balizados (e com isto não me refiro ao caderno reivindicativo que, quer se goste, quer não, é algo de positivo e importante) e serve os interesses não sei de quem (não só porque a enooooooooorme maioria dos problemas não tem um pêssego a ver com Bolonha - já existem há, pelo menos, meia década, mas também porque já se fez isto, já se fizeram outras coisas, e a verdade é que, a médio e longo prazo, os resultados são nulos).

Ou se calhar sei, porque, no curto prazo, existindo efeitos, beneficiam que é eleito (no caso, reeleito) e sai vitorioso destas coisas 'históricas' (quando as mesmas não beneficiam os alunos no médio e longo prazo), a Associação.


Não sou um eterno crítico, sou um céptico á espera de ser convencido e que gostava saber mais (reconheço que não sei o suficiente) sobre este assunto. Um beijo para a Tatiana, e um bom resto de fim-de-semana para todos.

Solo en Madrid... (ou não, mas apeteceu-me dar este título ao post)

Suponhamos que eu era um jogador luso-brasileiro, oriundo primeiro do Marítimo, depois do Porto, e transferido depois para um clube "Real", na capital espanhola, Madrid, por 30 milhões de euros (eu repito, 30.000.000, de Euros).

Chegado ao novo clube, e não estando as coisas a correr de feição, eis que me magoei e fico algum tempo de fora, em recuperação. Até aqui, nada de mal (se excluírmos os 30.000.000 de Euros). Fiquei de fora de um jogos da selecção, do campeonato e das taças. Se não há problema quanto á selecção, porque o 'mister' é um amigo meu, quanto aos jogos do novo clube as coisas já não são assim, porque a afficion (para utilizar o termo empregue na tauromaquia) não gosta de tanta despesa num tipo que depois não dá rendimento.

Assim, mal me ponho bem (ie mais ou menos bem, mas com um valente 'shot' de cortizona para poder treinar), tenho o azar de demonstrar serviço disputando uma bola com este tipo...

Resultado: Levo uma bordoada das antigas, um soco na mandíbula, segundo o Correio da Manhã, que me deixou a sangrar e me obrigou a abandonar o treino. Não que o nome do outro tipo, facilmente conotado com um 'boxeur' norte-americano (mas branco), não fosse indicativo de que me podia acontecer... mas olhem, pelos vistos foi.


Esta é a história (recente) de Pepe, o defesa-central que achou que era uma boa ideia disputar (de forma viríl) uma bola com o Balboa, outro jovem a querer 'mostrar serviço'. Este brasileiro de gema, um optimo central, teve agora (e desde que chegou a Madrid) algum azar, fazendo-se votos para que tenha melhores dias.

No entanto, não posso deixar de apreciar aquilo que o jornal Marca descreve como:

"Todo ocurrió cuando los periodistas habían desalojado por completo el campo donde los futbolistas realizaban la sesión preparatoria. Tras una dura entrada, ambos comenzaron a intercambiar golpes y Balboa llegó a alcanzar el rostro de Pepe, que salió del césped sangrando."

Ou, na versão portuguesa da coisa, do Correio da Manhã:

"Os jogadores do Real disputavam um meiinho quando os dois começaram a discutir, após um lance mais viril. Segundo soube o CM, Pepe terá empurrado Balboa, que respondeu com um soco na mandíbula, fazendo-o sangrar."


Simplesmente brutal. Ou, se preferirem, brutalissimo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

E foram 8....



Eu sei que este não era o jogo mais importante desta jornada da Champions, nem sequer significava, para o Liverpool, em caso de vitória, uma qualificação ou algo de parecido. Havia jogos bem mais importantes.

No entanto, não sei bem como, não sei porquê (que raio terá o Rafa Benitez dito aos tipos para dar nisto?), a verdade é que, para uma equipa que precisava MESMO de vencer para não ficar de fora da fase seguinte, os 'reds' deram um cabaz ao Besiktas que mais parece saído de um jogo de hóquei em patins.

Esqueçam os comentários, desliguem o som, caso queiram, vejam apenas, porque só na CL é que, de tempos a tempos, ocorrem coisas destas. 8 a 0, caramba...

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Info

Não pude ir á FDL (nem á RGA), porque fui assaltado ontem (no metro), e passei o resto da tarde a tentar reaver a minha carteira, mas gostava de saber como é que correu... Bom dia.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

5 de Novembro de 2007, RGA Extraordinária, Faculdade de Direito de Lisboa.


Colegas da FDL,

Venho aqui pedir á associação académica, na pessoa que lhe aprouver indicar, que esclareça aos alunos porque fomos convocados a esta reunião com expressões tão vagas como paz podre e guerra aberta no corpo docente que, tal como aquela referente aos poderes instalados, são de impossível descodificação e entendimento.

Pretende a associação convencer os alunos (e em especial os do 1º ano) de que todos estes problemas que aponta (e muito bem) decorrem da aplicação do processo de Bolonha ou do trabalho do actual Concelho Directivo?

Sobretudo quando já tivemos várias manifestações e já se encerrou a faculdade, sendo que, pese embora a importância destes eventos, anos volvidos, estamos aqui, noutra RGA extraordinária, para debater muitos dos mesmos problemas.

É lamentável que as queixas pedagógicas tenham sido liminarmente rejeitadas, tal como é vergonhoso que os nossos direitos nos sejam escamoteados durante todo o ano lectivo, mas não é igualmente verdade que esta situação é uma realidade habitual há já vários anos?

Em suma, porque é que só agora é feito todo este aparato, quando a bem ou a mal (na maioria dos casos, infelizmente, a mal) o ano já começou e vamos a meio do semestre? Não devia esta RGA ter sido marcada bem mais cedo?

Todos sabemos que estes problemas não decorrem da aplicação do processo de Bolonha e do actual regulamento de avaliação (que, recordo, representantes dos alunos e da actual associação, discutiram, votaram e aprovaram), mas sim do funcionamento da faculdade e da actuação do corpo docente, que sempre foi este!

Se outrora fomos a maior e melhor faculdade de direito do país, não vejo nada que nos impeça de lutar de novo por isso, como aluno, apoiarei sempre a contestação, mas não o farei nunca sem um fim e objectivos bem definidos, ou para servir agendas de terceiros.

Espero que nesta RGA estas questões possam ser respondidas,

Bernardo Rosmaninho.

sábado, 3 de novembro de 2007

"We are go for bacon."



Simplesmente de partir o coco a rir! 2, The Ranting Gryphon, um comediante (com uma enorme veia crítica - vejam outros videos) que, neste post, apresenta um stand up mais 'soft', hilariante como tudo. Tema: as tostadeiras. Uma "descoberta" do Fernando, que deu para rir durante muito tempo...

Bom fim-de-semana.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Brasil 2014 - Frase do Dia

"O mundial vai ser tão bem organizado que nem os argentinos se vão queixar."

Lula da Silva, Presidente do Brasil.


Não dúvido da vontade e empenho do povo brasileiro, temo é pela falta de segurança, condições e infra-estruturas que o país teima em não adquirir. Não se obtem tudo isto de um dia para o outro, e ainda faltam uns bons 6 anos para o início da competição, mas espero que os governantes brasileiros aproveitem esta oportunidade para fazer algo (mais) pelo país e pelas pessoas que, meio século depois, vão ter outro campeonato do mundo "em casa". É um país de enormes contrastes, o Brasil, mas, creio que, com tempo e vontade (apoio e meios não faltam), pode sair de lá uma competição bem bonita e uma nação menos pobre, sempre em festa (como de costume) e mais unida.


Uma nota para aquilo que eu considero um erro crasso por parte da FIFA. O Mundial de Futebol é a maior competição desportiva do mundo (extra-olímpicos) e é, tal como a modalidade, uma festa global. Assim sendo, não se percebe o fim da alternância entre continentes. O desafio de obter o melhor da nação organizadora tem que ser assumido, em especial, por aquelas actividades que conseguem centrar á sua volta todos os poderes e forçar por um verdadeiro desenvolvimento. O futebol é uma destas, senão a única, que consegue tudo isto.

Retirar aos continentes menos desenvolvidos a oportunidade de organizarem o certame é escamotear o carácter global do jogo. Que seria do mundo se não se jogasse á bola na América do Sul? Maradona, Pélé, Recoba, Zamorano, Rivaldo, Ronaldo, Messi, entre milhões de outros, são nomes que não podemos esquecer só para que uns gigantes europeus possam organizar mais frequentemente o campeonato. O mundial não começou com o Sr.Blatter ou com o Sr.Platini, começou no Uruguai, em 1930, começou com o Sr.Jules Rimet, que em 1950, no Brasil, dormiu com a Taça na cama, com medo que fosse roubada.


Era bonito que as duas modalidades que organizam as competições mais vistas e participadas do planeta (extra-olímpicos), o Rugby e o Futebol, aprendessem, a primeira, a extender o RWC para fora das 6 Nações do Norte e das 3 Nações do Sul (para quando um Campeonato do Mundo no Japão ou na Argentina?); e a segunda, a não limitar (e apoiar incondicionalmente) os FIFA WC nos países mais desenvolvidos, já rotinados, que podem perfeitamente esperar a sua vez para organizar o torneio.

O desafio global não pode ser só fachada, marketing, jogos amigáveis ou um ocasional apoio, é também algo visível através de medidas que alarguem a base do jogo e promovam o desenvolvimento dos mais pobres, não o contrário.