terça-feira, 30 de outubro de 2007

Medalha de mérito: Blog Vicarious Liability


Eu não estava a contar escrever mais nada aqui hoje mas tenho mesmo que, pela segunda vez na história d' O Blog do Bernas, atribuir esta "medalha" a um blogue, desta vez o Vicarious Liability, da primeira vez foi o Blogue dos Marretas (ver post AQUI).

Poderia dizer que esta atribuição é consequência de muitos posts de um dos melhores blogues de alunos da FDL mas a verdade é que quando vi ESTE post, para além de me partir a rir, achei que tinha que vir aqui e obrigar todo e qualquer visitante do meu site a ir também a este e experimentar "dar um pontapé na crise"...

106.901! Vão lá ver... É mesmo muito giro. Um verdadeiro "serviço público".

Nos próximos tempos...



Nos próximos tempos, porei alguma coisa aqui no blogue sobre surf... Não por estar na moda, não por ser o meu desporto favorito, mas porque é um tema que já ando a pensar em abordar faz algum tempo.

Porquê? Porque no próximo ano vamos ter um português no WCT (Circuito Mundial de Surf) - o Tiago Pires, vulgo 'Saca' - e isso é sempre algo a celebrar e acompanhar, porque não sei muito da história desta modalidade e dos seus principais intervenientes num plano mais recente, em suma, porque gostaria de ver aqui algo (um ou mais artigos) que falasse do surf, dos seus aspectos competitivos (cá dentro e no estrangeiro), das suas principais estrelas, dos locais por onde o 'CT passa e do presente e futuro do surf nacional.

A ver vamos se consigo, por agora fica a intenção, e estas fotos, que certo dia o grande TM me mostrou, de Teahupoo, uma das ondas que tem prova no WCT e que é do mais 'hardcore' que eu já vi... Não são montagens. Aquilo é mesmo assim...

Como de costume, carreguem nas imagens para verem no tamanho original. Fiquem bem.

domingo, 28 de outubro de 2007

Treinador (de Rugby) Bernas Rosmaninho!


Terminou hoje o Curso de Treinadores de Rugby - Nível 1, organizado pela Federação Portuguesa da modalidade (FPR).

Depois de três módulos de dois dias cada (fins-de-semana), muitos almoços no Centro de Estágio (aquela comida...), horas e horas a ver PDF's e muita galhofa, quase 30 formandos graduaram-se, tornando-se naquilo que (em muitos casos - a grande maioria) o trabalho, dedicação e tempo dados ao desporto já lhes devia ter concedido, Treinadores.

Não vou agora falar do curso e aprofundar muito o assunto. Até porque estou a morrer de sono. E porque terei no futuro tempo de sobra para falar sobre isso e sobre uma nova realidade no rugby nacional que importa divulgar.

Quis apenas deixar aqui uma curta nota sobre este dia memorável, sobre o curso que hoje terminei de forma soberba, sobre uma malta fantástica que tive o privilégio de conhecer e que lamento ter deixado sem me poder despedir convenientemente. As circunstâncias assim o obrigaram. Que no futuro possamos estar todos juntos de novo. Quem sabe noutro curso ou num campo deste país.

Agora já sabem porque só hoje voltei a postar, porque estive estes dias ocupado e feliz da vida com partes teóricas, partes práticas e umas avaliações. Mas com muito trabalho. Garanto-vos, valeu (e muito!) a pena o esforço. Esforço esse, que se pode sintetizar em duas palavras.

Sou Treinador

Um abraço e boa semana.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

(Futsal) Convocados de Orlando Duarte para o Euro2007 em Portugal


Aproveitei o dia de hoje para postar os convocados do selecionador nacional, Orlando Duarte, para o Euro2007, em futsal, que vai jogar-se no nosso país. Já tinha feito um post sobre o assunto, com os grupos, links e uma foto bem catita do pavilhão onde se vai jogar a grande maioria dos encontros. Para lerem esse post carreguem AQUI.

No que diz respeito aos convocados, lamenta-se a lesão de dois jogadores do Benfica, o já lendário André Lima e o guarda-redes Bébé, que assim falham a fase final desta competição. É uma pena, sendo o André Lima o capitão da equipas das quinas e o jogador mais velho do conjunto, ele ir falhar aquele que seria, sem dúvida, o ponto alto da carreira de qualquer jogador luso (a fase final de uma competição no próprio país). De destacar ainda a inclusão do jogador Leitão, que tanto o Arnaldo Pereira como o Joel Queirós, que já jogaram em Espanha contra ele (o Joel ainda joga), referênciam como muito bom jogador e uma mais-valia para o conjunto.

Ficam aqui os 14 jogadores convocados, e numa nota mais 'próxima' do meu dia-a-dia, o link para o blogue de uma outra equipa de futsal, não uma selecção, mas um grande conjunto sem dúvida, a equipa da Faculdade de Direito de Lisboa (AQUI). De visitar este blog, onde podem saber mais sobre a equipa, os jogos e resultados desta, amigáveis e oficiais.


(5) Benfica: Gonçalo Alves, José Maria, Pedro Costa, Ricardinho e Arnaldo Pereira.

(2) Freixieiro: Israel e Ivan Dias.

(2) Sporting: Cristiano e João Benedito.

(1) Burela Pescados Rúben: Formiga

(1) Boavista: Alex

(1) Zaragoça: Marcelinho

(1) MRA Xota: Joel Queirós

(1) Lobelle de Santiago: Leitão

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Inglaterra 6 - África do Sul 15 (último Post do Mundial)

John Smit, o capitão Sul-Africano, ergue a Taça.

Chega ao fim, com este post, esta rúbrica que tanto trabalho (e prazer) me deu fazer. Foi bom poder ter acompanhado o Campeonato do Mundo de Rugby, mesmo não tendo SportTV em casa. Para tal fim, tenho que agradecer a todos aqueles que me aturaram ou proporcionaram um local para ver os jogos, durante este mês e meio.

Irónicamente, só vou ter TV em casa no dia 5 de Novembro, bem depois do fim da competição. Pensar que tive 3 meses em espera para uma instalação...

Colin Montgomery, o chutador e 'full-back' dos Boks, que obteve 96% de eficácia ao pé.

Foram muitos jogos, naquele que foi o melhor RWC que eu já vi. Foi tudo bem organizado, não houve um único caso de doping (nem uma mijinha positiva), de arbitragem, sendo que, da outro lado, houve uma verdadeira festa, um enorme respeito entre as equipas e uma sincera celebração, maior para nós, portugueses, porque deixámos a nossa "pequena" marca no meio de nações profissionais, sensibilizando o mundo da 'oval' não só para a nossa realidade, mas também para as nossas qualidades, a nossa garra e determinação, que contagiou muitas equipas e que surpreendeu outras tantas, deixando-nos, em suma, bem vistos.

Mathew Tait, um dos imensos 'miúdos' da Inglaterra, 'vira' o centro-prodígio da nação campeã, Francois Steyn, numa placagem fantástica.

Este foi o último mundial em que amadores e profissionais competiram juntos. A decisão, da IRB, é a mais acertada, e vai obrigar-nos a um esforço suplementar se quisermos voltar a participar no certame. Fica, no entanto, para a memória, a forma como as equipas nos trataram, o respeito que foi concedido ao conjunto português e aquele jogo de futebol com os All Blacks, pouco depois de termos perdido com eles na modalidade de 15.

Para os mais interessados pela estatística, salta á vista o facto de o rugby ter conseguido organizar aquele que se afirma cada vez mais como o terceiro maior evento desportivo no planeta. Os outros dados, respeitante a espectadores, audiências de TV e net, receitas, isso deixo eu para outras pessoas, porque ainda resta apresentar, antes do fim, o relato da final.

Sébastien Chabal - The Barbarian Gentleman - numa demonstração enorme de fair-play.

Ficha do Jogo: aqui.
Match Stats: aqui.
Análise do Jogo: aqui.


A Argentina, equipa-revelação, 3ª classificada.

Ficam aqui as imagens e um último testemunho desta monumental ocasião. No futuro, novas rúbricas sobre o rugby (nacional) surgirão, divulgando-o. Por agora me despeço deste tema, agradecendo a todos os visitantes.


O Stade de France "aprumado" para o derradeiro jogo.

CARREGUEM NAS IMAGENS PARA VEREM EM TAMANHO REAL!

3 Candidatos ao título de "Ensaio do Mundial"

"Terrible demonstration de rugby argentin avec ce quatriéme essai de 'Nani' Corleto!"



Houve quem argumentasse que este era um forte candidato para ensaio do mundial.

Concordo. Mas ponho, no mesmo saco, outros dois ensaios, o do Japão, e o dos EUA.

Vejam os três e digam de vossa justiça.



Em cima, o do Japão, frente ao País de Gales. Um bom trabalho de equipa. Fantástico.

Em baixo, o dos EUA, contra a África do Sul. O despique individual: Habana vs Ngwenya, ponta contra ponta. Quem ganhou? Vejam.

Os comentários do Mundial - Post do Mundial

Num post mais "leve", deixo aqui os melhores comentários que os intervenientes neste RWC fizeram, sobre variadíssimas situações. Ficam aqui, portanto, os "quotes" do mundial. O segundo e o terceiro são, sem dúvida os meus favoritos. Já agora, por uma questão de sanidade mental, não me pus a traduzir os textos. Ficava a escrever o post até Janeiro...


"We went to see him later (on Saturday night) and he was sitting on his hospital bed, getting pelters from my missus for still being in his dirty kit, absolutely stinking."
- Scotland's Sean Lamont on visiting his brother Rory after his crash landing in the match against Italy.


"One of the villages actually climbed a mountain with a generator and TV and watched it (the match) at the top of the mountain because they couldn't pick up the frequency in the village. That's the sort of thing we're playing for. It makes your voice go away and brings a tear to your eye."
- Fiji's Mosese Rauluni on the support from people back home.


"If we have to play against New Zealand, I'll explain it like this. To win, their 15 players have to have diarrhea and we will have to put snipers around the field shooting at them and then we have to play the best match of our lives."
- Argentina second row Juan Martín Fernandez Lobbe on a potential match-up against the All Blacks.


"I heard about that. I've been stitched up. I think I'm the only one with hair clippers on tour and about half the team has been using them. But they've been packed away and everyone will have long hair from now on. We'll have the (Sébastien) Chabal look."
- Australia prop Al Baxter on allegations his hair clippers may be cursed, after three players who borrowed them were later injured in games.


"We threw the petrol tanks – and the car included – at the South Africans. My job was made easy by the boys; when I asked them to step up for their country they did."
- Tonga captain Nili Latu on their narrow 30-25 defeat by South Africa.


"I'm not going to shoot them all at dawn. If they didn't play well they can learn from their experience. If we had kicked our goals we would have been 20 points up at half time."
- The Springboks head coach Jake White on the side he selected for the Tonga match and their narrow 30-25 victory.


"It is difficult. It is like taking me and putting me in Wimbledon to play Roger Federer."
- Namibia coach Hakkies Husselman on amateurs playing professionals.


"Isn't it Jones, Jones, Jones and Jones, with Williams, Williams and Williams? It is a huge Welsh law firm. It will be a huge hurdle for us and hopefully we will surprise the Welsh lawyers."
- Canadian coach Ric Suggitt on the Welsh roster.


"We used to just lift coconuts and banana trees, now we've got dieticians, weights, everything. The players look after their bodies now. Once we go fully professional, once we get a big company to sponsor us, we'll have 15 Michael Jones's, so look out."
- Samoa forwards Coach Peter Fatialofa on how training methods have evolved.



"If I didn't have a beard I would have got it right on the chin."
- France second row Sébastien Chabal on the high tackle from Namibia's Jacques Nieuwenhuis, who was red-carded for the offence.


"Not bad for a little man from Tokoroa. That's worth a couple of beers at least."
- Fiji fly half Nicky Little on being told he'd passed 100 world cup points during the match against Canada.


"In Fiji we are traditional enemies so I gave him a bit of a ribbing about it. At the end of the game we have prayers and stuff so I asked him to pray for a new set of hands."
- Mosese Rauluni again, on center Seru Rabeni's (FIJI) poor handling skills in the first two matches.


"We need to find the guy with the voodoo doll who keeps putting pins into our players. Injuries are part of the game but we've had eight or nine injuries to key
players this year. I'm running out of fingers (to count them on)."
- Japan's Kiwi head coach John Kirwan on the mounting injuries in his squad.

F1 - O fim da saga Alonso vs Hamilton. E o vencedor é... Räikkönen!


Acabou a disputa pelo título de Campeão Mundial de Pilotos na Formula 1.
Para aqueles que pensavam que a vida da F1 pós-Schumacher seria difícil (eu era um deles), o campeonato deste ano acabou por provar o contrário. Circuito atrás de Circuito, todos foram palco da polémica entre os dois pilotos da MacLaren-Mercedes, com o principal beneficiado a ser Kimi, o piloto da Ferrari que, de uma forma - diga-se - "discreta", vencer o título.
Eu gostava que o Hamilton tivesse ganho, não só por ser a época de estreia dele (e que época...) mas também porque o acho um óptimo piloto. Pena que a MacLaren tenha decidido contratar o Alonso porque se ele ainda estivesse na Renault o campeonato tinha sido menos polémico.

E eu, entre a polémica ou o espetáculo, prefiro o segundo. Ficam aqui os stats deste ano.


(GP - Data - Vencedor - Equipa)
Aus - 18/03/2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)
Mal - 08/04/2007 - Fernando Alonso (McLaren-Mercedes)
Bah - 15/04/2007 - Felipe Massa (Ferrari)
Esp - 13/05/2007 - Felipe Massa (Ferrari)
Mon - 27/05/2007 - Fernando Alonso (McLaren-Mercedes)
Can - 10/06/2007 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Usa - 17/06/2007 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Fra - 01/07/2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)
Gbr - 08/07/2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)
Eur - 22/07/2007 - Fernando Alonso (McLaren-Mercedes)
Hun - 05/08/2007 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Tur - 26/08/2007 - Felipe Massa (Ferrari)
Ita - 09/09/2007 - Fernando Alonso (McLaren-Mercedes)
Bel - 16/09/2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)
Jap - 30/09/2007 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
Chi - 07/10/2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)
Bra - 21/10/2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)


(Posição - Equipa - Pontos)
01º - Ferrari (204)
02º - BMW (101)
03º - Renault (51)
04º - Williams (33)
05º - Red Bull (24)
06º - Toyota (13)
07º - STR (8)
08º - Honda (6)
09º - Super Aguri (4)
10º - Spyker (1)
11º - McLaren-Mercedes (0)

NOTA: A McLaren perdeu todos os pontos de 2007 a contar para o campeonato das 'construtoras' após ter sido culpada de violar a Código Internacional de Desporto, ao obter dados confidenciais sobre a equipa Ferrari.


(Classificação - Piloto - Equipa - Pontos)
01 - FIN - Kimi Räikkönen (Ferrari - 110p)
02 - GBR - Lewis Hamilton (McLaren - 109p)
03 - ESP - Fernando Alonso (McLaren - 109p)
04 - BRA - Felipe Massa (Ferrari - 94p)
05 - ALE - Nick Heidfeld (BMW - 61p)
06 - POL - Robert Kubica (BMW - 39p)
07 - FIN - Heikki Kovalainen (Renault - 30p)
08 - ITA - Giancarlo Fisichella (Renault - 21p)
09 - ALE - Nico Rosberg (Williams - 20p)
10 - GBR - David Coulthard (Red Bull - 14p)
11 - AUT - Alexander Wurz (Williams - 13p)
12 - AUS - Mark Webber (Red Bull - 10p)
13 - ITA - Jarno Trulli (Toyota - 8p)
14 - ALE - Sebastian Vettel (STR - 6p)
15 - GBR - Jenson Button (Honda - 6p)
16 - ALE - Ralf Schumacher (Toyota - 5p)
17 - JAP - Takuma Sato (Super Aguri - 4p)
18 - ITA - Vitantonio Liuzzi (STR - 3p)
19 - ALE - Adrian Sutil (Spyker - 1p)
20 - BRA - Rubens Barrichello (Honda - 0p)
21 - USA - Scott Speed (STR - 0p)
22 - JAP - Kazuki Nakajima (Williams - 0p)
23 - GBR - Anthony Davidson (Super Aguri - 0p)
24 - JAP - Sakon Yamamoto (Spyker - 0p)
25 - HOL - Christijan Albers (Spyker - 0p)
26 - ALE - Markus Winkelhock (Spyker - 0p)

domingo, 21 de outubro de 2007

Post do Mundial - Os XV's do Mundial

Ficam aqui, como prometido, mas um pouco atrasado porque tive sem net no fim-de-semana, os dois XV's do Mundial: o XV da competição e o XV emergente. Não são as escolhas oficiais, são as minhas escolhas, sujeitas a fundamentação e discussão caso queiram (espero que sim, obviamente). Em todo o caso, aqui ficam elas.


XV RWC:
(AFS-8, ING-5, ARG-5, FRA-3 e AUS-1)

01 (ING) Andrew Sheridan
02 (AFS) John Smit (C)
03 (ARG) Martin Scelzo
04 (ING) Simon Shaw
05 (AFS) Victor Matfield
06 (AFS) Schalk Burger
07 (FRA) Thierry Dusautoir
08 (AFS) Danie Rossouw
09 (ARG) Agustin Pichot
10 (ING) Jonny Wilkinson
11 (AFS) Bryan Habana
12 (ARG) Felipe Contempomi
13 (AUS) Stirling Mortlock
14 (FRA) Vincent Clerc
15 (ING) Jason Robinson

16 (AFS) Oz du Randt
17 (ING) Mark Regan
18 (FRA) Sébastian Chabal
19 (ARG) Gonzalo Longo
20 (AFS) Fourie du Preez
21 (ARG) Juan Martín Hernández
22 (AFS) Percy Montgomery


XV EMERGENTE:
(FID-5, ITA-3, USA-3, POR-3, TON-2, GEO-2, ROM-2, NAM-1 e JAP-1)

01 (NAM) Kees Lensing
02 (GEO) Akvsenti Giorgadze
03 (USA) Matekitonga Moeakiola
04 (ROM) Sorin Socol
05 (POR) Gonçalo Uva
06 (TON) Hale T Pole
07 (ITA) Mauro Bergamasco
08 (POR) Vasco Uva (C)
09 (FID) Mosese Rauluni
10 (FID) Nicky Little
11 (GEO) Giorgi Shkinin
12 (TON) Epeli Taione
13 (JAP) Shotaro Onishi
14 (USA) Takudzwa Ngwenya
15 (FID) Kameli Ratuvou

16 (ITA) Andrea Lo Cicero
17 (ROM) Marius Tincu
18 (FID) Kele Lewere
19 (ITA) Alessandro Troncon
20 (USA) Mike Hercus
21 (POR) Pedro Carvalho
22 (FID) Seru Rabeni

sábado, 20 de outubro de 2007

Post do Mundial - 3º Lugar: Os Pumas.


Num jogo 'quente' e bem disputado, os Pumas conquistaram um lugar no pódio. A vitória argentina, por tudo quanto pude ler e ver, foi merecidíssima. Fica a consolação para a 'equipa-revelação' do Mundial, que creio que podia, caso o jogo das 'meias' não lhe tivesse corrido tão mal, ter feito (ainda) um pouco mais.

Ficam as imagens de uma modalidade ímpar, de um desportivismo e fair-play sem igual no mundo do desporto, e de 15 jogadores que lutaram para mostrar que já há muito tempo que lhes devia ter sido concedido o direito a jogarem com os melhores regularmente, que não lhes são inferiores em nada...

França 10 - Argentina 34


França:
Ensaios: Poitrenaud
Conversões: Beauxis
Penalidades: Elissalde

Argentina:
Ensaios: F.Contepomi (2), Hasan Jalil, Aramburu, Corleto
Conversões: F.Contepomi (3)
Penalidades: F.Contepomi

Cartões Amarelos: Raphaël Ibañez (França, 40'), Rimas Álvarez Kairelis (Argentina, 40'), Juan Manuel Leguizamón (Argentina, 63')


França: 15 Clément Poitrenaud, 14 Aurélien Rougerie, 13 David Skrela, 12 David Marty, 11 Christophe Dominici, 10 Frédéric Michalak, 9 Jean-Baptiste Elissalde, 8 Imañol Harinordoquy, 7 Thierry Dusautoir, 6 Yannick Nyanga, 5 Jérôme Thion, 4 Lionel Nallet, 3 Pieter de Villiers, 2 Raphaël Ibañez (capitão), 1 Jean-Baptiste Poux.

Suplentes: 16 Sebastian Bruno, 17 Nicolas Mas, 18 Sébastien Chabal, 19 Rémy Martin, 20 Pierre Mignoni, 21 Lionel Beauxis, 22 Vincent Clerc.


Argentina: 15 Ignacio Corleto, 14 Federico Martin Aramburu, 13 Manuel Contepomi, 12 Felipe Contepomi, 11 Horacio Agulla, 10 Juan Martín Hernández, 9 Agustín Pichot (capitão), 8 Gonzalo Longo Elía, 7 Juan Martín Fernandez Lobbe, 6 Martín Durand, 5 Patricio Albacete, 4 Rimas Álvarez Kairelis, 3 Omar Hasan Jalil, 2 Alberto Vernet Basualdo, 1 Rodrigo Roncero.

Suplentes: 16 Marcos Ayerza, 17 Eusebio Guiñazu, 18 Esteban Lozada, 19 Juan Manuel Leguizamón, 20 Nicolás Fernandez Miranda, 21 Federico Todeschini, 22 Hernán Senillosa.

A Frase.

"O primeiro-ministro tem que nos ouvir e responder às nossas reivindicações porque nós representamos os interesses dos trabalhadores portugueses".

- Carvalho da Silva, líder da CGTP.



Existe um frase, proveniente do filme Fuga das Galinhas (versão dobrada) que se encaixa na perfeição a este 'momento' jornalístico, e que na película surge pela voz de um agricultor com um sotaque açoriano meio disfarçado:

- "Está tudo na tua cabeça...", diz ele, convencendo-se assim, de que afinal as galinhas não estão a fugir e que tudo está bem e correcto.


Pergunto-me se este tipo não deve (antes destas declarações para a comunicação social) pensar o mesmo?

Frases copiadas á L'Oreal - "Ele merece" - onde só lá falta o "porque", manifestações organizadas via sms e estranhamente - e estou eu a ser ingénuo e a dar o benefício da dúvida - 'povoadas' por membros do PCP, secretário-geral inclusivé, que até acrescenta o seu cunho ao artigo afirmando (com fina ironia, segundo o mesmo) que "nem todos devem ser militantes do partido"?

Já não existe paciência para estas actividades e personalidades que, de tempos a tempos, vão aparecendo nas notícias. O discurso fácil só pelo protagonismo, o amadorismo e óbvia conotação política nas acções e declarações, para depois termos todos que suportar o enorme e gigantesco vazio de conteúdos, de alternativas, de qualquer coisa que não seja uma queixa ou pseudo-censura á governação. Em suma, não havia necessidade...

É que mesmo não tendo grandes simpatias pelo PS ou pelo actual elenco governativo, acho que a maioria dos portugueses não é vesga nem tola. Goste-se ou não do Governo do Sr.Sócrates, não existem (e não creio que, num futuro próximo, venham a existir) no momento, alternativas viáveis ao mesmo.

Nem á esquerda (silenciada, como diz a JSD num cartaz colocado na alameda da universidade, ou sem ideias viáveis e minimamente credíveis) e muito menos á direita (aderente agora a 100% ao marketing político, com eleição de Luís Filipe Menezes e Santana Lopes, que se juntam a Paulo Portas, cheios de esperança que a aparência e bons discursos cheguem para valer pelas ideias e projectos), se encontra solução para o dilema da oposição em 2009.

Por isso, se é para fazerem mais manifestações destas, com 200.000 pessoas (ou mais até), mas sem uma única ideia construtiva, poupem-se ao trabalho. Não que não respeite o direito que cada um tem a opinar e a expressar-se mas, no meu entender, manifestações e protestos, para serem autorizados, tinham que vir com alternativa devidamente fundamentada.

Agora assim, não. Mesmo que seja a maior dos últimos vinte anos.

Avisos á navegação...

- O blog A (minha) Bola infelizmente acabou. Assim sendo, retirei o link do espaço em questão na barra lateral. Esta mensagem peca por ser postada muito depois do facto em questão já que não tinha tido ainda tempo para fazer um update de jeito aos links do blogue.

- Sei que existem blogues na lista que já não postam vai fazendo algum tempo, no entanto, quer seja por apreciar os posts já escritos, ou por acreditar numa "ressureição" (ie ressureição 'obral', por assim dizer), aviso que mais nenhum vai sair da lista. Por outro lado, os links referentes ao WWE e ao TheFA.com saiem de cena.

- Estive a ver três blogues e dois sites. Os links dos últimos já se encontram na barra lateral (na parte referente ao Ensino Superior) e são os da ADESL e GDUL, i.e. a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa e o Gabinete de Desporto da Universidade de Lisboa, respectivamente.

- Os três blogues são o Sempre Dia (do colega João Correia), o Combater a Sombra (do colega André Couto) e o NES-FDL (pertencente ao Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito de Lisboa).


NOTA: Este último pregou-me o cagaço do dia (correção, noite) ao causar um aviso de hacker no meu anti-vírus mal entrei na página deles. Após recuperação e depois de me rir um pouco do evento, decidi deixar aqui o link para este artigo que, apesar de muito curto (gostava de saber mais sobre a pessoa em causa), estava interessante.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Os XV's do Mundial ficam para domingo...

Achei por bem avisar (o tempo não dá para tudo).

Porque há coisas que tiram qualquer um do sério...

Simplesmente BRUTAL! Vejam aqui.

Leitura Digestiva (#4)

Nota: A expressão "Leitura Digestiva" diz respeito aos livros que costumo ler muitas vezes ou aqueles livros que aprecio tanto, que acabo por, independentemente do tamanho destes ou do tempo disponível, me envolver na leitura deles, levando-os para todo o lado e aproveitando toda a ocasião para os ler, até que os acabe (quem me conhece melhor e/ou já passou férias comigo já está habituado a ver-me com o 'tijolo' atrás, sendo que não é de todo invulgar passado dois, três dias, já ter mudado de exemplar...).


Estão a ver a "Nota:", bem no inicio, pequenina, a advertir que eu não sou de maneira alguma (nem quero ser) o Prof. Doutor Marcelo a sugerir livros para o "povo" ler?

Estão a ver aquilo? Podem cagar por completo (mas só desta vez). Porquê?

Porque eu não tenho tido tempo para me dedicar a esta rubrica, porque não queria começar a fazer uma listagem das dezenas de livros lidos pré e pós recuperação do acidente (acho isso ridículo), mas mais importante, porque me apeteceu, desta vez, falar sobre um livro que não fosse do mesmo género que os das edições anteriores do "Leitura", isto é, um romance histórico.

Eu adoro romances históricos, mas encontrei este 'minorca' no meu quarto quando estava a remodelar (ergo, remover tudo - e mandar o que está a mais para o lixo - reorganizar tudo e depois limpar e arrumar o que resta) a casa. Ficamos a olhar um para o outro, e perante os gritos, imprecações e protestos, parei tudo e fiquei por uma tarde a ler o sujeito.

Valeu a pena pela simplicidade, pela facilidade com que nos contam toda a vida de uma pessoa e de uma comunidade partindo de um facto consumado, a morte de Santiago Nasar.

O prefácio, com frase de Gil Vicente, está excelente, e a história, contada de facto como se de uma crónica se tratasse é envolvente, sendo este aquele tipo de obra em que, apesar de já sabermos como tudo acaba, queremos avidamente ler, porque não temos o "como", porque sem mais informação, sem mais nada, aquele facto que nos apresentam ao início como consumado é manifestamente insuficiente para saciar a curiosidade que leva qualquer leitor a abrir um livro.

No fim de contas, salvam-se 155 páginas que me souberam bem ler (até porque já não lia nada deste senhor - Gabriel García Márquez - desde que o SLB foi campeão, ou seja, fazia algum tempo).

Curioso que, antes de reler este livro, se me perguntassem, não me lembraria nunca qual seria a origem desta expressão ("crónica de uma morte anunciada"), expressão que já ouvi tanta vez e que me recordo de ler, naqueles artigos sobre mais um enterro do Benfica (vide Celta de Vigo) ou da Selecção (pré-Scolari "claro", i.e. Oliveiras, Artur Jorges e Casos Paula), sempre ligeiramente modificada (ou não).


PS: Para quem não está habituado, perdoem-me o uso do calão. Para os restantes, um forte abraço.

PS2: Para lerem os "Leitura Digestiva" anteriores carreguem na 'etiqueta' no fim deste post ou no link que se encontra no separador "Rúbricas do Bernas", na barra lateral do blogue.

Post do Mundial (O Ensaio)



Por razões óbvias, relacionadas com a existência de Direitos de Autor sobre as imagens do RWC 2007, eu não consigo colocar aqui, como queria, os ensaios mais giros desta competição.

Fica aqui, no entanto, como mísera compensação por esta falha, aquele que eu considero ser "o ensaio" do torneio, protagonizado pelo Japão, quando jogou, na fase de grupos, frente ao País de Gales.

Caso queiram sugerir outro ou discordem da minha opinião, fico á espera de sugestões.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Post do Mundial - XV's para a Final



XV da Inglaterra:
1 Andrew Sheridan

2 Mark Regan
3 Phil Vickery (C)
4 Simon Shaw
5 Ben Kay
6 Martin Corry
7 Lewis Moody
8 Nick Easter
9 Andy Gomarsall
10 Jonny Wilkinson
11 Mark Cueto
12 Mike Catt
13 Mathew Tait
14 Paul Sackey
15 Jason Robinson

Suplentes:
16
George Chuter
17 Matt Stevens
18 Lawrence Dallaglio
19 Joe Worsley
20 Peter Richards
21 Toby Flood
22 Dan Hipkiss

Treinador:
Brian Ashton



XV da África do Sul:
1
Os du Randt
2 John Smit (C)
3 CJ van der Linde
4 Bakkies Botha
5 Victor Matfield
6 Schalk Burger
7 Juan Smith
8 Danie Rossouw
9 Fourie du Preez
10 Butch James
11 Bryan Habana
12 Francois Steyn
13 Jaque Fourie
14 JP Pietersen
15 Percy Montgomery


Suplentes:
16
Bismarck du Plessis
17 Jannie du Plessis
18 Johannes Muller
19 Wickus van Heerden
20 Ruan Pienaar
21 Andre Pretorius
22 Wynand Olivier

Treinador:
Jake White


A cores encontram-se os jogadores "a observar". Aqueles que, por uma razão ou outra, têm vindo a desequilibrar mais durante o Mundial e que podem, nesta final, voltar a faze-lo. Veremos como correm as coisas no sábado, num jogo de previsão difícil e resultado indeterminado.

Na Inglaterra, o Andrew Sheridan por ser o pilar da competição (vejam o jogo da Austrália para verem impacto e um pack avançado - Australiano - destruído); o Simon Shaw por ter, até aqui, garantido muita posse de bola á sua equipa, cumulando isso com boas exibições; o Jonny Wilkinson por ser quem é, o melhor nº10 do planeta, uma máquina ofensiva e defensiva (aquele chuto e aquelas placagens), e metade da equipa da Inglaterra; e, finalmente o Jason Robinson, veterano de guerra, e o esteio defensivo de um conjunto, nos bons e maus momentos, antes, durante, e até ao fim da competição.

Na África do Sul, o Schalk Burger porque é o "Pai" da recuperação de bola e placagem agressiva ('mad dog' style); o Fourie du Preez, porque nenhum nº9 no mundo tem 'breaks' aquela velocidade, assegurando sempre uma boa transição avançados - 3/4's; o Bryan Habana porque é o 'rei do ensaio', um gajo que para ser bem observado, só no replay, durante o 'slow motion', em suma, e sem qualquer sombra de dúvida, o melhor ponta da competição; e por fim, o Percy Montgomery, um jogador exactamente nas mesmas condições que o Jason Robinson, mas com menos trabalho e com uma bota que raramente falha, até porque, como diz um amigo meu, para ele, "já são muitos anos a virar frangos".

terça-feira, 16 de outubro de 2007

David Gray - This Year's Love

This years love had better last,
Heaven knows its high time,
And I've been waiting, on my own too long.

But when you hold me like you do,
It feels so right,
I start to forget,
How my heart gets torn,
When that hurt gets thrown,
Feeling like you can't go on...

Turning circles when time again,
It cuts like a knife,
If you love me, got to know for sure.

Cos it takes something, more this time,
Than sweet, sweet lies,
Before I open up my arms and fall,
Losing all control,
Every dream inside my soul,
And when you kiss me,
On that midnight street,
Sweep me off my feet,
Singing, ain't this life so sweet.

This years love had better last...

So whose to worry,
If our hearts get torn,
When that hurt gets thrown,
Don't you know, this life goes on,
And won't you kiss me,
On that midnight street,
Sweep me off my feet,
Singing, ain't this life so sweet.

This years love had better last...



Também tenho saudades tuas...

PS:
Podes ouvir... aqui.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Saudades de um bom jogo da Selecção...

Para mim, um dos melhores jogos de sempre da selecção portuguesa...

Sabe sempre bem recordar estes momentos.

domingo, 14 de outubro de 2007

Post do Mundial: Meias-finais

África do Sul 37 - Argentina 13


Inglaterra 14 - França 9


Estão encontrados os dois finalistas desta edição do Campeonato do Mundo de Rugby.

No 'Duelo do Norte' entre duas nações em crescendo, a França claudicou, mais por culpa própria do que por força da qualidade do adversário, perante uma Inglaterra que terá muitas dificuldades em levar de vencida a outra finalista, a África do Sul, que derrotou uma Argentina 'suicida' que perdeu por completo a cabeça e cometeu demasiados erros, não sabendo responder à pressão sul-africana, pressão essa que durante o jogo lhe foi dando oportunidades de ensaio (acutilantemente aproveitadas, diga-se), sendo que a grande maioria delas foi fruto de erros crassos dos jogadores sul-americanos.

Resta agora saber se essa pressão vai causar mossa no jogo da Inglaterra, muito assente na qualidade do seu número 10, Jonny Wilkinson, e no seu cinco da frente ou se, pela primeira vez na história da modalidade, teremos um bicampeão mundial, ainda por cima tratando-se de uma equipa que andou pelas ruas da amargura desde que venceu o ceptro em 2003, na Austrália?

Analisando estas duas equipas, encontramos uma estrutura muito semelhante no que toca à composição, ie., um misto de juventude e veterania (se bem que com resultados totalmente opostos) e enormes diferenças no que ao estilo de jogo diz respeito, diferenças essas que a análise das meias-finais pôs claramente a nú.

Assim, enquanto a África do Sul procedeu a uma regeneração com sucesso, mantendo os veteranos Oz du Randt, Bobby Skinstad e Percy Montgomery ao mesmo tempo que promovia novas estrelas como Schalk Burger, Bryan Habana e Francois Steyn, a Inglaterra tem vindo a sofrer para substituir a geração campeã do mundo, algo que ainda não conseguiu fazer com resultados positivos, forçando-a a "recuperar" Jason Robinson, Martin Corry, Simon Shaw, Mike Catt, Mark Regan, Lawrence Dallaglio e Phil Vickery para o Mundial (isto quando o primeiro - Robinson - já se havia retirado da competição internacional e fez este ano a sua última época a nível de clubes), jogadores veteranos que já venceram o troféu e que importa conseguir trocar (a muito curto prazo) por jogadores novos de igual ou superior qualidade.

Para concluir, deixo-vos com os relatórios do jogos das 'meias' (CARREGUEM NAS IMAGENS PARA ACEDER AOS MESMOS), e com a antevisão da final e do jogo dos 3º e 4º lugares, Inglaterra-África do Sul e França-Argentina, respectivamente.


Inglaterra - África do Sul (Final - Sábado/20)


França - Argentina (3º e 4º Lugares - 6ª/19)



Para esta semana, antes dos dois jogos decisivos e respectivos "previews", irei apresentar a minha escolha dos dois XV's do torneio: o XV 'oficial' e o XV 'emergente', e porei aqui aqueles que considero serem os melhores ensaios da competição. Até lá, desejo-vos uma boa semana.

As meias-finais vistas de um olhar diferente...












(CARREGUEM NAS IMAGENS PARA VEREM EM TAMANHO REAL)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Uma visão diferente das manhãs (ie. diferente da minha, que agora ando - outra vez - de transportes públicos)

"É uma maravilhosa manhã de quarta-feira (aquele dia em que estás já muito longe do teu último fim-de-semana mas o próximo também te parece a milhas de chegar) e estás tu na bela fila de trânsito do costume, pensando para com os teus botões (que nem sabes se os tens por causa da pedrada de sono com que estás), o bom que seria estares ainda enrolado nos lençóis que tão tristes ficaram com a tua partida...

Estás à 10 minutos para conseguires ir da portagem de Oeiras até à entrada definitiva na auto-estrada pensando o bom que foi conseguires estar só 15 minutos para chegar à dita cuja, quando de repente passa por ti um santificado de um polícia motoqueiro que corta o trânsito na auto-estrada e começa a deixar as pessoas entrar, desembaraçando o trânsito...

O coração enche-se de alegria de tal forma que até te apetece dar um beijinho ao Sr.Polícia tão caridoso que teve pena das almas penadas que ficam meia hora só para entrarem na auto-estrada...

Com toda a felicidade e acenando em jeito de agradecimento ao agente avanças para a auto-estrada, pensando que algo afinal estava bem no mundo. Mais à frente empata-se outra vez o trânsito e pensas: "Ora que até dava jeito outra vez uma ajudinha outra vez".
E não é que ouves as sirenes da polícia mesmo atrás?
Olhas pelo retrovisor toda feliz porque parece uma operação para impedir engarrafamentos e eis que toda a ingenuidade desaparece e vem a injustiça: passa a selecção nacional de futebol no seu autocarro todo joli com uma escolta fantástica pela faixa de segurança.

É aí que te apercebes que de facto não, não interessa desenvencilhar o trânsito (que pelos vistos até nem é assim tão difícil), interessa sim levar os pobres dos coitados (ao aeroporto), pobres coitados que apenas ganham o que o mortal comum ganha num ano, numa semana. Que até por acaso vão a ler o seu jornalzinho descansados da vida...

Porque raio é que têm de ter tratamento especial? E levantarem o rabinho da cama uma ou duas horas mais cedo e sim, enfrentarem o trânsito (tragédia) para chegarem a horas?

Não vejo outros desportos a terem este tratamento. É para isto que mobilizam os nossos agentes? Do modo que o motoqueiro aliviou o trânsito funcionava tudo muito melhor.... Mas não.... É mais importante levar os meninos ao aeroporto para apanharem o avião porque eles precisavam de dormir, sabem, eles deitaram-se tarde a ver televisão. E têm de descansar. Coitados....

É de uma pessoa ficar logo feliz pela manhã... e ainda nem são 7 e 50."

O Autor requisitou que o seu nome se mantivesse anónimo.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

dois exemplos

Deixo-vos, para hoje, dois exemplos paradoxais relacionados com a paciência.
Um relacionado com o excesso de paciência, o outro, com a manifesta falta dela. Carreguem nos links para saberem do que falo.
Não acho que nenhuma das atitudes seja a mais correcta, mas como não sou eu que decido...

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Começa esta semana a Quinzena... correção, a Dezena do Aluno.


Não se assustem, como eu me assustei, quando entrei no site da AAFDL e vi aquela apresentação toda moderna e 'apelativa'. Graças a Deus, apesar de não existir o tão esperado link com as palavras "SKIP INTRO", consegui escapar daquele momento, encontrando o local de entrada no site, sinalizado com letra tamanho nº5, no fundo do mesmo.

Assim, depois do Quim Barreiros e do MC Virgul, esperam-nos 10 dias de rogabofe generalizado, que, para além de variedade, têm um ou dois eventos que eu quero ir ver, e um ou dois em que, infelizmente, não vou participar.


8 de Outubro
- 23.30 Karaoke AAFDL / ELSA-FDL no Bar Velho

(um karaoke costuma ser algo de porreiro, mas fica a pergunta: porquê o "AAFDL/ELSA-FDL"? deve haver um motivo... um deles sozinho não consegue organizar tudo? publicidade? seria um motivo perfeitamente válido, reforçado inclusivé pelo facto de o actual presidente da AA' ter sido 'líder' da supra-citada organização. eu sei que é só curiosidade, mas porquê?)

9 de Outubro
- 15.00 Conferência "A Tradição Académica"

(quero ver esta conferência. mas afinal sobre que tipo de tradição académica queremos nós conferênciar? a tradição politico-associativa? porque é mesmo a única que me ocorre que tenhamos 'moral' para discutir... as outras, só se vier gente de fora.)

11 de Outubro
- 15.00 Prova de Queijos e Enchidos no Bar Velho

(evento obrigatório para a malta da OviBeja! se eles estiverem a ler...)

15 de Outubro
- 23.30 Torneio de Trivial
(um torneio de trivial é sempre um torneio de trivial.)

17 de Outubro
- 12.00 Maratona de Futsal

(é uma pena, mas este ano eu não participo. podem chamar-lhe A Maratona dos Caloiros, porque só o primeiro ano é que pode participar nesta prova fantástica. o resto da malta, espero eu, quer continuar a ter avaliação contínua - dia de práticas...)

18 de Outubro
- 15.00 O Humor e a Política

(só mesmo a aafdl... mais uma conferência que eu quero ver. não sei quem lá vai, mas pergunto-me como vão conciliar/debater estes temas. a política tem humor? se for morbido sim. existe muito político com 'queda' para a palhaçada? as vezes nem têm que ser políticos. basta ver o que fazem os 'aspirantes'...)


Excluí as festas (rally das tascas, festa do caloiro e festa da cerveja) por razões óbvias. As pessoas vão, na sua grande maioria, participar mais nestes eventos que em todos os outros juntos. Não vale a pena, num quadro bastante equilibrado e porreirinho, fazer especial referência à única coisa que recolhe aprovação universal.

Fica aqui o cartaz publicitário com o programa e o link (carreguem na imagem) para a página onde se situa o mesmo. Divirtam-se e boa quinzena.

domingo, 7 de outubro de 2007

Post do Mundial - Depois da surpresa, a previsibilidade.


África do Sul 37 - Fidji 20


Argentina 18 - Escócia 13


Depois de um par de jogos que deixou toda a gente surpreendida, eis que hoje se disputaram as duas partidas que restavam dos 'quartos-de-final' do RWC.

Assim, foi sem surpresa que a África do Sul e Argentina (esta pela 1ª vez numas meias finais) bateram Fidji e Escócia, respectivamente. Bateram-se, dos dois derrotados, mais os fidjianos que os escocêses, por um resultado que voltasse a baralhar previsões e apostas que lhes eram claramente desfavoráveis.

Conseguiu a África do Sul salvar a 'honra' dos países do Tri-Nations, as potências do hemisfério sul, que eram apontadas como semi-finalistas certas.

Curiosamente, esta nação é agora apontada como a favorita na corrida para a vitória final. A ver vamos, dirão argentinos e europeus, sendo que os últimos já garantiram, com uma 'meia' a disputar entre Inglaterra e França, um lugar para uma equipa do norte na final.

sábado, 6 de outubro de 2007

O Mundo do Rugby está virado do aveso! - Post do Mundial



Austrália 10 - Inglaterra 12


Nova Zelândia 18 - França 20


Inglaterra e França, ao eliminarem hoje, respectivamente, Austrália e Nova Zelândia, contra MESMO TODAS as previsões, viraram de avesso as 'contas' deste mundial e contribuiram para empolgar ainda mais aquele que, até aqui, está a ser o melhor certame organizado (dos 6 que já se fizeram).

Menos a Austrália, mais a N.Zelândia (e a ainda participante África do Sul), a verdade é que, quando o mundial começou, e neste ano que antecedeu o campeonato, notou-se (e vinha-se a notar cada vez mais) o desfazamento Norte x Sul do rugby mundial, com prejuízo para os primeiros, por força de múltiplos desentendimentos entre ligas, clubes e federações (escrevi sobre isto a 19/4 NESTE post), e com claro benefício para os segundos, que apresentaram-se no RWC com equipas (muito) bem preparadas, motivadas e em pico de forma (no sul agora ainda estamos a meio da época, recordo, enquanto para as equipas europeias, isto é o fim de uma temporada extenuante).

Mas jogos não são jogos, e a Inglaterra, que agonizava desde que venceu o RWC de 03 na Austrália (e numa final frente a estes), eliminou-os de novo, desta feita ainda nos 'quartos'.
Por outro lado, a França, que andou a levar 50 pontos de diferença nos 4 (quatro!) testes que fez contra a NZ pré-mundial, mostrou num jogo que o querer, alguma sorte, e muita fé a defender produzem milagres. E, pela segunda vez, (recordar a meia-final do mundial de 1999), foi 'tomba-gigantes', eliminando os super-favoritos.

Deixo-vos com os links para os reports (carreguem nas imagens), vejam os próximos jogos desta grande competição!


PS: Espero que depois disto, França e Inglaterra saibam aproveitar o momento e dar um "boost" no rugby do hemisfério norte, 'empurrão' esse que é muito necessário.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Post do Mundial



QUARTOS-DE-FINAL

6 de Outubro: (QF1 e QF2 = MF1)

Austrália vs Inglaterra (Marselha, 14:00)
Nova Zelândia vs França (Cardiff, 20:00)


7 de Outubro: (QF3 e QF4 = MF2)

África do Sul vs Fidji (Marselha, 14:00)
Argentina vs Escócia (Saint-Denis, 20:00)


MEIAS-FINAIS

MF1 - 13 de Outubro: (Saint-Denis, 20:00)
MF2 - 14 de Outubro: (Saint-Denis, 20:00)


3º E 4º LUGARES
19 de Outubro (Paris, 20:00)


FINAL
20 de Outubro (Saint-Denis, 20:00)

Post do Mundial

Neste post afixam-se os resultados e classificações finais de todos os grupos. Para mais detalhes sugiro este link. A informação que se segue é retirada do site do jornal Record.


Grupo A

Inglaterra-EUA, 28-10
África do Sul-Samoa, 59-7
EUA-Tonga, 18-28
Inglaterra-África do Sul, 0-36
Samoa-Tonga, 15-19
África do Sul-Tonga, 30-25
Inglaterra-Samoa, 44-22
Samoa-EUA, 25-21
Inglaterra-Tonga, 36-20
África do Sul-EUA, 64-15

Classificação:
1. ÁFRICA DO SUL, 19 pontos
2. INGLATERRA, 14
3. Tonga, 9
4. Samoa, 5
5. EUA, 1


Grupo B

Austrália-Japão, 91-3
País de Gales-Canadá, 42-17
Japão-Ilhas Fidji, 31-35
País de Gales-Austrália, 20-32
Ilhas Fidji-Canadá, 29-16
País de Gales-Japão, 72-18
Austrália-Ilhas Fidji, 55-12
Canadá-Japão, 12-12
Austrália-Canadá, 37-6
País de Gales-Ilhas Fidji, 34-38

Classificação:
1.
AUSTRÁLIA, 20 pontos
2. ILHAS FIDJI, 15
3. País de Gales, 12
4. Japão, 3
5. Canadá, 2


Grupo C

Nova Zelândia-Itália, 76-14
Escócia-PORTUGAL, 56-10
Itália-Roménia, 24-18
Nova Zelândia-PORTUGAL, 108-13
Escócia-Roménia, 42-0
Itália-PORTUGAL, 31-5
Escócia-Nova Zelândia, 0-40
Roménia-PORTUGAL, 14-10
Nova Zelândia-Roménia, 85-8
Escócia-Itália, 18-16

Classificação:
1. NOVA ZELÂNDIA, 20 pontos
2. ESCÓCIA, 14
3. Itália, 9
4. Roménia, 5
5. Portugal, 1


Grupo D

França-Argentina, 12-17
República da Irlanda-Namíbia, 32-17
Argentina-Geórgia, 33-3
República da Irlanda-Geórgia, 14-10
França-Namíbia, 87-10
França-República da Irlanda, 25-3
Argentina-Namíbia, 63-3
Geórgia-Namíbia, 30-0
França-Geórgia, 64-7
República da Irlanda-Argentina, 15-30

Classificação:
1. ARGENTINA, 18 pontos
2. FRANÇA, 15
3. Rep. Irlanda, 9
4. Geórgia, 5
5. Namíbia, 0

terça-feira, 2 de outubro de 2007

As Obrigações...

É nestas alturas em que um gajo pensa porque é que anda a marrar e á procura de uns textos explicativos sobre a eficácia externa... Não que não existam outros futuros mais simpáticos, ou que este seja um cenário de pesadelo. Mas olhar para um caso facílimo de Obrigações e dar com a cabeça nas paredes não é para todos.

Mas não vale a pena desesperar porque a solução aparece, mais tarde ou mais cedo... Ou não. Neste caso apareceu. Aonde? No site do Prof. Pedro Múrias, de nome Múrias Jurídico.

Mas mesmo assim, fico a pensar... Com uma aula prática da cadeira, como é que eu me meto nestas coisas...? Voluntário? Sim, claro. Right... Oh yeah.

PS: Fica aqui e na barra lateral do blogue o link. Uma grande ajuda.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Resultados da Sondagem do Bernas


Ficam aqui os resultados da Sondagem do Bernas sobre o Mundial de Rugby.

Ainda em competição encontram-se Nova Zelândia, Austrália, França, África do Sul, Argentina, Inglaterra, Escócia e as I.Fidji, equipas que se apuraram para os 'quartos de final'.

Para casa, desta lista, vão o País de Gales e a Irlanda, que "tombaram" aos pés das Fidji e Argentina, respectivamente. Saúda-se o encurtar de distâncias entre as equipas que competem, mas mesmo assim, desde que o RWC começou, em 1986, até esta edição, foram muito raras as vezes que uma nação conseguiu "intrometer-se" no alinhamento da fase seguinte da prova.

Obrigado a todos aqueles que votaram.

Post do Mundial

30 de Setembro - Grupo D

França 64 - Geórgia 7

Irlanda 15 - Argentina 30


Nota: Falta apenas o resultado de um jogo, referente ao Grupo B.

África do Sul - USA
(ao intervalo: 24 - 10)