quarta-feira, 27 de junho de 2007

Shrek the Third

Já vi o Ocean's Thirteen (e é brutal!), já fui ver o terceiro filme dos Piratas das Caraíbas...

Falta apenas ver este... em Inglês, se encontrar um local que o mostre assim.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Não volto a fazer um destes... (bacalhau com natas)


E porque é que isto não volta a ser feito?

Porque a batata palha (que eu não usei... segui a receita tradicional) é algo que ajuda imenso na confecção do prato, porque não volto a ter tanta sorte ao fazer um prato destes (das outras tentativas – mesmo aquelas que envolviam batata palha – ou usei nata a mais, ou cebola a menos, ou deixei a temperatura demasiado elevada – e os pratos, embora positivos, não atingiram o nível que se queria), mas sobretudo, porque não volto, nem quero voltar a dar-me ao trabalho, de descascar, cortar em palitos, fritar, e depois misturar com o bacalhau (entretanto refogado), 15 batatas médias!

Pondo por agora de parte a divisão, a nível da doutrina, entre o uso da batata palha e o da batata convencional, são muitos os elementos que podem falhar no caso deste prato. De salientar os mais importantes: o queimar do fundo devido ao cozinhar com a temperatura no máximo, o excesso (ou uso apenas) de sal e o excesso de natas ou a insuficiência destas. Evitar estes é apenas parte do trabalho, o resto está relacionado com a preparação do mesmo, e é, salvo a problemática das batatas, relativamente fácil... caso tenham paciência, muita paciência.

Em suma, posso afirmar que, tendo em conta o resultado (isto ficou perfeito!) e a ocasião, não posso dizer que me arrependi, antes pelo contrário, e até deixo a receita por aqui, pois pode ser que alguém, que tenha mais jeito (e coragem) que eu, aceite o desafio.

Bacalhau com natas (4 pessoas)

- 1 kg de bacalhau (demolhado)
- 4 cebolas (não muito grandes)
- 4 pacotes de natas (200ml)
- 16 batatas (médias)
- Margarina ou Azeite (q.b.)
- Sal (q.b.)


Preparação

Coze-se o bacalhau enquanto se descasca as batatas e prepara o refogado (azeite ou margarina e as cebolas). Posteriormente desfia-se o bacalhau, adicionando este ao refogado, que entretanto se preparou.
Enquanto o refogado, já acrescido do bacalhau, fica ao lume, fritam-se, separadamente, as batatas, acrescentando-lhes, caso se queira, o sal.
Por fim, mistura-se o refogado com o bacalhau, as batatas e as natas, colocando tudo num prato para ir ao forno, durante 30 a 45 minutos, dependendo da potência do mesmo, visto que se deve colocar esta ao nível médio, para evitar estragar o prato.

Impossible Is Nothing - Lionel Messi

Giro era que este argentino viesse para o Glorioso em vez dos outros sul-americanos...

terça-feira, 19 de junho de 2007

E agora? Quem me explica isto?

O Presidente do CD da Faculdade (Prof. Teixeira de Sousa) demitiu-se, emitindo um comunicado (ver no site da FDL) a "explicar" a situação, tendo este sido secundado por outro, da Associação (ver no site da AAFDL), expressando apoio e solidariedade. Tudo muito bonito e correcto, mas um indivíduo fica a querer ver-se esclarecido quanto ás consequências disto tudo.

Assim sendo, as questões que se põem neste momento são as seguintes:

- Porque é que isto sucedeu?
- De que modo é que, enquanto alunos, isto nos afecta?

Explicações precisam-se...

(post atípico)

O Real Madrid foi campeão (infelizmente), os Spurs venceram as finals da NBA (fez-me alguma confusão ver a Eva Longoria com o troféu em campo, a celebrar com a equipa e fiquei a pensar que isso, a suceder cá em Portugal e, imagine-se, sendo o Braga o campeão, seria estranho, pois veríamos a Marisa Cruz a festejar no balneário com o Nem, o Castanheira e afins...), o Benfica é quase campeão (de Futsal, porque no futebol até nas camadas jovens andamos a levar de "grandes europeus" como o Vitória de Guimarães), mas, no meio disto tudo (e não me peçam para falar do nosso europeu de sub-21!), esqueci-me do Mundial de Hóquei em Patins, que este ano decorre em Montreux, na Suiça. Fanático do hóquei como sou, embora lamente o estado actual da modalidade, que é muito mau, decidi deixar aqui, para os mais curiosos, o link para o site da competição em questão.

Boa semana e bons exames.

PS: Ah! O link... www.montreux2007.ch

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Aviso - Esclarecimento

É óbvio que ainda não é sexta.

Por mais que eu queira que esta semana, e os exames desta, passem, ainda não chegámos a sexta-feira. No entanto, como muitos sabem, estou sem net no Guincho, o que me forçou a adiantar a publicação de vários posts, por forma a manter o blog no activo.

Por isso mesmo vos deixo aqui este post. Para fins não só elucidativos mas também para agradecer a vossa visita
e para convidar-vos a lerem os outros posts do blog, os que deixei para esta semana (e não só). É algo que vale a pena ser feito. Em especial, sugiro a leitura deste post, referente a um pedido meu.

Espero que estejam todos bem, desejo-vos uma boa semana e obrigado por virem cá.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Patológicamente Português...

Já toda a gente deu a sua opinião, até o Presidente da CIP fez estudos - a título individual, repare-se - no entanto, decisões? Coragem para tomar uma decisão? Decidirmo-nos e encerrarmos um assunto onde até o Pingo Doce já deve ter um estudo? Não.

E a avaliar pelas notícias, parece que é assim que se vai continuar.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Leitura Digestiva (#3)

Nota: A expressão "Leitura Digestiva" diz respeito aos livros que costumo ler muitas vezes ou aqueles livros que aprecio tanto, que acabo por, independentemente do tamanho destes ou do tempo disponível, me envolver na leitura deles, levando-os para todo o lado e aproveitando toda a ocasião para os ler, até que os acabe (quem me conhece melhor e/ou já passou férias comigo já está habituado a ver-me com o 'tijolo' atrás, sendo que não é de todo invulgar passado dois, três dias, já ter mudado de exemplar...).

Antes de mais, como ainda não actualizei o blogue, ainda não surge uma barra lateral com os posts referentes ás rúbricas que eu mantenho no mesmo, sendo que, actualmente, estas são duas: a Sondagem do Bernas (de momento parada) e a Leitura Digestiva (que tem neste post a sua 3ª edição). A seu tempo, isso passará a suceder.

Por isso mesmo, para a 1ª e 2ª edições da Leitura Digestiva:

- Leitura Digestiva #1: aqui.

- Leitura Digestiva #2: aqui.


Desta vez, são os Hunos, e este livro, de Michael Curtis Ford, que merecem a minha atenção. Por não possuir net (de momento) e por me encontrar radicado no Guincho, ainda não digitalizei a capa do mesmo, sendo que, por isso, a capa que vêem é a capa original. "A Espada de Átila", "The Sword of Attila" no original, é, basicamente, a história de uma batalha, um massacre que preservou o Império Romano do Ocidente, que o salvou do destino que, décadas depois, este encontraria, a batalha de Challons.

Toda a história que nos é contada remete inexorávelmente para este momento, para o confronto entre dois homens, Flávio Aecio, comandante supremo das legiões e Átila, o Huno, que decidiria a sorte de dois impérios.

Pela mão de Curtis Ford conhecemos duas realidades distintas, e observamos o crescimento e o choque de duas personalidades, dois indivíduos que, a dada altura, são mais do que potênciais rivais, são amigos, partilhando a mesma sorte (pois são refens que passam tempo no Império e na Corte dos Hunos, respectivamente), mas sempre cientes de que um dia, mais tarde ou mais cedo, poderiam enfrentar-se, no campo político ou no de batalha, numa altura em que era muito comum a mistura entre os dois...

Apesar de não ser muito conhecida, a batalha de Challons constituiu um dos maiores massacres que a história de Roma, antes e depois da formação do Império, conheceu. Do resultado desta, determinou-se o futuro não só do mundo ocidental, que na altura estava prestes a assumir o seu ponto de ruptura perante as invasões bárbaras, mas também do Império Romano do Oriente, que sobreviveria tanto a Átila como à própria queda do Ocidente.

Assim, aquela que é a história de uma batalha, de dois homens e das suas vidas, transforma-se num resumo daquilo que eram duas concepções de sociedade, a romana e a bárbara, e culmina num momento, a 451 D.C., em que estas se defrontam, determinando o resultado não só o destino da Europa mas também o da civilização como a conhecemos.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Fui ver, achei brutal, aqui fica a sugestão...

Recentemente informei, num post, que iría reformular uma (ou duas) secções do blogue e pedi, a quem estivesse interessado, sugestões, para novos blogues (a recomendar). Para quem não sabe, coloquei sempre o "(recomendados)" ou qualquer expressão ou referência desse género num post entre aspas ou em parêntesis porque, sinceramente, quem sou eu para recomendar isto ou aquilo?

Não sou o Prof. Dr. Marcelo e o meu blogue não é (acho eu) nem quer ser uma referência no panorama FDLiano, quanto mais nacional, não sou nenhum "iluminado" ou ser superior, ao lado de todas as outras pessoas que, na blogosfera, postam, comentam e/ou possuem blogues. Apenas detenho o meu cantinho onde gosto de colocar artigos sobre vários temas, alguns mais fixos que outros, sem que com isso queira qualquer tipo de reconhecimento ou elevação social.

O reconhecimento, para mim, reside na amizade e no carinho daqueles que me conhecem, e a elevação social, essa, reservo-a para aqueles que a pretendem mesmo (alguns a todo o custo, outros por força do seu trabalho e mérito - eu alinho pelos segundos - caso tenha que escolher).

Eu quero apenas contribuir e ajudar o melhor possível em todos os projectos em que envolvo, e a única coisa que aspiro a receber, da sociedade (ou da entidade empregadora...), são condições que me permitam ter (e oferecer, caso venha a ter descendência), uma vida igual ou melhor do que aquela que me foi oferecida pelos meus pais.


Em suma, fui ver o blog do Vasco, após sugestão do autor, Vasco Casimiro, e achei-o excelente, não só por causa da variedade dos posts, mas também porque gostei do aspecto do site, e dos conteúdos que ele dispunha naquele momento. Assim sendo, tenho que lhe agradecer o comment que me deixou, o facto de recomendar o meu site no dele, e informo que, num futuro próximo, quando reformular O Blog do Bernas, ele terá um espaço, caso concorde, para o blog dele, na minha lista.

Ah! E já agora, para quem está interessado em doar medula óssea (eu vou com a Manuela doar lá para dia 20), sugiro-vos que leiam este artigo, muito elucidativo, que, para não transcrever, e porque ía falar do blogue em questão, deixo aqui, sob a forma de link.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Quem pára os All-Blacks?

Num fim-de-semana normal, eu deixava aqui os resultados dos 'test matches' e pronto, resultados aparte, estaria coberta a parte do rugby em termos de posts. Mas neste fim-de-semana algo fez-me reflectir sobre o futuro da minha selecção no próximo campeonato do mundo, e sinceramente, acho que a palavra temor se enquadra muito bem naquele que foi o principal sentimento envolvendo esta reflexão. Assim sendo, se repararem com atenção no resultado a negrito... pois... esse mesmo.

Nova Zelândia 61 vs França 10
África do Sul 35 vs Samoa 8
Austrália 49 vs Fidji 0
Argentina 24 vs Itália 6

(IRB Pacific Nations Cup)
Austrália B 71 vs Japão 10
Tonga 13 vs Nova Zelândia B 39

(IRB Nations Cup)
Argentina B 47 vs Namibia 13
África do Sul B 24 vs Geórgia 7
Roménia 19 vs Itália B 8

A menos de 100 dias do 'kick-off' do campeonato do mundo, eis o que acontece quando uma nação (a França) acha que pode levar, em digressão, jogadores de segunda linha e aspirantes, para disputar dois testes contra a equipa mais preparada que alguma vez entrou num campeonato mundial, a Nova Zelândia.

Sabemos que eles são implacáveis, sabemos que tanto Nova Zelândia, como África do Sul e Austrália não partilham daquele sentimento muito próprio das equipas europeias (a misericórdia) quando jogam contra formações muito mais fracas (1 exemplo? RWC 2003, Austrália 146 - Namibia 0), agora a questão é: o que é que nos vai suceder a nós quando os defrontarmos?

La Liga

O campeonato em Espanha também se decide na última jornada.

Querem saber porquê? Leiam aqui. Barcelona ou Real Madrid?

domingo, 10 de junho de 2007

Europeu de Sevens Feminino - Resumo


"A selecção Feminina participou no Campeonato da Europa de Sevens, Grupo A, que se realizou no passado fim de semana em Lunel, França, e obteve uma classificação final abaixo das expectativas criadas. A nossa selecção ficou na 10ª posição, que corresponde ao último lugar do grupo. Este grupo tem garantido, para a próxima época, o apuramento para o mundial de 2009, a disputar no Dubai.

Tendo sido reconhecido pelos técnicos nacionais que as nossas jogadoras tinham evoluído, em relação à época passada, principalmente a nível do passe e da condição física, verificou-se uma ascensão brutal de todas as equipas/Nações envolvidas… O que nos faz pensar sobre o futuro do rugby feminino e sobre o que fazer para podermos representar dignamente o nosso país no apuramento para o Mundial.

Perdemos o primeiro jogo contra Gales, campeã em título, por uns expressivos 32-0 (equipa que viria a ficar na 4ª posição) sendo que o segundo jogo foi com a equipa espanhola, que viria a ser reconhecida a melhor equipa do torneio. Neste jogo, apesar da boa atitude das nossas meninas, não evitámos uma derrota por 19-0 (Espanha que perderia no último minuto de jogo com a Inglaterra e que ganhou a Gales para o apuraramento do 3º classificado). Uma nova derrota, desta feita frente à equipa da Irlanda, por 31-0, encerrou aquele que foi o último jogo do dia, sem que a equipa portuguesa tenha marcado qualquer ensaio.

Muitas falhas ao nível da placagem e de alguma ingenuidade misturada com falta de humildade, que mostram bem a falta de contactos a nível internacional e de cultura de jogo fizeram com que a nossa selecção nunca conseguisse implementar o seu jogo ao longo deste campeonato, tendo muitas dificuldades no contacto e em manter um ritmo de jogo constante.

O último jogo do grupo, frente a Itália, dava-nos esperança de repetir o feito da época passada (8º lugar fruto da vitória no grupo que apurou a equipa para a poule de decisão entre o 5º e 8º classificados). Foi um jogo equilibrado, que terminou em empate, embora tivéssemos hipóteses de nos últimos momentos do jogo converter um ensaio marcado entre os postes. Reconhecidamente não merecíamos repetir tal feito, face ao valor demonstrado pelo adversário no decorrer da prova. Teríamos disputado do 5º ao 8º lugar sem o merecermos…

Já bastante derrotadas psicologicamente, as nossas forças foram afectadas e permitimos que a Rússia, no jogo para decidir o 9º e 10º lugar, nos ganhasse por 26-7, tendo sido superior durante todo o jogo."

Fonte: www.fpr.pt

Classificação final:
1º França
2º Inglaterra
3º Espanha
4º Gales
5º Irlanda
6º Itália
7º Holanda
8º Suécia
9º Rússia
10º PORTUGAL

A menos de 100 dias do Mundial... O maior jogo de sempre num RWC.

A premissa: 1999, meias-finais do RWC (Rugby World Cup), Twickenham, Londres.

Os vencedores do Tri-Nations desse ano e super-favoritos, All Blacks jogavam a passagem à final com a França, num encontro que se esperava fácil para os primeiros, por todos os motivos e mais um: Jonah Lomu.

As incidências: A França, que ao intervalo perdia 17 - 10, e para muitos já estava arrumada, deu a maior demonstração de rugby ofensivo e dotou a palavra reviravolta de um novo significado.

Para isto contribuiu, e muito, o jogo do nº10 françês, Christophe Lamaison, que fez 31 pontos, distribuidos por um ensaio, quatro conversões, quatro penalidades e dois drops.

O veredicto: A França venceu e passou à sua primeira final de sempre num campeonato do mundo.

O resultado com que venceu este jogo memorável? 43-31

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Procuram-se... Blogues.

Vou, nos próximos tempos (i.e. semanas), reformular o separador contendo os Blogues (recomendados) e tenciono inserir aqui novos blogues, alguns que já estão/estavam para entrar faz muito tempo, outros em relação aos quais ainda não me decidi, e até um ou outro que me sugiram.

Esta reformulação ocorre porque alguns blogues do separador em causa já acabaram ou decidiram parar de postar (embora aqui só em casos mesmo definitivos - i.e. muuuito tempo sem postar - é que penso remover os mesmos) e não faz sentido manter um link para eles. Tenciono manter mais ou menos o mesmo número de blogues na lista, sendo que, a aumentar a mesma, irei, no máximo, até aos 16 blogues.

O oposto sucede com outros blogues, que eu quero colocar. Aceitam-se (e agradecem-se) sugestões...

Um abraço a todos.

PS: Deixei aqui dois posts, antecipadamente, porque não tenho net no Guincho, e poderia não vir a Carcavelos amanhã ou na quarta-feira. Daqui a uns tempos postarei mais sobre a reformulação do blog. Aguardem para ver...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Flash News

- A final da NBA decide-se, este ano, entre os Cleveland Cavaliers, de LeBron James e os San Antonio Spurs de Tim Duncan. O link é este.

- Portugal chegou até as finais de mais um Torneio IRB, desta vez em Murrayfield, Edimburgo, na Escócia. Perdemos na final da Taça Bowl com a Inglaterra por 31-0. Para verem o percurso completo da selecção das quinas no torneio em questão carreguem neste link.

- Lá fora, jogaram-se os seguintes "Test Matches":

Australia 31 vs Wales 0
South Africa 55 vs England 22
Argentina 16 vs Ireland 0
New Zealand 42 vs France 11
Uruguay 5 vs Italy 29

- Por cá, e em Futsal, o Benfica venceu o Freixieiro por 5 a 3 na 1ª mão das Meias-Finais do Campeonato Nacional, e o Sporting foi derrotado 5 a 1 pela Fundação. A segunda mão das 'meias' decorre esta semana, sendo que um 3º jogo (o apuramento para a final é disputado ao melhor de 3 jogos) apenas se jogará caso Sporting ou Freixieiro vençam os seus jogos.

- Em Madrid, Vanessa venceu outra etapa do Circuito Mundial de Triatlo. Já começa a ser hábito, mas nunca é demais recordar um sucesso como é o desta grande atleta. Leiam mais aqui.

sábado, 2 de junho de 2007

O Blog do Bernas não morreu (muito menos o autor) só que no Guincho não há net...

Estou a escrever este post porque ultimamente, á conta dos exames e do curso de treinador de rugby (nível 1) da FPR que começei a tirar, migrei para a casa de família, que é junto à praia do Guincho, em Cascais.

Agora quanto aos comments e aos visitantes, apenas posso agradecer a vossa visita, pedir-vos que voltem, divulguem e visitem o blog, que eu assim que puder, ou seja, na 3ª feira, volto a postar, mesmo que de forma não tão regular.

Obrigado a todos, boa sorte para os exames. Espero que se encontrem todos bem.

Bernardo Rosmaninho