domingo, 27 de maio de 2007

Playing and Developing Rugby

Testes de Verão (preparação para o mundial)

NOTA: Estes torneios constituiem o cerne daquilo que são os jogos internacionais de rugby. Já se jogavam antes de existir um Campeonato do Mundo, antes do 5 Nações, do Tri-Nations, antes até dos Lions (congregação dos melhores jogadores e técnicos da Grã-Bretanha e Irlanda que, de quatro em quatro anos, desde os primórdios da modalidade, são escolhidos e viajam em digressão por uma das seguintes três nações do hemisfério sul - Austrália, Nova Zelândia e Africa do Sul). Ocorrem no Verão e no Inverno, posto que, se no "nosso" Verão, são as equipas do hemisfério norte a fazer a digressão, no "nosso" Inverno, as equipas do hemisfério sul (Af.Sul., Austrália, N.Z., Argentina, Uruguai, Samoa, Tonga, Fidji e Pacific Nations [congregação dos melhores jogadores das Fidji, Tonga e Samoa], etc..) deslocam-se até à Europa para jogarem os famosos "test matches".

Spain 26 vs Barbarians 58

Australia 29 vs Wales 23 (teste 1/2)
South Africa 58 vs England 10 (teste 1/2)
Argentina 22 vs Ireland 20 (teste 1/2)

Uruguay vs Italy (2/junho)
Argentina vs Italy (9/junho)

New Zealand vs France (2/junho)

Argentina vs Ireland (teste 2/2)*
Australia vs Wales (teste 2/2)*
South Africa vs England (teste 2/2)*

*todos os jogos assinalados vão decorrer a 2 de Junho



Torneios de Verão (preparação para o mundial)

NOTA: Estes torneios foram criados para proporcionar um conjunto de jogos competitivos ás nações emergentes do rugby mundial - USA, Canadá, Tonga, Samoa, Fidji, Japão, Uruguai, Chile, Portugal, Russia, Namíbia, Roménia e Geórgia - numa altura em que as potências da modalidade fazem testes entre si (Inglaterra, Itália, França, Argentina, Gales, Escócia, Irlanda, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia). Os três torneios que abaixo se apresentam envolvem também equipas mais novas ou menos rodadas (as chamadas "equipas B") das grandes nações do rugby mundial.

IRB Pacific Nations Cup - Samoa, Fidji, Tonga, Austrália (B), N.Z. (Júniores) e Japão.

IRB Nations Cup - Portugal, Argentina (B), Itália (B), Russia, Namibia, Roménia, Chile, Uruguai, Af.Sul. (Júniores) e Geórgia.*

Barclays Churchill Cup - Inglaterra (Saxons), Irlanda (B), Canadá, USA, Nova Zelândia (Maoris) e Escócia (B).

*[os participantes são estes mas vão alterando anualmente conforme a disponibilidade das equipas - neste caso todas menos as B's]


Assim, em vez de vos deixar apenas aqui resultados ou crónicas de vários jogos, decidi ser mais sensato deixar os links para os sites das competições, que, caso queiram, podem visitar, sendo que, no que diz respeito aos testes, o melhor site, aquele que eu visito e recomendo (a quem perguntar), é o Planet Rugby.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Maratona de Futsal (post atrasado)

O grande e mítico Chelsea Under-20 (actual Campeão da Faculdade de Futsal - vencedor do CIF [Campeonato Interno de Futsal] 06/07) participou, mais uma vez, na Maratona de Futsal da FDL, tendo melhorado a classificação do ano passado (semi-finalista), apartir do momento em que deu uma dúzia (não me lembro se foram 12, 13 ou 15) de golos, nas meias-finais da competição deste ano.

É verdade que perdemos na final com a equipa do futebol de 11 (3-0) num jogo em que deixámos em campo tudo o que tínhamos, que corremos do primeiro ao último apito/buzinão, que jogámos sempre justo, sempre leal, sendo que fomos batidos por uma equipa que, há que admiti-lo, mereceu a vitória.

Entre nós, apesar de tudo, não deixámos de cumprir o objectivo: divertirmo-nos.


E por todos aqueles que participaram, em campo ou fora das quatro linhas, a apoiar quem jogava, só posso sentir orgulho, admiração e muita, muita, gratidão, porque sei o que foi passar ali um dia inteiro, o que foi o desgaste físico e mental de tantos jogos, o que foi um regresso a casa ás 03:00, numa altura em que já não conseguia sequer conduzir com os sapatos, chuteiras, com o quer que fosse...

Por tudo isso, ao Chico, ao "Bukas", ao Pedro, ao João, ao Miguel, ao Tomás, ao Diogo (o homem que fez torneio com um braço), e a todos quanto passaram um dia a apoiar, a falar com a malta, a rir, a comer gomas e smarties, a fazer companhia no ;] Mégane, ou seja, em especial o Carlão, a Catarina, a Ana e a Mafalda (perdoem-me se esqueci alguem, é tmb para isso que serve aquele botão mágico chamado "edit post")...

Vai o meu sincero abraço e obrigado!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

A malta de Portugal que pode ir ao Mundial

(carreguem na imagem para tamanho real)


Aqui está a pré-convocatória da selecção portuguesa de rugby para o Mundial de França deste ano. São 37 jogadores iniciais, que serão reduzidos para 30 (com mais 5 de reserva por causa das lesões), aquando da escolha final do selecionador, Tomaz Morais.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Estreia esta semana... "Pirates of the Caribbean - At world's end"



Chega ao fim mais uma triologia (aparenta que agora é hábito fazer das sagas triologias...) sendo que esta, independentemente das críticas, tem a grande vantagem de já ser um sucesso a nível comercial desde o primeiro filme.
A única pergunta que eu gostava de fazer? Mas será que, em três filmes, ninguem morre? 9 horas de cinema... 3 blockbusters... "maus"/"bons" a morrer? Nada. Fica a questão.

domingo, 20 de maio de 2007

Final Score

Basquetebol

NBA - Playoff Conference Finals



Fica aqui um link para um artigo do site da NBA que explica a evolução (até à actualidade) do 'NBA Draft', um evento anual que visa sortear e atribuir os novos jogadores da NBA aos clubes interessados. Para os mais curiosos.


Futebol

FA Cup Final
Chelsea FC 1 - Manchester United 0

(Drogba, 116')


Rugby

6 Nações B


República Checa 3 - Portugal 23
Ensaios: Miguel Portela, Diogo Mateus
Conversões: Cardoso Pinto (2)
Penalidades: Cardoso Pinto (3)
(artigo sobre o jogo: aqui)

Heineken Cup Final
London Wasps 25 - Leicester Tigers 9

Challenge Cup Final
Bath 16 - Clermont 22

Super 14 Final
Sharks 19 - Bulls 20


Para quem queira ler mais qualquer coisita... (cliquem nos links para os artigos)

No Judo, informa-se que a portuguesa Telma Monteiro, bi-campeã da Europa, venceu a etapa da Taça do Mundo de Lisboa, garantido a presença nos JO de Pequim, e que o judoca Pedro Dias conquistou o terceiro lugar na etapa da Taça do Mundo de Bucareste (Roménia).

No Duatlo, José Estrangeiro (juniores masculinos) e Sérgio Silva (elites masculinos) conquistaram medalhas de bronze no Mundial da modalidade, que decorreu em Gyor, na Hungria. Este último, acrescentou esta medalha aos títulos de tricampeão europeu e campeão mundial de sub-23 que já eram seus.
De destacar ainda, na prova da elites masculinos, a prestação de Lino Barruncho, campeão do Mundo em 1996, "vice" em 2004 e vice-campeão europeu em 2002 e 2006, que ficou em quinto lugar, a escassos 15 segundos do vencedor lugar e a apenas 6 segundos do seu compatriota, o terceiro classificado, Sérgio Silva.
Vanessa Fernandes, na categoria de elites femininos, venceu a medalha de ouro e sagrou-se campeã mundial de duatlo (ciclismo e atletismo) acrescentando este título ao de campeã europeia e aumentando assim o seu, já de si, gigantesco currículo, nas duas modalidades em que compete (triatlo e duatlo).

No Andebol, o Porto e Benfica são os finalistas da Taça de Portugal, ao vencerem nas meias-finais da "final-four", respectivamente, Alavarium [27-16] e Madeira SAD [28-25]. A final é hoje, ás 17.00, no Pavilhão Municipal de Estarreja.

Finalmente, em Sevens (Rugby de 7), Portugal iniciou a sua participação no circuito europeu (seis etapas que qualificam para o europeu da modalidade) com vista a qualificação para o europeu deste ano, que decorrerá em Moscovo (Russia) no qual defenderemos o título de campeões (actualmente somos pentacampeões europeus e vencemos todas as edições da prova), com um segundo lugar (perdemos na final com a Itália por 26 a 0) na segunda etapa do mesmo que decorre em Amsterdão, na Holanda.

sábado, 19 de maio de 2007

Sugestão deste fim-de-semana... Creamfields Lisboa 2007

Na onda dos festivais, já que este ano estamos determinados em ser o país da OCDE com o maior número de festivais por metro quadrado, decorre neste sábado (hoje), dia 19 de Maio, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, o Festival Creamfields, um festival dedicado a música electrónica e não só, e que está dividido em vários palcos, dos quais vos deixo aqui o programa.

Os bilhetes são 45€ (42,50€ para portadores do Cartão Jovem), um pouco carotes, mas parece que, a avaliar pela quantidade de ingressos já vendida, que vale a pena. Um dia e uma noite únicas. Para mais informações, visitem o site, creamfields.sapo.pt.

Querem saber o que é o conceito Creamfields e ler um resumo deste evento? Então visitem
este link, referente a um artigo (muito bem feito) do DN que, sem entrar em considerações de autor, faz um apanhado porreiro do conceito, artistas e palcos.


Main Stage (19h00 às 02h30)
The Prodigy
Placebo
Da Weasel
Expensive Soul
You Should Go Ahead

Olá Love2Dance – Giant Sphere (18h00 às 06h00)
Steve Lawler
Sander Kleinenberg
Layo & Bushwacka!
Silicone Soul
Diego Miranda
Stereo Addiction
visuals By Framestation

Olá Love2Dance – La Isla (15h00 às 06h00)
David Morales
David Guetta
Tom Novy
Kaskade
Miguel Rendeiro
The Fahze

Coca-Cola Reggae Stage (17h00 às 04h00)
Max Romeo
Dub Incorporation
Slightly Stoopid
Jahcoustix & Dubios Neighbourhood
One Sun Tribe
Nubai Sound System
Fire Starter Sound System

Axe Radio Soulwax (16h00 às 06h00)
Soulwax
Who Made Who
Digitalism
Spektrum
Wraygunn
Vicious Five
The Poppers

Bacardi Kubik (20h00 às 06h00)
2 Many DJs
M.A.N.D.Y. (Patrick Bodmer DJ Set)
Tiefschwarz
Erol Alkan
Rui Vargas
Glam Slam Dance
Tha Bloody Bastards

Super Bock Silent Club (16h00 às 06h00)
Señor Pelota vs Andy H
DJ China vs DJ Kid Selecta
Kamala vs John-E
Gonçalo Alvoeiro vs Nuno Di Kovaks
Antony Millard vs DJ Enigma
CJ Vega vs DJ Who&Undercover DJ
DJ Mauro vs Luis Magone
DJ Fernando Alvim vs Mónica Mendes
No DJ’s Visuals by Valise D’Images e Factor Visuals

Para hoje e amanhã...



FA Cup Final
Saturday, 19 May, Wembley Stadium
Chelsea FC v Manchester United, 15.00





Challenge Cup Final
Saturday, 19 May, London (The Stoop)
Bath (Eng) v Clermont (Fra), 17.30

Super 14 Final
Saturday, 19 May, Durban (ABSA Stadium)
Sharks (S.Af) v Bulls (S.Af), 15.00

European Nations Cup
Saturday, 19 May, Prague
Czech Republic v Portugal, 14.00

Heineken Cup Final
Sunday, 20 May, London (Twickenham)
London Wasps (Eng) v Leicester (Eng), 14:30

quinta-feira, 17 de maio de 2007

E o Sevilha voltou para repetir a dose...

Pois é...

Como é que um clube que não é grande, que não faz parte do G-14, que não marca presença "todos os dias" na Liga dos Campeões, que em Espanha sofre com a concorrência de clubes bem mais dotados, tanto a nível humano como a nível estrutural e financeiro, consegue, em dois anos, "limpar" a Taça UEFA por duas vezes, vencer o Barça para conquistar uma Supertaça Europeia e, ao mesmo tempo, disputar todas as competições em que está envolvido mantendo-se em prova e na luta pelos troféus?

A época está a acabar e o Sevilha, para além da Supertaça Europeia, também já ganhou a Taça UEFA (de novo), encontrando-se ainda em terceiro no campeonato, a dois pontos do líder, o Real Madrid (faltam quatro jornadas para o fim), e vai disputar a final da Taça do Rei com o Getafe.

Como é que isto é possível? A resposta? Organização.

Nas contratações, nos jogadores jovens, na equipa técnica, mas sobretudo num clube que, sem um "Roman Abramovich", se safou muito, mas mesmo muito bem, prosperando nas aquisições e nos resultados, rivalizando em Espanha (nem que seja só por dois anos) com o Real Madrid, o Barcelona e o Valência.

Já agora, o jogo da final acabou empatado a 2 golos (Adriano e Kanouté para o Sevilha e Riera e Jonatas para o Espanhol), tendo o vencedor sido encontrado por via da marcação de pontapés de grande penalidade (o guarda-redes Palop - o melhor em campo para a UEFA - defendeu os remates de Luis Garcia, Jonatas e Torrejon).

Em suma, o Sevilha volta a erguer a Taça UEFA (link para um artigo do jornal A Bola).

Um caso a rever... ou não? O NRVCR.

O Novo Regime de Vínculos, Carreiras e Remunerações - NRVCR, a meu ver deveria ser apelidado de "Regime Socrático". Porquê? Porque segundo este artigo o acesso às carreiras mais altas da função pública vai deixar de exigir licenciatura aos candidatos.

Eu, que não me meti no caso da licenciatura do nosso PM, acho um pouco contraproducente aprovar um regime que estimula e valoriza o recurso a meios alternativos (e menos teóricos, dirão os defensores do mesmo) de enriquecimento curricular e que "abre a porta" à retirada daquela que é uma arma importante no combate ao favoritismo e ao compadrio na função pública - a da habilitação do candidato para desempenhar o cargo para o qual concorre.

E assim vai-se passando, mesmo que sem intenção
, um atestado de estupidez a todas as outras pessoas, que, vá-se lá saber porquê, decidiram optar por tirar um curso superior. Agora leiam vocês e digam de vossa justiça? Será que este é um regime que vale a pena?

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Terry Tate: Office Linebacker

Simplesmente soberbo!



De uma longa (e excelente) série de videos deste tipo achei imperdíveis estes dois, tinha que os deixar aqui. É de partir o coco a rir. Obrigado ao blogue do António Aguilar (internacional de rugby do GD Direito) pela ideia [aguilarugby.blogspot.com].



"Read your memos Gunther!" Está lindo!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Sports Review

Depois de um fim-de-semana sem vir à net, achei que hoje seria o dia apropriado para saudar a subida do Leixões à Liga Bwin. Para jovens como o Diogo Santos, que acham que o Pedras e o Cadinha (já para não falar no Jorge - aquele avançado - ou em outros grandes colossos de Matosinhos) são as próximas pérolas do futebol nacional, esta é, de facto, uma grande notícia (grande abraço miúdo, agora já podes jogar CM com os gajos na 1ª divisão).

Com eles subiu o Guimarães, que é um clube que nos mostra que é possível rivalizar com os primodivisionários em percentagem de adeptos no estádio. Adeptos ferrenhos aqueles... e ainda bem.

De resto, Portugal perdeu com a Russia (13-21) num jogo que serviu para estrear uma autêntica "fornada" de novos internacionais (muito bom, aquele Gonçalo Foro, só é pena é ser do CDUL), mas que, infelizmente, foi um jogo que não nos correu bem, e que deviamos ter ganho, se queremos aspirar a fazer algo no 6 Nações B. O que nos vale é que ainda temos 3 jogos pela frente (e todas as equipas têm, pelo menos, uma derrota) e para a semana jogamos na República Checa.

Lá fora, na Guinness Premiership, o Leicester venceu (e convenceu) por 44-16 o Gloucester e sagrou-se campeão; e no Super 14, temos agendada para este ano, uma final totalmente sul-africana (coisa rara porque a NZ tem dominado completamente a competição, desde a sua génese), sendo esta a disputar entre os Sharks e os Bulls (que nas meias 'despacharam', respectivamente, os Blues e os Crusaders - duas equipas da NZ e favoritas à conquista do troféu).

O Benfica, que se arrisca a não ter atletismo para o ano (quem não tem guito, não tem vícios), depois de ganhar a Taça de Portugal em vólei, decidiu ganhar outra Taça, desta feita em futsal. Como? Cilindrando o Sporting por 5-0 (eu repito, 5 a 0!), nas meias-finais, e derrotando o Sporting de Braga na final por 2-1.

Falando ainda de bola, mas com 11, a Espanha sagrou-se campeã europeia de sub-17, batendo na final a Inglaterra por 1 a 0, tendo o golo sido marcado por Bojan, mais um 'cromo' do Barça. Tou à espera que o golo apareça no YouTube, porque foi bem bom.

Por fim, no andebol, a final do campeonato nacional (neste momento empatada a 2) vai ser decidida no 5º e último jogo, dia 16, entre o ABC de Braga e o Madeira SAD, e no basquetebol, temos a final da liga UZO empatada a um jogo entre Porto e Ovarense.

Espero que tenham todos uma boa semana e obrigado por visitarem O Blog do Bernas. Voltem sempre (e divulguem o blog). Um abraço.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Tabela de Classificação do 6 Nações B


Recordo que, por causa dos jogos referentes à Qualificação para o Campeonato do Mundo - França 2007, existem actualmente cinco encontros em atraso nesta competição sendo que quatro deles envolvem a nossa selecção.

Portugal - Russia (12/05/2007)
R. Checa - Portugal (19/05/2007)
Geórgia - Portugal (23/06/2007)
Roménia - Russia (10/11/2007)
Portugal - Roménia (17/11/2007

A segunda volta deste torneio decorre no próximo ano, ocorrendo, na mesma, uma inversão dos jogos feitos até então. O campeão é então apurado, mediante o somatório dos pontos obtidos nas duas voltas. Portugal já venceu este troféu (Torneio das 6 Nações B - European Nations Cup) por uma vez, tendo concluido as duas voltas do mesmo (ano de 2003 e de 2004, respectivamente) à frente na classificação.

Portugal - Russia (Sábado - 17:15 - EUL)


"O Estádio Universitário de Lisboa será, no próximo sábado, às 17h15, palco de mais um grande momento de rugby com a realização de mais uma jornada do Torneio das VI Nações. Este será o primeiro jogo depois da jornada histórica em Montevideu e pede-se que o EUL seja pequeno para a recepção à sua congénere russa.

Os bilhetes estarão à venda junto à Bancada Coberta do EUL.

Este jogo será transmitido, em directo, pela SPORT TV 1."

Fonte:
www.fpr.pt

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Resultados das eleições (lá fora... e cá dentro)

Em França:

Nicolas Sarkozy - 53,3%
Ségolène Royal - 46,7%
Abstenção - 15,5%


Na Madeira:

PSD - 64,2% - 33 mandatos
PS - 15,4% - 7 mandatos
PCP/PEV - 5,44% - 2 mandatos
CDS/PP - 5,34% - 2 mandatos
BE - 2,97% - 1 mandato
MPT - 2,25% - 1 mandato
PND - 2,08% - 1 mandato

Resultados

Voleibol

Divisão A2 (2ª Divisão) - final do campeonato

CNG - Clube Nacional de Ginástica (Parede)
CLK - Clube K (Açores)

(1º jogo) CNG - CLK (3-2)
(2º jogo) CLK - CNG (1-3)
(3º jogo) CNG - CLK (3-1)
(o CNG sagrou-se campeão e assegurou a subida à Divisão A1)


Rugby

Divisão de Honra [fonte: OJOGO.pt]

"Está concluída a principal competição do râguebi nacional. Depois de apurado o campeão - Agronomia bateu o Direito (15-8) - faltava encontrar o "quinze" que cederia a posição à Académica, campeã nacional da I Divisão.
No Estádio Universitário de Lisboa, o Técnico não teve "engenho" suficiente para evitar a derrota ante o Cascais, por 13-9, pelo que baixa ao escalão inferior.
Já na luta pelo quinto lugar, o Belenenses venceu o Benfica, por 24-20."

quinta-feira, 3 de maio de 2007

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Etes-vous Ségo ou Sarko?

Etes-vous Ségo ou Sarko ?
LEMONDE.FR 02.05.07

© Le Monde.fr


Em dia de debate entre os dois candidatos para a segunda volta das presidenciais francesas, o Le Monde sugere este pequeno quiz, que nos indica, após respondermos a 20 perguntas, se "apoiamos" Ségolène Royal ou Nicolas Sarkozy. (para participarem carreguem no link)

Eu experimentei e fui considerado, pelo quiz, como muitos dos votantes, indeciso, visto ter atribuido (inadvertidamente) os mesmos pontos aos dois candidatos.

Recordo que as eleições são daqui a três dias e sugiro que testem a vossa opinião, vendo se esta se aproxima mais de Royal ou de Sarkozy.

Ritual Tejo - "Foram Cardos, Foram Prosas"



"Há luz sem lume aceso
Mas sem amar o calor
À flor de um fogo preso
À luz do meu claro amor

Há madressilvas aos pés
E águas lavam o rosto
A morte é uma maré
Olho o teu amado corpo

Será sempre a subir
Ao cimo de ti
Só para te sentir
Será no alto de mim
Que um corpo só
Exalta o seu fim

Não foram poemas nem rosas
Que colheste no meu colo
Foram cardos foram prosas
Arrancados ao meu solo

Oi que ainda me queres
No amor que ainda fazemos
Dá-me um sinal se puderes
Sejamos amantes supremos

Será sempre a subir
Ao cimo de ti
Só para te sentir
Será no alto de mim
Que um corpo só
Exalta o seu fim..."

Miguel Esteves Cardoso (letra)
Ricardo Camacho (música)

PS: Bom resto de semana, meu amor...

terça-feira, 1 de maio de 2007

Resultados Desportivos (parte 2)

Voleibol

1ª Divisão (final do campeonato)

Sporting de Espinho 3 - Vitória de Guimarães 1
(22-25 [1ºset], 25-19 [2ºset], 28-30 [3ºset] e 23-25 [4ºset])
[o S.Espinho sagrou-se campeão nacional]



Futebol

Liga dos Campeões (meias-finais - 2ª mão)

Liverpool FC 1* - Chelsea FC 0 (1ª mão: 0-1)
[Daniel Agger] *nos penalties: 4-1

AC Milan 3 - Manchester United 0 (1ª mão: 2-3)
(Kaká, Seedorf e Gillardino)


Final da LC (23/Maio) - Estádio Olimpico de Atenas

Liverpool FC - AC Milan