sábado, 31 de março de 2007

Grandes Portugueses

Escusado será comentar, após meio mundo ter comentado e discutido, o resultado e a pertinência (ou inexistência dela) de um programa/concurso desta índole. O título de grande português, ou, no caso, de grandes portugueses, não carece de ratificação por parte da RTP. É uma designação que cada um de nós atribui (não necessáriamente usando estas palavras) a uma pessoa ou personalidade que consideramos relevante para o nosso passado e presente.

Daí até tentar avaliar aquilo que é uma preferência pessoal e tranformar esta numa decisão colectiva, vai um salto enorme. Aquilo que a "televisão pública" fez mostra-nos o quão falhada pode ser essa opção. Não por falta de controvérsia ou polémica, mas sim porque enquanto povo, os nossos "intelectuais" (políticos e de outras áreas) não são capazes de conceber o entertenimento sem tentarem fazer do mesmo um escalonamento, totalmente viciado por sucessivos movimentos de lobbying, da sociedade nacional.

Só assim se compreende as "enormidades" cometidas a tantos séculos de história e a tantas personalidades. "Cromos" de novelas, dirigentes desportivos, verdadeiras "personagens" da nossa realidade. Mas mesmo assim tivemos que fazer disto algo sério e imponente, algo decisivo para a evolução deste país, algo, acrescente-se, dependente de chamadas de valor acrescentado!

Mas pronto, agora que tudo isto terminou, eu encontrei uma análise que, comentários aparte, creio que vale a pena ler, e uma frase que resume aquilo que eu concluí desta "barbaridade" televisiva.

A análise podem ler no Bar Velho, neste link.

A frase é da autoria do Nuno Azinheira, no DN, retirada deste artigo.

"Depois da vitória de Salazar no domingo à noite no Grandes Portugueses, houve quem não perdesse tempo a arranjar justificações: que a RTP tinha sido a culpada de tão ignóbil vitória, contribuindo para o "branqueamento da História"; que muitos portugueses já se tinham esquecido de como viviam no tempo do fascismo; ou, pura e simplesmente, este era um "voto de protesto contra o actual estado de coisas em Portugal".

Em democracia, já se sabe, pode dizer-se tudo. Até os maiores disparates. De protesto? Será que alguém, por mais desesperada que seja a sua situação, acredita que vivia melhor com Salazar? Esquecimento? Será que alguém que viveu com a censura, com a repressão política, com o autoritarismo de Estado, com a polícia política se pode esquecer dessas trevas?

Anda muita gente à procura de respostas sociológicas para a magna questão, mas a justificação está bem mais perto: ao contrário do que a elite e os políticos querem fazer acreditar, o Grandes Portugueses era só um programa de televisão. Um passatempo, que a maior parte dos portugueses encarou como tal. O problema é que os políticos e comentadores levam tudo muito a sério. Mas são cada vez menos os que os levam a sério..."

Atletas Paralímpicos (apoiam a selecção nacional)

A propósito de uma notícia que eu me esqueci de postar (os atletas portugueses bateram o recorde dos Campeonatos da Europa de Atletismo em Pista Coberta - que já lhes pertencia - de medalhas, conquistando 22, na edição deste ano, que decorreu em Praga, na República Checa) deixo aqui este video, que achei fantástico.

quinta-feira, 29 de março de 2007

sugestão do dia



Para os interessados na corrida ás presidenciais norte-americanas, sugiro a visita deste site, que acompanha os vários candidatos, que procuram ser nomeados pelo respectivo partido para as eleições de 2008.

A página em questão fornece também um pequeno briefing sobre cada 'candidato'.

Caso saibam de mais páginas interessantes sobre o assunto, não hesitem.


Boa Tarde.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Mais um caso de um mail recebido...

O Ricardo Figueiredo, um grande bacano, mandou-me este mail, e eu, por solidariedade, ou por o achar interessante (mais pela segunda, porque trabalhar... melhor não comentar... LoL).

Em todo o caso, aqui vai disto (sempre sonhei usar esta expressão num post...):

"Se estudas arquitectura ou és familiar de algum envia isto aos teus conhecidos, amigos, amigas, primos, primas, namorado ou namorada, irmão, irmã e assim entenderão porque nunca estás em casa e por que é que quando estás, estás sempre a pensar, a falar sozinho ou a dormir...

Sintomas de que estudas Arquitectura:

1. Conheces o sabor do k-line e da madeira balsa.
2. Perguntam-te constantemente "Que cara é essa?".
3. Mudaste o teu vocabulário: trabalho por entrega, bola por esfera, gente por utilizadores e olá por "O que foi agora?".
4. Não entendes como se pode gastar menos de 10€ numa livraria.
5. Odeias que os teus pais digam: "Vai dormir agora" ou "Se de todas as formas não vais terminar... vai para a cama já", ou mesmo se a simples pergunta: "Falta-te muito" te pode chegar a irritar.
6. Estás farto de ouvir dizer: "Eu queria ser arquitecto... era esse omeu sonho... mas...".
7. Os teus amigos têm um conceito de TRABALHO diferente do teu, dizem sempre: "Fazes antes da Aula", ou "Pedes a alguém..." ou ainda "Não o faças".
8. Dormiste mais de 20 horas seguidas no fim-de-semana?
9. Podes discutir com legitimidade a quantidade de cafeína de diferentes bebidas e sua respectiva eficácia.
10. Não importa o quanto te esforces para fazeres o teu melhor projecto, alguém [normalmente o professor] dir-te-á sempre "Porque não mudas isto ou porque não pões aquilo?" ou "Vai pelo bom caminho mas ainda te falta...".
11. Ouviste todos os teus cds e mp3 em menos de 48h.
12. Não és visto em público sem olheiras.
13. Quando te fazem um convite, acrescentam: "..., ou tens entrega?"
14. És capaz de reutilizar o impensável para fazer uma maquete.
15. Dançaste a música mais foleira com coreografia e tudo, às 4 da manhã sem uma única gota de álcool no teu organismo.
16. Arranjas constantemente desculpas para explicar aos teus professores que não fizeste os desenhos [projecto no nosso caso], o porquê de não fazeres os exercícios.
17. Tens mais fotografias de paisagens e elementos para utilizar num desenho que de toda a tua família.
18. Se alguém te diz: "Preguiçoso", "Tens um curso super-relaxado" ou "não é o mais difícil dos cursos", quiseste assassinar essa pessoa.
19. Os teus pesadelos consistem em não chegar a tempo ou não terminar algo para uma entrega.
20. Podes viver sem contacto humano, luz e comida, mas se não podes pontapear algo, é o caos total!
21. Os teus pais têm medo de usar palavras como "bonito" ou "feio".
22. Não te importas com os carros desportivos. O teu favorito é o que puder levar o maior número de maquetes.
23. Desenhas coisas espectaculares sem teres ideia do seu custo.
24. Tens a marca do arquitecto: um calo no dedo em que apoias o lápis ou o x-acto. 25. Consegues dormir em qualquer superfície, seja ela, um teclado, uma mochila, os teus colegas, no chão, comida...
26. Estavas acordado em milhares de amanhaceres mas não assististe a nenhum.
27. Cada vez que aprendes a trabalhar num novo programa de desenho sentes-te super-actualizado, no entanto dás-te conta de que existem mais 1000 programas.
28. Quando por fim tens tempo para sair, os teus pensamentos são: "Que mal colocados estão as casas de banho da discoteca" ou "este não é o melhor lugar para a saída de emergência" ou "as escadas são...".
29. Uma das escovas de dentes que tens na tua casa de banho é a do teu colega de entregas.
30. Identificaste-te com este e-mail.

SE NÃO ESTUDAS ARQUITECTURA ENTENDE PORQUE NOS É TÂO DIFÍCIL, ÀS VEZES, SAIR E CONVIVER."

Elucidativo. Um abraço para o Ricardo.

terça-feira, 27 de março de 2007

segunda-feira, 26 de março de 2007

Uruguai - Portugal (Links e notícias)


Podia escrever imenso sobre este jogo, sugerir milhões de textos, de comentários, de páginas feitas após a nossa vitória. No entanto, decidi cingir-me a duas sugestões, a dois links, que proporciono em baixo, e que remetem para análises estrangeiras daquilo que ocorreu em Montevideu.

Estes artigos são uma boa forma de vermos como o rugby nacional é reconhecido lá fora e permitem-nos observar as reacçções do mundo do rugby a este encontro (e respectivo resultado).


Links

International Rugby Board - aqui
Planet Rugby - aqui

Uruguai - Portugal (ficha de jogo)

Portugal - Uruguai
1ª mão: 12 - 5

Uruguai - Portugal
2ª mão: 12 - 18

Resultado final:
Portugal 24 - 23 Uruguai


Alinhamento (Uruguai - Portugal)

1 André Lourenço (sub1: 66m)
2 Joao Correia
3 Joaquim Ferreira
4 Gonçalo Uva
5 Marcelo D’Orey (sub2: 66m)
6 Juan Severino (sub3: 66m)
7 João Uva (sub5: 80m)
8 Vasco Uva (C)
9 Luís Pissarra
10 Duarte Cardoso Pinto (sub4: 71m)
11 Pedro Carvalho
12 Diogo Mateus
13 Miguel Portela
14 Diogo Gama
15 Pedro Leal

(suplentes)
16 Rui Cordeiro (ent1: 66m)
17 Duarte Figueiredo
18 David Penalva (ent2: 66m)
19 Diogo Coutinho (ent3: 66m)
20 Paulo Murinello (ent5: 80m)
21 José Pinto
22 Gonçalo Malheiro (ent4: 71m)


Pontos

Portugal:
Penalidades: Duarte Cardoso Pinto (4)

Uruguai:
Ensaios: Crosa e Capo (1cada)
Conversões: Menchaca (1)
Penalidades: Menchaca e Aguirre (1cada)


Disciplina

Uruguai:
4 Juan Bado (c.vermelho, 1m),

Portugal:
2 Joao Correia (c.amarelo[10m], 13m)
5 Marcelo D’Orey (c.amarelo[10m], 39m)


Marcha do marcador

3-0 – Menchaca pen. (9m)
6-0 – Aguirre pen. (19m)
6-3 – Duarte Cardoso Pinto pen. (21m)
6-6 – Duarte Cardoso Pinto pen. (27m)
(intervalo)
11-6 – Crosa ens. (42m)
11-9 – Duarte Cardoso Pinto pen. (46m)
11-12 – Duarte Cardoso Pinto pen. (50m)
16-12 – Capo ens. (64m)
18-12 – Menchaca con. (64m)

sábado, 24 de março de 2007

Portugal! Portugal! Portugal!

Estamos no mundial! Perdemos 12-18 mas ganhàmos a eliminatória por um ponto!

Depois porei aqui os stats todos, as informações sobre os grupos (já definidos) do RWC França 2007 e os links para os principais reports sobre este dia. Agora vou festejar!

Notícia (atrasada)

No fim-de-semana passado, o Candelária, uma equipa nacional que joga na primeira divisão, perdeu a final da Taça CERS ("Taça UEFA do hóquei") com os espanhóis do Villanova, por 4-2.

Este resultado é da segunda mão, após um empate a 1 golo no primeiro jogo.

Pese embora o atraso quis deixar aqui este post por força do reconhecimento que esta equipa, que recordo, é do Pico, Açores, merece. Reconhecimento ainda maior se tomarmos em conta que tanto Benfica como outras equipas portugueses recusaram participaram na prova por motivos financeiros.

Mas uma equipa que tem que fazer metade dos jogos durante a época em Portugal Continental (ou, no caso das provas europeias, no estrangeiro), sendo, para isso, forçada a viajar primeiro de barco e de avião, não só pôde participar, como alcançou este resultado muito prestigiante.

Ah, esqueci-me de dizer isto, o Candelária é um recem-promovido à elite do hóquei nacional.

Fica aqui o link de um artigo do Record sobre o assunto.

O jogo das nossas vidas...

Uruguai - Portugal -- Sport TV 2 -- 18:30
(resultado da primeira mão: 5-12)

Isto é, só temos que vencer!
(ou, mas é melhor não pensar assim, perder por menos de 7)


Bom fim-de-semana a todos!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Resultados (Rugby)

6 Nações (5ª Jornada e Classificação Final)




Itália 24 vs Irlanda 51
França 46 vs Escócia 19
Inglaterra 18 vs Gales 27

- Entrando na última jornada do torneio, tanto França, como a Inglaterra e a Irlanda tinham hipóteses de vencer o troféu, sendo que a Irlanda começou bastante bem, cilindrando a Itália em Roma. No entanto, com a vitória da França, a Irlanda ficava arredada da discussão do título e a Inglaterra, por força da diferença de pontos, era obrigada a vencer o País de Gales por 56! pontos, algo que não aconteceu, acabando este último por inclusivé vencer o jogo, espantando uma equipa que vinha a apresentar sinais de recuperação e que tinha ganho à França na jornada anterior.

- De destacar ainda a prestração da equipa sub-21 da Irlanda, que fez um 'Grand Slam' no 6 Nações da categoria, vencendo todos os jogos.


6 Nações B

Espanha 31 vs 17 Geórgia
República Checa 13 vs 46 Roménia

- A Espanha, após três derrotas com Portugal, Russia e Roménia, respectivamente, provocou a surpresa deste fim-de-semana, vencendo a toda-poderosa Geórgia.

A Notícia.

Decidi transcrever a totalidade da notícia em questão, mesmo deixando aqui o link para a mesma. Antes desta queria apenas dizer que uma equipa (e uma modalidade) que alcançou:

- 5 Campeonatos Europeus (consecutivos!) de Sevens (rugby de 7 - actualmente somos pentacampeões europeus),
- 1 Campeonato Europeu de 15 (vitória no 6 nações B de 2003-2004),
- Prestações bastante boas nos torneios de Sevens da IRB (que vão decorrendo ao longo do ano) e nos mundiais em que temos participado (já ganhámos taças shield e plate em etapas do circuito da IRB - e no torneio mais recente, a jogar com uma equipa muito jovem, porque os jogadores mais experientes estavam a jogar pela equipa de 15 na qualificação para o mundial, "apenas" ganhámos à Austrália),

...já merece o Mundial! e merece totalmente este apoio!


Râguebi: Governo investe 900 mil euros no Jamor

O ministro da Presidência anunciou hoje um investimento de cerca de 900 mil euros no Centro de Alto Rendimento do Jamor, para dar melhores condições à selecção nacional de râguebi, que amanhã tenta o apuramento para o Mundial2007, que decorrerá em França entre 9 de Setembro e 20 de Outubro.

"Queremos melhorar as condições de treino, com um investimento de 900 mil euros, que permitirá ter um campo sintético, bancadas cobertas, instalações para a Federação de Râguebi. É esse o investimento que está em curso e é o apoio que a política pública dá ao râguebi", afirmou Pedro Silva Pereira.

Para o ministro da Presidência este investimento "permitirá qualificar as condições de treino de todas as selecções nacionais e dar um salto qualitativo na capacidade de resposta do râguebi nacional", que, de acordo com o governante, "ainda vive muito da entrega" dos atletas e dos dirigentes.

Pedro Silva Pereira marcou presença hoje no último treino da selecção portuguesa antes do embate com o Uruguai e apelou à presença dos portugueses amanhã, às 15.30 horas, no Estádio Universitário, em Lisboa, para ajudar os "lobos" a atingir um feito histórico.

"Quero dirigir um apelo aos portugueses para este sábado estarem presentes para apoiar a selecção portuguesa. O râguebi nacional está à beira de conseguir um feito histórico. Era muito importante que os portugueses viessem dar fora de campo a força que a selecção nacional precisa", afirmou Pedro Silva Pereira.

O ministro considera que "a presença no campeonato do mundo era um passo importante" para a modalidade, mas lembra que "esta selecção já conseguiu coisas extraordinárias ao longo deste ano" e frisa que, caso se qualifique para o Mundial, a formação das quinas "será uma das poucas em que a maior parte dos elementos são não profissionais".

A notícia do mês e (até agora) do ano. (Introdução)

Já andava para pôr aqui esta notícia há muito tempo. Sendo a crítica algo muito mais fácil de fazer que o elogio, esta é uma notícia que merece todo o meu aplauso. É difícil fazer uma avaliação qualitativa imparcial do governo. Eu acho que eles estão a fazer um trabalho satisfatório. Não bom, nem sequer suficiente, mas, a meu ver, promissor.

No caso do Desporto, creio que o trabalho desenvolvido pode ser, sem que se mexa muito no herário público, fantástico. O problema são as prioridades dos governantes e a capacidade de coordenação com as entidades em questão (federações, COP, IDP, desporto escolar, associações, clubes, mecenas (particulares - ex. joão lagos), entre outros.
As dificuldades começam porque normalmente, as prioridades dos sucessivos donos da pasta do Desporto estão todas trocadas... I.E., para bom entendedor (e +/- por esta ordem): Futebol, SLB, SCP, FCP e FPF.
Como se isso não bastasse, surge de seguida a supra mencionada falha (ou incapacidade) de coordenação com as demais entidades e particulares, originando (ou mantendo) situações que merecem, podem, e devem ser resolvidas, sem que se recorra a grandes quantidades de dinheiro. Querem exemplos?

Andebol
Continuamos a ter dois campeonatos principais de séniores porque liga e federação não se entendem. Continuamos a prejudicar os principais clubes, e os seus desempenhos internos e externos porque a competição não é correctamente organizada, porque os melhores jogadores são forçados a emigrar para o estrangeiro. Maior prejudicado? A selecção. Os resultados estão à vista.

Atletismo
Infra-estruturas, infra-estruturas, infra-estruturas.
Demorámos quase uma década a decidir o que fazer com uma pista para atletismo (isto indoor), quando não há mais nenhuma no país! Apoio na transição dos atletas para séniores (para não dizer profissionais): nenhum ou muito pouco. Apoio e "casa" para a selecção nas várias modalidades do atletismo nacional não existe.
Será que custa assim tanto fazer um protocolo com a FPA, com os principais clubes, ajudar a ter condições melhores, aliviando-os assim desse fardo e permitindo-lhes concentrarem na formação de atletas e treinadores, e na captação de melhores atletas internacionais e nacionais (não apenas para as provas mas também para que treinem e vivam aqui - não em espanha!).
Os resultados de ainda não se ter feito isto também estão (e muito) à vista. O melhor clube nacional - o SCP - nem pista própria possuí!, quanto mais pista coberta para os seus atletas! O fundo e o meio fundo português, disciplinas tradicionalmente "nossas", estão a morrer. Pista coberta não existe, treme-se só de pensar na palavra renovação. Porque ela tarda. Só não vê isto quem não quer.

Natação
Novamente... infra-estruturas, infra-estruturas, infra-estruturas.
Não podemos evoluir se não houver mais e melhores infra-estruturas! A piscina do Jamor só por si não chega "para as encomendas". Ajustar as épocas e os campeonatos para que os atletas possam atingir o pico de forma nas competições internacionais é fulcral, isto para não falar numa flexibilização e ajuste da realidade dos nossos jovens (estudantes) para que possam treinar e competir sem que estudos ou desporto sejam prejudicados. Querem resultados? Vejam qualquer entrevista de um nadador português a uma televisão antes (e depois) das provas.

Rugby
O rugby nacional está de parabéns por tudo quanto tem acontecido. Equipa técnica da selecção e FPR em especial mas, se queremos mais do que um sucesso ocasional, temos que capitalizar e investir em infra-estruturas para clubes e para selecção. Os nossos resultados mostram que já merecemos há muito tempo isso. Esta notícia é uma boa ajuda, mas temos que aproveitar e "dar o salto", evoluir nas condições e capacidades que proporcionamos, isto porque organização já existe, jogadores e técnicos também, falta aprimorar, melhorar condições de trabalho e estes resultados (e outros que virão no futuro) serão uma realidade... constante.

Podia acrescentar o Basquetebol, o Voleibol, o Ténis e o Futsal, bem como muitas outras modalidades, áquelas que carecem de problemas estruturais, que carecem de infra-estruturas e de condições para melhorar o seu trabalho e os seus resultados, mas nenhuma das críticas que faço e nenhum dos problemas que aponto reduz ou pretende denegrir aquilo que já se alcançou e os resultados, não obstante, obtidos.

Este Secretário de Estado afirmou, aquando da sua participação, no ano passado, na FDL, numas jornadas sobre o Direito do Desporto, querer fazer um levantamento da capacidade desportiva do nosso país, para posteriormente passar à acção nos campos que fossem mais pertinentes.
Acredito nele e espero que consiga dar um contributo positivo para o desporto nacional.
Tudo depende da sua capacidade para se entender com as entidades e pessoas e das suas prioridades.

sábado, 17 de março de 2007

Leitura de fim-de-semana...

Este texto do blog Vicarious Liability sobre a FDL e a Tertúlia.

Vale a pena ler... Bom fim-de-semana.

Bernardo Rosmaninho

Resultados da 1ª fase da Sondagem do Bernas sobre a Taça UEFA!


Findou a primeira fase desta Sondagem do Bernas, e, não obstante o exacerbado (ou talvez não) benfiquismo dos votantes, podemos constatar que o Werder Bremen, clube onde milita Hugo Almeida, causou uma boa impressão.

Temos que destacar também a votação obtida por Tottenham e Braga, adversários na eliminatória, viram as preferências dos votantes coincidir com os resultados obtidos em campo.

Por fim, uma nota para a percentagem de votos que recaiu sobre outros clubes e para a ausência de votos nas equipas do Newcastle, AZ, Shakhtar e Glasgow Rangers. Uma escolha que acabou por revelar-se, excepção para o AZ Alkmaar, acertada.

Obrigado a todos aqueles que votaram até aqui!
Participem nesta última fase da sondagem!

Taça UEFA (Resultados - Parte 2)

M. Haifa 0-4 Espanyol (0-4)
PSG 3-4 Benfica (1-3)
Newcastle 4-4 AZ Alkmaar (0-2) [ag]
Sevilha 5-4 Shakhtar (3-2) [ap]

Celta de Vigo 0-3 Werder Bremen (0-2)
Lens 2-4 Bayer Leverkusen (0-3)
Glasgow Rangers 1-2 Osasuna (0-1)
Sporting de Braga 4-6 Tottenham Hotspurs (2-3)

[ag] = o AZ Alkmaar passou por via do desempate de golos marcados fora.
[ap] = o Sevilha venceu o encontro (e apurou-se) após prolongamento.
(entre parêntesis encontram-se os resultados dos jogos da 2ª mão)

Em suma, sairão da 2ª fase da nossa sondagem, o Braga, o Newcastle, o Rangers e o Shakhtar, sendo estes substituidos pelo Osasuna, Espanyol e Leverkusen. De seguida publicaremos o alinhamento para os quartos-de-final, dando início à segunda (e última) fase da sondagem do Blog do Bernas. Votem nela!

quinta-feira, 15 de março de 2007

Taça UEFA (Resultados - Parte 1)

Celta de Vigo 0-3 Werder Bremen (0-2)
Lens 2-4 Bayer Leverkusen (0-3)
Glasgow Rangers 1-2 Osasuna (0-1)
Sporting de Braga 4-6 Tottenham Hotspurs (2-3)

(em parêntesis encontram-se os resultados da 2ª mão, que decorreu ontem)

Para já, sairão da 2ª fase da nossa sondagem, que começa amanhã, o Braga e o Rangers, sendo estes substituidos pelo Osasuna e Leverkusen. Os resultados da primeira fase (actual sondagem) serão publicados amanhã, depois de todos os jogos dos oitavos-de-final terem terminado.

As esperanças da Nação Benfiquista concentram-se hoje ás 21h na RTP1...


terça-feira, 13 de março de 2007

Madi

Hoje é um bom dia.

Porquê? Porque a minha mana faz hoje 20 anos.

Muitos parabens Madi!

segunda-feira, 12 de março de 2007

Resultados (Rugby)




6 Nações (4ª Jornada)
Inglaterra - França (26-18)
Escócia - Irlanda (18-19)
Itália - País de Gales (23-20)

Em destaque: o jogo absolutamente demolidor da Inglaterra que surpreendeu todo o mundo do rugby ao vencer a França e a segunda vitória da Itália, desta feita frente ao País de Gales, dando assim razão aqueles que apoiam a sua permanência entre a elite do rugby mundial, uma questão debatida ao longo das últimas semanas pelos media.


6 Nações B
Roménia - Espanha (50-14)


Qual. RWC França 2007 (Repescagem - 1ª mão)
Portugal - Uruguai (12-5)


Guinness Premiership (18ª Jornada)
Sale Sharks - Worcester Warriors (12-18)
Newcastle - Saracens (20-14)
Bath - Northampton (22-17)
Bristol - London Irish (7-12)
NEC Harlequins - London Wasps (16-23)
Gloucester - Leicester Tigers (28-24)

Em destaque: A vitória do último classificado Worcester em casa do todo-poderoso Sale é o único destaque numa ronda em que as equipas se encontravam privadas dos seus jogadores internacionais.

Tomaz Morais: "Portugal vai a Montevideu para ganhar!"

Portugal 12 - Uruguai 5

Mais importante do que dar uma opinião minha daquilo que foi um jogo soberbo de assistir, daquilo que foi uma demonstração clara e inequívoca da potência desta selecção nacional de 15, são os números e as declarações que mostram, para quem acredita e até para quem não é um entendido no assunto, que estamos a um (curto) passo de ir ao Mundial de Rugby, França 2007, sendo que a acontecer, seremos a primeira equipa amadora a ir a um.

O jogo foi excelente, e mesmo com três penalidades e uma conversão falhadas (11 pontos que farão muita falta na 2ª mão e que podiam não ter sido desperdiçados), o domínio da partida esteve sempre na mão dos portugueses, sendo que este não ficou de modo algum manchado pelo ensaio sofrido já no final do tempo regulamentar.

Agora resta aguardar por dia 24, e acreditar neste grupo de "profissionais" que estudam, trabalham e ainda jogam por clubes e selecção, abdicando de imenso e sacrificando-se em prol de uma modalidade que já há muito merece um apoio bem maior deste país e, institucionalmente, pelo menos ao nível do da Roménia ou da Geórgia, isto por parte da IRB (International Rugby Board) e da AER-FIRA (Associação Europeia de Rugby - Federação Internacional de Rugby Amador).

Leiam aqui as crónicas ao jogo e os comentários da imprensa nacional e internacional:

- Público

- Público (Tomaz Morais)

- FPR

- Record

- Record (Tomaz Morais)

- Planet Rugby

- FIRA-AER

- IRB

sexta-feira, 9 de março de 2007

neste fim-de-semana...

Dia 10 de Março, às 15:30h, Portugal defrontará o Uruguai, no Estádio Universitário de Lisboa, naquele que é o primeiro de dois jogos que qualificará uma destas equipas para o último lugar disponível no Campeonato do Mundo de Rugby 2007, que vai decorrer em França.

SELECÇÃO NACIONAL DE SENIORES

O Seleccionador Nacional Prof. Tomaz Morais, convocou os seguintes jogadores para os jogos do Apuramento do Campeonato do Mundo, Portugal - Uruguai e Uruguai - Portugal:

GD DIREITO
Miguel Portela, João Correia, Vasco Uva, Diogo Coutinho, Pedro Leal, Pedro Carvalho, José Pinto, Salvador Palha, António Aguilar, Frederico Sousa e Rui D'Orey

OS BELENENSES
João Uva, Pedro Silva e David Mateus

AEIS AGRONOMIA
Luís Pissarra, Duarte Cardoso Pinto, Filipe Saldanha, Gustavo Duarte, Pedro Vieira, Rodrigo Aguiar, Francisco Mira, Bernardo Duarte e Juan Severino

CDUP
Joaquim Ferreira, Marcello D’Orey e Gonçalo Malheiro

AA COIMBRA
Rui Cordeiro

CDUL
Tiago Girão e Pedro Cabral

SL BENFICA
Diogo Gama e Hugo Melo

GDS CASCAIS
Paulo Murinello

CR EVORA
Diogo Fialho

MONTPELLIER RC
Gonçalo Uva

MUNSTER RUGBY
Diogo Mateus

AEIS TECNICO
Nuno Taful

Taça UEFA

Oitavos-de-final, 1ª mão.

Newcastle - AZ Alkmaar (4-2)
Maccabi Haifa - Espanyol (0-0)
Glasgow Rangers - Osasuna (1-1)
Sporting de Braga - Tottenham (2-3)
Sevilla FC - Shakhtar (2-2)
Lens - Leverkusen (2-1)
PSG - Benfica (2-1)
Celta de Vigo - Werder Bremen (0-1)

2ª mão: 14 e 15 de Março.

(votem na Sondagem do Bernas)

quinta-feira, 8 de março de 2007

Hoje é dia de...

1.ª mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, 19:45, RTP1

Duas frases... "fortes"

Rodolfo Lima: «Vamos começar a acertar na baliza»

Tonel: «Não assobiem durante o jogo»

Results (UEFA Champions League)

Chelsea - Porto (2-1)
Liverpool - Barcelona (0-1)
Lyon - Roma (0-2)
Valência - Inter (0-0)

2ª mão dos oitavos (parte 2)

Milão - Celtic (1-0 ap)
Arsenal - PSV (0-1)
Bayern Munique - Real Madrid (2-1)
Manchester United - Lille (1-0)

Vejam aqui todos os resultados da 1ª mão.

quarta-feira, 7 de março de 2007

(faltava este resultado)

Susana Costa, Sporting, triplo salto - Eliminada nas qualificações

O link acima apontado refere-se a um artigo que resume a prestação portuguesa nestes europeus de atletismo. Este é fornecido pelo jornal Record.

Results (UEFA Champions League)

2ª mão dos oitavos (parte 1)

Chelsea - Porto (2-1)
Liverpool - Barcelona (0-0)
Lyon - Roma (0-2)
Valência - Inter (0-0)

Vejam aqui os resultados da 1ª mão.

Uma boa ideia.

A Associação Académica da Universidade Lusíada organiza um torneio universitário de seven’s, dia 21 de Março, com o seguinte programa: “7’s Lusiada 2007”

Dia: 21 de Março de 2007 (quarta-feira)
Local: Cidade Universitária de Lisboa
Horário: inicio às 9h
Equipas: 7 (+3 suplentes)
Jogos: 3/4 jogos por equipa

Equipas convidadas a participar: As inscritas nos campeonatos da ADESL e da FADU e outras equipas universitárias.

Árbitros: Federação Portuguesa de Rugby/CA
Prémios: Taças 1º, 2º, 3º e 4º lugares (a entregar no jantar), Taça FPR Fair Play e Taça FPR MVP.

Almoço no campo.
Jantar na Universidade Lusíada.
Gala de aniversário da Lusíada.

Informações: aaul_lisboa@sapo.pt ou http://aaul.lis.ulusiada.pt/

sábado, 3 de março de 2007

Resultados da Sondagem do Bernas

(Ahmad venceu! Obrigado a todos os que votaram.)

Campeonato da Europa em Pista Coberta (Birmingham, GB) e outras notícias.


Apesar de termos levado a Inglaterra uma delegação pequena, marcada em especial pelas ausências de Rui Silva e de Francis Obikwelu, já contamos, até agora, com uma medalha de ouro, de Naide Gomes, no salto em comprimento (revalidou o título conquistado à dois anos em Madrid).

Portugal (atletas convocados)
Sónia Tavares, Donas, 60 metros.
Carmo Tavares, Sporting, 800 m.
Naide Gomes, Sporting, salto em comprimento.
Susana Costa, Sporting, triplo salto.
Eleonor Tavares, Racing, salto com vara.
Nelson Évora, Benfica, triplo salto.

Principais ausências:
Rui Silva, por baixa de forma.
Francis Obikwelu, por opção.


Resultados obtidos até aqui:
Sónia Tavares, Donas, 60 metros - Eliminada nas qualificações
Carmo Tavares, Sporting, 800 m - Eliminada nas meias-finais
Naide Gomes, Sporting, salto em comprimento - 1ª Classificada (m.ouro)
Susana Costa, Sporting, triplo salto - (ainda não há resultado)
Eleonor Tavares, Racing, salto com vara - Eliminada nas qualificações
Nelson Évora, Benfica, triplo salto - 5º Classificado (lesão)


Noutras notícias, Portugal vai estar representado por 20 atletas nos Europeus de atletismo de pista coberta para atletas com deficiência mental, que irá decorrer entre 14 e 19 de Março, em Praga. [ver aqui artigo completo]
(e)
A Selecção Nacional de Corta-Mato regressou esta tarde a casa com 16 medalhas alcançadas no 3.º Campeonato da Europa INAS-FID (federação internacional de desporto para atletas com deficiência mental) que terminou hoje em Múrcia, Espanha, sendo o país mais medalhado e tendo dominado por completo o sector masculino, registando ainda claros progressos no sector feminino. [ver aqui artigo completo]

sexta-feira, 2 de março de 2007

Update

Tinha-me esquecido do Público na secção de "Informação e Entertenimento".
A falha já está suprimida. Bom dia a todos.

Paulo Portas e o CDS/PP


Leio no Público que Paulo Portas será candidato á liderança do CDS e que pediu ao Conselho Nacional do partido que convoque eleições directas (ver artigo completo aqui), entretanto já contestadas por Anacoreta Correia (ver 2º artigo aqui), visto que, na opinião deste, Ribeiro e Castro foi eleito por dois anos em Congresso em 2006.

Duas perguntas/conclusões após a leitura destes artigos:

- Mas será que existe outra alternativa no partido para a liderança que Portas?

Eu sinceramente, acho que, neste momento, não. Vi, com interesse, a ascensão de Ribeiro e Castro ao poder no CDS/PP e acho que, até ao momento, não justificou de modo algum a eleição, posto que, PP aparte, existiam alternativas que eu via, na altura, como mais crediveis para o lugar.

- Será que o próprio partido tem outra alternativa para sair da queda de popularidade e para recuperar da perca de confiança que o eleitorado tem vindo a demonstrar nele?

Aqui já é mais difícil responder mas creio que, em todo o caso (e em última análise), o mais importante é que o actual governo PS tenha oposição, coisa que actualmente, não tem. O PSD tem feito um trabalho nesse campo que ainda deixa um pouco a desejar e por isso vejo que, para recuperar credibilidade e votos, pouco resta ao CDS/PP neste momento que um recurso a uma figura "quase paternal" e "salvadora" que o lidere, neste caso, Paulo Portas.

Manuel Bento

Morreu uma boa pessoa e um dos maiores guarda-redes que Portugal teve. O jogo deste post é o Portugal-Inglaterra, referente ao Mundial de 86 (México), em que participámos. Bento teve também presente na selecção que ficou em 3º lugar no Europeu de 84. Mais triste do que a invitabilidade da morte (contra a qual não podemos fazer nada) é o seu carácter inesperado e súbito, que nos deixa, de tempos a tempos, surpresos e tristes com acontecimentos como este.