segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Portugal afasta poderosa Russia!


Normalmente, não gosto de transcrever e colar notícias de jornais, porém, nem eu faria uma melhor descrição daquilo que tantas pessoas no Universitário de Lisboa presenciaram no sábado.

Assim sendo, e a título de excepção, porei aqui todo o texto do jornal A Bola.

após êxito sofrido sonho do mundial ganha asas para o duelo com a geórgia
Portugal afasta poderosa Rússia
Por antónio aguilar

SOFRER até ao fim parece ser o destino de Portugal nos confrontos com a grande nação russa. Ontem, o jogo de Taveiro, no qual a Selecção conquistou o título europeu há dois anos, após selar o triunfo apenas na parte final, veio à memória. Porém, a equipa das quinas resistiu às toneladas a mais da armada russa e arrancou crucial vitória que permite aos lobos portugueses prosseguir caminho no apuramento para o Mundial de França, em 2007. Segue-se novo round com a eliminatória a duas mãos (11 e 25 de Novembro) diante uma Geórgia que ontem, em Tiblissi, bateu a Espanha por 37-23. Quem ganhar segue directo para o Mundial, o derrotado avança para a repescagem (vencedor do Tunísia-Namíbia).

Voltando ao êxito de Portugal, em 80 minutos de tudo ou nada a Selecção sentiu o calor dos fiéis seguidores. Logo no 1.º minuto um erro individual de Malheiro deu a oval para o ensaio de Kuzin e estava feito o 0-5. Em vez de acusar o golpe os lobos foram lentamente construindo o seu jogo, embora acusando problemas nas touches e no confronto físico com o poderoso bloco avançado russo.

Com 3-8 a meio da 1.ª parte Portugal cresceu e sempre que a bola lhe corria pelas mãos o perigo surgia. Assim foi aos 29 minutos, numa bola ganha na mêlée com Vasco Uva a atacar e Pedro Leal a dar muito bem para o ponta Aguilar que foi letal na obtenção do ensaio sob os postes (10-8)! Mais perigosa na 2.ª parte, a Rússia fez dois ensaios merecidos para o 19-23. Porém, Portugal arriscou à mão, o nº 9 Pissarra deu nova alma e o ensaio da reviravolta surgiu após o 2.ª linha Marcelo ter furado e dado a bola a Diogo Mateus, que voou para a glória e o delírio do público. Com 26-23 a Rússia atacou os lobos que, intratáveis na defesa, garantiram uma bela vitória!

Agora venha a Geórgia em Novembro... e depois... O Campeonato do Mundo!

"vitória é a da sabedoria do povo brasileiro" É mesmo?



O Presidente do Brasil, Lula da Silva, reeleito para mais um mandato nas eleições de ontem, disse que a sua vitória "é eminentemente da sabedoria do povo brasileiro".

Envergando uma camisola com os dizeres "A vitória é do Brasil", o reeleito Presidente disse estar "grato ao povo brasileiro, que soube fazer a diferença entre as verdades e as mentiras sobre o primeiro mandato".

Fonte: O Público (30/10/06)


Olho para o Brasil e não vejo uma grande diferença entre as verdades e as mentiras do primeiro mandato... Ri-me, até, durante a campanha, com o chavão satírico que muitas vezes foi utilizado, "Vota! Nélson das Couves, 6,475,000! Eu roubo mas faço!".

Temo mais escândalos, mais corrupção, num país que, por vezes, aparenta ser ingovernável e que podería (será que pode?) vir a ser um exemplo na América do Sul.

Espero que este segundo mandato seja melhor que o primeiro mas, das duas uma, ou Lula produz, de facto, um bom trabalho, condizente com aquilo que se esperava (e espera?) dele, ou continuaremos a ouvir falar de sucessivos escândalos em que o Presidente não sabia de nada...

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Donna Maria - "Aqui tão perto de ti"

Perdida nas janelas da alma
Olho as cidades sem tempo
Cenários de vidas imaginadas
Distantes do trabalho intenso
Mundos no tempo imaginado só eu o sei
Perdidos à entrada do labirinto

No meio da vastidão a poesia
De um dia a mais a viver
Janelas da alma sol do meio-dia
Riquezas de quem não tem o que fazer
Cenários de vidas imaginadas
Frestas de luz ao amanhecer

E se o amor
Bate as asas e voa sobre nós
Eu vou ser feliz
Hoje amanhã e depois

E se o amor
Bate as asas e voa sobre nós
Eu vou ser feliz
Aqui tão perto de ti


(Para ouvir clique aqui)

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Não esquecer Bolonha...

Deixo, neste post, muito, muito curto, os links para as duas propostas para o plano de curso na nossa Faculdade. Já, anteriormente, tinha posto aqui as mesmas, mas creio ser de notória importância o conhecimento e discussão, por parte dos alunos, destas.

Assim sendo,

Proposta da AAFDL - "A proposta da AAFDL"


Leiam-nos, votem e digam de vossa justiça.

Bernardo Rosmaninho

E será que ficamos surpreendidos?


Acorda Portugal que já vais tarde,
que é de pequeno que se aprendem os hábitos,
e que estes estão mal aprendidos,
que os vícios estão instalados,
e que o futuro é deles, os vendidos.
(BMCR)


"Nada bate certo com nada."

Não estranhei esta primeira frase, numa notícia do DN, pois pensei tratar-se de algum sensacionalismo, mas depois fiquei preocupado com aquilo que ela representa, com a sensação que, para um votante, no meu caso liberto de qualquer vínculo partidário, ela acarreta, visto referir-se às contas de todos os partidos relativas às últimas eleições legislativas, que foram fiscalizadas, pela primeira vez, por um órgão que funciona junto do Tribunal Constitucional, a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.


Não digo mais nada, pff vejam a notícia, cliquem no link, deem-me a vossa opinião.
Vale a pena.

Diário de Notícias - 24/10/2006 (Edição Impressa)
"Todos os partidos erram contas de campanha"



Bernardo Rosmaninho

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

A Bola - 23 de Outubro de 2006



"Colaborador da Sporting, SAD.

Tomás Morais em livro.

O seleccionador nacional de râguebi e colaborador da Sporting, SAD na área de coaching, na qual se incluem as equipas de futebol, inclusivamente a liderada por Paulo Bento, Tomás Morais, apresenta esta tarde, a partir das 19 horas, na Livraria Bulhosa, em Lisboa, o seu livro «Compromisso: nunca desistir», editado pela Booknomics.

Após o sucesso alcançado como seleccionador de Portugal na modalidade de râguebi, Tomás Morais é hoje um dos palestrantes mais requisitados pelo mundo empresarial e esta obra tem como mote as vitórias do desporto aplicadas no sucesso das empresas, tendo por base as suas capacidades de motivação."

A Bola - 23 de Outubro de 2006

sábado, 21 de outubro de 2006

Faltam 7 dias para o jogo + importante do Rugby Nacional...

E viva o "stand up"!

Esta notícia, pese embora o atraso na publicação da mesma, merecia sempre ser posta aqui.

Isto porque todos aqueles que tiveram o previlégio (sim, previlégio!) de assistir à conferência sobre o boom do "stand up comedy", tiveram, sem dúvida, uma barrigada de riso, viram as suas perguntas serem respondidas, assistiram a cenas incríveis (os jovens das fotos foram demais...), em suma, divertiram-se.

E assim, graças ao Nílton, ao Ricardo Araújo Pereira (e aos restantes membros do Gato Fedorento) e ao João Erse, nós, "os priviligiados", choramos de tanto rir, percebemos um pouco mais de uma indústria (melhor sería dizer actividade) que, sugada até ao tutano pela Tv's, se encontra agora estagnada, à espera de melhores dias.

E para aqueles que, ao lerem isto, se questionam acerca da referência ao João Erse (que muito nos fez rir, e digo isto sem más intenções)...

Sem entrar em elogios excessívos ou em exageros (não sou nada fã de nenhum dos dois!), esta é a minha singela homenagem e agredecimento para com um colega da AAFDL e do Rugby, para com uma boa pessoa, mas sobretudo para com um vogal que, na minha humilde opinião, fez um trabalho muito bom à frente do Departamento Cultural.

Digo isto sem desprezar o trabalho que tem sido feito no departamento, e os anteriores responsáveis pelo mesmo (não é essa a minha intenção) mas sim elogiando-os, pelo menos o último mandato (e responsável), que foi aquele (exceptuando o actual) que eu tenho mais presente.

Bom fim-de-semana.

Bernardo Rosmaninho.

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Coisas recentes...

Recentemente, por motivos que continuam a iludir-me, alguns blogues decidiram passar (ou voltar) aos ataques pessoais... e, consequência natural, temos que suportar um sem-fim de insultos, boatos e afirmações mediáticas que escusavamos de aturar.

Refiro-me aos meus colegas André Pardal, Tiago Cabanas e Iris Batista, e embora não fizesse muito mal se incluísse neste lote o João Gomes e toda e qualquer pessoa que faça, ou se pense que faz, parte da Lista S.

E se em relação aos últimos que mencionei, o motivo é óbvio: denegrir a imagem, afastar as pessoas da Lista em questão, insultar um pouco e desacreditar o indivíduo(os)-alvo, não deixo de ficar a pensar em quais serão os motivos para os primeiros que enunciei.

Sempre acreditei que, se temos algo a dizer a uma pessoa, e, neste caso, algo de negativo e de claramente pessoal, o deveríamos fazer cara-a-cara, mas isto, isto soa mais a insulto e a má formação do que a outra coisa...

Digo isto indepentemente daquilo que as pessoas poderão ter feito ou não... não creio que eles mereçam este tratamento e acho uma cobardia este tipo de atitudes.

Quer fosse por via do "Boca no Trombone", do "A Rotura", e agora também do "Aborto e a direito" é muito mau gosto e de gente muito fraquinha este tipo de merdas.

Ou isso, ou então as pessoas em causa sobrem de dupla personalidade e andam a fazer umas cenas muito obscuras nas horas vagas... E não me parece que assim seja.

Insultarem as pessoas, quer seja com fins políticos, quer seja por motivos pessoais, ou apenas porque estas são alvos faceis da pouca formação de outros, não traz nada de positivo, nem ás pessoas que estão por detrás disso, nem ás Listas em questão (neste caso, a A).

Tenham lá um pouco de tino, atinem-se e arrepiem caminho, enquanto é tempo, porque, mais tarde ou mais cedo, vai aparecer alguem que não se compadece com estas infantilidades e que vos dá resposta... E calculo que não gostem da mesma.

Bernardo Rosmaninho

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Uma fábula elucidativa.

Aquando de recentes eventos, uma colega contou-me uma história que eu acho sintomática de tudo quanto se passa, a nível de Listas, na FDL (com todas estas actividades cíbernauticas).

Pese embora o pouco tempo que decorreu desde que te conheci... é sempre positivo constatar que és uma boa amiga (assim o espero) e uma boa pessoa (tenho a certeza).

A fábula chama-se "A minha natureza...".


"Um escorpião precisava de chegar ao outro lado do rio.
Como não sabia nadar, pediu à tartaruga para o levar às costas.

- Não te levo porque me vais picar - diz a tartaruga que não desejava ser vítima do escorpião.

- Não pico porque preciso de chegar à outra margem e só tu me podes ajudar.

A tartaruga acaba por se convencer e deixa o escorpião subir para a sua carapaça, iniciando, assim, a sua viagem para a outra margem do rio.

Quando chegaram a meio da demanda, o escorpião pica a tartaruga com o seu veneno.

Pergunta-lhe esta:
- Porque fizeste isso? Agora morreremos os dois e não chegaremos a lado nenhum.

Resposta:

- Fiz isso porque é a minha natureza..."


Deixo o moral da mesma a vosso cargo.

Bernardo Rosmaninho

Boa Noite

Afasto-me de ti e, por momentos, fico triste...
(Dura realidade, a que temos)

E, no entanto, eis que me lembro,
que amanhã é um novo dia,
que voltaremos a estar juntos,
e que todas as chatices, problemas e complicações...

Se desvanecerão outra vez...
(Assim que te abraçar)

Dorme bem.
Cheguei a casa.
Até amanhã.

Um beijo.

A proposta da AAFDL

Como informei no post anterior, aqui está a proposta da AAFDL para a licenciatura em Direito.

Para lerem o documento contendo os estudos e reflexões sobre o Processo de Bolonha apresentado pela AAFDL ao Presidente do Conselho Científico da FDL, o Prof. Doutor Jorge Miranda, carreguem
aqui.

Aqui vai a proposta...


(1ºAno)

1º Semestre
Teoria Geral das Pessoas
Direito Constitucional I
História do Direito Português I
Microeconomia
Introdução ao Estudo do Direito

2º Semestre
Teoria Geral do Negócio Jurídico
Direito Constitucional II
História do Direito Português II
Macroeconomia
e
Uma das seguintes disciplinas:
História das Ideias Políticas
Sociologia do Direito
Filosofia do Direito


(2º Ano)

3º Semestre
Direito Administrativo I
Direito Internacional Público
Direito das Obrigações I
Direito da Família
Direitos Reais

4º Semestre
Direito Administrativo II
Direito da União Europeia
Direito das Obrigações II
Direito das Sucessões
e
Uma das seguintes disciplinas:
Sistemas Políticos Comparados
Sistemas Jurídicos Comparados
História do Pensamento Jurídico
Direito da Economia


(3º Ano)

5º Semestre
Direito Penal I
Direito Processual Civil I
Direito Comercial
Finanças Públicas
e
Uma das seguintes disciplinas:
Direito dos Contratos
Direito do Urbanismo
Direito Romano
Direito Internacional Económico


6º Semestre
Direito Penal II
Direito Processual Civil II
Direito das Sociedades Comerciais
Direito Fiscal I
e
Uma das seguintes disciplinas:
Direito do Ambiente
Contencioso Comunitário
Direito Bancário
História das Relações Internacionais


(4ºAno)

7º Semestre
Direito do Trabalho I
Direito Processual Penal I
Direito Internacional Privado I
e
Duas das seguintes disciplinas:
Direitos Fundamentais
Direito Marítimo
Direito dos Seguros
Finanças Públicas II
Direito Penal III
Economia Portuguesa
Relações Internacionais
Direito Empresarial


8º Semestre
Direito do Trabalho II
Contencioso Administrativo
Direito Processual
Civil Executivo
e
Duas das seguintes disciplinas:
Direito Internacional Privado II
Direitos de Autor
Direito dos Valores Mobiliários
Direito Fiscal Internacional
Mercados Financeiros
Direito do Comércio Internacional
Direito Internacional e do Mar
Direito Contratos Função Pública

O plano de curso (FDL)... Para os mais curiosos...

Eis o nosso plano de curso, cortesia do colega João Correia e do blog Geração de Luta, sendo que irei, oportunamente, colocar aqui a proposta da AAFDL para que as possam comparar.

Assim sendo...


1º Ano

1º Semestre:
Introdução ao Direito I
Teoria Geral do Direito Civil I
Direito Constitucional I
Direito Romano
Economia I
Tecnologia de Informação e Comunicação

2º Semestre:
Introdução ao Direito II
Teoria Geral do Direito Civil II
Direito Constitucional II
História do Direito Português
Opção
Língua Estrangeira


2ºAno

1ºSemestre:
Direito das Obrigações I
Direito Administrativo I
Direito da Família
Direito Internacional Público
Opção

2ºSemestre:
Direito das Obrigações II
Direito Administrativo II
Direito das Sucessões
Direito da União Europeia
Finanças Públicas


3ºAno

1ºSemestre:
Direito Comercial I
Direito Processual Civil I
Direito Penal I
Direito dos Contratos I
Opção

2ºSemestre:
Direito Comercial II - Sociedades Comerciais
Direito Processual Civil II
Direito Penal II
Direitos Reais
Opção


4ºAno

1º Semestre:
Direito do Trabalho I
Direitos Fundamentais
Direito Processual Civil III
Direito Internacional Privado I
Direito Fiscal

2ºSemestre:
Direito do Trabalho II
Contencioso Administrativo e Tributário
Direito Processual Penal
Opção A
Opção B



CADEIRAS OPCIONAIS

1º Ano
2ºSemestre
Filosofia do Direito
Sociologia do Direito
História das Ideias Políticas
Economia II


2ºAno
1ºSemestre
História do Pensamento Jurídico
História das Relações Internacionais
Direito Comparado
Ciência Política


3ºAno
1ºSemestre
Direito da Economia
Direito Internacional Económico
Direito Bancário
Direito dos Seguros
Economia Internacional

3ºAno
2ºSemestre
Direito dos Contratos II
Direito dos Valores Mobiliários
Direito Marítimo
Direito Administrativo III
Direito dos Mercados Financeiros


4º Ano - Opção A
Direito da Propriedade Intelectual
Direito do Urbanismo
Direito Internacional Público II
Direito Penal III
Justiça Constitucional
Direito da Sociedade da Informação
Direito Comercial III
União Económica e Monetária

4ºAno - Opção B
Direito Internacional Privado II
Direito do Ambiente
Direito do Comércio Internacional
Direito Processual Civil IV
Protecção Internacional dos Direitos da Pessoa Humana
Direito da Bioética
Contencioso da União Europeia
Direito Fiscal Interacional

sábado, 14 de outubro de 2006

Temos plano de curso. Temos Bolonha?

E agora?

Ficámos finalmente a saber qual vai ser o nosso plano de curso...

Com quatro anos, e com as cadeiras do actual 5º ano enxertadas nos restantes anos, o curso de Direito ganha nova forma.

No entanto, subsitem dúvidas...

- Vamos, enquanto FDL, estar agora a contratar professores de informática porque no 1º ano os alunos vão passar a ter essa cadeira (obrigatória)?

- Andamos a promover cursos de inglês, alemão, francês, italiano e espanhol e agora os alunos do 1º ano vão ter uma cadeira (obrigatória) que consiste numa língua estrangeira?

(Pese embora as eventuais excepções a esta afirmação... Andámos todos a estudar, pelo menos, 9/12 anos de inglês e 5/8 anos de francês ou de outra língua estrangeira para agora chegarmos à Faculdade e termos, em DIREITO, uma cadeira obrigatória que consiste numa língua estrangeira?)

Acho que a solução passava por facultar aos alunos, de forma opcional, o ingresso nestas duas cadeiras...

- E será que, com estas alterações, temos o nosso curso adaptado ás realidades de Bolonha?

Não creio que assim seja, e mesmo sabendo que estas coisas não acontecem da noite para o dia... não deixo de me questionar sobre o porquê de, estando as outras Faculdades de Direito a manter os cinco anos de licenciatura, estamos nós a reduzir o tamanho do curso para quatro anos? (Era algo que gostava mesmo que me explicassem...)

Bernardo Rosmaninho

domingo, 8 de outubro de 2006

05.05.2006

Amélia dos olhos doces,
quem foi que te trouxe,
grávida de esperança,

Um gosto de flor na boca,
na pele e na roupa,
perfumes de França,


(refrão)
Cabelos cor de viuva,
cabelos de chuva,
sapatos de tiras e pões,

Quantas vezes,
não queres e não amas,
os homens que dormem,
os homens que dormem...
contigo na cama,


Amélia, dos olhos doces,
quem dera que fosses,
apenas mulher,

Amélia, dos olhos doces,
se ao menos tivesses,
direito a viver,


(refrão)
Cabelos cor de viuva,
cabelos de chuva,
sapatos de tiras e pões,

Quantas vezes,
não queres e não amas,
os homens que dormem...
os homens que dormem...
contigo na cama,


Amélia gaivota,
amante, poeta,
rosa de café,

Amélia gaiata,
do bairro da lata,
do cais do sodré,


Tens um nome de navio,
teu corpo é um rio,
onde a sede corre,

Olhos doces quem diria,
que o amor nascia,
onde a manhã morre,


(refrão)
Cabelos cor de viuva,
cabelos de chuva,
sapatos de tiras e pões,

Quantas vezes,
não queres e não amas,
os homens que dormem...
os homens que dormem...
contigo na cama,


Amélia gaivota,
amante, poeta,
rosa de café,

Amélia gaiata,
do bairro da lata,
do cais do sodré,


Amélia dos olhos doces,
Amélia dos olhos doces,
Amélia dos olhos doces...

Recordações de um post antigo (e de uma música apropriada para o dia de amanhã)

9/10/06

Começa um novo ano e uma semana que trará muitas novidades e bons momentos (assim se espera).
No entanto fica sempre a pena (que aumenta quando oiço esta música), por não existir uma tuna masculina na minha faculdade.

São pequenas partes de uma tradição académica que não vejo e que faz falta aos alunos da nossa casa...
Umas praxes e um enterro do caloiro a sério, as tunas e o espírito das quintas-feiras universitárias constituem apenas alguns elementos de que carece a nossa vida na FDL.

Mal estão as pessoas que acham que um curso pode ser preenchido com umas festas aqui e ali, com umas politiquices associativas e uns exames feitos com distinção (ou não)... O curso não pode ser só isto!

Talvez isto mude num futuro próximo (CTA ;)...

Até lá fica aqui a música e a referência aos interpretes da mesma, os tunantes do TUIST (Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico), que possui uma ligação à página deles neste blog (página onde podem ouvir e fazer download desta e de outras músicas, no separador "Cancioneiro").


TUIST - Marcha do Caloiro

Chega à Universidade,
Julga-se aluno também,
Acredita de verdade,
Que um dia será alguém.

Grita, rasteja, suplica,
Já nem consegue dormir,
Quando a vida se complica,
Pensa mesmo em desistir.


(refrão)
Não deixes de tentar caloiro,
Tu tens que aprender,
Que a vida de Estudante,
Também é saber sofrer.

Vais ver darás valor,
Áquilo que te custa a ter,
Caloiro hás-de ser gente,
Nem que tenhas de morrer.


Deves ter sempre um sorriso,
Mesmo que te embargue a dor,
Saber sofrer é preciso,
Se um dia queres ser Doutor.

Que alegria transbordante,
Na faculdade ver-te entrar,
Dirás: "Mãe eu sou estudante!",
Ai caloiro o que vais penar.


(refrão)
Não deixes de tentar caloiro,
Tu tens que aprender,
Que a vida de Estudante,
Também é saber sofrer.

Vais ver darás valor,
Áquilo que te custa a ter,
Caloiro hás-de ser gente,
Nem que tenhas de morrer.


Caloiro és:
Feio, Burro, Verme, Imundo,
Porco, Inútil, Boi, Cornudo,
Chato, Pestilento e Rameloso.

És também:
Cabeçudo, Carrancudo, Desdentado,
Orelhudo, Trinca-Espinhas,
Asno e Asqueroso.

Por isso...


(refrão)
Não deixes de tentar caloiro,
Tu tens que aprender,
Que a vida de Estudante,
Também é saber sofrer.

Vais ver darás valor,
Áquilo que te custa a ter,
Caloiro hás-de ser gente,
Nem que tenhas de morrer.

Episódios...

Venho à faculdade para fazer o meu último exame e eis que constato com uma dura realidade: meios-sorrisos, cumprimentos forçados e bocas idiotas.

Rapidamente me apercebo do que se trata...
O cacique na sua expressão mais ridícula.

Estes eventos obrigam-me a aceitar que existem pessoas, mais movidas pela ambição e por uma certa dose de hipocrisia do que por qualquer desejo de contribuir de forma positiva para o futuro dos alunos, da associação ou do dia-a-dia da faculdade, que se desdobram em conversas de café, sorrisos sedutores, falinhas mansas e telefonemas preocupados, apenas com um único e simples fim: contar espingardas.

Nunca deixei de falar a ninguém por ter uma opinião diferente da minha ou por acreditar em algo que eu não acredito.


Muito pelo contrário, sempre procurei, nas outras pessoas, aquilo que me interessa também a mim: um bom livro, filme e prato, e uma boa música e conversa, em suma, uma boa pessoa; respeitando opiniões e interesses contrários aos meus.

E amanhã, dia em que voltamos a receber os caloiros da FDL para este ano, espero apenas que as coisas corram melhor.

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Informação


Procedo, por este meio, a um esclarecimento, visando assim assegurar aos membros da Lista A que não foram tiradas quaisquer fotos à reunião desta e desde já pedindo desculpas por uma provável confusão resultante da suposição de tal ocorrência.

Bernardo Rosmaninho