terça-feira, 30 de maio de 2006

O Desporto na AAFDL


Escrevo por ocasião do fim de mais uma época de rugby universitário, época esta em que equipa da AAFDL conquistou dois terceiros lugares nas duas competições em que participou: o Campeonato Universitário e, mais recentemente, a Taça Universitária.

Obviamente que, para todos os que jogam, apoiam ou simplesmente gostam do rugby universitário e da nossa equipa, o primeiro lugar seria sempre algo fantástico, seria o lugar cimeiro e representaria um título queremos sempre conquistar.

No entanto, aquilo que esta equipa obteve foi algo de muito positivo, excelente, se tivermos em conta que houve um esforço enorme que foi desenvolvido pelos dois treinadores, o Fred e o Gue, esforço este que deve ser destacado.

No entanto, não pretendo terminar o meu post abordando apenas a equipa de rugby.

Porque creio que existe algo mais importante do que uma época em que, em catorze jogos, perdemos apenas dois, mais importante do que o reconhecimento que não nos foi concedido e mais importante do que os dois trofeus que trouxemos para a AAFDL.

Falo de todas as modalidades praticadas por equipas da AAFDL e dos problemas das mesmas.

Todos sabemos que é algo fácil (para não dizer cativante e eficaz), o promover de viagens, apoios e condições às equipas da AAFDL em campanhas eleitorais, já para não falar da alusão a triunfos passados e presentes...

Mas depois, quando a época decorre e os problemas surgem, as coisas têm que ser feitas (e/ou resolvidas) e os atletas e respectivos técnicos deparam-se, por vezes, com a lentidão de processos a nível associativo, com a manifesta falta de vontade em resolver as coisas ou até com a contradição entre as boas intenções (tão propagadas) e a concretização prática destas.

Deixo por isso duas conclusões para este post, ambas pertinentes e ambas resultado desta reflexão:

- Se queremos (AAFDL) promover de forma eficaz o desporto (por intermédio das nossas equipas), temos que fazer um esforço bem grande (e isto não se aplica apenas ao desporto!) para que estas:

* sejam dotadas das melhores condições possíveis,
* sejam (sempre) apoiadas da melhor forma possível,
* vejam promovidos os seus jogos e actualizados os seus resultados quando isso é possível,
* tenham uma ligação real com a associação que facilite a resolução de problemas e
* possam efectuar as suas viagens caso estas, de facto, sejam exequíveis.

Há que compreender que, quando não se assegura o correcto funcionamento das equipas, não se está apenas a pôr em causa o nome e o trabalho das pessoas, está-se sobretudo o prejudicar o nome da AAFDL, que só beneficia em proporcionar, às suas equipas, as melhores condições possíveis e em evitar conflitos ou problemas com as mesmas.

- Apesar de apenas conhecer a realidade de duas (das muitas) equipas da AAFDL (a de rugby e as de futsal), não quero terminar este texto sem deixar um abraço e os meus votos de felicidades para todas estas e para todos aqueles que trabalham em prol das mesmas.

Bernardo Rosmaninho.


PS: Espero que, neste campo (e em muitos outros), as coisas melhorem, visto que a única coisa que pretendo é relembrar as pessoas que se pode sempre fazer melhor e que estas equipas, e as pessoas que praticam desporto nelas, merecem o melhor tratamento possível.

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Publicidade Gratuita

Não acredito que fosse objectivo deste blog, no campo da publicidade, vir a ser referido, ou até recomendado, por outros blogs.

No entanto, o facto é que eu descobri que o meu blog (com sectores ainda em construção...), foi incluido (não me perguntem porquê) na lista de "outras opiniões" de um blog relacionado com a minha faculdade, a FDL (http://www.atortoeadireito-fdl.blogspot.com/).

Não sei com que intenção isto foi feito (se para o bem ou para o mal), porém, até lá, creio que é justo retribuir o gesto.

Bernardo Rosmaninho.

Rui Costa, "O Regressado" (ou talvez não).


Após longo hiato, justificado pelos testes e por diversas ocupações que não me deixaram tempo para tarefas desta índole, venho aqui deixar um post, por ocasião da provável (nem me atrevo a dizer garantida porque quero que ele desta vez venha!) contratação, pelo Benfica, do veterano jogador (34 anos) Rui Costa.

Mas pergunto-me se esta contratação não será um pouco tardia e se não estará a ser usada como um pretexto para desmantelar uma boa equipa, bem mais jovem que a actual, que andou a ser construída pelo Camacho e a que o Trappatoni deu maior eficácia, conquistando o Campeonato Nacional?


Vejo o clube que apoio a tentar adquirir jogadores que, embora muito bons, já estão velhos (como o Robert Pires e o Rui Costa) e ao mesmo tempo a vender (ou assim se prevê) membros do actual plantel bem mais novos (como o Simão e o Luisão) e que, até agora, não encontram substitutos à altura no plantel, ou em em futuras contratações...


Espero que, com estas vendas, o clube possa embolsar verbas de respeito que permitam fazer contratações que substituam efectivamente os jogadores vendidos e que o novo treinador, Fernando Santos, que me deixa enormes reservas, consiga aproveitar a equipa da melhor forma, levando-a a conquistar aquela que deve ser a sua prioridade máxima, o campeonato nacional.

Bernardo Rosmaninho

sábado, 13 de maio de 2006

Aonde anda a Tuna Masculina da FDL?

Fui procurar, graças a um acaso do destino e a uma jovem muito simpática, a letra de uma música do TUIST - Tuna Universitária do IST e perguntei-me, porque será que a FDL, a minha faculdade, não tem uma tuna masculina, e se tem, que é feito dela.

Faz muita falta.

De qualquer forma, achei que devia deixar aqui a letra e o link para poderem ouvir a musica, porque, de facto, está muito gira.


Marcha do Caloiro - TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico

Chega à Universidade,
Julga-se aluno também,
Acredita de verdade,
Que um dia será alguém.

Grita, rasteja, suplica,
Já nem consegue dormir,
Quando a vida se complica,
Pensa mesmo em desistir.


Não deixes de tentar caloiro,
Tu tens que aprender,
Que a vida de Estudante,
Também é saber sofrer.

Vais ver darás valor,
Áquilo que te custa a ter,
Caloiro hás-de ser gente,
Nem que tenhas de morrer.


Deves ter sempre um sorriso,
Mesmo que te embargue a dor,
Saber sofrer é preciso,
Se um dia queres ser doutor.

Que alegria transbordante,
Na faculdade ver-te entrar,
Dirás: "Mãe eu sou estudante!",
Ai caloiro o que vais penar.


Não deixes de tentar caloiro,
Tu tens que aprender,
Que a vida de Estudante,
Também é saber sofrer.

Vais ver darás valor,
Áquilo que te custa a ter,
Caloiro hás-de ser gente,
Nem que tenhas de morrer.


Caloiro és:
Feio, Burro, Verme,Imundo,
Porco, Inútil, Boi, Cornudo,
Chato, Pestilento e Rameloso.

És também:
Cabeçudo, Carrancudo, Desdentado,
Orelhudo, Trinca-Espinhas,
Asno e Asqueroso.


Não deixes de tentar caloiro,
Tu tens que aprender,
Que a vida de Estudante,
Também é saber sofrer.

Vais ver darás valor,
Áquilo que te custa a ter,
Caloiro hás-de ser gente,
Nem que tenhas de morrer.


Fiquem bem, Bernardo Rosmaninho.

PS: O link é http://www.tuist.net/tuist/cancioneiro/. Depois só tem que escolher "Originais" e carregar na música "Marcha do Caloiro" (e no ícone que vos permite ouvi-la, claro).

quinta-feira, 4 de maio de 2006

A OPEP e os exames...

Quinta-Feira, 4 de Maio, 2006 (1ª semana do mês)

Dia de Feira em Carcavelos (i.e. Carcavelos está intransitável e insuportável)


Chegamos ao fim de uma semana que, estranhamente, conseguiu pôr-me a pensar em duas coisas que não tendo uma relação óbvia e natural... andaram a consumir parte do meu tempo... os exames e a OPEP.



Os exames, pelo motivo mais óbvio e banal: estão aí a chegar.

- E com eles surge sempre uma dose (desnecessária mas inevitável) de stress e uma quantidade de pressão posta num momento que, para quem como eu, quer passar agora (e a todas as cadeiras) de ano, é crucial.

- Já para não falar no multiplicar de idas á reprografia e no súbito aparecimento de aulas extra a tudo o que é hora livre dos alunos. Mas enfim, necessidades de quem quer estudar (e ter notas decentes, espera-se).




A OPEP, porque começo a achar que assim nunca vou chegar a dar uso ao meu carrito (um dos momentos felizes da semana a par de um certo e determinado aniversário...) graças a esses senhores e ao aumento do preço da gasolina.

- Quer dizer, eu sei que a gasolina é cara, eu compreendo (embora não concorde) que os tipos lá na Bolívia tenham decidido que o "produto" é, basicamente, "nacionalizavel"... mas daí ao preço do barril subir tanto?

- Será que não chegámos a um ponto onde temos, urgentemente, que começar a pensar em alternativas?

- Eu, pela primeira vez, começo a sentir isto na pele, pois vou agora buscar o meu 1º carro e temo que, guito para pagar a gasolina, não haja.


Para finalizar:

- Desejo um sincero BOA SORTE para todos aqueles que (amigos, "inimigos" [i.e. malta que não curte de mim... tão no seu direito] e desconhecidos) vão ter exames ou testes agora... espero que estes lhes corram tão bem (ou melhor) do que a mim.


Bernardo Rosmaninho.